Tenha Experiências com Deus ─ Provai e Vede que o Senhor é bom

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 25/07/2021

Compartilhe agora mesmo:

Nossa geração precisa urgentemente buscar novas e pessoais experiências com Deus. O próprio Salmo 34: 8 nos orienta: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.”

Quantas vezes lemos este versículo sem nos atentar a todas revelações nele contidas…

Quando Davi escreveu: “Provai e vede que o Senhor é bom”, ele retratou de forma entusiasmada a sua confiança no Eterno fundamentada nas experiências pessoais que tivera com Ele.

Na Bíblia observamos várias pessoas tendo experiências com Deus, sendo usadas pelo Senhor como Moisés, como Sansão, Daniel e outros. Temos vários exemplos…

Mas se tem um homem que muito me impressiona por suas inúmeras experiências com o Altíssimo, este rapaz é Davi que saiu de pastor de ovelhas, ao maior rei de Israel!

As experiências com Deus marcaram a vida Davi.

Todo cristão e até um descrente já ouviu falar de Davi, ainda que não conheça a história completa sabe ao menos que ele enfrentou e derrubou o gigante Golias com uma pedrada, e é a partir desse acontecimento que o Senhor começa a nos revelar o porquê de Davi ser tão especial.

Ao contrário dos israelitas daquela época, e até mesmo ao contrário de muitos crentes de hoje, Davi possuía uma fé inabalável!

Todo o exército de Israel diante de Golias esqueceu que quem pelejava por eles era Deus, e que esse Deus é maior que qualquer gigante que possa aparecer, os israelitas esqueceram que quando alguém desafia um escolhido do Senhor está desafiando o próprio Senhor, porém Davi não esqueceu disso.

Davi até aquele momento não tinha experiências em batalhas e guerras, porém tinha experiências com Deus:

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.” (1 Samuel 17: 34-37)

Note que as experiências que Davi tinha com Deus fez ele vencer sua primeira batalha (contra Golias) e ser reconhecido diante de todos como um grande guerreiro.

Mais tarde Davi relata toda esta experiência no Salmo 34 exortando: “Provai e vede que o Senhor é bom…”

O que significa Provai e Vede que o Senhor é bom

O que significa Provai e Vede que o Senhor é bom?

É bem verdade que desde a nossa pequenez, desenvolvemos nosso paladar, nossos gostos e preferências ao experimentar alimentos que nos são oferecidos, ou colocados à nossa frente.

Certamente você já recusou algo, alegando de cara: “eu não gosto disso“, sem sequer ter jamais experimentado.

Em certo momento você decide provar daquele alimento e então percebe o que estava perdendo, simplesmente por desconhecimento e relutância em degustar aquele prato.

Amado, no reino espiritual acontece isso de igual maneira!

O ser humano jamais saberá como é o Senhor, tampouco terá um vislumbre de toda a sua bondade se não prová-lo. Alias Ele é o Pão da Vida, jamais podemos deixar de tê-lo como alimento espiritual.

Assim como nosso corpo físico precisa do alimento cotidiano, também nosso espírito necessita ser nutrido pela “vitamina” que vem de Deus, receber o Pão que desceu do céu.

Muitas pessoas que estão nas igrejas podem ainda não terem, verdadeiramente, provado e experimentado na pratica que o Senhor é bom. Algumas outras insistem em apenas ‘petiscar’ o alimento do alto…

Tenha em mente que só é possível absorver conhecimento profundo do Eterno provando, se alimentando diária e constantemente Dele!

Você tem provado regularmente de Deus? A ideia de experimentar, provar de Deus, deve ser algo contínuo e processual e não um ato isolado e único!

Por isso que suas experiências com Deus não podem ser teóricas, abstratas e nem meramente superficiais.

O que é ter uma experiência com Deus

O que é ter uma experiência com Deus?

Segundo o dicionário ter uma experiência significa obter o conhecimento ou aprendizado através da prática ou da vivência de algo.

Por exemplo: você já teve a experiência de jogar bola, brincar ou tomar banho na chuva? Se sim, isso foi bom? Foi legal?

Lembre-se que uma coisa é você olhar a chuva pela janela e outra coisa é você entrar na chuva e se molhar!

Experimentar também implica com saber que gosto tem determinada coisa. Por exemplo: Você só vai saber que gosto tem o chocolate, se você experimentar/provar o mesmo.

Você já teve experiências pessoais e praticas com Deus?

Quando se ouve “o Senhor é bom e seu amor dura para sempre”, automaticamente você dirá “amém”, que quer dizer “assim seja”, e eu lhe pergunto, porque você disse amém?

