Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Aprenda com Paulo, o Atleta de Cristo à Como Vencer à Corrida Cristã

O apóstolo Paulo retirou otimas ilustrações das competições atléticas em Corinto para nos deixar ensinamentos sobre a corrida cristã. Veja!
Continua após a publicidade

A corrida cristã, também conhecida como “a corrida da fé” ou “a carreira que nos é proposta’ se faz ao longo de toda a vida de um verdadeiro atleta de Cristo!

Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.

2 Timóteo 2: 5

Segundo a bíblia você e eu somos atletas de cristo, mas lembre-se que nossos adversários não são as demais pessoas, mas sim a nossa própria carne.

Sabemos que não é uma corrida fácil – precisamos superar as nossas vontades e literalmente lutar contra nós mesmos.

Porém Cristo venceu, e é através de Jesus que já podemos declarar que somos mais do que vencedores!

Portanto creia durante toda a carreira, não desanime, a corrida cristã pode ser cansativa mas nos leva a vida eterna!

O que a Bíblia diz sobre Corrida – a Carreira que nos foi Proposta?

Você sabia que existem diversas passagens na bíblia que se referem à corrida? 

É claro que o termo “corrida” empregado nessas passagens tem diversas conotações, não sendo exclusivamente associada ao esporte.

Entretanto, podemos sim relacioná-las à prática da atividade física e extrairmos ensinamentos muito importantes para as nossas vidas.

A bíblia nos orienta a correr de tal modo que alcancemos o prêmio e ainda acrescenta afirmando que:

Continua após a publicidade

…Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.     

1 Coríntios 9: 24-25
O que a Bíblia diz sobre Corrida

Em nossa vida temos muitos projetos, sonhos e metas a serem atingidas. Tenha em mente que a caminhada com Cristo, a vida cristã não é estática, ela é dinâmica!

No caminho para o céu não encontramos placas como pontos de partidas. Mas temos a Bíblia, que é um guia esplêndido que nos mostra a direção para o caminho da eternidade com Deus.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.

Hebreus 12: 1

Esta carreira está voltada para um alvo maravilhoso: “a cidade celestial”. Mas para vencer e alcançar o alvo nesta corrida o atleta não deve se distrair com nada!

É necessario deixar para trás o velho Egito (velhas praticas, pecados, costumes, etc), e prosseguir na direção do Reino de Deus.

Para vencer a Corrida Cristã corra como um Atleta que corre em Direção ao Alvo!

O apóstolo Paulo estava imerso num ambiente muito esportivo quando esteve em Corinto, ali havia um grande estádio onde se disputavam torneios olímpicos.

Por isso Paulo falou como o povo certamente entenderia comparando a vida de um cristão à de um atleta…

Entrar em um jogo sem conhecer as regras é derrota certa. Por isso muitas pessoas fracassam espiritualmente, por que ignoram as regras espirituais.

Vamos então comparar algumas características de um bom atleta com o dever de um bom cristão:

Continua após a publicidade

O bom Atleta de Cristo deve ser Esforçado.

Todo atleta tem que se esforçar, treinar e alcançar o máximo de sua capacidade se quiser vencer. Ele não pode ter preguiça, pois a preguiça é muito perigosa!

Quem se deixa dominar pela preguiça acaba não fazendo aquilo que precisa. O trabalho não é feito e, no fim, o preguiçoso encontra problemas.

Para vencer a Corrida Cristã corra como um Atleta que corre em Direção ao Alvo!

Amado, Deus vai fazer tudo por você, Ele só não irá fazer aquilo que é para você fazer!

Não conheço ninguém que colheu sem trabalhar, ninguém que cresceu sem trabalhar, que viu o milagre sem assumir os riscos.

O trabalho feito de forma inteligente, espiritual e confiado na graça, além de trazer frutos, honra a Palavra, pois prova que ela é verdadeira!

É chegado o tempo do povo de Deus se levantar para Trabalhar, para que a medida que provemos da prosperidade divina, possamos investir no reino e acumular tesouros do Céu.

Se você quer um conselho sobre a graça meu irmão(a), VAI TRABALHAR! O trabalho é a maneira como você revela sua confiança na bondade de Deus.

Chega de dizer que crê, mas fica parado. Dizer que Deus vai fazer sem se mover em Fé. De esperar o milagre sem colocar o pé no sobrenatural. Isso desonra a Deus…

Afinal, se você crê, que a terra está cheia de batatas, o correto não seria você se esforçar, pegar sua enxada e ir para a lavoura?

O bom Atleta de Cristo deve ser Disciplinado.

Para estar preparado, um jogador precisa ser disciplinado e conhecer sua capacidade. Pois essa disciplina é o que proporciona o desenvolvimento na hora da partida.

Continua após a publicidade

Se o atleta não tiver uma rotina de treino certamente ele não irá conseguir vencer.

