O meu povo perece por falta de conhecimento ⎯ Estudo de Oseias 4: 6

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 16/07/2021

Compartilhe agora mesmo:

A expressão: “O meu povo perece por falta de conhecimento” nos ensina que a falta do conhecimento de Deus leva o homem ao óbito.

Essa frase é uma adaptação de um versículo contido no livro de Oseias que registra a repreensão do Senhor ao povo de Israel. Através do profeta, Deus disse: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” (Oseias 4: 6).

A mensagem de Oseias 4: 6 é muito forte, pois diz respeito a nossa responsabilidade individual de buscar o conhecimento e a verdade a respeito de tudo o que estamos vivendo.

Sendo bastante breve e objetivo, quero afirmar que estamos dia após dia perecendo pela falta de conhecimento. Esse é um fato vivido desde os tempos bíblicos.

A igreja de hoje tem negligenciado o conhecimento, menosprezado a grande maioria das ferramentas de aprendizado que Deus coloca em nossa vida e, assim, vem caminhando rumo a apostasia.

Por isso, precisamos clamar a Deus por um novo avivamento na Igreja. Assim como o Profeta Habacuque, devemos orar: “…aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos…” (Habacuque 3: 2).

Todavia, a urgência do nosso tempo não é por mais de um movimento pentecostal e revolucionário, e sim de um avivamento de conhecimento da Palavra de Deus!

Não estamos falando de formação teológica, mas do verdadeiro conhecimento do evangelho puro e simples de Jesus.

Aviva, ó Deus, a tua Igreja com a tua Palavra para que ela não seja destruída por falta de conhecimento verdadeiro das Escrituras!

O que é conhecimento bíblico?

O que é conhecimento bíblico?

Segundo o dicionário conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas.

A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa “ato de conhecer”. Ou seja, conhecimento é um ato, uma busca, uma procura!

Conhecimento bíblico nada mais é do que o ser humano buscar aprender, entender e compreender a bíblia na prática!

Se você apenas tem costume de ler a Palavra do Senhor tudo que você esta fazendo é adquirindo informação e isso é muito diferente de conhecimento!

Qual a diferença entre conhecimento e informação?

Parece óbvio, mas não é! É fácil perceber as pessoas confusas sobre as diferenças entre informação e conhecimento. As duas palavras não são meros sinônimos como julga a maioria!

Informação são dados recebidos e processados ​​sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da PRATICA de algo.

Significado de Informação:

O termo ‘informação’ é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja.

Significado de conhecimento:

Conhecimento significa a familiaridade e consciência de alguma coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de aprender algo através da compreensão de conceitos, estudo e experiência vivida.

Portanto, o CONHECIMENTO só acontece, quando a INFORMAÇÃO é aplicada! Basicamente e resumidamente tenho de lhe falar que informação é teoria, enquanto conhecimento é a pratica.

Ou seja, você pode ler e decorar a bíblia inteirinha que isso não ira garantir que você possui conhecimento bíblico e divino. Pois o que Deus realmente espera é a pratica de todo texto lido, afinal isto sim é CONHECIMENTO!

Qual a importância do Conhecimento da Palavra de Deus?

Todos nós sabemos que sem conhecimento bíblico é impossível ser verdadeiro homem e mulher de Deus!

Mas, porque será que a Palavra de Deus é tão importante? Segundo o 1º capitulo do livro de Genesis vemos que tudo está fundamentado pela Palavra, todas as coisas foram criadas através da Palavra!

Portanto, não havendo conhecimento da Palavra o povo perde a gloria do Evangelho, o poder criativo de Deus através de sua Palavra sob nós!

Como você receberá algo de Deus, Suas promessas se você nem as conhece? Você não pode receber o que você nem tem conhecimento… Você não pode crer naquilo que você desconhece a existência!

Aliás o texto de Romanos 10: 17 afirma que: “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. Portanto somente podemos viver com filhos do Senhor e ter fé mediante o conhecimento das escrituras!

Sabe o que aprendo com isso? Que tem muita gente na igreja que está experimentando uma ‘fé’ fundamentada na emoção. Uma fé emocional e meramente natural.

Isso acontece quando uma pessoa está dentro de uma igreja e não tem conhecimento bíblico, ou seja, ela não tem fé. Porque a fé só pode ser produzida pela Palavra.

A fé que nos faz vencer o mundo e sermos salvos em Cristo Jesus só pode ser genuína se nascer através de Sua Palavra. Não há outra forma e nem outro método!

