Mini Curso Gratuito Sobre Como Fazer Uma Pregação Bíblica

Eu Quero!

Como Ter e Manifestar Dons de Cura através do Espirito Santo?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Tyago Rodrigues

Compartilhe agora mesmo:

Tenho notado que hoje existem muitas opiniões e duvidas a respeito dos dons de cura. Assim como todos os outros dons espirituais no geral, por isso hoje quero estudar contigo a temática.

Foi o próprio Jesus quem apresentou ao mundo estes dons, portanto é importante que os cristãos sigam a Bíblia em busca de orientação a respeito e não sigam cegamente os ensinos de alguns teólogos e estudantes incrédulos. 

A verdade é que uma das coisas que Jesus deseja e ordena que todos façamos por Ele é orar pelos enfermos, veja no verso abaixo:

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.” (Mateus 10: 8)

Observe que nas Escrituras descobrimos a fonte e o propósito bíblico do dom da cura divina, bem como instruções e modelos para manifesta-lo.

Como Ter e Manifestar Dons de Cura através do Espirito Santo

Por isso se obedecermos a vontade de Jesus (orarmos), descobrirmos o proposito dos dons de cura e manifestarmos o mesmo da maneira correta Cristo com certeza irá prover a cura

Mas antes de entendermos e aprendermos mais a respeito dos dons de cura preciso lhe explicar o fundamento e a origem das doenças e enfermidades segundo a palavra de Deus. Vem comigo!

Qual é a origem das doenças e enfermidade segundo a Bíblia?

”Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10: 38)

  • Satanás.

Lemos que o próprio Jesus veio a terra para curar a todos os que estavam sendo (e muitos estão sendo hoje) “oprimidos pelo diabo”.

Firmados nessa Palavra poderíamos dizer que toda doença e enfermidade têm sua origem em satanás e em sua influencia maléfica; ele é a fonte de todo germe de enfermidade e de bactérias nocivas.

A influência de satanás sobre as pessoas é o que lhes traz doenças e enfermidades!

  • Pecado.

Depois da queda e pecado do homem, as doenças e as enfermidades vieram, tanto ao seu ser físico como também à sua natureza espiritual.

A doença física é, na realidade, uma manifestação de uma doença espiritual.

Quando a alma do homem se torna corrompida pelo pecado, o seu corpo torna-se sujeito ás doenças e enfermidades como consequência.

Porém, se alguém é doente ou enfermo não significa que ele pecou ou esta em pecado.

Lembre-se que o pecado é geracional, então por exemplo, o meu tataravô pode ter pecado e estou carregando a enfermidade que ele teve ate hoje, entende?

Muitos estão morrendo e adoecendo não por seus próprios pecados e sim por conta do pecado de seus pais espirituais, físicos e até mesmo por conta do pecado das pessoas que a cercam.

O que são os dons de cura?

O dom de curar é uma habilidade dada por Deus de se transmitir à cura ao corpo físico em ocasiões especificas.

Ele é acompanhado por uma medida do dom de fé, e muitas vezes, pelo dom de palavra de conhecimento.

O ministro de cura transmite sua fé à pessoa que necessita da cura, o que a levanta do campo da dúvida e incredulidade, e faz com que os passos apropriados em direção à cura sejam tomados.

É importante ressaltar que o dom da cura divina é uma “manifestação do Espírito” através de uma pessoa, e não manifestação dos seus próprios poderes mentais de persuasão.

Portanto embora todos os crentes possam e devam orar pelos enfermos os versículos de I Coríntios 12: 28-30 indica que alguns são usados em curas mais do que outros. Vamos ler juntos:

”E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”
(I Coríntios 12: 28-30)

Como ter o Dom de Cura?

Está aqui o grande problema. Os crentes querem ‘ter’ para depois ‘ser’, mas no reino de Deus as coisas são um pouco diferentes.

Amado, fé é dar um passo sem antes ver se existe chão e os dons espirituais são manifestados através dela.

Entenda que você não precisa necessariamente ‘ter‘ o dom de curar, para que o Espírito Santo opere uma cura através de você. 

Na verdade não é sobre o que você tem ou é, mas sim sobre o que Ele tem e é. Então substitua seu medo de fracassar pela fé Nele e contemple os milagres acontecendo.

A qualquer momento o Espírito Santo pode manifestar esse dom por meio de sua vida para que Ele possa curar alguém e qualquer tipo de doença ou enfermidade.

