3 coisas que Entristecem o Espirito Santo

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 26/11/2020

Compartilhe agora mesmo:

No artigo de hoje vamos tratar de um assunto muito interessante, nós vamos falar a respeito dos 3 principais motivos que entristecem o Espírito Santo.

É verdade que existem inúmeras coisas que nós fazemos no dia a dia e que consequentemente entristecem o Espírito Santo, porém no artigo de hoje irei ressaltar apenas as 3 principais para que essa mensagem não fique longa, chata e massiva.

O que é e qual o papel do Espirito Santo?

Muitos ainda hoje estão aceitando Jesus Cristo como único e suficiente salvador almejando uma mudança de vida, mas não sabem nem o que é e qual o papel do Espírito Santo.

Eu por exemplo, quando recém convertido, achava que o Espírito Santo era uma pombinha branca que aparecia voando dentro da igreja num dia especial qualquer… Enfim, eu não sabia o que era o Espírito Santo.

O Espirito Santo é a 3ª pessoa da trindade e ele é tão importante quanto Deus Pai ou Deus Filho.

De forma breve e resumida quero lhe afirmar que o Espírito Santo não é nada menos que o Deus em ação aqui na terra!

Caso queira saber mais sobre quem é o Espirito Santo super recomendo que você clique aqui e leia este outro artigo.

A bíblia nos diz que Jesus foi para o Pai e nos deixou o Espírito Santo, ou seja, uma vez que nós confessamos a Jesus com a nossa boca o Espírito Santo vem habitar dentro de nós.

E o grande fato é que quando nós entristecemos o Espírito Santo a nossa vida literalmente começa a desandar, quando a gente entristece o Espírito Santo a gente se afasta dele.

Isso mesmo! Não é ele quem se afasta de nós e sim nós que acabamos nos afastando dele!

E uma vez que que nós escolhemos nos afastar dele começamos a ficar a cada dia mais fracos e frágeis as investidas de satanás.

Acredite, toda luta que você tentar travar contra o mal estando afastado do Espirito Santo você certamente ira perecer, você esta sujeito a facilmente cair.

3 coisas que Entristecem o Espirito Santo

Como Entristecer o Espirito Santo?

Quero ler contigo o que a palavra de deus diz em efésios capítulo 4 e versículo 30, leia comigo:

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Algumas pessoas tendem a pensar coisas como: ‘Onde já se viu falar em maneiras de entristecer a Deus… Deus não fica triste… Deus não fica alegre…’

Amado, saiba que Deus tem sentimentos sim! Ele fica triste, Ele fica alegre e também fica irado…

Com certeza você esta se questionando agora: ‘- Tá, mas o que o que nós podemos fazer que pode entristecê-lo?’

Existem muitas coisas que você pode fazer que venha entristecer o espírito santo, mas aqui eu quero abordar somente 3 delas. Vejamos a primeira delas logo abaixo:

1. Murmurar Entristece o Espirito Santo

Será que você realmente sabe o que significa murmurar?

Murmuração é uma espécie de reclamação seguida de ingratidão. O murmurador normalmente vive baseando-se por circunstâncias e momentos.

Ou seja, se determinado  momento está sendo agradável a esta pessoa ela começa a agradecer e ficar alegre, mas quando a situação começa a não sair do jeito que a pessoa espera então ela começa a reclamar e falar mal de Deus.

O murmurador começa a dizer que Deus não está vendo ele, que Deus não está mais olhando e por ai vai…

Isto sem comentar (já comentando) que quem pratica a murmuração não costuma olhar para trás e notar quantas vezes Deus já o abençoou.

Por que coisas ruins acontecem? A raiz das Murmurações

Perceba que muitas das coisas que acontecem em nossa vida são determinadas colheitas de sementes que foram plantadas lá trás, enquanto outras coisas são processos necessários para o nosso crescimento como cristãos.

Por exemplo:

1. Colheita

O mesmo apóstolo Paulo que escreveu Efésios 4: 30 é citado na bíblia sagrada num determinado momento em que o mesmo aceitou a Jesus, então Ananias impôs as mãos sobre ele e ele foi cheio do Espírito Santo.

