Batalha Espiritual na Bíblia: Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 03/06/2021

Compartilhe agora mesmo:

Talvez você se questione: O que é batalha espiritual na biblia? Essas guerras ainda acontecem hoje? Como posso saber se estou enfrentando uma batalha espiritual ou se é tudo fruto da minha mente e imaginação?

Fique comigo e leia este artigo até o final, pois hoje iremos sanar todas essas duvidas!

Antes de tudo quero reforçar que a Bíblia não nos responde todas as perguntas sobre batalhas no mundo espiritual, e nem nos dá permissão para focalizar nossa atenção no diabo. 

Portanto qualquer abordagem sobre o tema que amplie o poder do inimigo não reflete a guerra espiritual bíblica!

Infelizmente em pleno século XXI tudo o que muitos sabem sobre batalha espiritual aprendem na TV, em filmes e series da Netflix… 

O problema disso é que a mídia dramatiza tudo o que envolve batalha espiritual: Assim fica difícil saber o que de fato é real e o que não é.

O que é Batalha Espiritual na Bíblia?

O que é Batalha Espiritual na Bíblia?

Batalha espiritual nada mais é do que a disputa entre o bem e o mal dentro do reino espiritual e invisível. 

Segundo as Sagradas Escrituras a batalha espiritual é real e acontece diariamente em nossas mentes, em nossos corações e em nosso espírito!

O apóstolo Paulo à descreveu assim:

“Porque nossa luta não é contra a carne e nem sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6: 12)

Amado, ao mesmo tempo que Deus está nos atraindo para Si e Sua vontade, a Bíblia é clara em informar que Satanás vagueia como um leão à procura de alguém para devorar (1 Pedro 5: 8).

Mas lembre-se que quando se trata de guerra espiritual, podemos ter a certeza que Deus já nos deu a vitória. Podemos vencer porque Jesus já venceu o inimigo na cruz!

Dois extremos perigosos quando o assunto é Batalha Espiritual:

Batalha Espiritual é um tópico bastante polemico, pois algumas pessoas tendem a culpar Satanás e seus demônios por todos os problemas, enquanto outras ignoram completamente a existência e influencia desses seres no mundo. 

Ambos os extremos são muitos perigosos!

Isso porque culpar o ataque espiritual por tudo nos impede de assumir a responsabilidade por nossos pecados, enquanto a recusa em acreditar na possibilidade de um ataque espiritual nos deixa vulneráveis ​​aos esquemas do diabo.

A melhor maneira de abordar e entender a batalha espiritual é encontrar um equilíbrio entre reconhecer nossos erros e permanecer ciente das tentações ao nosso redor.

O papel do Espírito Santo na batalhas espirituais:

Já estudamos a Doutrina da Trindade e sabemos que há um só Deus que existe eternamente como três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

O Espírito Santo é um membro frequentemente mal compreendido nesta Trindade. 

Mas para experimentar o gostinho da vitória após travar guerras espirituais contra o maligno, é crucial conhecer e compreender o papel Dele em sua vida.

Note que depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu aos Seus amigos e seguidores mais próximos. Estes não sabiam o que iria acontecer porque se sentiam cercados por inimigos, incluindo as autoridades judaicas. 

Mas Jesus sabia de tudo isso e estava ciente das batalhas espirituais que os aguardavam!

Ao se encontrar com eles, Cristo os exortou para a grande comissão – a mesma ordem deixada para nós cristãos hoje. Essa é uma das razões pelas quais Satanás está tão determinado a fazer guerra aos crentes.

Jesus queria que Seus amigos tivessem paz e clareza para suas batalhas espirituais. Então, Ele disse a eles que Sua maior fonte de força, Seu Espírito Santo, agora viveria dentro deles:

’A paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio. Após isso Ele soprou sobre eles e disse: ‘Recebeis o Espírito Santo’ (João 20: 21-22).

Jesus adentrou em nossa humanidade e experimentou as mesmas lutas que nós. E o melhor é que, quando Ele estava se preparando para voltar para Seu Pai no céu, Ele nos deixou com o presente!

O Mestre ofereceu a cada um de nós a chance de experimentar Sua própria presença vivendo em seu ser – Ele ofereceu o Espírito Santo.

Perguntas frequentes sobre Batalha Espiritual na Bíblia:

Perguntas frequentes sobre Batalha Espiritual na Bíblia:

Podemos afirmar que batalha espiritual é a luta que travamos na esfera espiritual, e às vezes física, contra os poderes e hostes (tropas) satânicas.

Essa batalha pode ser manifesta de várias formas e nas coisas mais simples.

Principalmente nas coisas concernentes ao Reino de Deus, especialmente quando se trata do avanço do Evangelho na salvação de vidas.

A primeira batalha espiritual do mundo aconteceu no Éden, Jardim de Deus, onde o pecado foi introduzido por Satanás para vergonha do homem (Gênesis 3).

