Estudo bíblico sobre o que é Autoridade Espiritual

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 09/07/2021

Compartilhe agora mesmo:

A bíblia nos ensina que autoridade espiritual nada mais é do que a autoridade do Senhor Jesus que é repassada à seus filhos através da fé.

Quero ressaltar desde já que toda autoridade pertence somente à Jesus, mas Ele mesmo confia essa autoridade aos seus filhos aqui na terra!

– Tyago, onde está isso na bíblia? Leia a seguir:

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28: 18-20)

Caso você não queira ou não possa ler agora, assista ao vídeo com um pequeno resumo desta aula e estudo:

Como servos de Cristo, devemos tomar posse da Autoridade Espiritual perdida no Éden!

Essa autoridade é exatamente o que Satanás deseja, porque se ele conseguir nos fazer abrir mão da autoridade que Deus nos deu, ele a usará contra nós mesmos.

Adão e Eva ocuparam a mais alta posição de autoridade na terra. Todas as coisas vivas e a natureza estavam sob sua autoridade (Gênesis 1: 26).

Enquanto Adão manteve sua posição de autoridade, não existiam doenças, terremotos, fome ou sofrimento. Mas quando o pecado foi cometido, tudo o que estava debaixo de sua autoridade foi transferido para o inimigo do Senhor.

A Bíblia nos comprova este fato por meio da declaração arrogante de Satanás, ele tentou à Jesus no deserto, levou Cristo às montanhas, mostrou-lhe todos os reinos deste mundo e declarou:

“Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.” (Lucas 4: 6).

Ou seja, Deus confiou autoridade a Adão e Adão deu-a de mão beijada para Satanás quando pecou…

A partir daí tudo o que Deus colocou sob seus cuidados foi afetado, toda harmonia e ordem deram lugar a um declínio gradual. A morte, doença, pobreza, terremoto, fome, praga e tudo mais entrou na terra.

Ate que veio Jesus que como filho de Deus reconquistou toda a autoridade e nos livrou do governo de Satanás!

Antes de voltar para seu pai, Jesus declarou: “Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra.” Satanás e Adão governam apenas a terra, mas o governo de Jesus inclui não apenas a terra, mas também o céu.

E o mais interessante é que os redimidos, os firmados em Cristo, agora podem receber uma posição espiritual acima do diabo!

O que é autoridade espiritual?

O que é autoridade espiritual?

A Bíblia nos fala de autoridade espiritual primeiramente apontando para o senhorio de Deus, pois Ele é a própria fonte da autoridade, de modo que qualquer autoridade exercida por seus filhos é derivada e submissa a Ele!

Jesus veio a terra, recebeu do Pai todo esse poder e delegou o mesmo à todo aquele que verdadeiramente crê nele. Por isso podemos afirmar que todo crente tem autoridade espiritual, como embaixador de Jesus aqui na terra para:

  • Pregar o evangelho – Atos dos Apóstolos 1: 8
  • Ensinar a Palavra a outros – Mateus 28: 19-20
  • Vencer o medo e o pecado – 2 Timóteo 1: 7
  • Fazer o que Jesus fazia – João 14: 12

Jesus realizava milagres, curava doentes, expulsava demônios, ressuscitava mortos, consolava quem estava triste e trazia transformação em todos os lugares onde ia. E a Bíblia é clara ao dizer que Ele nos deu autoridade para fazer o mesmo!

Como ter Autoridade Espiritual?

Talvez você se questione: ‘- Tá, mas como é feita essa seleção de pessoas com quem Jesus irá compartilhar de sua autoridade? Como ter autoridade no mundo Espiritual?’

Simples, Jesus compartilha de sua autoridade espiritual com quem se sujeita a pagar o mesmo preço que Ele pagou para obtê-la!

Ou seja, com pessoas que manifestam obediência, submissão, honra e bom caráter. Para esses, o mestre Jesus disse:

“Eis que vos dou autoridade para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo e nada absolutamente vos farão dano.” (Lucas 10: 19)

Mas tenha em mente que autoridade no mundo espiritual se não bem administrada pode trazer soberba, e por esse motivo Jesus no versículo seguinte declarou:

“Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”. (Lucas 10: 20)”

Dito isto, quero compartilhar alguns princípios relatados na bíblia para se ter autoridade espiritual, vamos lá:

Quais os princípios para se ter autoridade no mundo espiritual

Quais os princípios para se ter autoridade no mundo espiritual?

Vamos começar este paragrafo a partir da seguinte questão: “- Que raios significa essa palavra? O que é um princípio segundo a bíblia?”

Princípio bíblico é um comando estabelecido pelo Senhor com o objetivo de organizar, proteger e viabilizar uma administração saudável e efetiva de algo.

Isso é tão abrangente e importante que se quebrarmos qualquer princípio da bíblia, posteriormente ele nos quebrará!

Um princípio quando quebrado, é como se tirasse um pilar de uma construção, ela não cai imediatamente, mas lá na frente colocará toda construção em jogo e certamente cairá!

pelo menos quatro condições para que a autoridade espiritual exista e funcione na vida do crente. Também chamadas de colunas da autoridade espiritual que são: caráter, honra, submissão e obediência.

Abaixo vamos analisar uma a uma:

A autoridade legítima vem a partir do CARÁTER.

