Como descobrir nossa verdadeira Identidade em Cristo?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 26/01/2021

Compartilhe agora mesmo:

Identidade em Cristo é um tópico bastante popular nas conferencias e cruzadas e ao mesmo tempo um tema muito mal entendido até mesmo entre cristãos.

Algumas das questões mais relevantes em nossa caminhada como filhos de Deus, ao meu ver, estão intimamente ligadas à duvidas referentes a nossa identidade em Cristo.

Note no paragrafo acima que grifei a pequena frase ‘identidade em Cristo‘ e isto foi feito PROPOSITALMENTE, pois aí esta a GRANDE CHAVE para as melhores respostas as seguintes questões:

Quem eu sou? O que Jesus espera de mim? Qual o meu proposito nesta terra? Entre outras similares… Leia comigo os seguintes versículos:

Caso você não queira ou não possa ler, assista ao vídeo desta aula e artigo:

”E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mateus 16:13-19)’

Qual é a sua identidade em Cristo?

Qual é a sua identidade em Cristo?

Se você chegou a esta mensagem esperando que EU revelasse a sua verdadeira identidade em Cristo, sua espera está na pessoa errada.

A minha resposta para você seria EU NÃO SEI, mas CONHEÇO QUEM SABE e neste artigo irei lhe revelar o CAMINHO até ELE.

Observe que nos versículos que acabamos de ler Jesus questiona aos seus discípulos quem as outras pessoas andam dizendo que Ele é.

Isto porque o grande Mestre em sua eterna sabedoria estava ciente de que muitas vezes para conhecermos a identidade de alguém, o que certa pessoa é; se faz necessário ter em mente o que ela não é.

”Tyago eu não estou entendendo NADA!” Calma que já irei explicar toda a REVELAÇÃO contida neste texto, continue comigo.

Sua verdadeira identidade está em Deus

O que as pessoas acham ou andam dizendo a seu respeito não irá definir a sua verdadeira identidade, mas pode revelar parte da mesma.

Os discípulos respondendo a pergunta de Jesus mencionaram que o povo o via como algum dos profetas, ou talvez um novo profeta para a geração.

Mas Jesus não é um simples profeta, mas a fonte de toda profecia da terra está dentro Dele, ou seja, embora profeta não seja a definição exata da pessoa de Cristo, esta é uma verdade parcial da identidade do Senhor.

O que os outros andam falando de você? As pessoas tem visto um ‘cristão’ ao observar sua vida?

Sua identidade espiritual tem necessariamente de refletir em sua identidade física e terrena, ao contrario está identidade espiritual é falsa e não passa de uma mentira.

Mas voltemos a bíblia. Logo em seguida a pergunta anterior Cristo lança outra questão ainda mais importante, sendo ela: ”E vós, quem dizeis que eu sou?”.

Amado, Jesus não está preocupado com o que os outros acham Dele e sim com o que você vê Nele.

Veja que Simão acertou a questão de primeira e como resultado o Senhor Jesus mudou a identidade dele.

‘Tyago como assim?’

Jesus mudou o nome de Simão para Pedro, toda identidade terrena que Simão carregava até ali teve uma transformação no momento em que Ele descobriu e professou a identidade de Jesus.

O interessante é que todo o mundão que não estava presente no momento que Jesus havia dado uma nova identidade ao discípulo continuava a chamar a Pedro por Simão, pega esta revelação.

Muitas vezes o mundo não vai abraçar tão rápido a ideia de que Jesus transformou a sua identidade, porém o mais importante é o seu posicionamento perante aquilo que Jesus passa a dizer de você.

Crise de identidade na Bíblia

Mas agora tente imaginar como ficou a cabeça de Simão com tudo isso. O mundo o chama Simão e Jesus o chama de Pedro.

Com certeza no começo o discípulo deixava de responder a identidade Pedro e voltava a assumir a identidade de Simão, aqui estava contida a crise de identidade espiritual de Simão Pedro.

Imagine só os antigos amigos convidando Simão para pescar ou até quem sabe ‘dar uma volta’ e Pedro por sua vez dizendo que não respondia mais ao seu antigo nome e suas antigas praticas.

Pedro também lutou com a mesma crise de ansiedade que você está lutando hoje, porém ele soube abraçar e se posicionar perante a identidade espiritual que acabara de receber.

No entanto, nem sempre é tão simples quanto parece aceitar se posicionar como Pedro. Existem alguns obstáculos que se colocam entre nós e este lugar de liberdade e identidade espiritual ao nascer de novo.

Restaurando o relacionamento correto

Como é o caso da maioria das coisas que saem dos trilhos em nosso relacionamento com Deus, o desalinhamento está no nosso lado – não no Dele.

Devemos primeiro acreditar que Deus é quem Ele diz que é, antes de podermos acreditar que somos quem Ele diz que somos.

Se você pensar bem, o valor que damos a algo que está sendo dito geralmente está no valor da pessoa que o diz.

Se um indivíduo aleatório se aproximasse de mim no supermercado e me fizesse um elogio, seria muito bom, mas o elogio não teria muito peso. 

Caso esse mesmo indivíduo fosse conhecido na comunidade como um empresário desonesto, o elogio significaria ainda menos.

