Quem foi Zípora na Bíblia? A grande Esposa de Moisés

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 04/06/2021

Compartilhe agora mesmo:

Se você chegou a este artigo e estudo com certeza deseja saber mais a respeito de quem foi Zípora. Acertei?

O livro de Êxodo nos apresenta essa moça, filha de Jetro, um sacerdote e pastor de ovelhas que vivia em um deserto próximo do Egito.

Zípora foi dada em casamento à Moisés e mais tarde o casal teve dois filhos, sendo eles: Gérson e Eliézer.

O nome desta mulher foi mencionado em três passagens do Antigo Testamento, vamos adentrar mais profundo a respeito? Continue essa leitura!

Quem foi Zípora na Bíblia?

Quem foi Zípora na Bíblia?

Será que você sabe quem foi e tudo o que a Bíblia diz sobre Zípora? O que você diria sobre o caráter e o legado desta mulher?

Bom, vamos começar este artigo com minha lista não oficial dos cinco homens “mais reverenciados” na Bíblia por cristãos, muçulmanos e pelo povo judeu:

  1. Abraão
  2. Moisés 
  3. Elias 
  4. Jesus
  5. Paulo

Destes cinco homens, a Bíblia nos diz que apenas dois eram casados!

Abraão era casado com Sara, que é mencionada em 16 capítulos da Bíblia. É por isso que a maioria de nós já ouviu falar da mesma.

Por outro lado, Moisés foi casado com Zípora, que aparece apenas três vezes entre os capítulos 2 à 18 do livro de Êxodo.

Mas felizmente, “mais famoso”, “mais reverenciado” e “mais respeitado” não são as maneiras pelas quais o Senhor Deus e a Bíblia julgam o caráter e o legado de alguém. Isso certamente é verdade com Zípora!

O que significa o nome Zípora?

O significado mais comum atribuído a este nome é “passarinho”, mas existem outras interpretações mais metafóricas que sugerem imagens relacionadas a ‘beleza e liberdade‘.

Zípora é um nome originado a partir da palavra hebraica Tsiporah ou Tzipporah, que posteriormente gerou a versão grega Sepphora e a latina Seffora.

Quem era o pai de Zípora?

Vários homens e mulheres da Bíblia receberam dois nomes, mas o pai de Zípora teve três: primeiro foi chamado por Reuel, que significa “amigo de Deus” (Êxodo 2: 18), segundo por Jetro (Êxodo 3: 1), e terceiro por Hobabe (Juízes 4: 11).

Ele era um pastor, príncipe e sacerdote midianita. O mesmo teve sete filhas, incluindo Zípora, que possivelmente pode ter sido a primogênita. 

Quem eram os filhos de Zípora?

O texto de Êxodo 18: 3-4 revela que Moisés e Zípora tiveram dois filhos. O primeiro deles é Gérson e o segundo é Eliézer.

Ambos os filhos nasceram durante os muitos anos em que Moisés e Zípora viveram em Midiã.

O que aconteceu com Zípora?

Zípora viveu em Midiã quase toda a sua vida, ela cresceu lá e se casou com Moisés lá. 

Anos mais tarde, Moisés começou sua jornada de volta ao Egito com Zípora e seus dois filhos (Êxodo 4: 20), mas posteriormente Moisés mudou de ideia e os enviou de volta a Jetro (Êxodo 18: 2). 

A bíblia diz que entre essas duas passagens o Senhor quase matou Moisés por não cumprir os mandamentos e circuncidar um de seus filhos, no caso o mais jovem.

Então Zípora circuncidou o menino e gritou com Moisés, o Senhor viu suas ações ousadas, sábias e obedientes e cedeu em Sua ameaça de matar Moisés, a vida de Moisés foi poupada graças a atitude de sua esposa. (Êxodo 4: 24-26).

Assim como Davi, Moisés não estava obedecendo a Deus neste momento. Afinal, ele intencionalmente deixou seu filho incircunciso, porém Zípora agiu com sabedoria e rapidez para corrigir o erro e salvar a vida de seu marido! 

É preciso obedecer na hora certa

Quantas vezes as mulheres deixam de fazer algo que é importante para a salvação de seu marido… Muitas não é?

E ao contrario, quantas vezes nós homens deixamos de agir em obediência a Deus para proteger e salvar nossas esposas?

Isso precisa mudar! Muitas vezes, o resultado disso são graves consequências financeiras, profissionais, amorosas e até mesmo espirituais.

Zípora foi uma mulher que para salvar à seu esposo agiu na hora certa!

Ela escolheu obedecer a Deus incondicionalmente, a ponto dela mesma agir, em cima da hora, para salvar a vida de seu marido.

Que as mulheres (e também homens) possam ser sábias e obedientes ao Senhor assim como Zípora.

O casamento de Zípora e Moisés

Moisés conheceu Zípora quando fugiu do Egito por causa da ira de Faraó. Ele havia matado um egípcio para defender um hebreu e pensou que ninguém havia visto.

Mais tarde, quanto tentou inutilmente ser juiz de dois hebreus que discutiam, eles o acusaram de assassinato (Êxodo 2: 14).

Ao fugir do Egito, Moisés partiu para Midiã, e ali se estabeleceu. Ele estava assentado junto a um poço quando as filhas de Jetro foram ali tirar água para dar ao rebanho de seu pai.

Naquela ocasião alguns pastores expulsaram aquelas mulheres, dentre as quais estava Zípora. Então Moisés se levantou, as defendeu e deu água ao rebanho de Jetro.

Quando Zípora e suas irmãs chegaram em casa, elas contaram ao seu pai sobre o que Moisés havia feito em favor delas. Então aquele homem mandou que trouxessem Moisés, e este consentiu em morar em sua casa. Foi assim que Jetro lhe deu Zípora como esposa!

Mas depois que Moisés foi para o Egito, ele deixou Zípora, seu casamento e seus filhos. O avô, Jetro, deve ter se tornado a figura paterna de Gérson e Eliézer.

Zípora ficou praticamente divorciada. E não por alguns meses, como Moisés pode ter presumido. Em vez disso, ela foi casada e solteira para o resto de sua vida.

Zípora foi uma Grande Mulher e Esposa de Moisés

Zípora foi uma Grande Mulher e Esposa de Moisés

Sinceramente, precisamos admitir que: “Zípora teria que ser uma mulher forte para se casar com Moisés. Quando ela é mencionada, ela parece fazer as coisas acontecerem…”

Acredito que este artigo afirme de uma vez por todas quem foi Zípora, seu caráter e seu legado (bela, forte e sábia).

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!