As Melhores e Mais lindas Bíblias à um clique

Eu Quero!


	

Ide e Pregai o Evangelho ─ Estudo sobre a Grande Comissão

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 30/05/2021

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS

Entre para o Grupo VIP e receba conteúdos exclusivos com prioridade.

Compartilhe agora mesmo:

Quando Jesus estava se preparando para subir ao céu, Ele reuniu os discípulos e disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16: 15).

Essas foram as ultimas palavras do Senhor Jesus: Ide e Pregai o Evangelho, o que também conhecemos como a Grande Comissão

Há duas verdades reveladoras que preciso lhe dizer logo de cara a respeito do Ide de Jesus Cristo:

Primeiro, essas palavras são um comando, é por isso que a chamamos de Grande Comissão e não de Grande Sugestão. 

Jesus não disse algo como: “Olha, se você estiver com vontade; se isso se encaixar em sua agenda lotada; como um favor pessoal para Mim, você consideraria ir ao mundo e fazer discípulos?” Não! O Ide NÃO é um pedido e sim uma ordem a todos nós!

Segundo, a grande comissão do Senhor é para todos que VERDADEIRAMENTE são seus discípulos, que o conhecem e se relacionam diariamente com Ele.

Hoje vemos muitos querendo aprender a como ser um bom servo, sem antes descobrir como ser um bom filho!

Após o estudo de hoje recomendo que veja o seguinte artigo onde falo mais a respeito disso: O que é e Como Descobrir Qual o Seu Chamado Ministerial.

O que Significa Ide e Pregai o Evangelho

O que Significa Ide e Pregai o Evangelho

“Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio“. (João 20:21)

O Senhor Jesus veio à terra e cumpriu o ministério que lhe foi dado, Ele nos mostrou como fazer a obra de Deus (Lc 4:18,19); depois disso Ele nos exortou ao Ide, Ele deu início a conhecida ‘grande comissão’ que hoje pregamos.

Quando Cristo nos disse: ‘Ide e pregai o evangelho‘, Ele nos ordenou a irmos a quem está necessitado, a quem está perdido ou desviado do caminho de Deus e trazer-lhe aos trilhos novamente.

Se você ainda se pergunta qual é a grande comissão, saiba que esta não é orar para que o Senhor Jesus vá até certas pessoas necessitadas, mas sim ir até elas e ensinar-lhes as palavras de Cristo, pois o próprio Senhor nos enviou a isso!

Eu sei que muitas vezes oramos para Jesus visitar os hospitais, os presídios, as escolas e converter os corações a Ele; mas se for assim, que grande comissão há nisso?

Enquanto não compreendermos este tópico, enquanto ficarmos apenas dentro dos templos das igrejas, o mundo vai continuar sendo vencido pelo maligno, e pouca será a manifestação do reino de Deus aqui na terra!

A verdade é que temos preguiça ou medo de cumprir o Ide, e camuflamos isso fazendo apenas orações e cultos nos templos das igrejas, para assim conseguirmos nos justificar de alguma forma.

Infelizmente muitos crentes hoje em dia estão se conformando apenas em cumprir suas rotinas e obrigações dentro do templo da igreja, e isso já lhes basta, quando na verdade a missão da igreja é desinstalar-se de dentro do templo, pregar o evangelho e fazer novos discípulos!

Deixar de cumprir a Grande Comissão é pecado

Você sabia que negligenciar a Grande Comissão (quando se esta apto a faze-la) é na verdade um pecado! 

Afirmo isto porque o texto de Tiago 4: 17 registra: “Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.” Isso é comumente chamado de pecado de omissão, que é não fazer o que você sabe que deveria fazer!

A triste realidade é que para muitas pessoas, a Grande Comissão se tornou a Grande Omissão…

Mas então, como você está fazendo sua parte no cumprimento do Ide de Jesus? Você está indo por todo o mundo e pregando o evangelho? Lembre-se que a ordem não é esperar que o mundo venha até nós; mas sim ir por todo o mundo. 

