Quais são os Dons Espirituais e o que a Bíblia nos ensina sobre eles?

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 25/05/2021

Compartilhe agora mesmo:

Você sabia que um dos tópicos mais questionados nas igrejas são dúvidas e perguntas a respeito dos dons espirituais?

A verdade direta, nua e crua é que o apóstolo Paulo muito nos ensina sobre eles em suas cartas, isso para nos informar como o Espírito Santo opera por nós, em nós e através de nós para cumprir Sua vontade aqui na terra.

Além de Sua obra direta em nossos corações e em nossas circunstâncias, o próprio Espírito Santo é o responsável por transparecer o poder de Deus através da minha e da sua vida.

Mas entenda que o poder (dunamis) do Senhor se manifesta de formas e maneiras diferentes em cada uma de nossas vidas!

Os famosos “dons espirituais” são habilidades sobrenaturais e, de acordo com as escrituras, estão disponíveis à TODOS os cristãos!

Neste estudo bíblico você vai aprender o que a Bíblia menciona sobre os 9 dons espirituais — que também são chamados de 9 dons do Espírito Santo.

Então, se você possui dúvidas sobre o que são os dons, quem nos dá os dons e como podemos desenvolvê-los, veio ao lugar certo!

Os 9 dons espirituais na Bíblia

Os 9 dons do Espírito Santo são citados no texto de 1 Coríntios 12: 4-11, a passagem diz o seguinte:

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a ; a outro, os dons de curar;
A outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; a outro o dom de discernir os espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só é o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”

Desta passagem, podemos extrair os 9 dons espirituais distintos, sendo eles:

  1. Palavra de sabedoria;
  2. Palavra de conhecimento;
  3. Dom de fé;
  4. Dons de curar;
  5. Operação de maravilhas;
  6. Profecia;
  7. Discernimento de espíritos;
  8. Variedade de línguas;
  9. Interpretação das línguas;
Os 9 dons espirituais na Bíblia

Sim, os Dons Espirituais existem e vêm de Deus

Isso está mais que claro na bíblia sagrada: o próprio Espírito de Deus é quem nos presenteia com essas “habilidades especiais”.

É importante observarmos que assim como a salvação, nós não merecemos e nem podemos fazer nada para merecer esse ‘presente’. 

Parece ser simples entender, mas aqui mora a MAIOR DIFICULDADE da nossa geração, até porque o ser humano não consegue aceitar nada de graça: ele sempre quer fazer algo para conquistar o presente, ele quer encontrar formas de retribuir quem o presenteia…

Essa postura e orgulho presente no homem caracteriza sua falta de fé em Deus! Confessamos crer, mas o Senhor sonda nossos corações e não apenas nossas palavras.

Se agimos assim, não cremos plenamente na graça, queremos de tudo quanto é maneira conquistar o ‘presente divino’. Talvez seja por isso mesmo que a igreja esta cheia fisicamente e vazia espiritualmente.

Dons podem ser Diferentes, mas o Espírito é o mesmo

A bíblia enfatiza que o mesmo Espírito opera de maneira DIFERENTE em todos nós. Assim como temos talentos diferentes (nem todos são pedreiros, nem todos são mecânicos, etc) os dons que recebemos são diferentes.

Portanto, não devemos julgar como Deus está trabalhando em outra pessoa e nem devemos nos comparar com os outros. 

O Espírito se manifesta em nós para servirmos a Deus com nossos dons, e isso basta!

Sem essa de invejar o dom que Deus deu ao próximo, ou de se se comparar com o modo que o Espirito usa o outro. Você tem uma identidade diferente e Deus quer te usar de maneira DIFERENTE!

Deus não vai te dar Dons se a intenção de seu coração for pervertida

Forte né? Mas é a mais pura verdade, o Senhor somente nos presenteia com dons espirituais quando vê em nós pureza de coração para lidarmos com o mesmo.

Nós não recebemos dons espirituais para que possamos nos sentir bem com nós mesmos; não recebemos dons espirituais para que possamos parecer bons aos outros; não recebemos dons espirituais para manipular ou conseguir o que queremos. 

Deus nos dá dons espirituais para que possamos edificar uns aos outros! É simples assim, e isso é genial da parte Dele!

É realmente uma coisa linda quando os dons do Espirito são usados para ajudar e edificar os outros; na verdade, Deus planejou dessa forma.

Os dons espirituais cessaram?

Diferente de algumas linhas de pensamento cristão, eu acredito que os dons espirituais existem e ainda são acessíveis para a igreja de hoje.

Não há nenhuma menção na Bíblia de que os dons eram só para a igreja primitiva ou que eles acabaram em um determinado momento.

Pelo contrário, vemos Paulo ensinando para toda a igreja de Corinto sobre os dons espirituais.