Foi por que eu falei, por que está escrito na Bíblia ou por que você já teve uma experiência com a bondade e o amor de Deus em sua vida?

Precisamos ter experiências com Deus, nós precisamos experimentar as coisas de Deus.

Uma coisa é você saber que Deus fala conosco, outra coisa é você ter a experiência de ouvir a voz de Deus, uma coisa é você ouvir o pregador falando do amor que o Senhor tem por você, outra coisa é você viver e experimentar esse amor na sua vida!

O livro de Atos dos Apóstolos relata diversas experiências que pessoas comuns, como você e eu, tiveram com Jesus e com o Espirito Santo.

E nós precisamos continuar a buscar experiências com Deus para que outras pessoas, que virão depois de nós também tenham acesso a essa verdade que liberta.

Experiências com Deus fortalecem nossa fé.

Se não tivermos experiências com Deus, a Bíblia se torna um mero livro com palavras bonitas, histórias interessantes e algumas vezes difíceis de entender.

Mas quando temos experiências com o Espírito Santo, a Bíblia se torna viva mediante a fé gerada dentro de nós!

Fé é você crer que Deus vai cumprir tudo que Ele prometeu na Palavra dele em sua vida. Isso sim é conhecer a verdade.

O principal motivo de não buscarmos novas experiências com Deus é a nossa incredulidade. Queremos alguma coisa palpável, algo que possamos tocar, mas não aplicamos a fé necessária para que isso se manifeste…

Todas as promessas contidas na Palavra de Deus estão 100% disponíveis para serem aplicadas em sua vida hoje.

Deus é o mesmo e sempre será, para prova-lo e ter novas experiências com Ele basta você se posicionar em fé e tomar posse de tudo que o Senhor já consumou naquela cruz por nós.

Experiências com Deus forjam nosso caráter.

Todos os dias somos expostos aos mais diversos tipos de experiências, boas ou ruins. Algumas delas passam desapercebidas, mas outras marcam completamente nossa vida.

Sabe aquilo que você fez de errado no seu antigo trabalho que lhe fez perder o emprego? Possivelmente no emprego seguinte a primeira coisa que você pensou foi: “nunca mais faço a mesma coisa que fiz no emprego anterior”.

O contrario também vale, algo bom que você já tenha feito, que lhe rendeu elogios ou até mesmo uma promoção.

Mas enfim muitos personagens bíblicos tiveram experiências fortíssimas (boas ou ruins do ponto de vista humano) com Deus, dentre eles está Jó.

Aliás Jó teve seu relacionamento com Deus transformado por causa da experiência pessoal que teve com Ele.

A Bíblia diz que Jó era um homem integro, reto, temia a Deus e desviava-se do mal, mas seu relacionamento com Deus mudou a partir de uma experiência que teve com a permissão de Deus.

Certa ocasião, Deus permitiu que Jó passasse por aflições!

A Bíblia diz que Jó era temente a Deus, cumpridor da lei, e mesmo assim, passou por uma dura experiência. O que aconteceu depois? Segundo a Bíblia Jó passou a conhecer verdadeiramente a Deus!

Então, tudo o que Jó havia perdido: saúde, rebanhos, propriedades, filhos, agora lhe foi restituído em dobro!

Hoje o Senhor te chama para ter EXPERIÊNCIAS com Ele.

É o Senhor dizendo: “Prove e veja o quanto EU SOU bom. Provai e vede o meu caráter, tamanha graça e misericórdia DISPONIVEL para você… Filho o véu já se rasgou e eu estou aqui, será que você pode dar apenas um passo de fé hoje?”

Atente ao seguinte versículo: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espirito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.” (Atos 4: 31)

No texto que lemos acima o escritor de Atos, descreve uma experiência tremenda que os primeiros apóstolos e discípulos tiveram com o Espirito Santo.

Perceba que existe uma porta de acesso às experiências com Deus, essa porta está no versículo que acabamos de ler: A ORAÇÃO.

A oração fez com que os primeiros discípulos ficassem CHEIOS do Espírito Santo e isto lhes deu capacidade de experimentarem um pedacinho do céu aqui na terra!

Tem muita gente que diz, “estou cheio disso, ou cheio daquilo”, e a verdade é que precisamos nos esvaziar de nós mesmos para sermos cheios de Deus, pois duas coisas não podem nos encher.

Ou somos cheios do mundo, ou somos cheios do Espírito Santo, ou somos cheios de ódio, ou somos cheios do amor de Deus, ou somos cheios de ansiedade, ou cheios de esperança divina.

Continue buscando porque Deus tem mais (MUITO MAIS) para você!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!