Ide e Pregai o Evangelho ─ É isso que você deve fazer

Com algumas pequenas variações, essas simples e poderosas palavras aparecem em todos os quatro evangelhos sinóticos e também no Livro de Atos, mas a menção mais conhecida vem de Mateus 28: 16-20:

“E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Nessa Grande Comissão, há três ordenanças que Jesus disse aos discípulos para cumprir: Fazer discípulos, Batizá-los e Ensiná-los a obedecer aos mandamentos de Cristo.

Mas na verdade, tudo se resume em uma coisa só – fazer discípulos – para cumprir esta missão são deixadas duas direções: batizá-los e ensiná-los a seguir os mandamentos de Cristo.

Viu só? O Ide é simples, nós é quem complicamos!

Examinando as palavras de Jesus:

Quando olhamos atentamente para esta passagem de Mateus, absorvemos muito conhecimento sobre o que se espera dos cristãos de hoje, continue essa leitura:

Toda autoridade me foi dada no céu

Aqui o Mestre estabelece a natureza expansiva de Sua autoridade. Ele não tem apenas a jurisdição terrena que alguém atribuiria a um rei humano. 

Jesus tem uma autoridade abrangente que só Deus pode dar. Suas palavras ecoam a visão profética de Daniel:

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Daniel 7:13,14)

Portanto Ide

Como toda autoridade é dEle, Jesus é totalmente capaz de emitir Seu comando aos seus discípulos.

Fazei discípulos de todas as nações

As palavras de Jesus nos chamam para algo mais envolvente do que um pequeno evangelismo. 

Nós não podemos sair e fazer apenas novos cristãos que fazem sinal com a mão no primeiro culto, precisamos é de investir tempo em fazer verdadeiros discípulos.

Concordo plenamente que a igreja precisa evangelizar cada vez mais, porem alerto que o discipulado pós evangelismo é ainda mais crucial!

Ensinando-os a fazer tudo que eu ordenei

O ensino é um elemento essencial do discipulado, repare que os doze discípulos passaram anos com Jesus absorvendo Seus ensinos.

E certamente estarei com você, até o fim dos tempos

Essas últimas palavras não apenas reforçam a autoridade divina de Jesus, mas também nos servem como encorajamento. 

A propagação do evangelho é repleta de perigos e tensões, mas Jesus prometeu estar conosco em meio a todas essas tensões!  

A grande comissão foi apenas para os apóstolos?

A grande comissão foi apenas para os apóstolos?

 Você deve estar se perguntando: será que essas instruções do Senhor se aplicam a mim também?

Amado, as palavras que nos exortam ao Ide não foram dadas apenas aos onze primeiros discípulos, nem eram exclusivamente para pastores, evangelistas ou missionários. 

As palavras da grande comissão são para todos os seguidores de Jesus Cristo. Ontem, hoje e eternamente esta será a verdade!

Se formos Seus discípulos, recebemos a ordem de ir e pregar o evangelho

Isso não significa necessariamente que precisamos cruzar o mar, mas certamente um bom começo seria atravessar a rua para conversar com seu vizinho sobre a Palavra.

Versículos da Bíblia sobre a Grande Comissão

  • E ele lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criação. (Marcos 16: 15
  • Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1: 8)
  • E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24: 46,47)
  •  E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. (Lucas 10: 2)
  • Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’. (Atos 13:47)
  • Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’. (Mateus 22: 9)

Ide e pregai o Evangelho fazendo discípulos de todas as nações

Até que Jesus volte, a igreja deve cumprir Sua ordem de fazer discípulos. 

Essa responsabilidade ainda deve inspirar o mesmo tipo de urgência que inspirava quando essas palavras foram ditas há milhares de anos, levando-nos a fazer amizade com os perdidos.

Também significa que a igreja precisa dar uma boa olhada em suas estratégias evangelísticas. 

Por mais útil que seja fornecer um lugar para as pessoas virem e ouvirem a mensagem, a chamada ainda é para nós irmos. Para entrar em nossas comunidades e, finalmente, no mundo!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!