A Salvação vem pela Graça, pela Fé ou pelas Obras?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 01/08/2021

Compartilhe agora mesmo:

Se você chegou até este artigo é porque já reparou que a mesma Bíblia que afirma que a Salvação vem pela Graça mediante a Fé também afirma que a Fé sem obras é morta. Acertei?

Será mesmo que a Palavra de Deus se contradiz nesse quesito tão importante para nossa vida cristã? De cara quero lhe dizer que a resposta é NÃO!

O que acontece aqui é derivado da falta de conhecimento e falta de busca pelo mesmo por parte da nossa geração de crentes.

Para solucionarmos o caso e sanar essa questão de uma vez por todas fui impelido pelo Espirito Santo a escrever este artigo. Não tenho duvidas que o mesmo pode transformar a sua caminhada, portanto lhe convido a continuar esta leitura.

A Salvação vem pela Graça, pela Fé ou pelas Obras

O que é Graça?

Graça é um favor que não foi merecido, graça é algo bom que é dado não porque a pessoa que recebe merece e sim porque a pessoa que dá é generosa. Por isso Deus nos oferece a salvação de graça.

Quando alguém oferece um presente de graça, significa que quem recebe não tem de pagar pelo presente e nem se esforçar para merecê-lo.

Graça é um ato de amor incondicional que não depende da pessoa que recebe. A graça simplesmente revela o bom caráter de quem dá.

O que preciso fazer para ser Salvo?

Para você ser salvo, basta crer em Jesus como seu salvador! Não há nada que você pode fazer para merecer a salvação, porque Deus a oferece de graça. Basta aceitar esse presente de coração!

Nós merecemos castigo por causa de nossos pecados mas Deus nos enviou Jesus para pagar o preço e nos oferecer a salvação.

Porém mesmo não fazendo nada para merecer a salvação, nós podemos e devemos nos disponibilizar para sermos libertados do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e adotados como filhos de Deus para morar com Ele para sempre.

Por isso que a única coisa que você precisa fazer para receber a salvação é crer em Jesus e é aqui que entra a fé. Mas o que isso significa? Vejamos a seguir.

O que é Fé?

Não é fácil definir o que é fé, pois o ato de crer é algo bastante amplo. Todas as pessoas creem em alguma coisa, até mesmo aquele que se declara ateu.

Isso significa que nem todas as formas e tipos de fé são de fato a fé verdadeira. As pessoas possuem diferentes conceitos sobre fé!

O foco do nosso texto é a definição do que é a fé verdadeira segundo a Bíblia. Essa fé verdadeira vai muito mais além do que simplesmente crer em algo.

A Bíblia diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 1: 1). Essa é uma das definições mais claras acerca do que é a fé na Bíblia.

Sob esse aspecto, fé é depositar a confiança exclusivamente em Deus, independentemente das circunstâncias. É abraçar as promessas de Deus, confiar em sua Palavra e permanecer fiel a Cristo.

A fé verdadeira crê sem ver! Ela não precisa se ancorar em coisas visíveis para existir.

A verdadeira fé conhece e aceita a Palavra de Deus, e possui uma certeza profunda e inabalável de que tudo o que está revelado nela é verdade.

A fé sem obras é morta

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
(Tiago 2: 14-17)

Um simples assentimento intelectual não significa uma fé verdadeira. A fé genuína necessariamente será acompanhada de uma vida vivida de acordo com a verdade em que se crê.

Neste caso, a verdade é a Palavra de Deus e o grande objeto da fé é Cristo!

Portanto, aquele que crê verdadeiramente, procura ser cada vez mais semelhante a Cristo. Logo, as boas obras realizadas pelo redimido não indicam seus próprios méritos, mas servem de evidência da autenticidade da sua fé.

Se alguém que se diz crer, não demonstrar em sua vida as virtudes do fruto do Espírito Santo, na verdade ele não crê realmente.

Aprenda a se mover e viver pela Eternidade

O que há na palavra eternidade que chama a nossa atenção, e que, na verdade, tem o potencial de influenciar toda uma nação?

Um estudo como este, que é fundamentado nesta simples palavra: ETERNIDADE, pode transformar todo o país!

O tema eternidade prende a atenção de todos, isso porque fomos criados com a eternidade em nosso coração e consciente ou inconscientemente temos a compreensão de que há algo além de nossa vida terrena.

O desejo de todas as pessoas é viver uma vida que valha a pena, todas nossas escolhas e façanhas diárias são fundamentadas neste sentimento. E isto é um sentimento que vem direto do coração do Papai…

Portanto, é muito sábio mergulhar mais fundo naquilo que o Criador diz com respeito a eternidade.

Porém, segundo as Palavras Dele uma vida que valha a pena se traduz em uma vida que te transporte para a eternidade; uma vida cheia de fé e resultante em obras!

Já lemos e testificamos da Palavra do Eterno que diz que a fé sem obras é morta, portanto temos de vigiar quais e como fazemos nossas escolhas e tomamos nossas atitudes diárias para que não caiamos na crença da falsa graça.

O que é uma vida que valha a pena para voce?

Pergunto isso porque somos uma geração de “cristãos fast food”. Queremos tudo muito rápido, pra ontem e pra agora! Não temos mais paciência para esperar e perseverar.

Isto porque hoje existem as iscas de satánas, os vícios, drogas, pornografia, redes sociais, etc. Tudo pensado estrategicamente com um único objetivo: Tirar o seu foco da eternidade!

Ou seja, o inimigo usa obras e desejos da carne para impedir que se manifestem obras e desejos do espiito.

Está carente? Satanás tem sites ilícitos para voce ‘eliminar’ este sentimento agora! Tá entediado? Satanás tem o feed das redes sociais para gastar o tempo de sua vida.

Enfim, o Diabo tem lhe manipulado utilizando da técnica que chamo de ‘Gratificação Instantânea‘, ou seja, para todo o sentimento que lhe venha a mente o inimigo oferece um ‘prato fast food’ para voce sanar o problema instantaneamente sem buscar a eternidade que lhe trará verdadeira resolução e melhor recompensa a longo prazo.

Se mover pela Eternidade implica em fazer escolhas, ter hábitos e obras na sua vida hoje!

A Salvação vem pela Graça mediante a Fé que resulta em Obras!

A Salvação vem pela Graça mediante a Fé que resulta em Obras!

A salvação é obra exclusiva de Deus de ponta a ponta, o homem não pode alcançá-la por seu esforço e nem contribuir com ela com seus supostos méritos.

Pois a salvação vem pela graça mediante a fé e não pelas obras mediante o mérito de cada um. Leia o versículo que enfatiza isso:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

Atente que pelo menos três verdades são destacadas pelo apóstolo Paulo aqui:

A causa meritória da salvação é unicamente a graça de Deus.

Não somos salvos pelo sacrifício que fazemos para Deus, mas pelo supremo sacrifício que Deus fez por nós quando entregou seu próprio Filho para morrer em nosso lugar.

Deus nos amou quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos, isso é graça, maravilhosa graça!

A causa instrumental da salvação é a fé.

A bíblia não diz que somos salvos por causa da fé, mas sim mediante a fé! Pois a fé não é a causa meritória e sim a causa instrumental.

Pela fé nos apropriamos da salvação conquistada por Cristo na cruz, costumo dizer que a fé é a mão de um mendigo estendida para receber o presente de um rei.

As obras são o resultado da salvação.

Não somos salvos por causa das obras e sim para as obras! As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas o resultado dela.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!