Então, não há desculpa para não buscarmos os dons espirituais e desenvolvê-los para o bem do nosso próximo e da igreja.

Como desenvolver os dons espirituais?

A melhor forma de desenvolver um dom espiritual é praticando. Assim como um músico, que embora saiba as notas e os acordes, só ficará bom se praticar.

Além disso, vemos claramente na Bíblia que ninguém nasce sabendo, mas sim vai melhorando no manifestar do dom:

“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.” — 1 Coríntios 14:12

Bem, se Paulo afirma a possibilidade de crescer nos dons espirituais, então existe um progresso e uma melhora que precisa ser buscada.

Os dons existem e já temos acesso a eles, só falta a nossa dedicação em buscá-los e praticá-los.

Os dons do Espirito Santo são para todos?

A respeita curta e rápida a essa questão é: Sim! Como crentes, todos nós temos uma herança de poder e autoridade desde a primeira vinda do Rei Jesus.

Ele mesmo disse: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:12-14)”

Os dons do Espírito Santo foram dados para construir a Igreja e torná-la íntegra. A realidade de hoje é que nós crentes os negligenciamos…

O Espírito Santo foi dado a nós, com 9 lindos Dons, para nos ajudar a ministrar o amor, a vida e o poder de Jesus por meio do sobrenatural. Portanto, não faz sentido algum continuar tentar fazer a obra em nossa ‘força do gogó’!

Quais são os Dons Espirituais?

Quais são os Dons Espirituais?

Como já mencionamos aqui, a Bíblia nos diz que existem 9 dons do Espírito Santo, sendo eles:

  • Palavra de sabedoria;
  • Palavra de conhecimento;
  • Fé;
  • Dons de cura;
  • Operação de maravilhas;
  • Profecia;
  • Discernimento de espíritos;
  • Variedade de línguas;
  • Interpretação de línguas.

Além disso, nós podemos dividir os 9 dons espirituais em 3 grupos distintos: dons de fala, dons de revelação e dons de poder — 3 dons para cada grupo, vejamos abaixo:

Dons de Fala

Os dons de fala incluem a Profecia, o Falar em Línguas e a Interpretação de Línguas. Deus usa esses dons para se comunicar conosco de forma literalmente audível.

Profecia

Algumas passagens bíblicas afirmam que o dom de profecia é o maior dos dons espirituais, embora todos eles tenham um valor tremendo para a igreja de Cristo.

O Apostolo Paulo em 1 Corintios 14, propositalmente destaca esse dom ao aconselhar que você busque com zelo os melhores dons espirituais.

Ele nos diz neste versículo para “buscar dons espirituais, mas especialmente o de profetizar”.

O Dom de Profecia é uma habilidade especial que Deus dá aos membros do Corpo de Cristo para receber e comunicar uma mensagem do Senhor ao Seu povo, por meio de um declaração divinamente ungida.

Os crentes com este dom não necessariamente dizem o futuro, tanto quanto edificam, encorajam e redirecionam o corpo da igreja. 

Falar em Línguas

O dom de línguas retrata simplesmente o Espírito Santo dando a você a habilidade de falar em uma língua que você não tem conhecimento ou maneira para falar por si mesmo.

Existem dois tipos de línguas que Ele pode dar a você. Um é uma língua desta terra: por exemplo, se sua língua nativa é o português, ele pode lhe dar a capacidade de falar em chinês, japonês, espanhol, etc.

Outro tipo de língua que Ele pode dar a você é uma língua direta do céu, uma língua celestial que não é desta terra. A Bíblia nos exorta em 1 Coríntios 13 que existem “línguas de anjos”.

Qualquer língua que o Espírito Santo lhe der, você poderá usá-la 24 horas por dia, 7 dias por semana e quando quiser. Esta será sua própria linguagem de oração pessoal e particular com o Pai!

Enfim, caso queira saber mais sobre o dom de falar em línguas, após concluir o estudo de hoje lhe indico ler: Revelado! Como Falar em Linguas Estranhas.

Interpretação de línguas

Neste dom o Espirito Santo lhe da habilidade de interpretar uma mensagem transmitida em línguas.

Paulo falou desse dom no contexto de que em um culto na igreja, ninguém deveria falar em línguas a menos que houvesse alguém pronto para interpretar a mesma. O que reforça a natureza comunitária dos dons espirituais!

Dons de Revelação

Os dons de revelação incluem Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento e Discernimento de Espíritos. Esses dons revelam o que é desconhecido ou oculto para trazer compreensão dos desejos de Deus.

Palavra de Sabedoria

Sim, a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento estão INTIMAMENTE relacionadas; mas assim como estão listadas separadamente nas Escrituras, devem ser entendidas separadamente.

