O que significa nascer de novo na bíblia?

Assim como em muitos outros temas que encontramos ao longo de uma leitura bíblica, a questão “o que significa nascer de novo na bíblia” também tem gerado algumas dúvidas sobre seu real significado.

Veremos a partir da Palavra de Deus, algumas características do que é, e do que não é o novo nascimento.

Nosso objetivo não é simplesmente definir uma resposta aqui, mas sim, provocar reflexões na mente do leitor.

Para falarmos deste assunto, faremos um rápido relato sobre a conversa entre Jesus e Nicodemos, porque ele procurou o Senhor, sua posição religiosa e seu lugar na comunidade.

Jesus e Nicodemos

Tendo vivido no primeiro século, Nicodemos foi um fariseu contemporâneo a Jesus.

Ele foi um mestre da Lei, um membro do sinédrio, principal entre os judeus. Era um letrado, entendido da Lei e da Torá.

Nicodemos presenciou todos os acontecimentos naqueles dias. Na verdade, ele já estava passando por um grande conflito teológico.

Passou a vida toda se dedicando ao estudo das leis e os profetas, e de repente aparece um carpinteiro desafiando toda teologia que esse religioso havia aprendido.

E foi este mesmo homem que procurou a Jesus para ouvir seus ensinamentos (João 3:1-21).

No novo testamento encontramos pouquíssimas informações sobre a vida e a trajetória dele.

Possivelmente, Nicodemos passara uma vida inteira dedicando-se ao estudo da Lei e da Torá. Entendia do assunto mais do que muitos “mestres” que conhecemos hoje.

Esse era Nicodemos, um homem de respeito, com uma posição muito importante na comunidade. Ele era um representante religioso, visto que era um mestre em Israel e membro do sinédrio.

O que realmente significa nascer de novo?

Ao longo deste estudo sobre o novo nascimento, queremos não simplesmente dizer qual é o verdadeiro significado de nascer de novo. Mas, mais do que isso, queremos fazer você refletir a respeito.

Já era noite, e Jesus é visitado por um mestre de Israel como que num encontro particular noturno.

É razoável que tenha procurado Jesus à noite, porque pegaria mal para um mestre de Israel buscar sabedoria de um simples carpinteiro.

Procurou Jesus de noite porque não queria comprometimento, e sim, respostas para várias perguntas até então não respondidas.

Nicodemos buscava esclarecimentos para as muitas dúvidas que o consumia.

Procurou Jesus à noite porque não era um discípulo, mas apenas um admirador oculto com reputações a preservar diante do povo. Por isso foi à noite e não à luz do dia.

Sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; pois ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não estiver com ele”, disse. Ao que Jesus respondeu:

Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Joao 3: 5

Como pode um homem nascer, sendo velho?

Nicodemos supunha que o novo nascimento se daria através de um retrocesso biológico, onde uma pessoa voltaria ao seu estado embrionário para então renascer.

O interessante disso é que no evangelho não há diferença entre grande ou pequeno. Todos precisamos estar dispostos a aprender, ainda que sejamos mestres.

Antes de falarmos o que é nascer de novo, vamos deixar claro primeiro o que NÃO é o novo nascimento. Assim poderemos entender qual é o verdadeiro significado de nascer de novo.

O que não é nascer da água e do espírito

Ainda hoje se faz confusão acerca do significado do novo nascimento, a ponto de ser confundido com mudanças superficiais exteriores que acontecem frequentemente.

Na conversa entre Jesus e Nicodemos podemos ver que mesmo um mestre de Israel não compreendia essas coisas. Algumas mudanças que muitos acham ser o novo nascimento:

  • Fui batizado nas águas
  • Me tornei membro da igreja
  • Entrego o dízimo com regularidade
  • Mudei meu modo de vestir
  • Participo assiduamente da agenda da igreja

(a). Fui batizado nas águas

Ora, por incrível que pareça, muitos acreditam que porque desceram às águas do batismo já nasceram de novo.

Mas o batismo nas águas nada mais é do que uma manifestação, uma representação externa daquilo que já deveria ter acontecido (ou pelo menos começado) no interior, no coração.

Você preciso do Arrependimento verdadeiro! Não esses arrependimentos emblemáticos superficiais.

