A história de Bate-Seba na Bíblia é frequentemente eclipsada pela história de Davi

Quem foi Bate-Seba na Bíblia? A história de Batseba
Quem foi Batseba na Bíblia? A história de Batseba

Batseba atraiu muitos julgamentos por estudiosos que leram e ouviram o lado de Davi. Vejamos a história e a versão de Bate-Seba em vez de apenas a de Davi.

A história de Batseba na Bíblia

A primeira vez que o nome de Batseba é mencionado na Bíblia é em 2 Samuel 11: 3. O homem que o rei Davi enviou para descobrir sobre ela a identificou como “Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o hitita”.

O verso anterior diz que enquanto ela estava tomando banho, o rei Davi estava andando no telhado do palácio e a viu. A próxima coisa que ela soube foi que mensageiros do rei estavam em sua casa para levá-la ao palácio.

Por que ela estava sendo levada?

O marido de Bate-Seba, um dos “homens poderosos” do rei, estava em guerra. É plausível que ela achasse que o rei Davi queria falar com ela sobre seu marido, Urias. 

Talvez Urias tenha se machucado. Ou talvez o rei tivesse notícias sobre seu pai Eliã, também um dos “homens poderosos” do rei.

Ainda assim, ela poderia ter pensado que poderia ser sobre seu avô Ahithophel, um dos principais conselheiros do rei Davi. 

‘Certamente, o motivo de a levarem deveria ser sobre estes, pois o rei Davi se importava com eles’. Infelizmente esta mulher estava tristemente enganada.

Por que Bate-seba estava tomando banho e o que realmente aconteceu?

Davi a trouxe para o palácio para dormir com ela porque ele a observava tomar banho e viu que ela era “muito bonita” (2 Samuel 11: 2).

Este banho não era o seu banho diário, mas um tipo específico. Bate-Seba havia acabado de terminar seu ciclo menstrual e estava realizando um banho cerimonial para ser “purificada de sua impureza” ( 2 Samuel 11: 4 ).

Alguns sugerem que Batseba estava seduzindo o rei Davi tomando banho à sua vista. Mas, na verdade, ela estava apenas seguindo o Lei de Moisés com esta limpeza cerimonial.

Bate-Seba, uma mulher casada cumpridora da lei, não seduziu o rei. Ela foi estuprada.

O rei Davi estuprou Bate-Seba?

Alguns argumentam que Batseba era cúmplice.

“Talvez por lealdade ao evangelho contemporâneo do ‘herói do Antigo Testamento’ muitas vezes fale dessa história como mais um ‘caso sórdido’ que, embora horrível e pecaminoso, pareça para a maioria de nós um pecado menor que o pecado do estupro”.

Mas a Bíblia diz que Davi enviou mensageiros que a “levaram”. Essa palavra no hebraico original significa apreender, capturar, ser capturada etc.

Bate-Seba viveu em uma época em que as mulheres eram vistas como propriedade. 

Ela não tinha o direito de resistir ao rei. Não ao ser tirada de sua casa. Não quando ele queria fazer sexo com ela…

Bate-Seba era uma mulher que sofria muito

Bate-Seba sofreu a perda de seu marido.

Quando Batseba ficou grávida, enviou uma mensagem ao rei, provavelmente em pânico. Pouco tempo depois, seu marido foi morto. 

Não está claro se Bate-Seba soube que foi Davi quem matou o marido ou não. Mas independente dela saber quem o matou, seu marido estava morto, e agora ela era uma viúva grávida.

O luto pela perda do marido provavelmente foi aumentado pelos hormônios da gravidez. Em seu estado devastado, o rei Davi a levou novamente ao palácio, desta vez como esposa. 

Não há evidências de que ela tenha tido escolha. Sua vida como ela a conhecia antes de seu banho cerimonial, deve ter desaparecido para sempre.

Ela sofreu a perda de seu bebê recém-nascido.

Depois que Bate-Seba foi morar com o rei, talvez ela tenha pensado que seria o fim de sua tristeza. Infelizmente, não foi. 

Seu bebê recém-nascido morreu apenas sete dias depois que o profeta Natã repreendeu o rei Davi ( 2 Samuel 12: 1-23 ). 

Em 2 Samuel 12: 14, lemos que Davi sabia o motivo da morte do bebê. Será que Batseba também soube? A Bíblia não diz. 

E se ela sabia que era por causa do pecado de Davi, porque Deus o considerava responsável, como isso a fez sentir?

Deus redimiu a dor de Bate-Seba.

Deus deu a Bate-Seba um filho, Salomão. O versículo seguinte após a morte do bebê abrange um período de nove meses.

“Então Davi consolou sua esposa, Batseba, e foi até ela e deitou-se com ela; ela teve um filho, e ele chamou seu nome de Salomão” ( 2 Samuel 12:24 ).

As ações de Davi podem não parecer um consolo para Bate-Seba a princípio. Mas talvez ele quisesse dar a ela o que ela acabara de perder. 

No hebraico, a palavra “consolado” significa ter pena, desculpar-se, arrepender-se…

Ela não apenas teve outro filho, mas o próprio Deus amou essa criança e disse ao profeta Natã que o chamasse Jedidiah, que significa  “amado pelo SENHOR”.

Deus incluiu Bate-Seba na linhagem de Cristo.

Há cinco mulheres listadas na genealogia de Jesus. Bate-seba é uma delas, mas ela é a única sem nome. “… Davi era o pai de Salomão, cuja mãe tinha sido a esposa de Urias” ( Mateus 1: 6 ).

Seu filho, chamado Jedidiah por Deus, mas conhecido como Salomão, é especulado como sendo o rei Lemuel, o escritor de Provérbios 31 . 

Se o rei Salomão realmente for o rei Lemuel , isso tornaria Bate-Seba, a mulher sábia e virtuosa citada no Provérbio.

Mesmo que Bate-Seba não fosse a mulher de honra em Provérbios 31, seu filho, o rei, a honrou e a respeitou, conforme detalhado em 1 Reis 2:19:

Então Batseba foi ao rei Salomão para falar com ele em nome de Adonias. E o rei levantou-se para encontrá-la e inclinou-se para ela. Então ele sentou-se no trono e trouxe um assento para a mãe do rei, e ela sentou-se à direita dele.

Bate-Seba foi uma mulher que sofreu muito, porém foi honrada e levantada por Deus.

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa noite irmão, estou muito grato pelos conteúdos que o todo poderoso Jeová Deus criou dos céus e da terra continua o iluminar pelo Espírito Santo…