3 pilares que geram um Avivamento Sustentável segundo a Bíblia

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 26/07/2021

Compartilhe agora mesmo:

Você realmente sabe o que é um avivamento sustentável e genuíno segundo a bíblia?

Quando o assunto é avivamento, muitas pessoas ficam perdidas. Várias delas logo pensam em horas de adoração, pessoas rendidas ao Senhor e recebendo certos tipos de ‘milagres’.

É bem verdade que tudo isso pode fazer parte, mas um avivamento bíblico vai muito além de palavras, momentos e cultos específicos.

Uma pessoa que foi verdadeiramente avivada pelo Espírito de Deus vivencia uma real mudança em todos os aspectos de sua vida. Justamente por isso afirmo que o pleno avivamento é indispensável na vida de qualquer crente, afinal de contas, precisamos ter a nossa fé renovada constantemente.

Essa renovação espiritual é essencial para o crescimento cristão.

Preparamos esta pregação para você entender melhor o que é avivamento, como ele acontece e como buscá-lo de maneira bíblica. Acompanhe no vídeo abaixo e/ou se preferir leia este estudo!

Atos é o livro que da base a um Avivamento Sustentável.

O texto de Atos dos Apóstolos é o único livro do Novo Testamento que descreve os primeiros acontecimentos da igreja primitiva, aqui podemos ver de forma impar o quanto o povo era avivado.

Os evangelhos focalizam a história de Jesus até a sua ascensão e as epístolas de Apocalipse são dirigidas a igrejas já formadas, mas o livro de Atos nos mostra os primeiros resultados daquilo que Jesus ensinou e praticou durante o seu ministério terreno.

Sem o livro de Atos, seria impossível saber de onde e como as igrejas surgiram!

Alias, você sabia que no livro de Atos está registrado que os discípulos receberam pela primeira vez o nome de cristãos? (Leia Atos 11: 26).

Um verdadeiro cristão (pequeno cristo) segue a Jesus e busca se tornar cada vez mais parecido com Jesus, obedecendo aos seus mandamentos e buscando agir como Ele agiu na terra.

Se cada seguidor de Cristo realmente viver como Ele, “escreveremos o capítulo 29 do Livro de Atos dos Apóstolos”. Esse é um grande desafio mas Deus ajuda-nos através do Espírito Santo, que mora dentro de cada um de nós.

Alguém pode dizer que a igreja primitiva foi muito perseguida, e sim isto é verdade. Mas fique sabendo que é impossível transparecer a luz sem incomodar as trevas!

No momento em que você se posicionar perante um avivamento de Deus é impossível as trevas não lhe perseguirem.

Porem fundamentado na Palavra de Deus ouso lhe falar que a perseguição é como o motor gerador do avivamento. A perseguição é uma forte característica em um avivamento bíblico.

Mas vamos com calma, deixa eu lhe explicar melhor o significado da palavra avivamento…

O que é Avivamento segundo a bíblia

O que é Avivamento segundo a bíblia?

Muito se fala sobre avivamento, mas poucos sabem de fato o que essa palavra significa.

Resumidamente podemos afirmar que avivamento nada mais é do que a invasão do Reino de Deus na Terra! Essa invasão é capaz de dissipar as trevas e transformar as nações.

Avivamento é um abundante derramamento do Espirito de Deus sobre o seu povo, renovando-o e despertando-o de sua preguiça espiritual, levando-o a preocupar-se com o pecado, a santidade e a glória de Deus.

Um avivamento fica marcado pela vitória do Espirito sobre a carne. O objetivo do avivamento segundo a bíblia é a revitalização espiritual da sua igreja.

Avivamento, no fim das contas, é a soma de atos realizados pelo poder do Espírito Santo. Ele tem início quando a Igreja é visitada pelo poder de Deus e é despertada pelo mesmo.

Segundo o próprio dicionário português a palavra avivar significa:

  • Dar forma a alguma coisa que já não tinha forma.
  • Trazer vida aquilo que está morto.
  • Acender a vida e movimentá-la.

Agora que você já entendeu o que realmente quer dizer a expressão avivamento e como a mesma surgiu, talvez esteja se questionando: Como podemos fazer para viver tudo isso? O que gera? Quais as características de um avivamento? Vejamos a seguir.

3 características que geram um Avivamento Sustentável:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2: 42)”

Qual o segredo de todo esse avivamento presente na vida da igreja primitiva? Sendo curto e rápido a resposta é que o segredo sempre foi o fundamento (o alicerce).

A minha e a sua bíblia diz que não existe avivamento sustentável e genuíno sem fundamento!

A palavra fundamento significa base, alicerce e fundação. Em analogia com a construção de um edifício, o alicerce  é a primeira etapa a ser realizada, não sendo possível levantar qualquer parede antes dele.

Os pilares devem ser firmes e bem construídos para que possam sustentar todo o peso do edifício, pois fundamentos fracos podem comprometer toda a edificação. 