No entanto, se o individuo fosse conhecido por ser uma pessoa de alta integridade, esse comentário com certeza seria recebido de forma diferente.

E o mesmo acontece em nosso relacionamento com Deus. 

Cada um de nós anda por aí com suas próprias dúvidas sobre o caráter do Senhor. Nenhum de nós está isento disso. 

Concordo que é difícil olhar para nossas vidas alguns dias e realmente confiar na bondade de Deus.

No entanto, o sofrimento ao nosso redor não anula a bondade de Deus acima de nossas vidas. 

Quanto mais reconhecermos e professamos isso, mais valor veremos no que Ele diz sobre nós. Pegou o código?

Quero dizer que pode haver áreas em sua vida onde você está acreditando em uma mentira a respeito do caráter de Deus e isso está impedindo você de receber a identidade que Ele deseja lhe dar.

Portanto, a única questão que resta não é se somos amados por Deus, mas se podemos receber Seu amor.

Sua Identidade em Cristo NÃO é medida por aquilo que você TEM

No Reino de Deus, nossa identidade é clara, observe.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” – Efésios 2:10

“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” – Lucas 12: 7

A verdade é que Deus já havia preparado a sua identidade antes mesmo de você poder respirar sozinho. Portanto, não há nada que possamos fazer ou ter que possa alterar isso.

Vivemos em uma cultura que funde nossa identidade ao que fazemos. Somos informados de que nossa identidade está em nosso lucro bruto, nossa quantidade de seguidores nas redes sociais e até mesmo em nossa frequência à igreja.

Em nosso mundo terreno temos o erroneo habito de definir a identidade de uma pessoa por aquilo que ela faz ou possui. Exempo:

  • Uma pessoa que tem muito dinheiro é?
  • Um dono de orfanato é?
  • Alguém que anda sempre como sorriso no rosto é?
  • Etc.

Tenho certeza que você pré-julgou as respostas a cada questão! O problema é que no mundo espiritual as coisas não são assim.

Podemos fazer muitas coisas e ter muitas outras, mas nossa própria identidade como filhos e filhas de Deus não é afetada por nada disso.

Se buscarmos nossa identidade nesses lugares, nessas coisas terrenas… Certamente nunca teremos a reposta concreta.

O que significa Identidade Segundo a Bíblia?

Concluindo a mensagem de hoje quero lhe dizer que a bíblia nos ensina que identidade está intimamente relacionado com a qualidade de IDÊNTICO a Cristo (Leia I Co 11: 1), absorver características próprias e exclusivas do Altíssimo.

Quando falamos de identidade estamos também falando de algo que identifica, uma pessoa ou alguma coisa. E ai eu pergunto? Qual a sua identidade? Quando as pessoas olham para você, do que elas se lembram?

Alinhe a sua identidade espiritual, refine a liderança

Se estivermos andando por aí procurando descobrir nossa identidade a partir das coisas que fazemos ou das palavras das pessoas ao nosso redor, isso não só nos prejudica, mas na liderança, essa mágoa se espalhará pelas pessoas que lideramos.

Isso por que toda liderança espiritual é influenciada DIRETA OU INDIRETAMENTE por um espírito ou outro (nem sempre pelo Espirito Santo como deveria ser). Às vezes, é um espírito de comparação, inveja ou ganância.

Reflita, se Deus nos encarregou de cuidar de Seu povo, mas nós ministros contamos com eles para nos dizer quem somos, não estamos refletindo o coração do Pai para os mesmos.

Um líder do reino tem que receber sua identidade de Deus, e somente de Deus.

Saiba que você não está na liderança por engano. Deus o ungiu e designou para liderar as pessoas que lidera.

Temos um inimigo que odeia isso e se opõe ao avanço do Reino de Deus, então quando ele ataca, ele vai direto para a nossa própria identidade.

Portanto, devemos nos perguntar: “quem estou permitindo que me defina?”

Devemos buscar Jesus para entender quem somos de acordo com Ele e rejeitar intencionalmente as mentiras do inimigo porque ele está tentando roubar, matar e destruir nossa identidade espiritual.

Desbloquear sua verdadeira identidade em Cristo libera as Chaves do Reino

Desbloquear sua verdadeira identidade em Cristo libera as Chaves do Reino

Lendo Mateus 13: 19 vemos que após a revelação da identidade de Pedro Jesus afirma que será liberada a ele as ‘chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 

E a boa noticia é que Jesus esta VIVO hoje, o Mestre quer lhe dar uma nova identidade HOJE, te liberar as chaves do reino dos céus Hoje!

‘- Profeta por que Jesus ainda não liberou a chave?

Porque você esta preso a uma meia verdade sobre sua identidade em Cristo, apenas você pode realinhar isto! Cristo esta ansioso pelas atitudes que você ira tomar a partir deste texto.

Sem Identidade não podemos abrir uma conta bancária, não podemos viajar para o exterior, não temos nem mesmo os direitos de um cidadão.

Então somente quando temos nossa carteira de IDENTIDADE ESPIRITUAL, o nome e o sangue de Jesus Cristo em nossas veias, PODEMOS TRANSFORMAR O MEIO EM QUE VIVEMOS!

“Qualquer pessoa que conhece quem Deus os criou nunca tentará ser outra pessoa.” – Bill Johnson

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!