Logo após o Espírito Santo começar a habitar dentro de Paulo ele foi para a igreja e quando chegou lá as pessoas da igreja ficaram receosas e não quiseram aceita-lo.

Ou seja, a igreja rejeitou Paulo e o que quero que você entenda é que Paulo sofreu este momento de rejeição mesmo estando cheio do Espirito Santo.

Esse acontecimento ‘ruim’ que ocorreu no inicio da caminhada do Apostolo foi na verdade uma colheita que ele estava tendo pois antes da conversão de Paulo ele era perseguidor de cristãos.

Paulo julgou muitos crentes, inclusive foi responsável pela morte de Estevão a pedradas.

Concluindo, toda rejeição que Paulo sofreu foi fruto de uma colheita!

Observe que a culpa de você colher certos acontecimentos ‘trágicos’ não é de Deus e sim inteiramente sua!

Quer mudar a colheita futura? Comece a prestar atenção nas sementem atuais sendo lançadas.

2. Processo

Posteriormente Paulo passou por prisões, lutas, fome e escassez. Todas essas situações eram parte de um processo necessário para que ele se tornasse o grande homem que ele se tornou.

O processo é aquilo que Deus permite você passar porque tal acontecimento ira te fortificar, fazer você crescer e aprender.

Note que quando estamos murmurando a Deus, na verdade estamos dizendo que somos melhores do que Deus.

Estamos dizendo que Deus está errado (que a colheita é injusta ou o processo incorreto) e que se estivéssemos no lugar dele faríamos  melhor, você realmente acha isto?

A consequência da murmuração é que quando vamos orar não conseguimos mais sentir a presença do Pai, quando vamos ler a bíblia já não conseguimos entender o que está escrito e por aí vai…

Por isso, a partir de hoje não seja mais um murmurador!

2. Soberba Entristece o Espirito Santo

A palavra de Deus em Tiago 4: 6 fala que o Senhor exalta os humildes mas Ele resiste ao soberbo.

Soberba ou orgulho não se limita meramente em ser grosseiro, pois o verdadeiro soberbo é aquele que também se acha auto suficiente e que não precisa de ninguém para nada.

Tanto a soberba quanto o orgulho não tem apenas a ver com o que você tem e sim com o que você é.

Eu junto ao ministério que Deus direciona faço muitos trabalhos sociais indo distribuir comidas, roupas  e utensílios para os moradores de rua e por incrível que pareça ora ou outra eu me deparo com moradores de rua extremamente soberbos.

Muitas vezes eles não tem o que comer, não tem o que vestir no dia, não tem onde dormir ou repousar a cabeça.

Mas mesmo assim dizem com certa grosseria que não precisam de nada, que estão muito bem da forma que vivem e etc.

Já do outro lado da moeda existem pessoas que são soberbas justamente por ter algo a mais que outras, talvez muito dinheiro, um ótimo carro, por ter uma casa própria e acreditar que o que possui (coisas terrenas) a torna independente dos outros e ate mesmo de Deus.

Sem mencionar pessoas soberbas por conta de seu conhecimento terreno.

Alguns ao adquirir certo conhecimento acha que sabe mais que todo mundo e não precisa ser ensinado em sentido algum.

Deus não pode relacionar-se (profundamente) com o soberbo

Por exemplo, o soberbo ao receber uma oportunidade de Deus para aprender algo novo (que talvez pareça comum) pensa: ‘Ah, isso daí eu já sei, eu não preciso disso…’

Amado como Deus ira se relacionar com esta pessoa? Todo soberbo é rebelde, não se submete a autoridade de pai e mãe, não se submete a liderança da igreja, qual a probabilidade dele se submeter a autoridade de Deus?

Literalmente 0, pois ele se acha auto suficiente demais, ele se acha o cara, ele acha que já está cheio de Deus.

E irmão não tem como encher um vaso fechado, que está tampado achando-se (erroneamente) estar cheio demais.

O que mais vemos nas igrejas hoje em dia são pessoas que estudam tanto a bíblia, teologia, bacharel, doutorado, mestrado não sei das quantas e por conta disso não chegam a lugar nenhum.

Essa é uma pessoa soberba e a única coisa que ela tem é a letra adquirida pelos próprios conhecimentos, mas a graça de Deus nada.

