As Melhores e Mais lindas Bíblias à um clique

Eu Quero!


	

Eu Sou a Videira Verdadeira: Estudo da Parábola da Videira e seus Ramos

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues

Compartilhe agora mesmo:

Você conhece a parábola da videira verdadeira?

Nesta parábola o próprio Senhor Jesus se apresenta a nós como a videira, mas observe que baseados nesta afirmação do Mestre podemos dizer com convicção que existem videiras falsas por aí.

No estudo de hoje iremos absorver novos conhecimentos sobre o texto bíblico encontrado em João 15 e obter informações sobre como se manter um ramo integro em meio a tantas falsas videiras.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (João 15: 5)”

Observe, que nesta mensagem Jesus é a videira, o Pai é o agricultor (João 15: 1) e os ramos são os discípulos, ou seja, o ramo que está legitimamente na videira que verdadeiramente esta sendo cultivada pelo Senhor dá frutos.

Um fato interessante disso é que os frutos produzem sementes, que geram novas plantas e novos frutos…

Essa é uma parábola que nos desafia a sermos ramos fieis ao objetivo pelo qual existimos: frutificar.  Para isto leia todo estudo contido logo abaixo:

O que Jesus quis dizer com a parábola da videira e os ramos?

O que Jesus quis dizer com a parábola da videira e os ramos?

Tente ouvir a voz Jesus enquanto ele inicia uma de suas declarações mais surpreendentes: “Eu sou a videira; vocês são os ramos…”.

Uma declaração aparentemente simples, mas acredite, você pode passar até mesmo a vida inteira investigando suas profundezas. 

Vamos explorar uma porção do significado desta afirmação ao longo desse texto? Continue a breve leitura.

Existem várias referências do Antigo Testamento que falam de Israel como uma videira, plantada e cuidada por Deus. No entanto, em vez do povo dar bons frutos, estava se auto degenerando, o povo estava como uma videira falsa.

Contra esse pano de fundo, Jesus da testemunho de Si mesmo como a videira verdadeira, Aquele que dá bons frutos para a aprovação e glória de Seu Pai.

Jesus é a videira, a verdadeira fonte de vida para nós. Eu e você somos ramos ligados a Ele, extraindo vida Dele, assim como os ramos obtêm do tronco os nutrientes necessários para sobreviver e florescer.

Mas há ainda mais nesta curta declaração, quando Jesus diz que Ele é a videira, esta é a última de uma série de afirmações que Ele faz no evangelho de João usando a mesma forma, por exempro:

“Eu sou o Pão da vida , Eu sou o Bom Pastor, Eu sou a luz do mundo, Eu sou a Ressurreição e a Vida, etc”

O uso repetido de “Eu sou” sugere o nome que Deus deu a Moisés pelo qual o chamava: “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3:14)

Jesus está sugerindo que Ele é a videira da qual vem toda a vida , que Ele é de fato Deus como o Filho.

Qual o contexto de João 15, quando Jesus disse que era a videira?

Para entender as palavras de Jesus se faz necessário olhamos para o contexto da passagem. O que será que estava acontecendo em João 15 quando Ele professou essas palavras? 

João 14-17 é frequentemente chamado de Discurso da Última Ceia porque foi a última vez que o Mestre fisicamente ensinou algo aos seus doze discípulos. 

Poucas horas depois de terminar seu ensino, Cristo é preso, julgado e crucificado. 

Imagine Jesus ao ensinar, ele já estava olhando para o penhasco, para a escuridão que Ele estava prestes a cair. 

Lendo isto vejo um Pai que sabia que o seu fim estava próximo, mas mesmo assim, com todo o horror que enfrentava em sua mente, Ele ainda escolheu amar e preparar os discípulos para sua partida da melhor maneira possivel.

O significado do contexto fica claro para voce? Quando alguém está próximo da morte, o que falam? O que eles gostariam de dizer?

Muitas vezes são palavras de grande importância, palavras que revelam os amores profundos e as preocupações do coração, estas são as palavras que devem ser ditas antes que a morte chegue. 

Deixa eu ser profeta sobre a tua vida?

‘’- Jesus tem lhe mantido de pé mesmo em meio a todas estas provações e julgamentos, o Senhor tem guardado e protegido a sua vida. Portanto não perca seu tempo precioso nesta terra lutando contra suas ansiedades e desejos.

O Altissimo não esta com pressa! Quem esta com pressa é você!

E esta sua pressa tem lhe impedido de desfrutar a boa, perfeita e agradavel vontade de Deus para sua vida.

Guarde, reflita sobre essa profecia e busque se alinhar a videira verdadeira.’’

Se o ramo não estiver interconectado junto a outros ramos, sinal que ele não esta na Videira Verdadeira

Em meio a todos estes acontecimentos do seculo 21, há uma coisa que certamente estamos aprendendo.

Note que estamos em meio a uma pandemia (covid-19) que esta nos revelando o quantos todos nós estamos interconectados uns aos outros.

Se você se atentar à este virus ou outros acidentes que andam ocorrendo no mundo irá perceber que eles são maus (portanto não vem de um Deus que é bom), mas mesmo sendo acontecimentos maus em sua essencia o Senhor tem dado jeito de usar o mau para nos ensinar coisas boas e pertinentes para nossa salvação.

Falando nisso, você acha que a salvação é individual? Clique aqui e leia uma visão diferenciada sobre o polemico tema.

Voltando ao tópico, em meio a pandemia do coronavírus por exemplo, aprendemos o quão ruim é não poder abraçar nossos amigos ou se reunir com as pessoas que amamos (pelo menos não como antes).

Parece que não somos tão autônomos como imaginávamos. E isso é bom, amado o individualismo em excesso gerá a soberba, depressão, ansiedade, entre outros gigantes.

