Certamente você já ouviu algo a respeito de demônios, também conhecidos como anjos caídos. Mas afinal, será que os anjos caídos realmente existem? O que são e quais são os anjos caídos? São tantas perguntas…

Quem são os Anjos Caídos na Bíblia? Eles existem?
Eles existem?

Sim, eles existem (Lucas 10:18) e podem interferir em nossas vidas (Efésios 6:12) com mais freqüência do que poderíamos imaginar ou considerar em nosso pensamento cotidiano. 

Mas nem tudo o que ouvimos sobre anjos caídos é necessariamente verdadeiro. Este artigo irá discutir a natureza desses seres e lhe ajudar a diferenciar o que é fato e o que é ficção.

O que a Bíblia diz sobre os anjos?

A Bíblia tem muito a dizer sobre os anjos em geral. De fato, os anjos aparecem ou são mencionados quase 300 vezes na Bíblia. 

Em relação aos anjos que não caíram do céu, podemos aprender algumas coisas sobre eles nas Escrituras.

Anjos louvam ao Senhor; toda parte de sua existência parece glorificar a Deus. Vemos isso nas quatro criaturas do céu que clamam “santo, santo, santo”, sem cessar em Apocalipse 4: 8

Anjos são criaturas poderosas. Em termos de poder, o salmista os coloca um pouco acima dos humanos (Salmo 8: 5). O Salmo 103: 20 descreve como eles são poderosos em força.

Os anjos são seres espirituais, mas podem aparecer na forma de homens. Números 22:23 mostra um anjo como homem, com a espada desembainhada contra o perverso profeta Balaão

Existem muitos tipos de anjos. Os quatro tipos principais listados explicitamente na Bíblia são arcanjos (1 Tessalonicenses 4:16), querubins (Salmo 18:10), as quatro criaturas vivas (Apocalipse 4) e serafins (Isaías 6: 3).

O que são anjos caídos?

Anjos caídos são seres que decidiram se rebelar contra Deus e foram expulsos do céu (Judas 1: 6). Por se rebelarem contra Deus, enfrentarão castigo e tormento eterno (2 Pedro 2: 4).

Como os anjos caídos não têm esperança eterna, estes tem como missão arrastar o maior número possível de pessoas com eles para o seu destino eterno.  

Existem versículos sobre eles? 

Encontramos algumas instâncias nas Escrituras que mencionam “anjos” em conjunto com Satanás. 

Além disso, qualquer versículo que mencione a palavra demônio se refere a um anjo caído

  • Apocalipse 12: 9 descreve Satanás e seus anjos sendo lançados do céu para a terra por causa de sua rebelião.
  • Mateus 25:41 descreve o castigo que Satanás e seus anjos sofrerão no fogo eterno.
  • Apocalipse 12: 4 , através da metáfora das estrelas, indica que Satanás levou um terço dos anjos do céu a se rebelar contra Deus.

Existem vários anjos caídos?

Como indicado anteriormente, demônios e anjos caídos são termos sinônimos. 

Quanto a vários anjos caídos, temos versículos nas Escrituras que apontam para o fato de que mais de um demônio existente no mundo. 

De fato, em Marcos 5: 9, temos um homem que tem tantos demônios nele, que recebem o título de “legião“.

Outro versículo, em Mateus 12:43, fala sobre como um demônio que sai de um incrédulo e traz de volta vários outros para habitar aquela pessoa mais uma vez.

Demônios, ou anjos caídos, podem:

  • Habitar nos incrédulos (Marcos 5: 1-20).
  • Fazer com que aqueles que eles possuem fiquem mudos (Mateus 9:32), cegos (Mateus 12:22), surdos (Marcos 9:25) ou tentem se machucar (Marcos 5: 1-20).
  • Espalhar mentiras (João 8:44) para afastar as pessoas de Deus
  • Ter certo domínio sobre os governantes (Daniel 10)
Anjos caídos na bíblia

Anjos Caídos segundo o Livro de Enoque

A bíblia nos revela que Enoque andou com Deus, e Deus o arrebatou aos céus. Caso queira saber mais sobre a história de Enoque leia o seguinte estudo: Quem Foi Enoque na Bíblia? Enoque Andou com Deus Mesmo? 

A premissa do Livro de Enoque nos diz que Deus permitiu que Enoque retornasse à Terra para entregar a seus filhos certos segredos.

Segundo estas escritas os anjos caídos assumiram o corpo humano para satisfazer seu desejo pelas “filhas dos homens”, e que eles ensinaram os homens a construir armas de guerra. 

Porém a verdade acima é comprovada em Gênesis 6:1-4, veja:

Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.
Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”.
Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

Qual a relação entre os Anjos Caídos e Nefilins – Quem São Eles?

Os nefilins eram gigantes violentos que nasceram da união de anjos caídos com mulheres nos dias de Noé. 