A palavra de sabedoria é uma revelação sobrenatural, ou compreensão da vontade e propósito divino dada pelo Espírito para resolver problemas e situações desconcertantes.

As pessoas com esse dom têm a capacidade de tomar decisões sábias e aconselhar outras pessoas da mesma forma. 

Palavra de conhecimento

Quem recebe este dom pode ter conhecimento sobre algo que você não tem capacidade ou meios de saber com base em sua inteligência humana.  

A Palavra de Conhecimento é uma revelação sobrenatural do conhecimento Divino para se saber coisas que não poderiam ser conhecidas por si mesmo.

Podemos notar este dom na pratica quando o Espírito Santo revela algo sobre uma pessoa ou situação ao seu ungido.

Discernimento de espíritos

Os anjos e demônios estão ativamente trabalhando no mundo, e por isso se faz necessário o dom de discernimento espiritual para entender a fonte de atividade sobrenatural. 

Devemos procurar discernir entre os espíritos que buscam influenciar este mundo para Deus ou para o diabo. 

Alguém pode alegar que recebeu uma mensagem do Senhor, mas se a mensagem não estiver de acordo com a Bíblia, devemos ser rápidos em reconhecer uma influência humana ou demoníaca naquele momento.

O Espírito Santo puxa as cortinas, expondo os espíritos malignos para que a pessoa possa escapar de sua escravidão.

Dons de Poder

Os dons de poder incluem Fé, Dons de Cura e Operação de Maravilhas. Esses dons demonstram visível e claramente o poder de Deus!

Dom da Fé

O dom da fé é a habilidade de crer em Deus de forma sobrenatural mesmo em meio a todo tipo de obstáculo.

A Bíblia diz que todos nós temos uma certa medida de fé que já nos foi dada pelo Senhor!

E então, ao longo de nossa caminhada com Deus, nossa fé continuará a crescer para níveis mais altos à medida que continuamos a nos aproximar do Pai por meio do estudo das Escrituras.

No entanto, haverá momentos em que nossos próprios níveis de fé não serão suficientes para fazer o trabalho que Ele pode estar nos pedindo para fazer por Ele. Aqui está um belo exemplo:

Digamos que Deus queira manifestar o dom de cura através de você para curar algumas pequenas doenças ou enfermidades.

Seus níveis de confiança e fé estão começando a aumentar, porque Deus agora está começando a usá-lo dessa maneira e você já teve alguns bons resultados ao orar por cura dessas doenças menores.

Mas então, de repente, Deus diz a você para ir até um paraplégico, impor as mãos sobre ele e ordenar que ele saia da cadeira de rodas e comece a andar.

Aqui seus próprios níveis de fé não são altos o suficiente, já que você nunca tentou curar alguém de algo tão pesado antes.

Porém, é aqui que o dom de fé estará se movendo para que este milagre possa ser totalmente realizado para a gloria do Senhor.

Dons de Cura

Uma das coisas que Jesus deseja que todos nós façamos por Ele é orar pelos enfermos, afinal essa é a grande comissão!

O dom de cura é citado várias vezes nas Escrituras como um dom usado em toda a igreja primitiva, ele pode (na verdade) deve estar presente na igreja de hoje.

Tenho notado que existem muitas opiniões e duvidas a respeito dos dons de cura, em especial. Por isso mesmo fiz um artigo completíssimo a respeito desses dons, recomendo fortemente que leia: Como Ter e Manifestar Dons de Cura através do Espirito Santo?

Operação de Maravilhas

Milagres maravilhosos e instantâneos são vistos aqui, são atos visivelmente sobrenaturais!

Este dom do Espírito Santo é descrito em toda a Bíblia, desde Moisés abrindo o Mar Vermelho até Jesus alimentando 5.000 pessoas. 

Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Portanto, Ele ainda realiza milagres inexplicáveis! 

Uma pessoa com este dom pode ser usada por Deus para fazer qualquer tipo de milagre criativo, desde usar força física para mover um carro até regenerar uma parte do corpo ou afetar o clima. Não há limite para o que Deus pode fazer.

A respeito dos dons, não seja ignorante!

A respeito dos dons, não seja ignorante!

O capitulo de 1 Coríntios 12 começa com uma declaração poderosa de Paulo: “A respeito dos dons espirituais, eu não quero que vocês sejam ignorantes…”

Isso pode parecer duro, mas Paulo está alertando a Igreja que devemos permanecer espiritualmente despertos, compreendendo e examinando as escrituras para que possamos permanecer firmes na fé. 

O apóstolo Paulo está falando aos que estavam em Corinto, mas sua mensagem se aplica a nós hoje. Portanto, devemos permanecer alinhados com Deus.

Os dons do Espírito Santo levam você a águas mais profundas. Não devemos ser ignorantes a respeito dum tópico tão crucial como os dons do Espírito Santo!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!