Não fomos criados para sermos autossuficientes e sim para viver conectados com Deus e com nossos irmãos.

Da mesma forma que um ramo fora da videira verdadeira não produz fruto algum, precisamos estar próximos e juntos a outros ramos verdadeiros para que possamos frutificar.

A videira VERDADEIRA quer permanecer junto ao ramo VERDADEIRO

A videira VERDADEIRA quer permanecer junto ao ramo VERDADEIRO

Depois de Jesus afirmar que Ele é a videira e nós os ramos, em João 15: 5 Ele diz o seguinte:

“… Se você permanecer em mim e eu em você, você dará muito fruto; além de mim, você não pode fazer nada. ”

Quero lhe chamar atenção a palavra ‘permanecer’. Talvez em sua bíblia esta palavra esteja traduzida como continuar, habitar, viver, estar, etc.

Eu particularmente gosto de traduzir e ler mentalmente a passagem assim: “Se você ficar em mim e eu ficar em você, certamente você dará muito fruto”

Ei, Jesus quer fazer parte do seu dia a dia a ponto de se tornar um contigo! 

Falar com Cristo deve torna-se como falar com seu melhor amigo, estar com Ele é como estar em casa no seu sofá favorito (independente se como em Ezequiel 37 o Senhor lhe levou a um vale de ossos secos).

A videira verdadeira está procurando ramos fieis e verdadeiros.

Nesse ponto tornamo-nos como Jesus e realizamos Suas grandes obras, sem precisar buscar saber quem tem mais ou menos unção, quem conhece mais ou menos a bíblia, etc. 

Os frutos devem acontecer simples e automaticamente – alias, todo fruto é Dele e não nosso.

Para tornar este ponto ainda mais forte, Jesus conclui este versículo afirmando a mesma verdade negativamente:

Não há nada que você possa fazer em termos de dar frutos por si mesmo. Nada. Zero. 

Portanto, deixe essa verdade penetrar em seu coração, isso vai mudar você!

Permanecer em Jesus é uma atitude

O resultado de permanecer em Jesus é muito glorioso.  Nenhum ramo pode e nem necessita produzir frutos de si mesmo. Ele necessita de apenas permanecer na videira verdadeira.

A minha fé não pode estar baseada em minha instituição religiosa, minha fé precisa estar em Jesus e somente Nele.

Jesus é o meu modelo, o meu alvo e a minha videira! Agarre-se em Jesus, pois somente Ele tem o poder de nos manter inabaláveis.

Quem permanece na Videira (Jesus) têm suas orações respondidas

Não estou blasfemando ou dizendo algo de mim próprio, se dúvida releia o verso 7 do capitulo 15 de João e comprove:

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)”.

Jesus usou a metáfora da videira para comunicar a necessidade de um relacionamento vital entre Ele e o crente a fim de que haja a produção do fruto do Espírito Santo.

É através do fruto do Espírito Santo que Deus é glorificado em nossa vida, e assim muitos são abençoadas através de nosso bom testemunho.

Onde mais a Bíblia explica o conceito de permanecer em Jesus?

Outro lugar no Novo Testamento que descreve algo paralelo a permanecer em Jesus são as cartas de Paulo. 

É sua palavra de ordem, uma expressão simples de duas palavras continuamente repetida em todos os seus livros: ‘em Cristo.

Paulo usa essa expressão para descrever quase tudo sobre ser um seguidor de Jesus. 

Querido não estamos apenas acreditando em um conjunto de verdades, não estamos apenas praticando uma ética saudável, nem taõ pouco apenas fazendo coisas boas para os outros. Estamos em Cristo, literal e figurativamente!

Estamos tão próximos Dele que, quando Ele morreu na cruz, morremos com Ele e, quando Ele ressuscitou dos mortos, também o fizemos para uma nova vida (Leia Romanos 6: 1-10).

Para dar ainda mais forma à ideia, Paulo usa outra metáfora. Somos o corpo de Cristo e Ele é a cabeça.

Toda a nossa vida depende de permanecermos conectados a Ele, permanecendo Nele (veja 1 Coríntios 12: 12-27). 

Tentar fazer o contrário seria tentar funcionar como um corpo decapitado!

Eu sou a Videira Verdadeira

Eu sou a Videira Verdadeira – Conclusão

Sabe queridos, por tudo isso que nós admoestamos cada um a viver uma vida honesta diante de Deus e dos homens sem olhar para o lado, porque se olharmos ao lado nós vamos ver os maus exemplos de ramos falsos.

Às vezes, temos a sensação que os maus exemplos sempre saem lucrando; ou seja, por um leve momento, temos a impressão que os corruptos é que se dão bem na vida!

Interessante, que ao analisar um contexto ao qual vivemos em uma sociedade pós-moderna, muitas pessoas vivem uma vida de deleites, apartamentos e carros de luxo. Pensando nisto, como uma pessoas sem Jesus consegue tantos bens se o próprio Cristo disse: “Sem mim nada podereis fazer”.

Simples, o dinheiro pode comprar um “óculos” chamado ilusão, quando você o utiliza tudo em sua volta parece estar dando certo, más, quantas pessoas com muitas posses hoje em dia não sofrem de depressão por exemplo.

Devemos colocar Jesus dentro de nós, porque sem ele dentro de cada coração nada poderemos fazer, ele é a certeza de que tudo que vivemos está caminhando para o alvo, o céu.

Uma pessoa em Jesus é o segredo certo para ter uma vida completamente realizada.

Aproveite e use também essa passagem para edificação de outras pessoas, acredito que se nós entendermos verdadeiramente essa passagem da Videira, nossa vida será diferente. Com o conhecimento bíblico que você adquiriu pode também mudar as almas ao seu redor.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!