Um falso profeta é aquele que afirma falar em nome Deus, sem contudo representar à Deus ou até mesmo pertencer a Ele.

Nós estamos vivenciando um tempo profético, onde verdadeiros profetas e íntegros filhos de Deus estão sendo levantados, e em oposição, Satanás levanta os falsos para confundir a igreja de Cristo.

Fique de olho nesses sinais de um Falso Profeta

A verdade é que falsos profetas podem estar invadindo nossas igrejas e púlpitos nos dias de hoje, então é mais do que importante saber quem são, quais suas características e como identifica-los. 

Este artigo é crucial para responder a uma pergunta que muitos tem feito nos dias de hoje (como reconhecer um falso profeta?). Vejamos a resposta:

O que é um falso profeta?

“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;
Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. (Jeremias 29: 8,9)”

Vamos começar o estudo de hoje respondendo a esta pergunta: O que é um falso profeta? Porém para entendermos melhor um falso profeta vamos aprender primeiro as características do verdadeiro.

Basicamente um verdadeiro profeta segundo a Bíblia é aquele que proclama a palavra de Deus e a verdade contida nelas, que fala ao povo em nome do Senhor numa determinada situação. 

Às vezes profetiza sobre um evento futuro e outras vezes fala a respeito de um assunto que está acontecendo atualmente. 

Por definição, então, concluímos que um falso profeta é aquele que se apresenta como quem está falando em nome do Senhor, porém, ao invés de proclamar a verdade, ele fala mentiras. 

7 características de um Falso Profeta

“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13: 22)”

Dito isto, irei citar abaixo 7 características de um falso profeta:

1. Um falso profeta fala mais em dinheiro do que em Cristo. Um falso profeta comercializa o evangelho e vende as bênçãos de Deus mediante ofertas extravagantes.

2. Um falso profeta considera sua palavra inquestionável colocando suas profecias e revelações em pé de igualdade com as Escrituras.

3. Um falso profeta interpreta as Escrituras segundo a ótica do seu “próprio umbigo” relativizando o absoluto e inventando doutrinas segundo os desejos de seu coração.

4. Um falso profeta prega o evangelho da confissão positiva, negando a possibilidade do sofrimento, e anunciando um cristianismo desprovido da cruz.

5. Um falso profeta tem sede de poder, vive pelo poder e ama o poder.

6. Um falso profeta se considera melhor do que os outros e em virtude disso, distingue-se do rebanho criando e fabricando novos títulos eclesiásticos.

7. Um falso profeta fala de Cristo, entretanto o nega, prega sobre Cristo, mas não o conhece, fala em nome do Espírito Santo, sem contudo ter sido regenerado por ele.

3 sinais de alerta de um falso profeta

3 sinais de alerta de um falso profeta

1. Falsos Profetas em publico se comportam como ovelhas, mas na verdade são lobos ferozes

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até você em pele de cordeiro, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7:15).

A primeira coisa a notar em um falso profeta é que ele pode se parecer com crente, pode ter uma boa aparência. Ele pode parecer legítimo e até mesmo usar de uma ‘linguagem certa’. 

Em outras palavras, um falso profeta sabe como se parecer com ovelha. Porém ele pode parecer inofensivo, mas é extremamente perigoso.

Neste versículo em Mateus, Jesus usa a analogia de um lobo e uma ovelha. Ele chama o falso profeta de lobo feroz

Os lobos são predadores e, para sobreviver, devem encontrar continuamente novas presas. Quando eles atacam, são cruéis!

O falso profeta busca se parecer a uma ovelha, mas ele ataca como um lobo. Ele procura devorar fazendo com que as pessoas acreditem em uma mentira ou coloquem confiança em algum outro lugar que não seja unicamente seguir Jesus e a sua palavra. Isso é o que o torna perigoso.

2. O falso profeta ‘profetiza’ de suas próprias ilusões

“Então o Senhor me disse: “É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes”. (Jeremias 14:14)

O falso profeta frequentemente profetiza de sua própria imaginação. No entanto, como ele sabe fazer isso muito bem, se você não tomar cuidado pode facilmente ser vítima dele. 

Outra coisa com a qual se deve ter cuidado é o falso profeta que profetiza apenas o que você deseja ouvir.  Palavras doces e motivadoras, benção ‘fáceis’ e automáticas.

Entenda, os falsos profetas podem até profetizar coisas boas, mas não estão 100% de acordo com a Bíblia Sagrada.

3. O que eles profetizam não se torna realidade

“E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. (Deuteronômio 18:21,22)”

O grande teste para qualquer um que afirma ser um profeta de Deus é simples. Observe se o que ele profetiza costuma se tornar realidade?

