O que significa ser Cristão? Como ser um cristão de verdade nos dia de hoje? Como ser um “seguidor de Cristo” nas horas complicadas?

Acima temos boas perguntas que merecem e terão excelentes respostas no artigo de hoje! Vem comigo.

O que realmente significa ser Cristão?

Cristão significa “seguidor de Cristo/pequeno Cristo”. Um cristão é uma pessoa que ama a Jesus, aceitou-o como seu Salvador e obedece aos seus mandamentos.

Um verdadeiro cristão segue Jesus de todo coração, não apenas por tradição.

Os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos” em uma cidade chamada Antioquia (Atos dos Apóstolos 11:25-26).

Este nome, pejorativo naquela altura, ficou popular e se tornou o nome “oficial” dos seguidores de Jesus.

Cristão significa discípulo ou imitador de Cristo. Os cristãos acreditam que Jesus é o Cristo prometido, o Salvador do mundo (Mateus 16:15-16).

Ele veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados, que nos afastavam de Deus. Assumiu o nosso lugar morrendo na cruz e ressuscitou.

Agora todos que se arrependem de seus pecados e aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador podem viver uma vida nova com Ele! Jesus liberta do pecado e da condenação.

Um cristão de verdade busca se tornar mais parecido com Jesus

Obedecendo aos seus mandamentos e tentando agir como Ele agiu na terra (Efésios 5:1-2).

Esse é um grande desafio mas Deus ajuda-nos através do Espírito Santo, que mora dentro de cada cristão. O Espírito Santo ensina e corrige, nos ajudando a viver mais parecidos com Cristo.

O que significa ser Cristão? Veja como ser um Cristão de Verdade
O que significa ser Cristão? Veja como ser um Cristão de Verdade

O verdadeiro cristão é reconhecido pela sua maneira de viver. Não adianta dizer que você crê em Jesus se você continua na prática das coisas erradas, sem querer mudar de verdade (Colossenses 3:8-10).

O cristão se esforça para abandonar o pecado e pede a ajuda de Jesus para conseguir, todos os dias seguindo o caminho estreito que conduz a Deus. Mas você não precisa andar sozinho.

A igreja é o lugar onde os cristãos se reúnem para crescer e adorar a Deus juntos e se ajudarem uns aos outros. Procure se integrar em uma igreja firme no Evangelho de Jesus Cristo.

Como ser um Cristão nos dias de hoje?

Estamos enfrentando dias de muita violência e de muitas incertezas de como será nosso futuro a curto, médio e longo prazo.

A impressão que temos é que tudo só piora e não há mais alternativas a serem exploradas para que tudo se resolva.

O mundo se choca cada vez mais com atentados terroristas, guerras, disputas de poder, política corrupta, desmoralização social, desvalorização humana e tudo mais…

A humanidade não sabe mais o que fazer, tampouco em quem pode confiar. O policial que era para ser um exemplo de segurança e cumpridor da lei, acaba sendo nossa maior vergonha em alguns episódios.

O político que deveria representar o povo e fazer com que o mesmo tenha uma forma de vida melhor e digna, cada vez decepciona mais e nos trai por dinheiro, que somos nós mesmos que provemos a eles.

O que de fato ocorre em nosso mundo atual, é que cada vez mais passamos a viver sem rumo, sem objetivo e o mais triste de tudo isso, sem valor.

O nosso valor humano começa nos nossos valores e princípios passados pelos nossos avós e pais durante nosso desenvolvimento como pessoas civilizadas e cidadãos do mundo.

Valores que em muitas vezes são simples, mas que fizeram a diferença por séculos e que parece que está sendo tudo jogado no lixo.

Em se tratando de sermos brasileiros, mais ainda, pois o Brasil infelizmente é um país atrasadíssimo em muitos assuntos como saúde, educação, dentre outras áreas.

A cada dia que passa, assistimos a humanidade sendo destruída covardemente por tudo e por todos.

Você tem tido atitudes de um verdadeiro cristão?

Vejo pessoas que se dizem “cristãs” praticando atos e sendo cúmplices de muitas atitudes e “frentes” ou “movimentos” equivocados.

Talvez não exista uma resposta mais certa a ser dada, do que esta: O que Jesus faria? Pensaria? Como agiria? O que nos diria?

A palavra “crente” é muito vaga, mas a palavra “cristão” é muito forte e poderosa, pois crente qualquer pessoa é, crente de que a vida melhorará, crente de que vai ganhar um prêmio, mas cristão, ah meus caros leitores e leitoras, ser cristão é algo muito maior que ser crente.

Portanto, convido a vocês para que possamos avaliar bem nossas vidas, se estamos realmente sendo seguidores e pequenos Cristos, ou se não passamos de meros crentes.

É uma resposta que talvez, ultrapasse nossos limites de conhecimento, pois a Bíblia relata que enquanto a nossa cultura era de apedrejar uma mulher promíscua, Jesus disse o que ninguém imaginaria, você lembra disso?

Talvez o que Jesus faria, pensaria, diria, nunca possamos realmente saber ou imaginar na íntegra, mas temos neurônios suficientes e a ajuda do Espírito Santo para nos dar sabedoria de como agir nos momentos certos, conforme a vontade Deus.

Seja um cristão de verdade, palavras finais

Uma das coisas que mais me assustam hoje em dia nas pessoas que se dizem cristãs, é a falta de discernimento e em muitos casos infelizmente a falta de inteligência.

A inteligência é algo que temos por sermos seres humanos, a sabedoria não, essa meus caros leitores e leitoras, só pode vir de Deus.

O homem mais sábio que a Bíblia nos fala foi Salomão, cuja sua sabedoria, era provida por Deus.

Portanto, vamos refletir sobre nossas vidas, nossos atos, nossos pensamentos, nossos sentimentos, e buscar em Deus, na sua palavra o que mais nos falta atualmente: Sabedoria e Discernimento!

Não podemos esquecer que se queremos mudar o país ou o mundo, devemos começar mudando a nós mesmos, para corrigir o que está errado fora, precisamos corrigir o que está errado dentro.

Se quisermos mudar o mundo, antes precisaremos mudar a nós mesmos, pois o mundo desde a época de Jesus, sempre foi o resultados de nossas atitudes e formas de viver.

Caso contrário, não passamos de meros crentes como se diz popularmente: “pregadores da moral de cuecas”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Uelinton silva de Brito disse:

    Amei