Em nossa vida e caminhada cristã precisamos aprender a treinar sempre com disciplina para nos dominar e aperfeiçoar a cada dia.

Continua após a publicidade

A pessoa disciplinada se dedica a coisas boas e não permite espaço para o pecado, até porque a boa disciplina ajuda a evitar os impulsos que levam ao pecado!

O bom Atleta de Cristo deve ser Disciplinado.

As disciplinas espirituais que nos são propostas são estas: oração, leitura da Bíblia, jejum, perdão, etc.

E a pergunta que cabe aqui é: você tem treinado sua vida espiritual ou está um pouco indisciplinado?

O bom Atleta de Cristo deve estar 100% focado na meta.

O foco e a motivação correta do atleta é vencer, ou seja, quando se começa o jogo pensando em perder tona-se impossivel a vitória.

Quero lhe contar uma história de um prisioneiro condenado à morte, que teve uma oportunidade de vida.

Essa oportunidade consistia em percorrer uma longa avenida, onde milhares de pessoas contemplavam-no levando uma taça cheia de água em suas mãos.

Se porventura dela caísse uma gota ele morreria, e em caso contrário viveria.

Para surpresa de muitos a emoção e ansiedade do momento não foi maior do que a vontade do prisioneiro em vencer o desafio.

Continua após a publicidade

Tendo vencido aquele longo trecho sem deixar cair uma gota d’água se quer, alguém lhe perguntou qual era o segredo, então ele respondeu:

“Durante o percurso todo preocupei-me em olhar só para a taça”.

Aquele homem não se preocupou com as nuvens de testemunhas (pessoas) a sua volta… Prezados amigos, à margem do caminho para o céu você vai encontrar uma nuvem de testemunhas.

Talvez muitos amigos que o encorajam e inspiram, mas também irá encontrar muitos que vão tentar desencorajar e criticar-lhe.

Para quem você está olhando? Esta olhando para a opnião dos homens? Para os obstáculos da vida ou para Deus?

Recorde que enquanto Pedro caminhou sobre as águas do mar da Galiléia olhando para Jesus, tudo corria bem…

Mas quando Pedro desviou os seus olhos do Mestre e observou a força do vento, começou a afundar-se no mar. (Leia Mateus 14: 29,30).

O bom Atleta de Cristo NÃO pode ter pressa.

Meditando nesses versiculos sobre corrida, fé e carreira, perguntei ao Senhor o que faz um atleta vencer uma corrida? Qual a estrategia?

E fui ministrado de que o atleta vencedor de uma carreira nem sempre é aquele que corre mais rapido – na maioria das vezes é aquele que é constante na caminhada.

Muitos cristãos hoje começam a corrida do jeito certo e com as ferramentas certas, mas todas as forças são concentradas no inicio de sua caminhada.

Continua após a publicidade

Começam muito bem, mas após alguns anos, meses e ate mesmo dias desistem da carreira ou reduzem drasticamente a velocidade…

Diversas vezes ja me deparei com pessoas que foram grandes homens e mulheres de Deus no passado, mas que a realidade atual é totalmente diferente!

E a desculpa é sempre a mesma: “…Irmão Tyago eu corri e corri, mas Jesus esta demorando muito…”

Deixa eu te dizer amado, nada que vem rapido e facil presta!

Quer saber? Precisamos nos alienar da mentalidade fast-food… Querer tudo facil e agora, trocar um almoço por lanchinho, trocar um casamento por um momento, e por ai vai…

Seja como Paulo, um grande atleta de Cristo!

Seja como Paulo, um grande atleta de Cristo!

Paulo se considerava um soldado a serviço de Jesus. Ele ia onde Jesus mandava e cumpria todas as missões que recebia. Agora estava chegando ao fim de seu “serviço militar”.

Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

2 Timóteo 2: 3

Seguir Jesus é entrar em batalha. Combatemos o pecado em nossas próprias vidas e contra as forças do diabo nesse mundo.

Nossa missão é conquistar, fazendo crescer o Reino de Deus através da pregação do evangelho. Mas não estamos sozinhos. Com Jesus, a vitória já está garantida!

Paulo reconheceu que sua luta tinha sido boa. Foi difícil, mas ele lutou pelas coisas certas e não desistiu. Jesus ajudou o apóstolo combater o bom combate.

Continua após a publicidade

Paulo também comparou a vida com uma corrida, em que no final, o vencedor recebe um prêmio. Paulo se considerava um vencedor, ele estava chegando ao fim da corrida e estava pronto para receber seu prêmio.

Quem quer vencer uma corrida precisa de esforço e preparação.

A vida nem sempre é fácil, mas nós temos um foco: Jesus. Não vivemos sem alvo. Nosso propósito é chegar ao fim da vida prontos para uma eternidade junto Dele.

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!