Sem essa consciência, sem esse arrependimento que se dá no coração através do espirito santo, o batismo não passa de mais uma prática religiosa. ‘Leia João 16:8’

(b). Sou membro da igreja

Uma vez batizado, o irmão ou irmã passa a fazer parte do corpo de membro da igreja local.

E isso é ótimo, o único problema é que a grande maioria, principalmente aqueles que não buscam conhecer a palavra, encaram isso e o que já citamos acima, como um sinal de novo nascimento.

(c). Entrego o dízimo com regularidade

De fato, o Senhor ama a quem dá com alegria. E, embora a prática do dízimo seja importante para a manutenção do trabalho eclesiástico como um todo.

Existe até punição em alguns casos, quando não se entrega o dízimo… Mas isso é assunto para outro momento… Nem de longe a prática do dízimo é um sinal de que alguém nasceu de novo.

(d) Mudei o modo de me vestir

Sim, ainda se mede santidade segundo as aparências. Quando há um novo convertido, tudo o que lhe é ensinado, são apenas mudanças exteriores. Uma delas é o modo de se vestir.

Se vestir comportadamente é ótimo e é ate uma questão de bom senso, o problema é quando se torna uma imposição.

Mudar o modo de se vestir, não é sinônimo de santidade e muito menos de ter nascido de novo.

(e) Participo assiduamente das atividades da igreja

Se frequência a culto ou, nível de responsabilidades dentro da igreja, ou qualquer coisa dessa natureza fosse um sinal de novo nascimento, Jesus não teria dito para Nicodemos, um mestre, que seria necessário nascer de novo.

Não importa sua frequência a culto, se você vive mais na igreja do que em sua casa, se você da mais atenção para os eventos da congregação do que para a própria família.

Isso não significa que você nasceu de novo. Olha, existem muitas outras nuances de mudanças superficiais que não citamos aqui, pois a lista é enorme.

O real sentido do nascer de novo

Então qual é o verdadeiro significado de nascer de novo? Voltemos ao caso de Nicodemos. O que faltava para ele?

Até onde sabemos, ele era um homem de princípios, um homem da Lei. Um homem moralmente irrepreensível e que cumpria com suas obrigações.

E porque não dizer generoso, caridoso e cheio de boas intenções. Mas ele não compreendia qual é o verdadeiro significado de nascer de novo.

E é justamente a um homem com tantas qualidades que Jesus diz: Você precisa nascer de novo.

Esse fato deveria ser o suficiente para cair nossa fixa de que fazer caridade, ter conhecimento bíblico, ser um pregador eloquente, daqueles que lota igreja, passar a usar causa cumprida ou saia longa, não é sinal de novo nascimento.

Características do novo nascimento

Nascer de novo tem a ver com se tornar um filho de Deus, tal qual foi Jesus.

É deixar surgir em si mesmo um novo ser, que cresce todos os dias, incessantemente, até que atinja a estatura do homem perfeito, como mencionou o apostolo Paulo em Efésios 4:13.

O novo nascimento é um milagre divino. É graça de Deus. Não vem de homens, muito menos de obras.

O novo nascimento acontece no coração, na mente, onde a partir de então, começa a gerar frutos dignos de arrependimento.

O novo nascimento altera tudo em nós e nos tornamos uma nova criatura. Passamos de um perseguidor da igreja, para um pregador do evangelho.

Deixamos de lado o espirito de contenda e nos tornamos reconciliadores e pacificadores entre os homens. Deixamos a arrogância de lado e passamos a andar em humildade conforme Jesus.

Largamos as trevas e caminhamos na luz. Deixamos de ser um crucificador, e passamos a carregar a cruz.

Note que o “buraco” é muito mais embaixo. O novo nascimento vai muito além de mudançazinhas superficiais.

É a transformação do nosso caráter, do velho homem cheio de rancores, ódios, soberbas e arrogâncias, par um homem experimentado em Deus.

É a transformação de um homem carnal para um homem espiritual, disposto a dar sempre razão a Deus numa consciência inabalável.

E o novo nascimento é um processo continuo, tem que ser todo dia, ate que venha a plenitude dos tempos.

Somos a tipologia de Cristo

O novo nascimento em outras palavras, é Deus se introduzindo em nós como uma semente que cresce nos dando uma nova forma, um novo sentido, um novo olhar, um novo significado para a vida.