Porém existem princípios para que o Senhor venha usa-lo neste trabalho, vejamos abaixo alguns destes:

O poder é de Deus, você apenas possui a autoridade de manifesta-lo

Se você pegar esta chave, sua visão a respeito dos dons de cura irá mudar completamente.

Escute, quem cura é Ele, a gloria é Dele, é tudo para Ele!

Talvez eu esteja sendo muito direto neste principio, mas este é o maior inibidor quando falamos a respeito dos sobrenaturais dons de cura divina.

Lemos nos Evangelhos que por diversas vezes Jesus ao curar expressava a seguinte frase: ‘Vá e não conte a ninguém que eu o curei…

Sabe porque? Eu lhe respondo:

  • Por que ele sabia que os homens tenderiam a glorifica-lo por este feito e a glória deve ser sempre e totalmente direcionada ao Pai.

Apesar de ser bastante fácil de definir o que é autoridade e o que é poder, esse ainda é um erro banal e muito repetido, inclusive no meio cristão.

A melhor forma de demonstrar o que é um e outro é utilizando um bom exemplo:

Pense em um guarda de trânsito, fardado e de apito na mão.

Ele vê um pedestre querendo atravessar a faixa, mas os carros não lhe dão a vez, então ele se posiciona, aponta para os carros em movimento e faz soar seu apito em alto e bom som.

O que acontece? Os carros param: carros pequenos, motos, carros maiores e até mesmo caminhões e ônibus cheios. Por que param?

Porque o guarda tem autoridade e os motoristas o respeitam. Mas, o guarda tem poder para parar os carros? Não, se o homem estivesse sem a fara certamente seria atropelado.

Entendeu a diferença entre ter autoridade e poder?

Através dos dons de cura do Espirito Santo você terá autoridade do Senhor para operar, mas o poder curador vem Dele. Não deixe que a ganancia venha inverter esta ordem.

Conheça a unção que está sobre você

Repare que em todo lugar onde a cura é mencionada como um dom do Espírito no ministério do Corpo está sempre na forma do plural (leia 1 Coríntios 12:9; 12:28; 12:30)

A palavra “dons” quando se trata de cura sempre aparece no plural, o que significa que existem diferentes tipos de curas para diferentes tipos de enfermidades.

Isto indica que o dom de curar pode operar em mais de um nível. Isto poderia referir-se ao fato de que diferentes tipos de doenças requerem diferentes tipos de curas e vários níveis de fé.

Por exemplo, uma determinada pessoa com problema de visão, não irá procurar um ortodontista e vice versa

Ou seja, algumas pessoas podem ter mais sucesso na cura em casos de dor nas costas, enquanto outras podem ter uma unção mais forte para curar casos de câncer. 

Em outras palavras, o Senhor às vezes especifica os tipos de curas que ele deseja prover através da vida de um filho em individual.

Sua parte é apenas orar e clamar ao Senhor que você gostaria de ter uma grande parte ou determinado dom em especial e permitir que Ele decida como vai querer usá-lo.

Como certa pessoa pode saber se possui os Dons de cura

Como certa pessoa pode saber se possui os Dons de cura?

A resposta mais clara para esta duvida comum é: ‘através do testemunho interior do Espírito Santo e testando o seu nível de fé.

Paulo ensinou em Romanos 12:3-8 que cada um de nós tem habilidades espirituais e níveis de graça diferentes que nos são dados pelo Senhor. 

Lendo esses versos podemos concluir que cada dom vem acompanhado de uma “medida de fé” proporcional para que vejamos Deus realizando a sua obra.

Outro teste que é sucesso em todo e qualquer tipo de ministério ou dom é reparar no fruto que ele produz, ou seja, se alguém tem os dons de cura, então as pessoas serão curadas.

Logicamente, os resultados desenvolverão e aumentarão com o crescimento espiritual da pessoa que tenha tal dom.

Se nenhum dos 2 testes anteriores funcionou para você, tente descobrir através da imposição de mãos de sua liderança e paternidade espiritual.

Muitas vezes, os dons de cura e os ministérios são enunciados e claramente revelados quando um ministério profético estabelece uma pessoa em certo lugar no Corpo.

Como manifestar os dons de cura?

Veja abaixo mais um grande principio que a Bíblia nos revela a respeito de como ter e como manifestar os dons de cura.

