Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

O que a Bíblia diz sobre Depressão? Tudo o que você precisa saber!

O desânimo pode abalar a fé mais heroica e enfraquecer a mais firme vontade, mas Deus compreende e ainda se compadece e ama. Há esperança para quem luta contra a Depressão!
Continua após a publicidade

Os sintomas depressivos não surgirão na geração de hoje, eles sempre acometeram pessoas e roubaram a vida de muitas outras. Mas… será que existem passagens bíblicas que falam sobre depressão?

Ao longo dessa reflexão e estudo bíblico, iremos explicar tudo que o Senhor Jesus nos diz e ensina a respeito desse tema.

O que a Bíblia diz sobre Depressão?

Deus quer que saibamos que todos nós estamos sujeitos a passar por momentos de tristeza, angústia, e aflição, mas que também podemos superar esses momentos e restaurar a alegria e felicidade através da fé!

Sabemos que a fé vem pelo ouvir, a pergunta que cabe aqui é: Para quais pessoas você tem dado ouvido ultimamente? O que acha de começar a se libertar da depressão corrigindo este detalhe?

Minha sugestão é simples, que você deixe de ouvir jornal e fofoca e passe a ouvir e ler ensinos do Eterno! Inclusive para iniciar essa jornada lhe indico acessar a bíblia de estudo online que nos guia no aprendizado da palavra de Deus.

Medite no Salmo 42 e vença a Depressão.

Deus não tem prazer em lhe ver assim: depressivo e ansioso!

No momento em que inicio este artigo o Senhor acaba de me orientar que registre logo de cara um “remedio biblico” para você se libertar deste mal…

Sim, estou falando do Salmo de numero 42, ao contrario do que muitos pensam, este texto não tras somente o lamento de uma pessoa depressiva, como também uma reflexão de alguém que busca o auxílio do Senhor.

Medite no Salmo 42 e vença a Depressão.

O salmo 42 é para todos aqueles que perderam a alegria, mas que ainda conservam a esperança de um dia recuperarem a vontade de viver.

Esperança essa que poderá ser encontrada nos ensinamentos do Senhor e através de uma profunda análise do Salmo 42, que apresenta muito mais que uma luz no fim do túnel – ele apresenta cura e libertação!

Continua após a publicidade

Mas atenção, assim como todo medicamento a leitura biblica nos cura sim, porém é necessário que tenhamos contancia em estuda-la.

Ou seja, talvez uma breve leitura do salmo que lhe indiquei não demonstre efeito logo de cara (na primeira dose). Por isso experimente tomar do medicameto diariamente que não tenho dúvidas que sera liberto da depressão.

Enfim, agora que ja lhe receitei a medicação inicial, vamos continuar a consulta (ops – o estudo bíblico rsrs). Para entender melhor sobre a depressão, continue lendo essa mensagem!

O que é Depressão?

Por definição, a depressão trata-se de momentos prolongados de tristeza e desânimo, onde há uma sensação de que não há mais motivos de alegria.

Tudo parece não fazer mais sentido e se vê a vida e os fatos de maneira negativa todo o tempo…

É necessário ressaltar que existem os sintomas depressivos e a depressão, e embora pareçam ser a mesma coisa, eles não são.

Os sintomas depressivos costumam aparecer diante de circunstâncias, mas logo se vai, já a depressão trata-se de uma doença já estabelecida.

Geralmente os sintomas depressivos quando não cuidados da forma adequada evoluem para uma depressão estabelecida.

As causas podem ser variadas e dependerá de cada individuo, porém as mais comuns costumam ser: perdas, desilusões e culpa… Pode ser leve ou grave, isso irá depender do estágio que a pessoa se encontra.

O fato é que essa doença vem destruindo cada vez mais pessoas, e que além do tratamento psicológico que deve ser feito, a bíblia e a palavra do Senhor também nos dá alento e alívio em relação a isso.

Continua após a publicidade

O que a Bíblia nos fala sobre a Depressão e de que modo podemos Supera-la?

Continua após a publicidade

Se estamos sujeitos a enfrentar um inimigo é imprescindivel estuda-lo e descobrir seus pontos fracos para que saiamos da batalha vitoriosos. É exatamente isso que encontramos na bíblia!

Há várias passagens bíblicas que relatam e descrevem alguns momentos de tristeza e angústia da alma humana, e para isso, há várias palavras de consolo feitas pelo Senhor para os seus servos.

Veja a seguir algumas passagens que falam sobre isso: abatimento (Salmo 42: 5, 6 e 11, 44: 25 e 57: 6), aflição (Salmo 38: 8 e 88: 15), angústia (Isaias 61.3 e João 12: 27), tristeza profunda (Mateus 26: 38) entre outras…

Não deixe de anotar pois lendo e meditando no ensino dessas passagens, é possível extrair lições preciosas a respeito de como superar esses sentimentos tão dolorosos.

Segundo a palavra de Deus outro solucionador para o mal deste seculo (depressão e ansiedade) está em vigiar ao lado de quem você anda.

Durante sua angústia, Jesus escolheu alguns amigos próximos para estarem com ele, existe uma passagem que afirma que Jesus:

levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia.

Mateus 26: 37

Foi por conta destes sentimentos negativos que Jesus buscou a ajuda de companhia dos amigos que ele confiava como um alívio para aquele momento de angústia que ele passava.

Ressaltamos isso, pois é necessário saber em quem confiar, as pessoas que estão realmente capacitadas para nos ouvir e aconselhar são poucas. Para evitar mais problemas, é necessário ter cuidado!

Como devemos lidar com o Sofrimento causado pela Depressão?

O sofrimento é complexo, e na depressão da alma há muita individualidade, porém, não podemos esquecer que a comunhão e fé no Senhor são instrumentos divinos para todo coração que está ferido.

Continua após a publicidade

Quando estivermos nesses momentos – de grande dor e sofrimento, é necessário buscarmos ao Eterno para que ele nos guie, nos conduza e nos faça enxergar a melhor saída.

Nosso Pai é poderoso e quer nosso bem ao invés do sofrimento, basta que o busquemos e consigamos dar espaço para que ele venha a agir em nossas vidas!

[BONUS] Como ajudar a si mesmo e ao próximo nos Momentos de Depressão?

Em meio a depressão o abatimento da alma é algo muito dolorido e profundo, sendo em nós mesmos ou em alguém que conhecemos, é necessário saber o que fazer e o que falar antes de oferecer ajuda.

Uma das maiores dificuldades, é que as vezes, quem está passando por esses momentos, tem algum nível de bloqueio em conversar.

Entretanto, se você está passando por isso ou conheça quem esteja, procure alguém confiável para dividir.

Lembre-se que você pode e deve conversar com Deus por meio de orações e pedir por Seu auxílio e direcionamento.

Se possível, em conjunto com tudo isso, procure ajuda profissional…

Mas, observe que Jesus procurou ajuda (e assim também devemos fazer) primeiramente ao Senhor Deus para estar com Ele!

Como ajudar a si mesmo e ao próximo nos Momentos de Depressão

Enfim, diante de momentos e sentimentos depressivos, busque o auxilio Divino, não se deixe levar por sentidos enganosos, pois o Senhor te ama.

Saiba que sentir essas coisas (sentimentos negativos/depressivos) faz parte da vida, o que devemos mesmo é não soltar a mão de Deus.

Continua após a publicidade

Deus é conosco sempre!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!