Do mesmo modo, os fundamentos da vida cristã devem ser firmes, bem compreendidos e guardados no coração; pois servem de base para tudo que o Senhor Jesus deseja edificar.

Vamos agora com base nos versículos apresentados acima estudar os 3 pilares fundamentais que permitiu a igreja primitiva experimentar um avivamento sustentável.

Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos.

O ensinamento da Palavra de Deus na primeira igreja era chamado de: a doutrina dos apóstolos, pois Jesus revelou a sua vontade aos apóstolos e mandou que eles à entregassem até os confins da terra.

A doutrina da igreja primitiva veio dos apóstolos porque eles a receberam diretamente de Deus!

O texto diz então que todo o povo perseverava na doutrina. Todos os crentes (não somente os pregadores) perseveravam na doutrina!

Nos dias de hoje frequentemente, esperamos os outros se dedicarem à doutrina para nos guiarem. Mas segundo a bíblia todos os membros da primeira congregação foram dedicados à palavra.

Mas quero lhe chamar atenção ao verbo PERSEVERAR.

Perseverança significa ter força e paciência para não desistir. A pessoa que persevera enfrenta dificuldades, desafios e tempos de espera sem desanimar para alcançar seu objetivo.

A perseverança é uma parte muito importante da vida cristã, porque nos ajuda a manter os olhos no alvo que é Jesus.

Diante das dificuldades podemos fazer duas coisas: desistir ou continuar a perseguir nosso objetivo.

A perseverança é uma combinação de firmeza, paciência e esperança. A pessoa que persevera se mantém firme no seu propósito, tem paciência para esperar o tempo que for preciso para alcançar o objetivo e tem esperança que vai chegar lá, mesmo diante de obstáculos.

Assim como a igreja de Atos precisamos estar fundamentados na Palavra, nossa geração necessita perseverar na Palavra, pois só assim veremos o Avivamento prometido.

Eles perseveravam na comunhão.

Tá na hora dessa geração entender que o Senhor Deus tem uma dose especial de benção, vida, poder e avivamento para os irmãos que perseveram na comunhão.

Em uma das orações mais impactantes de Cristo Ele orou para que o véu fosse rasgado e para termos o direito de nos tornar um, segundo o próprio Jesus o céu é NOSSO e o Pai é NOSSO!

Aqueles que aceitam o sacrifício de Jesus na cruz são chamados de filhos de Deus. Quem é filho, faz parte de uma família, e na família a comunhão é essencial!

Os irmãos devem demonstrar amor uns pelos outros, devem aprender a cuidar do interesse do outro e não olhar só para a sua própria vida. Quando nós nos levantamos para defender o nosso irmão, podemos ter a certeza que Deus se alegra e derrama as Suas bênçãos sobre a nossa vida.

Devemos ter o saudável hábito de partilhar a nossa vida com os nossos irmãos na fé, e nos ajudar mutuamente na caminhada cristã.

Eles perseveravam na oração.

Entenda que a igreja que da mais importância a oração e menos as ‘briguinhas teológicas’ é a igreja do avivamento!

O que pode acontecer quando a Igreja não ora? Ela se torna parecida com um salão de festas, onde as pessoas querem apenas se encontrar.

Uma Igreja que não ora vive na dependência de festas, movimentos e eventos. Em uma Igreja que não ora os crentes são adeptos de São Domingos, pois só estão na Igreja aos domingos.

Quando a Igreja ora tudo pode acontecer! Em Atos 12: 5-7, a Palavra diz que Pedro estava na Prisão e a Igreja orava. Então algo aconteceu: Um anjo libertou Pedro e suas algemas caíram.

Hoje temos muitos crentes e até Igrejas com algemas e amarras colocadas pelo Diabo. Somente através de nossas orações que essas amarras serão destruídas.

Um avivamento sustentável só pode acontecer quando nós oramos e foi isto que aconteceu na Igreja Primitiva. Quando a Igreja ora, um grande avivamento começa no céu.

Não confunda Avivamento Sustentável com Movimento Adoidado

Não confunda Avivamento Sustentável com Movimento Adoidado!

As pessoas acreditam que avivamento se limita à pular, falar em línguas, rodar no mistério, entre outros…

Temos que parar com essa crença errônea, pois avivamento sustentável começa na perseverança na Palavra, na comunhão e na oração.

Avivamento bíblico é constante e não um breve movimento temporário, o verdadeiro avivamento surge no momento em que você reflete a imagem de Cristo.

Quer ser avivado? Seja igual a Cristo, simples assim!

Eu gosto muito de igrejas e crentes pentecostais, mas por amor a isso temos que nos examinar a cada dia para que Deus se agrade de nós e nos conceda o Seu genuíno avivamento.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Paulo Sérgio Custódio disse:

    Glórias a Deus que Deus continue a lhe usar grandemente.
    Temos ué fazer uma ótima reflexão sobre o avivamento se queremos mesmos ser avivados por Deus.

    1. Exatamente Paulo, é necessario refletirmos e nos posicionarmos perante esta promessa.