Caráter se baseia num conjunto de escolhas que a pessoa faz voluntariamente ao enfrentar provas de obediência, de perseverança, de verdade e disposição de um coração inteiro no propósito de Deus.

A formação do caráter cristão ocorre quando o homem pecador, que se encontrava completamente dominado pelo pecado, experimenta o novo nascimento, onde ele é regenerado pelo Espírito Santo.

Após nascer de novo ninguém é mais o mesmo. Se porventura for, na verdade é porque ainda tal pessoa não nasceu de novo.

O redimido possui uma conduta diferente, um caráter que aponta para Cristo, Aquele que o resgatou.

Essa mudança é infalível, pois conforme escreveu o apóstolo Pedro, o próprio Deus é quem aperfeiçoa, firma, fortifica e fundamenta aqueles a quem Ele chamou para derramar da sua autoridade (1 Pedro 5: 10).

Deus só HONRA quem sabe dar HONRA.

Segundo o próprio dicionário ter honra significa dar consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos ou morais.

Este é um princípio que leva alguém a ter uma conduta aprovada, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade.

Biblicamente falando honra significa um relacionamento onde priorizamos o outro mediante sua autoridade. Sempre quando priorizamos alguém estamos honrando essa pessoa!

Tenha em mente que honra é a característica dos verdadeiros filhos de Deus!

Visto que o Senhor sempre quer compartilhar o que há de melhor conosco, Ele quer que experimentemos a honra, porque em Sua opinião, dar é melhor do que receber.

Deus quer isso, essa é a natureza dele!

As recompensas da HONRA:

A honra pode ser demonstrada com uma atitude, uma palavra e até mesmo com um pensamento. Mas toda verdadeira honra tem origem no coração!

É engraçado como vemos algumas pessoas honrando outras de diversas maneiras. Mas a verdade é que não importa a maneira, o que importa é que a honra venha do coração, e apenas isso!

Quando o homem de Deus entende e pratica o princípio da honra ele recebe direto do Senhor bênçãos celestiais, prosperidade em todas as áreas, favor, paz, galardão no céu, vida em abundância, alegria, satisfação, autoridade, etc.

OBEDIÊNCIA extrema à Deus traz autoridade extrema de Deus.

“Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus

(…)

 O Senhor te abençoará e te abrirá o seu bom tesouro, o céu para dar chuva à tua terra no seu tempo e abençoará todas as obras das tuas mãos. Emprestarás a muita gente, porém tu não tomarás emprestado.” (Deuteronômio 28: 1-12)

Fomos chamados à obediência pela fé! Esta deve ser a forma de caminhar de todo cristão! Mas cuidado pois a obediência “aparente” é desobediência…

Aprendemos a falar e a nos comportar com ares de bons cristãos, e, com isso, encobrimos a nossa desobediência.

A relativização da obediência e o cumprimento meramente parcial dos mandamentos de Deus é uma forma velada da prática da desobediência! Até porque a aparência e a parcialidade levam à desobediência.

Algumas pessoas vivem a aparência; outras, porém, a parcialidade! Outras, ainda, conseguem tropeçar em ambas as coisas e esse é um principio crucial para se ter autoridade espiritual.

O princípio da SUBMISSÃO:

Sem dúvidas um dos elementos mais importantes no entendimento da autoridade espiritual é a submissão e não existe submissão sem respeito e voluntariedade!

Submissão é um dos segredos da felicidade humana, a bíblia afirma que a submissão é um dos aspectos centrais do evangelho.

A submissão a Jesus está relacionada com a aceitação de propostas e /ou condições e desejos que nos são impostos por Cristo.

Seguir Jesus é obedecer ao seu modo de operação e existência. É impossível chegar perto dele, sendo insubmisso às suas palavras!

Mas quero que tome cuidado com os falsos ensinamentos dos dias de hoje, por isso leia agora o que não é submissão pois essas mentiras podem inconscientemente te impedir de ser submisso ao Senhor:

  • Submissão não é anulação de uma pessoa, nem da sua vontade.
  • Não é obediência cega.
  • Submissão não é escravidão.
Autoridade Espiritual se resume nisto

Autoridade Espiritual se resume nisto:

Quase imediatamente, na sequência do pecado de Adão e Eva, Deus prometeu que agiria para salvar a humanidade ao enviar outro Representante, outro Adão para ficar no lugar dos homens e, desta vez, conquistar salvação eterna para eles.

Quando Deus faz essa promessa, foi um momento maravilhoso, porque a promessa estava sendo feita no momento mais obscuro possível, quando Deus está executando juízo contra a serpente que tentou Adão e Eva ao pecado. Eis que Gênesis registra o que Deus disse, vejamos:

“Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gênesis 3: 14-21)

Você pode ver a promessa no final? Um dia, Deus enviaria um Homem que feriria a cabeça da serpente de um vez por todas.

Em outras palavras, este Homem faria o que Adão deveria ter feito como representante da humanidade, e, ao fazer isso, salvaria os humanos do desastre que seu pecado trouxera para eles mesmos e todo o mundo.

CRISTO MORREU, RESGATOU A AUTORIDADE ESPIRITUAL QUE UM DIA FOI PERDIDA E CONFIOU A SEUS FILHOS, PARA QUE AO NOME DE JESUS SEJA DADA TODA HONRA, TODA GLÓRIA E TODO LOUVOR.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!