3. Falsos profetas conduzem as pessoas para longe de Cristo

“Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,
e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: “Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los”,
não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.
Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. (Deuteronômio 13:1-4)”

O que acho intrigante neste versículo é que ele revela que o falso profeta pode sim anunciar algum sinal ou maravilha. Isso pode levar você a acreditar que esse falso profeta é verdadeiro. 

Mas reflita: ‘Quem está sendo glorificado com tal sinal? O anjo? O jejum? O dinheiro?’

Amado, toda pregação, sinal, milagre ou maravilha que não aponta diretamente para Jesus Cristo é falsa!

É por isso que tempo e paciência são dádivas maravilhosas quando você está lidando com alguém que se declara profeta. 

O tempo é necessário porque acabará por revelar os motivos do coração. E é preciso paciência para ver se o que eles dizem se torna realidade.

Existem falsos profetas hoje?

Existem falsos profetas hoje?

A resposta curta e direta é SIM. Considere esses versículos.

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
Muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2 Pedro 2: 1-3)”

Quando você busca discernir sobre o que é um falso profeta e o que os move, há uma boa possibilidade de que seja uma destas coisas:

O dinheiro

Muitas vezes, falsos profetas veem as coisas de Deus como uma forma de encher seus bolsos de dinheiro. 

Portanto não se surpreenda se o falso profeta estiver atrás de seu dinheiro, porque ele é a principal fonte de sua motivação. 

A ganância vergonhosa dessas pessoas fará com que elas inventem mentiras como forma de conseguir seu dinheiro, então tome cuidado com esses hipócritas.

O poder

O falso profeta tem a habilidade de manipular o pensamento daqueles que estão sob seu controle. Isso é como uma droga para o falso profeta porque alimenta seu ego. 

O outro lado é que às vezes as pessoas querem esses falsos profetas ao seu redor, simplesmente para lhes contar mentiras. 

Eles usam essas mentiras como justificativa, para que possam continuar a viver o estilo de vida que quiserem. Torna-se a combinação perfeita.

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (2 Timóteo 4: 3,4)”

Se você se lembra, anteriormente definimos o que é um falso profeta. Uma característica é que eles falam a partir de seus próprios delírios. 

Agora eles não estão apenas falando, mas têm um público que quer ouvir.

O que você deve fazer ao encontrar um falso profeta?

O que você deve fazer ao encontrar um falso profeta?

Com maior compreensão do que é um falso profeta, o que você deve fazer se encontrar um? Essas pessoas podem parecer muito intimidantes, mas veja como você deve lidar com elas:

1. Não tenha medo deles

Lembre-se de que o falso profeta não tem poder ou autoridade real. Não importa quantas vezes eles digam “Assim diz o Senhor”, sua autoridade não vem de Deus, então você não precisa se preocupar com o que eles dizem. 

2. Evite-os

“Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. (Romanos 16: 17)”

Se alguém foi identificado como falso profeta, fuja dele e evite-o. Não há razão para encher seu coração ou mente com qualquer coisa que eles tenham a dizer, porque a verdade não está neles. Portanto, siga o conselho de Paulo e fique longe.

3. Exponha-os

“Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. (Efésios 5: 11)”

Se alguém é um falso profeta e você sabe disso, soe o alarme. Diga a todos que você conhece que eles são falsos profetas e incentive-os a fazer o mesmo. 

No entanto, não se surpreenda se você for rejeitado, especialmente se uma pessoa estiver seguindo esse falso profeta.

Mas atente-se que o erro de seus caminhos seja visto à luz da Palavra de Deus, e não de sua opinião pessoal.

Esteja Preenchido com a Palavra

Esteja Preenchido com a Palavra

Haverá falsos profetas por aí e você deve estar ciente. Sim, é importante saber o que é um falso profeta, porém o mais importante é saber como evitar ser vítima deles. 

Existem duas coisas que você precisa: a Palavra de Deus e discernimento.

Surpreendentemente, essas duas coisas funcionam juntas. A palavra de Deus dá-lhe clareza quanto ao que é a verdade, por isso certifique-se de que conhece a palavra, o que acredita e o que é verdade. 

O Espírito de Deus lhe dá discernimento. Este é um aviso interno de que mesmo que algo pareça certo, você sabe que algo está errado. 

Em outras palavras, estou encorajando você a ser cheio da Palavra de Deus e do Espírito de Deus

Estas são suas maiores armas contra lidar com qualquer um que seja um falso profeta.

”O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. (Efésios 4: 14)”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!