As causas da falta de conhecimento do povo de Deus

As causas da falta de conhecimento do povo de Deus:

Na versão atualizada da bíblia King James Oseias 4: 6 está escrito assim: “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra”.

O povo sofre, porque não possui fundamento consistente, porque não tem conhecimento das profecias do Senhor. Todo o povo perece porque sua mente está cauterizada pelos seus “achismos”.

A igreja anda aflita porque busca repostas em tudo, menos em Deus, pois Nele está toda a sabedoria, onde é possível discernir entre o certo e o errado, o puro e o impuro, o pecado e a graça.

Não podemos deixar de atentar para esta exortação e não esqueçamos de que com Deus não se brinca, não se zomba do poder do Grande Eu Sou.

O versículo diz que o povo está sendo arruinado, destruído e assolado porque lhe falta conhecimento da Palavra, e as causas disso são 2, vejamos a seguir:

O povo rejeita o conhecimento verdadeiro:

Nos dias de Jesus haviam muitos religiosos que se orgulhavam em possuir informações detalhadas da lei de Deus. Mas ao mesmo tempo essas pessoas não conheciam a Deus verdadeiramente.

Por isso o Senhor Jesus lhes disse: “Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22: 29).

Muitas pessoas falam de Deus, se mostram simpatizantes da obra do Senhor, se dizem servas do Altíssimo, mas não querem saber de conhecer verdadeiramente a Deus.

Elas rejeitam o verdadeiro conhecimento do Senhor revelado nas Escrituras que testifica de Cristo — a revelação suprema e final de Deus.

Essas pessoas até são ouvintes da Palavra, mas não são praticantes da mesma (Tiago 1: 20); vivem no engano porque possuem a informação, mas não possuem o conhecimento pratico!

Essas pessoas querem conhecer as bênçãos, mas não querem conhecer Abençoador; estão interessadas naquilo que Deus lhes pode dar, mas não estão interessadas em saber quem Ele é.

E assim essas muitos estão perecendo por falta de conhecimento!

Os que tem o conhecimento se recusam a ensinar:

Se no passado os sacerdotes foram punidos quando fizeram o povo errar e se perder no pecado. Nos dias de hoje, também não terá por inocente um ministro do evangelho que se descuidar da sã doutrina, deixando o povo a mercê de ensinamentos e cuidados de acordo com a Palavra.

Enquanto o povo perece por falta de conhecimento, templos estão lotados por pessoas que se apresentam como crentes praticantes, vivendo suas vidas a mercê das influências negativas, com a natureza corrompida de uma forma tão visível.

O evangelho tem sido usado como um meio de prosperidade e pouco tem sido vivenciado como uma busca constante por uma vida de santidade e no andar na presença de Deus.

Nós cristãos temos de vigiar e orar para que não venhamos a cair de maneira alguma em nenhuma dessas 2 grandes causas da falta de conhecimento bíblico.

O conhecimento da verdade liberta.

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8: 32)

Será que nós realmente sabemos a intensidade do versículo acima? O ser humano é por si só um ser cheio de dúvidas e lutas interiores.

Diariamente somos bombardeados por influências negativas e por nossa própria natureza corrompida. Quantas vezes fracassamos, nos entristecemos, desanimamos, duvidamos….

O conhecimento da verdade nos liberta, mas nos liberta de quê? De exatamente tudo isso que nos afeta emocionalmente, fisicamente e, principalmente, espiritualmente.

Conhecer a verdade, buscar o conhecimento, é a melhor receita contra todos os males que temos sentido. Mas não é qualquer conhecimento, precisamos dos ensinos VERDADEIROS, dos ensinos celestiais de Deus. 

Estamos perecendo, e junto conosco perece este mundo, pois por nosso fracasso em nos desenvolver tanto mentalmente quanto fisicamente, atrasamos e muito a obra de Deus no mundo. 

O meu povo perece por falta de conhecimento

Estamos crescendo no conhecimento bíblico?

Busque conhecimento, busque estudos bíblicos, leia livros (bons livros), leia artigos científicos, mas não pereça sem saber que se está a perecer!

Se o conhecimento de Deus é o nosso alvo, precisamos de uma avaliação sincera daquilo que estamos fazendo no momento para alcançá-lo.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Raimunda Alice Alves dos Santos disse:

    Eu agredir muito sobre o texto espanado de Oseias..Eu preciso buscar mais conhecimento de Deus..Tenho dificuldade de oarender..

    1. Que prossigamos mais e mais em conhecer o Senhor.