A Bíblia diz que “os filhos do verdadeiro Deus perceberam que as filhas dos homens eram bonitas”. (Gênesis 6:2) Esses ‘filhos de Deus’ eram na verdade anjos que se voltaram contra Deus.

Eles “abandonaram sua própria morada correta” no céu, se materializaram em corpos humanos e “tomaram como esposas todas as que escolheram”. — Judas 6; Gênesis 6:2.

Os filhos que nasceram dessa união desnatural não eram pessoas normais. (Gênesis 6:4)

Os nefilins eram valentões gigantes, tiranos que encheram a Terra com violência. (Gênesis 6:13) A Bíblia fala deles como “os valentes dos tempos antigos, os homens de fama”. (Gênesis 6:4) Eles deixaram uma herança de violência e medo. — Gênesis 6:5; Números 13:33.

Quantos são e quais são os anjos caídos?

De acordo com o Livro de Enoque, foram 200, o número de anjos caídos (naquela ocasião, Enoque não diz que este número inclui Satanás e um terço dos anjos caídos).  

Enoque cita 28 deles, explicando que 20 eram líderes em um grupo de 10. Estes são chamados de:

  • 1. Semyaza, Shemyaza, Semjaza, Semiaza, Samyaza, Shemhazai
  • 2. Azazel, Azazyel, Azaziel
  • 3. Amazarak
  • 4. Armers, Armeros, Armaros
  • 5. Barkayal, Baraqijal, Baraqel
  • 6. Kokabel, Kawkabel, Kakabel
  • 7. Ezeqeel, Ezekeel
  • 8. Araqiel, Arakiel
  • 9. Shamsiel, Shamshiel
  • 10. Sariel, Suriel, Zerachiel, Saraquel, Asardel
  • 11. Akibeel
  • 12. Tamiel
  • 13. Penemue
  • 14. Kasdeja, Kisdeja
  • 15. Gadreel
  • 16. Ramuell
  • 17. Danel
  • 18. Azkeel
  • 19. Saraknyal
  • 20. Asael
  • 21. Batraal
  • 22. Anane
  • 23. Zavebe
  • 24. Samsaveel
  • 25. Ertael
  • 26. Turel
  • 27. Yomvael
  • 28. Urakabarameel
Quem é Satanás?

Quem é Satanás? 

Satanás, conhecido como Lúcifer, é o líder dos anjos caídos, que os levou a se rebelar contra Deus em primeiro lugar.

O pai da mentira (João 8:44) e o príncipe deste mundo (João 12:31), Satanás tentará impedir que qualquer um e todos aceitem Jesus como seu Senhor e Salvador.

Ele nos tentará de todas as maneiras (Mateus 4: 1-11).

É importante notar que Satanás não é o oposto de Deus. Deus é muito mais poderoso do que Satanás jamais será. Satanás não é onipotente, onisciente ou onipresente.

Recomendo fortemente, caso possível a leitura do seguinte estudo: 4 mitos sobre anjos e demônios segundo a Bíblia.

O que é de fato é ficção sobre anjos caídos? 

Agora que enfrentamos os anjos caídos e seu líder Satanás, precisamos estabelecer que concepções culturais sobre anjos caídos simplesmente não são verdadeiras.

Anjos caídos não podem habitar um crente. Às vezes, os cristãos podem se preocupar se serão possuídos por um demônio, mas os demônios não podem habitar naquele que é o templo do Senhor (1 Coríntios 6:19), onde o Espírito Santo habita. 

Anjos caídos não são mais poderosos que o Espírito Santo. Os crentes podem ser cautelosos com a batalha espiritual que nos cerca, sentindo-se impotentes. 

Mas se somos habitados pelo Espírito Santo, o Espírito Santo é muito mais poderoso que as forças do mal. Os crentes têm a capacidade, através do nome de Jesus, de expulsar demônios (At 19: 13-16).

Anjos caídos já perderam. É fácil ficar desanimado quando vemos as forças do mal operando em nosso mundo moderno, mas às vezes podemos esquecer que Jesus já tem a vitória (1 João 4: 4). 

Anjos caídos já têm seu destino selado. É só uma questão de tempo.

Anjos, incluindo anjos caídos, são seres poderosos, mas todos eles precisam se submeter a Deus. 

Os demônios não podem realizar nenhuma ação fora da vontade ou plano de Deus (Jó 1-2 , Mateus 8:31). Embora sejam fortes, Deus é mais forte, e o propósito do Senhor sempre vencerá no final.

Por que a Bíblia não fala muito a respeito de anjos caídos?

A Bíblia não fala muito sobre anjos caídos porque essa informação não é útil. O foco da Bíblia é Deus e Sua relação com os homens, não os anjos. Os anjos caídos já foram derrotados por Deus.

Saber o nome ou mais detalhes de um anjo caído não nos vai ajudar a vencê-lo. O nome que realmente precisamos conhecer é Jesus Cristo, contra quem nenhuma força do mal pode resistir (Filipenses 2:9-11).

Esse é o principal que precisamos saber sobre anjos caídos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!