Quem é soberbo acha que nunca precisa de ajuda, às vezes ela está passando por tantos problemas, tantas necessidades e o próprio Deus coloca pessoas no caminho dela para ajudar e esse alguém insiste que não precisa de nada.

Para o soberbo quem precisa de ajuda sempre é o outro, sempre é o outro quem precisa aprender, sempre é o outro quem precisa mudar…

Vingança Entristece o Espirito Santo

3. Vingança Entristece o Espirito Santo

O sentimento de vingança é um sentimento que entristece muito o Espírito Santo.

Se eu te perguntar se alguém já te fez muito mal, certamente você vai dizer que SIM. Tanto que você consegue lembrar de cada detalhe de como isto ocorreu ate hoje.

Será que você realmente perdoou esse alguém?

Você anda stalkeando a vida dessa pessoa nas redes sociais ou ora ou outra busca saber da vida dela? Se respondeu SIM a esta pergunta é um sinal que a magoa ainda esta instalada em seu coração.

Deixa eu te contar uma história:

Certa feita uma pessoa foi transladada ao céu, até um determinado local no céu onde havia um anjo que tomava conta dali.

Aquele local era como uma biblioteca e cada livro ali situado simbolizava a vida de um ser humano que estava vivo na terra.

Os livros continham informações sobre o que cada ser humano iria ganhar e conquistar.

Então o anjo disse a pessoa que havia sido levada a biblioteca:

– Olha, eu vou deixar você entrar porém eu vou te dar somente 15 minutos para você entrar e ver o que você desejar nestes livros.

E a pessoa ao entrar na biblioteca notou que os livros estavam organizados em ordem alfabética e logo pegou um qualquer e começou a ler:

– Nossa, tal pessoa aqui ó… Tá ganhando X coisa, ela vai comprar uma casa nova, ela vai ganhar um carro novo, ela vai mudar de país e será bem sucedida na vida.

De repente pensou… Deixa eu ir ler sobre aquele ‘alguém’ lá…

Logo foi ver o livro de uma pessoa que lhe fez muito mal, lhe causou dano, lhe fez chorar muito… Lhe causou feridas na alma, físicas e tambem emocionais.

Quando abriu o livro notou que aquela pessoa estava prestes a conquistar coisas maravilhosas e logo disse:

– Que? Olha só que infeliz. Esse daí vai ser abençoado? Como é que pode uma coisa dessa? Esse infeliz aqui estar sendo próspero… Não pode ser!

De repente o anjo chamou e disse: – Acabou seu tempo, hora de voltar para terra.

Moral da história:

A pessoa poderia ter gasto aqueles 15 minutos de oportunidade lendo o seu próprio livro, ver o que que iria dar certo e o que iria errado em sua vida.

Poderia descobrir o que iria e o que não iria conseguir para se necessário mudar os seus hábitos hoje para que amanhã conquistasse aquilo que estava escrito.

Mas a pessoa magoada optou por perder seu tempo olhando para a vida do próximo, tudo isso porque próximo lhe causou uma ferida tão grande que esta aprisionado sem querer na mente da vitima.

Amados, quantos de vocês talvez tem carregado pessoas até hoje em suas mentes?

Tem gente que recebeu uma mágoa tão grande, foi ferido, traído, deixado para trás, foi abandonado quando não deveria e até hoje carrega a pessoa que a magoou em sua mente.

Talvez você esteja vivendo isso… Sabe, você não consegue mais nem ir ao shopping center e passear com a família porque você fica pensando:

– Aí, e se eu encontrar aquela pessoa aqui como é que vai ser…

As vezes e em situações mais criticas você vai dormir e você leva essa pessoa para tua cama (contigo na tua mente)…

Não tente enganar a si mesmo, você esta aprisionando e revivendo a dor, aquela ferida em sua mente pois ainda esta magoado.

Você almeja ver a vida dessa pessoa literalmente dar errado, você inconscientemente busca vingança (porque em sua mente isso é justiça).

Essa atitude entristece tanto o Espirito Santo pois Deus é justo e isso que você esta mentalizando não é justiça, isso é um sentimento de vingança e mágoa.

Entenda que a mágoa na verdade é um veneno que você próprio ingere achando que quem vai morrer é a outra pessoa…

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!