Se você é novato ou um pregador iniciante e quer melhorar suas pregações, seja bem-vindo ao 6 Passos Simples sobre Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez.

Deixe-me elogiá-lo por querer dar o seu melhor por trás do púlpito. Lindo é compartilhar a palavra e a verdade às pessoas!

Hoje você aprenderá as 6 melhores dicas e técnicas sobre como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez com poder e confiança.

Mas primeiro, deixe-me fazer uma confissão …

Meu primeiro sermão foi terrível

Eu tinha que pregar em uma pequena igreja de cerca de 20 a 30 pessoas na minha cidade. Foi há muitos anos, mas eu me lembro vividamente …

Fui até a frente, minhas mãos trêmulas segurando minhas anotações.

Minha voz falhou enquanto eu lutava para conseguir passar as primeiras frases.

Eu tinha um bom ponto principal, mas na metade do caminho percebi que tinha esquecido de planejar uma conclusão. Eu não tinha como ‘pousar o avião’, nem ideia de como terminar!

Então o que eu fiz? Apenas continuei repetindo varias e varias vezes as mesmas frases…

Sou eternamente grato por duas graças salvadoras naquele dia: ninguém gravou (nenhuma evidência!) E todo mundo foi muito gentil comigo 🙂

Enfim, eu melhorei muito desde o primeiro sermão! Estou onde quero estar na minha pregação? Ainda não! 

Mas certamente posso compartilhar com você alguns dos segredos que aprendi ao longo do caminho para ajudá-lo a evitar os erros que cometi e a ter o melhor começo possível em sua jornada de pregação.

Você está pronto? Tudo bem, vamos lá! Aqui estão minhas 6 principais dicas sobre Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez:

Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez

1. Invista em si mesmo como pregador

Creio que todo pregador deve ter 1 Timóteo 4:13 e 15 colados na parede:

Dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.
Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.

Você pegou a última frase? Deus está nos chamando, pregadores para mostrar progresso na frente da igreja, não perfeição . 

Você não precisa se preocupar em ser perfeito – isso não tira a pressão? 

Somos simplesmente chamados a mostrar progresso e permitir que as pessoas vejam uma melhoria ao longo do tempo.

Mas como você mostra progresso e se torna o melhor pregador que pode ser? Como você aprende a se tornar um comunicador eficaz do evangelho?

 Estudando a pregação! Como comunicadores da maior mensagem de todos os tempos, devemos ser estudantes do ofício da comunicação.

3 maneiras de investir em si mesmo como pregador:

Faça um curso de pregação

O Pregador Vocacionado é o melhor curso de pregação online que eu já encontrei.

Você obtém acesso a módulos de treinamento, repletos de lições práticas passo a passo, reunidas por alguns dos melhores pregadores e comunicadores de nosso tempo.

Mais do que isso, você se junta a uma comunidade de mais de 3.000 pregadores, todos se ajudando, fazendo perguntas e obtendo respostas, compartilhando idéias e feedback.

Confira minha revisão completa do Pregador Vocacionado aqui.

Leia livros sobre pregação

Líderes são leitores – devemos sempre procurar desenvolver e crescer. Uma das minhas maneiras favoritas de fazer isso é através da leitura.

Aqui está minha lista dos 5 principais livros de leitura obrigatória para a pregação.

Eu leio muito! De fato, na maioria das manhãs de sábado, você me encontra escondido em algum lugar com um bom livro.

Ouça grandes pregadores

Vivemos tempos sem precedentes, nunca antes tivemos acesso instantâneo a tantos recursos. Existem mais de 10.000 de sermões disponíveis online.

Você pode aprender muito ouvindo podcasts e vídeos do YouTube de seus palestrantes favoritos, pegue uma caneta e faça anotações…

Como eles introduziram o tópico? Como eles criaram tensão? Qual era a estrutura básica do sermão? Do que você gostou? O que funcionou bem? O que não funcionou tão bem?

Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez

2. Pregue com confiança ilimitada

Se o pensamento de ficar em pé e falar na frente das pessoas pela primeira vez lhe dá o sentimento de nervosismo, ou você tem medo de pregar, acho que o que estou prestes a dizer vai realmente ajudar …

Quando eu estava começando, ouvi esta frase e ela sempre fica presa comigo: “A mensagem é mais importante do que você.”

Quando você está preocupado se fará um bom trabalho ou não, ou não tiver certeza se as pessoas vão gostar de você, todo o seu foco está em si mesmo. Honestamente, isso não é importante.

Em vez disso, o foco deve estar no incrível privilégio que você tem para apresentar a Palavra de Deus ao povo de Deus.