Entenda e creia no Poder de Cura de Deus

O Pai tem o poder de curar a pessoa por completo, creia nisto, pois você como filho do Altíssimo somente pode manifestar este dom se crer totalmente nele.

Deus é o próprio Jeová-Rapha, que significa “o Senhor que cura”. Em outras palavras nosso Pai é a própria cura e Ele pode através de você manifestar a cura:

  • Espiritualmente (Salmo 103: 2-3 ; Jeremias 3:22 ; 1 Pedro 2:24 ; Isaías 53: 5)
  • Fisicamente (2 Reis 5:10 ; Isaías 38: 15-16 ; Salmo 41: 3 ; Salmo 107: 19-20 ; Mateus 14:14)
  • Emocionalmente (Salmo 34:18)
  • Mentalmente (Daniel 4:34)

Os dons de cura ocorrem através da ação do Espírito Santo, trabalhando através dos dons espirituais na vida dos crentes (leia Atos 3: 1-13).

Por que Deus cura uns e outros não?

Deus pode dizer ‘não’

No Antigo Testamento, quando Moisés clamou a Deus para curar a lepra de Miriã, o Senhor não a curou imediatamente (Números 12: 1-15).  

No Novo Testamento, Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4: 20) e aconselhou Timóteo a “beber um pouco de vinho” para ajudar a curar as doenças em curso (1 Timóteo 5:23).

Seja um cristão maduro e entenda que Deus pode ou não curar da maneira que você deseja, me cinto na obrigação de mencionar que Deus opera instantaneamente e também por meio de um processo.

Ou seja, não é por que a cura não foi imediata e visível à olhos humanos que Deus não esta agindo no oculto.

Nós estamos cientes que Deus não dá coisas ruins a Seus filhos (Mateus 7: 7-11). Aquele que enviou Jesus por nós graciosamente nos dará “todas as coisas” que precisamos para fazer Sua vontade ou honrá-Lo (Romanos 8:32)

Mas, como um Pai amoroso, Ele pode dizer “não” a nossa vontade e propósito pessoal ao orar por cura.

Os cristãos podem impedir sua cura

Deus sempre quer curar, abençoar e amar, porém os cristãos podem impedir sua própria cura de pelo menos quatro maneiras.

  • Os cristãos  podem ter pecado não confessado.

”Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. ” (Tiago 5:16)

A confissão e arrependimento de pecados é uma preparação importante para a cura. No entanto, devemos nos atentar a isso. 

  • Os cristãos podem negligenciar a cura ao não pedir por ela  (Tiago 4: 2 b).

Por diversas vezes Jesus olhou para pessoas enfermas e perguntou: “Você quer ser curado?”

Às vezes o Senhor quer nos curar, mas não nos preocupamos em demonstrar que estamos sedentos a sermos curados!

  • Os cristãos podem dificultar a cura por falta de fé.

A falta de fé com certeza pode impedir o que Deus quer fazer (leia Mateus 9: 20-22; Mateus 9: 29; Marcos 6: 5-6; Lucas 17: 19; Atos 3: 16; Tiago 5: 15)

Tanto para quem ora quanto quem ira receber a oração por cura a chave para desenvolver fé esta na intimidade com Deus, enraizada e fundamentada em Cristo (leia Colossenses 2: 7). 

  • Os  cristãos podem vir a Deus com orações tímidas.

Os cristãos precisam orar com confiança, confiando na bondade e na graça de Deus (Mateus 7: 11).

Devemos orar com convicção de que Deus recompensará aqueles que O perseguem (Hebreus 11: 6).

Cuidados em relação aos dons de cura

Cuidados em relação aos dons de cura

Muitos obreiros usados por Deus tendem a se considerar como peças-chave para a cura, quando, na verdade, toda cura deve ser efetuada no nome de Jesus.

Outros erroneamente atribuem à falta de fé o fato de alguns não serem curados.

Outra atitude incorreta é classificar (por desconhecimento bíblico) como charlatanismo todo tipo de cura.

Querido, o Senhor continua a curar hoje! Toda cura em que o nome de Jesus é glorificado é de Deus, mas se quem a ministra é mais exaltado do que o Senhor, então ela não pode ser aceita, pois Deus não divide sua glória com o homem.

Espero que esse conteúdo tenha edificado a sua vida, estarei orando por sua vida para que o Senhor possa derramar azeite e unções novas sobre seu ministério.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!