Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Estudo e Resumo Bíblico do Livro de Provérbios de Salomão

O livro de provérbio constitui uma espécie de chave que permite interpretar os outros livros que compõe as Escrituras. Através dos provérbios é possível encontrar a ideia base de alguns termos que permitirá compreender uma verdade contida em outros livros.
Continua após a publicidade

Tem alguns minutos disponíveis e quer ler alguma coisa proveitosa e prática na Bíblia? Sim?! Então abra o livro de Provérbios de Salomão! 

Estudo e Resumo Bíblico do Livro de Provérbios de Salomão

É claro que o estudo da palavra de Deus deve incluir todos os livros da Bíblia e hábitos correspondentes, mas há momentos em que procuramos uma mensagem clara, rápida e sábia para meditar e aplicar na vida. 

Nestes momentos, o livro de Provérbios não decepciona. Por isso, no estudo de hoje nós iremos aprender um pouco mais a respeito do mesmo.

Quem escreveu o Livro dos Provérbios?

O principal autor do livro de Provérbios foi Salomão, que também escreveu muitos outros provérbios e cânticos que infelizmente não foram preservados para nós. 

Sobre este homem, podemos afirmar que foi alguém extremamente inteligente e sábio!

O rei Salomão foi o décimo filho do rei Davi e o segundo filho de Bate-Seba, sabemos que ele foi responsável por escrever a maior parte do livro Provérbios. 

E é por isso que eles são frequentemente chamados de “Provérbios de Salomão” – este homem é responsável por registrar possivelmente 29 dos 31 capítulos. 

Os outros dois capítulos foram de autoria de Agur e do rei Lemuel, respectivamente. 

Quem escreveu o Livro dos Provérbios?

Salomão reinou sobre Israel durante um tempo a que muitos se referem como a “idade de ouro”. Seu período de liderança durou cerca de 40 anos, assim como os reis Davi e Saul antes dele. 

Essa longa extensão e história de prosperidade é um reflexo brilhante sobre o tipo de líder que ele foi!

Um próspero reinado de 40 anos e posteriormente a escrita do Livro de Provérbios, podemos ver que Salomão levou a sério seu encargo.

Entenda o que é um provérbio e qual a raiz de sua sabedoria.

A palavra provérbio pode ser definida como uma declaração de verdade ou um conselho geral. 

Mas os provérbios bíblicos vão além de todo esse significado humano, isto porque estes provérbios estão ‘recheados’ da sabedoria de Deus.

O escritor Salomão respondeu a proposta de Deus de pedir o que ele gostaria com um pedido por sabedoria e conhecimento para que “ele possa liderar pessoas.” 

A bíblia descreve que Deus se agradou muito de Salomão, visto que ele não pediu riquezas ou honra, por isso concedeu-lhe de Sua divina sabedoria, conhecimento e riqueza. 

E essa sabedoria é evidente em todo o livro de Provérbios!

Por isso os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ou seja, ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. 

É importante salientar que Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo. E sim uma verdade Bíblica experimentada pelo próprio autor!

Provérbios é um dos meus livros preferidos. Além de lê-lo de maneira constante, tenho boas lembranças dele no início da minha caminhada com Cristo.

Continua após a publicidade

De fato, praticando muitos de seus conselhos, tenho visto o cumprimento de suas promessas em minha vida. Louvo sinceramente ao Espírito Santo por nos ter dado esse tesouro tão precioso.

Qual a importância de se ler o livro de Provérbios hoje?

Provérbios, como muitos livros da Bíblia, são palavras vivas com as quais podemos extrair nova vida e sabedoria em qualquer momento de nosso cotidiano.

Mesmo que você tenha lido Provérbios cem vezes, sempre podemos extrair algo novo dessa palavra viva.

À medida que progredimos em sabedoria e conexão com Deus, as coisas velhas tornam-se novas novamente.

Qual a importância de se ler o livro de Provérbios hoje?

Embora o livro tenha sido escrito na antiga Israel, suas mensagens podem ser aplicadas ainda hoje no mundo moderno!

Ao estudar esse livro, os crentes (aqueles que creem) vão aprender a respeito da verdadeira sabedoria – aquela que vai ajudá-los a aproximar-se do Senhor.

Embora seja um livro sobre sabedoria e como podemos e devemos buscá-la, o livro é, em última análise, um guia para agradar a Deus e ao próximo. 

E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

Provérbios 3: 4 

Ainda hoje podemos afirmar que adquirir sabedoria e saber como evitar as armadilhas da tolice nos leva ao bem-estar pessoal, relacionamentos familiares felizes, trabalhos frutíferos e boa posição social.

Ao longo do livro, a reverência a Deus e a confiança Nele são apresentadas como o caminho para a vida, prosperidade e segurança e é por isso que você precisa ler e entender o livro de Provérbios!

Estudo e resumo breve do Livro de Provérbios de Salomão:

Para ter um estudo proveitoso do livro de Provérbios é necessário observar que o livro contém 31 capítulos e que, esboçar e estruturar a leitura ajudará e muito no entendimento.

Farei isto com você em resumo logo abaixo, ok? Continue a leitura!

  • Provérbios 1 à 9:

Podemos resumir que esses provérbios contêm um convite poético para o leitor procurar e adquirir a verdadeira sabedoria. 

Expõem a natureza do conhecimento, o significado da vida e o caminho do sucesso.

  • Provérbios 10 à 24:

Esses provérbios contêm alguns ditados curtos sobre maneiras corretas e incorretas de viver. 

Em resumo oferecem conselhos práticos sobre a vida familiar, o controle da ira, os perigos do orgulho e vários outros assuntos.

  • Provérbios 25 à 29:

Esses provérbios falam sobre a liderança justa, o dever e benefícios das pessoas em ajudar os pobres e o valor da sabedoria na vida diária.

  • Provérbios 30 à 31:

As palavras de Agur e do rei Lemuel encerram o livro. Agur indica ao leitor que “toda a palavra de Deus é pura” (leia Provérbios 30: 5) e fala dos perigos da hipocrisia. 

Já o rei Lemuel recita as palavras de sua mãe com advertências sobre as bebidas fortes e enfatiza que uma mulher virtuosa tem mais valor que as riquezas deste mundo, ela reverencia o Senhor e é diligente, generosa, sábia e bondosa.

Por mais de 3.000 anos, os provérbios têm servido como meio de instrução, avisando sobre erros e caminhos perigosos e mostrando motivos para optar por comportamentos bons que levam à vida!

Melhores e mais conhecidas frases e versículos do livro:

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Provérbios 3: 5-8

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Provérbios 3: 12

As formigas não têm chefe, não têm patrão, não têm chefe – ninguém precisa dizer-lhes o que fazer. Você os verá trabalhando e labutando durante todo o verão, estocando sua comida em preparação para o inverno.

Provérbios 6: 7-8

Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.

Provérbios 8: 32
Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!