É a mensagem que Deus lhe deu para Sua igreja que é a prioridade; sempre foi sobre o que Deus quer dizer a Seus filhos.

Lembre-se dessa verdade e prometo que você sempre terá uma confiança ilimitada na pregação.

3. É seu trabalho deixar que a Palavra de Deus faça seu trabalho

Quer estar no top 10 dos pregadores? Pregue a Palavra. Parece tão óbvio, certo? Aqui está a questão …

9 em 10 pregadores começam com um tópico em mente sobre o qual desejam pregar: ‘amor’, ‘finanças’, ‘ser testemunha’, ‘relacionamentos’ e assim por diante, e depois encontram escrituras para apoiar o que querem dizer.

Arrancando um verso daqui e dali, e depois afastando-os do contexto, tentando fazê-los encaixar no seu achismo.

Confie em mim, há uma maneira muito melhor

Ela se chama pregação expositiva. É aqui que o pregador faz do texto das Escrituras o ponto de seu sermão.

Eu indico a você – tome uma decisão, no início de sua vida de pregação, de apenas pregar sermões expositivos.

É preciso um pouco mais de trabalho para entender realmente o que o texto das escrituras está dizendo? Sim, mas vale a pena.

Quanto mais eu assisto os pastores pregando e quanto mais eu estou em torno de diferentes igrejas, mais fico impressionado com a maneira como a pregação bíblica expositiva constrói tal riqueza e profundidade em seus membros da igreja.

Aqui está a promessa de Deus em Isaías 55:11:

“Assim como a chuva e a neve descem dos céus  e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo seu trabalho de fazer as coisas crescerem e florescerem,  produzindo sementes para os agricultores e alimentos para os famintos, assim como as palavras que saem da minha boca  não voltam de mãos vazias.

Pregue a Palavra, sim, mas realmente confie nela – ela nunca o decepcionará.

Permita que a sua exposição da pura e infalível Palavra de Deus seja o sangue da vida da sua igreja semana após semana e veja seus membros crescerem em maturidade.

Seja forte no conhecimento de que a Palavra de Deus é mais que suficiente para realizar a obra de Deus no povo de Deus.

Você deve estar confiante ao pregar a Palavra, pois nela há poder e vida, então confie e seja fiel. E, somente então, você verá vidas verdadeiramente transformadas.

Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez

4. Prepare-se melhor e você pregará melhor

Você já se perguntou como os pastores das igrejas que mais crescem chegam lá e pregam sermões novos e poderosos semana após semana?

Eles parecem fazer isso de maneira tão eficaz e natural – então, qual é o segredo deles? Eu vou te dizer:

Eles propositalmente seguem um sistema de sermões que elimina o estresse da preparação para sermões, lhes dá mais tempo e os torna melhores pregadores.

Idéias+ conteúdo + preparação = um ótimo sistema de sermões

Aqui está uma breve visão geral da aparência do sistema de três etapas:

Um sistema de idéias

Se o seu sermão começa com uma idéia medíocre, o que você fizer como resultado final será sempre medíocre.

Os comunicadores mais habilidosos de nossa época têm um sistema para gerar e salvar idéias e sabem como identificar a diferença entre uma má idéia, uma boa e uma ótima idéia.

Um sistema de conteúdo

O próximo passo para a preparação eficaz do sermão é aprofundar o seu conceito principal e apresentar o esboço do sermão, mas com uma grande diferença: você começa com o fim em mente.

Tenha uma imagem clara de onde você quer levar seu pessoal e, em seguida, crie seu esboço como o caminho para chegar lá.

Aqui estão os 5 elementos de um bom sermão:

Introdução –  Você está apresentando o tópico, descrevendo o problema que deseja resolver ou questionar para o qual responderá.

Tensão –  A chave aqui é estimular o apetite – diga a eles por que eles precisam ouvir o que você tem a dizer antes de dizê-lo. Faça isso da maneira certa e terá toda a atenção de todos.

Verdade –  Agora compartilhe a resposta para o problema que você descreveu usando a Palavra de Deus como a verdade que dá liberdade.

Aplicação –  Deixe claro o que eles precisam fazer com o que você disse a eles.

Conclusão –  Termine com uma declaração memorável, uma frase de efeito que resume perfeitamente tudo o que você acabou de compartilhar.

Um sistema de preparação

Certifique-se de que você tenha períodos de tempo específicos marcados para o uso exclusivo de praticar seu sermão. Você precisa ensaiá-lo em voz alta o suficiente para que você quase o conheça de cor.