De lá pra cá, tem sido constantes os ataques satânicos aos homens, nem mesmo Jesus escapou de sofrê-los.

Nossa esperança é que: assim como o Senhor Jesus venceu TODAS as investidas do diabo, em seu nome, nós também possamos vencer!

Vejamos abaixo duvidas e questões mais comuns a respeito de guerra espiritual e respectivas respostas à luz da Bíblia:

Os anjos e demônios são reais?

Sim, anjos e demônios existem e atuam em nosso mundo hoje!

A bíblia nos afirma que anjos são seres espirituais criados por Deus (Colossenses 1: 16), enquanto Demônios são “ex-anjos” (se é que podemos chama-los assim) que foram expulsos do céu com Satanás (Apocalipse 12: 4).

Recentemente lançamos um estudo completo sobre o que a Palavra nos diz a respeito de anjos e demônios. Após a leitura de hoje, veja: Quem são os Anjos Caídos? O que a bíblia realmente diz?

A guerra espiritual ainda acontece hoje?

Com certeza! A cada dia, quando acordamos, temos a escolha de servir à nossa carne, que é nossa natureza pecaminosa, ou ouvir o Espírito Santo (aqui esta posta a guerra).

Como Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores, ou você odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6: 24).

Ou seja, o que dedicarmos nosso tempo determinará nosso sucesso ou derrota nas batalhas espirituais que enfrentamos a todo momento!

Como saber se estou em meio a uma batalha espiritual ou se é outra coisa?

Essa é facil!

A maioria das batalhas espirituais envolverá a tentação à desobedecer às instruções de Deus ou de seguir nossos desejos pecaminosos.

Jesus é nosso melhor exemplo quando se trata de resistir à tentação!

Em Mateus 4: 1-11, Satanás tenta Jesus em uma tentativa de interromper Sua missão dada pelo Pai. Cada vez que Jesus foi tentado, Ele respondeu citando as Escrituras. 

Aqui aprendemos que a Bíblia é a arma mais poderosa contra as tentações que enfrentamos todos os dias. É por isso que o salmista escreveu: “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Salmo 119: 11).

Um cristão pode ser possuído?

Não, os cristãos NÃO podem ser possuídos por demônios!

Afirmo isso pois todos os casos de possessão demoníaca na Bíblia envolvem algum demônio tendo controle direto ou completo sobre os pensamentos ou ações de uma pessoa (Mateus 17: 14-18 ,Lucas 4: 33-35 ,Lucas 8: 27-33).

Deus desde o principio nos criou para estarmos ocupados espiritualmente, e os VERDADEIROS cristãos são habitados pelo Espírito Santo (leia Romanos 8: 9-11 , 1 Coríntios 3: 16, 1 Coríntios 6: 19).

Inclusive, os nossos corpos são chamados de “templo do Espírito Santo”!

Assim como quando um quarto de hotel está ocupado, não há lugar para mais ninguém, um cristão que é ocupado pelo Espírito Santo não pode ser preenchido por mais nada.

Como vencer batalhas espirituais?

Simples. Ao preenchermos nossas mentes com a verdade de Deus, podemos facilmente distinguir entre pensamentos que são do bem (sou amado por Deus e criado com um propósito) e os que são do mal (ninguém se preocupa comigo, minha vida é um desperdício de tempo).

Tiago, irmão de Jesus, reúne todas essas ideias em um comando simples e direto: “Sujeitai-vos a Deus, resista ao diabo e ele fugirá de vós. Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de vós”(Tiago 4: 7-8).

Quando entregamos nossas vidas a Jesus, nos tornamos sujeitos a Deus e recebemos o poder do Espírito Santo. 

O mesmo poder que ressuscitou Jesus agora vive em nós! E com esse poder conseguimos vencer Satanás todas as vezes.

Você está preparado para a guerra?

Você está preparado para a guerra?

Satanás e suas forças são reais!

Alguns argumentam que o conceito de Satanás e demônios é apenas uma tentativa do primeiro século de explicar o mal, mas a Bíblia os revela como seres reais e sobrenaturais que se opõem a Deus e seu povo. 

A verdade é que nossas tentativas de explicar essas forças não negam sua realidade.

Satanás, entretanto, não é nosso maior problema!

Enfrentamos três inimigos: o mundo, nossa carne e o diabo (leia Efésios 2: 1-3). Em alguns casos, os três estão tão interligados e é difícil distingui-los. 

Mas o grande fato é que nosso problema principal não é Satanás… Nós mesmos somos nosso maior problema!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • LUCÍLIA FERREIRA GONÇALVES DE FREITAS disse:

    Deus é tão maravilhoso, que li e vou reler esse artigo novamente, que assunto interessante. Me tirando tantas dúvidas a esse respeito. Obrigada a você que escreveu, que Deus continue abençoando sua vida.

    1. Que benção irmã, que o Senhor seja louvado.