Não veio da vontade de homem, mas da vontade de Deus. Esse é o sentido real do nascer de novo. Um ser espiritual que surge num corpo de carne. Um milagre de Deus.

Esse novo homem que surge em nós é um filho de Deus, nascido pela sua vontade, tal como o filho de Deus nasceu em Maria, assim ele também nasce em nós.

De modo que agora somos filhinhos do Pai, na tipologia da pessoa de Jesus Cristo. Somos novos “Jesuses” filhos de Deus sendo formados, nascidos por um milagre. Por isso Ele é o primogênito.

Ou seja, o novo nascimento é Cristo nascendo em nós. E sentimos as dores de parto ate que ele seja formado em nós mesmos, no nosso caráter, até que nos tornemos como Ele é em caráter. Não é fácil amigo, amiga.

O processo do novo nascimento é muitas vezes, doloroso, porque é o nosso velho Ser sendo desmanchado para que Cristo em nós apareça.

Quando entendemos qual é o verdadeiro significado de nascer de novo, damos menos importância para as aparências e focamos na verdadeira mudança que começa na mente e no coração.

 Sintomas de que o processo do novo nascimento iniciou em nós
  • Nos tornamos cada dia mais pacientes
  • Experimentamos a verdadeira liberdade em Cristo
  • O poder da culpa nos é arrancado – somos livres
  • Nos tornamos misericordiosos
  • As coisas velhas passam e tudo se faz novo em nossa vida
  • Nos tornamos mais ponderados
  • Manso e Humilde, dispostos a aprender de uma criança se for preciso
  • Não fazemos mais barganhas com Deus – está consumado
  • Não nos conformamos com o mundo
  • Passamos a ter paz no coração
  • Temos o poder de perdoar os que nos causam Dor
  • Nos renunciamos a nós mesmos todos os dias, dando razão a Deus
  • Esvaziamo-nos de nós mesmos para Cristo fazer morada
  • Nos tornamos mansos e humildes de coração
  • E a lista continua…
Um chamado à regeneração

Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?


E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus”. Mateus 18:1-4

Este é claramente, um chamado à regeneração, ao novo nascimento. Jesus disse que nascer de novo é uma condição indispensável para que possamos entrar no reino dos céus.

Todas essas características precisam fazer parte da vida de um verdadeiro cristão. Essa transformação que Jesus nos propõe, acontece gradativamente. Todo dia, ininterruptamente.

Como um bebê que nasce e vai se desenvolvendo aos poucos, até que atinja a fase adulta. E lembre-se, todo processo de mudança e de crescimento Dói.

E se ainda não doeu em você, considere o fato de que esse processo ainda não tenha começado, porque renunciar-se a si mesmo é doloroso. Esse processo já começou em você?

Você compreendeu qual é o verdadeiro significado de nascer de novo? Eu espero que tenha ficado claro pra você.

Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. 1 Coríntios 2:14

É impossível ao homem, compreender as coisas celestiais, se o processo de regeneração espiritual não estiver operando nele (humildade por exemplo). Porque estas coisas só se discernem em espirito.

Por isso Nicodemos não podia compreender as palavras de Jesus, ele sequer conseguia entender qual é o verdadeiro significado de nascer de novo.

Assim como Saulo de Tarso não podia compreender o poder do Evangelho, ate ter um encontro com Jesus. 

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo2 Coríntios 5:17

Em resumo

Vimos que no Evangelho o “buraco” é muito mais embaixo e que Jesus nos chama para algo realmente grandioso, poderoso e profundo.

O evangelho não nos chama para uma mudança superficial, mas a uma mudança profunda e subversiva.

Espero que este estudo faça você repensar sobre qual é o verdadeiro significado de nascer de novo.

Há uma necessidade muito grande de nos dedicarmos ao estudo da palavra. Ainda há uma carência enorme nas igrejas, de irmãos e irmãs aprofundados no conhecimento da Palavra.

Chega-se a pensar que só pastores e obreiros devem levar a sério o estudo da bíblia. Não podemos deixar a preguiça falar mais alto.

Erreis por não conhecer as escrituras, nem o dom de Deus. Deseja ir alem nos estudos da Palavra? Então clique aqui e conheça o curso de teologia à distância.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!