Pratique em uma zona tranquila e livre de distrações e esteja pronto antes da sexta-feira para poder relaxar e sábado e estar pronto para ir no domingo.

5. Conexão x comunicação

Devo admitir que demorei um pouco para entender esse assunto …

Há um mundo de diferença entre comunicação e conexão, entre pessoas ouvindo o que você está dizendo e pessoas realmente  entendendo .

Aqui estão três coisas práticas que você pode fazer para realmente se conectar aos seus ouvintes:

Conte histórias

Quer pregar como Jesus? Conte histórias.

Jesus usava histórias quase todas as vezes que pregava e multidões o seguiam. Por quê? Porque todo mundo adora uma boa história!

Contar histórias é uma maneira engenhosa de prender a atenção de todos e dar vida aos seu sermão. Uma boa história emocional ou dramática pode realmente ajudar a ilustrar seu ponto principal e conectar-se ao coração de seus ouvintes.

Tente dar exemplos de sua própria vida, ou se possível diga uma história da vida real.

Não sinta necessidade de preencher o tempo 

Lembra quando o Twitter foi apresentado pela primeira vez? Todos disseram que o site certamente falharia por causa do limite de 140 caracteres, mas eles estavam errados! 

Acontece que o limite de caracteres forçou as pessoas a pensar e articular seus pensamentos de uma maneira mais concisa.

É o mesmo com a pregação – às vezes menos é mais. Todos nós ouvimos pregadores que vagueiam de um pensamento para o outro sem nenhuma estrutura ou direção real …

Lembre-se de que seu objetivo é transmitir uma mensagem, não preencher o tempo. Quanto mais persistente e memorável for o seu sermão, melhor. As pessoas vão levar para casa com elas.

6. Obtenha feedbacks bons e honestos

Nada melhorará sua pregação como um feedback bom e honesto.

Ao apertar as mãos de um irmão da sua igreja, é bom ouvir “Grande sermão hoje!”, Mas também é bom receber críticas construtivas. 

Certa vez ouvi um grande pastor, recomendar aos pregadores que se observem pregar. Ele diz que isso fará com que você melhore ou deixe de pregar completamente!

Eu fiz isso e é doloroso!

Ninguém gosta de ouvir o som da própria voz ou de se ver em vídeo, mas faça isso e você saberá exatamente o que precisa fazer para melhorar.

Outra ótima maneira é pedir críticas a seus amigos ou colegas. Ouça o que eles dizem, aceite os pontos positivos e negativos e você aprenderá muito.

Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez

Como pregar a palavra de Deus, palavras finais

Seu próximo sermão pode ser o seu melhor sermão. Meu primeiro sermão foi um desastre total, mas o seu não precisa ser!

Eu absolutamente acredito que seu primeiro sermão pode ser ótimo – se você aprender com os melhores e se preparar bem 🙂

Você sabia que 90% das pessoas sem igreja escolhem uma igreja com base na pregação?

O segredo número 1 para aumentar sua participação semanal é a capacidade de oferecer sermões memoráveis ​​e envolventes, semana após semana.

É por isso que investir em si mesmo como pregador é a melhor coisa que você pode fazer para liberar o potencial de crescimento de sua igreja.

Espero, de coração, que este artigo tenha ajudado você a aprender como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez.

Se você realmente deseja ver uma melhoria dramática em sua pregação, este é o melhor material que eu realmente recomendo. Clique aqui para conhecer o manual do pregador vocacionado.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Frustrated disse:

    A paz.
    O senhor disse “eu te chamei..para pregar,e muitas pessoas vão se converter com as palavras que saírem da tua boca.”
    E eu me preparei e fui toda ansiosa lá na frente com a minha pregação.
    Eu consegui…mesmo com todo esforço, pq eu gaguejei, me engasguei, tropecei nas palavras, minhas mãos tremiam, eu esqueci o que dizer, enfim..mas não é por isso, eu também não queria ir, nem queria pregar, e pensei em como seria cansativo fazer a minha próxima pregação.
    Mas o senhor me revelou que quando ele me chamou para pregar, foi para evangelizar e eu entendi tudo errado.
    Pregar a toda criatura.
    E agora eu sou tecnicamente a líder do evangelismo, o espírito santo me deu tantas ideias, tantas formas de evangelizar.
    Enfim.

    • Que testemunho maravilhoso! Essa é a pregação mais pura, que não visa pulpito ou palmas, apenas amor as pessoas. Parabens por cumprir seu chamado com excelencia, que Deus continue lhe abençoando. Tenho certeza que no tempo do Senhor ele lhe usara também para pastorear uma igreja tão bem quanto seu evangelismo