As Melhores e Mais lindas Bíblias à um clique

Eu Quero!


	

O que é e Como Descobrir Qual o Seu Chamado Ministerial

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 12/05/2021

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS

Entre para o Grupo VIP e receba conteúdos exclusivos com prioridade.

Compartilhe agora mesmo:

Não é segredo para nós que grande parte das perguntas e dúvidas dos cristãos de hoje tem como tema central ‘o seu chamado ministerial’.

Caso você não queira ou não possa ler, assista ao vídeo desta aula e artigo:

Acredito que possivelmente, em toda a história, nunca tenhamos falado tanto sobre esse assunto como hoje. Ainda assim, de modo geral, nós como igreja entendemos bem pouco a respeito disso.

O que é o chamado ministerial?

O chamado ministerial nada mais é do que uma convocação divina à uma pessoa para que esta trabalhe com dedicação total, realizando as obras do reino de Deus aqui na terra.

A bíblia cita muitos exemplos de pessoas que foram convocadas por Deus e dedicaram sua vida inteiramente ao seu respectivo ministério.

Segundo a Palavra estas pessoas receberam uma capacitação divina para a realização dos serviços de Deus através do Espirito Santo.

Mas observe que sempre o Senhor é quem chama ou convoca essas pessoas para fazer certas coisas relacionadas ao Seu reino, portanto é totalmente reprovável aos olhos do Pai tentar aparentar algum ministério ou forçar o mesmo humanamente!

O que é o chamado ministerial?

Como descobrir Qual o seu Chamado Ministerial?

Agora que você já sabe o que é e o que significa o chamado ao ministério, lhe resta saber como descobrir qual o nosso chamado ministerial.

Uns vão dizer que o nosso chamado ministerial é simplesmente servir. E sim isto é verdade, esta afirmação é bíblica! Porém simples e ao mesmo tempo complexa demais…

Mas o que de fato a bíblia diz sobre o nosso chamado ministerial? O que Jesus nos ensina sobre isso?’

Para um entendimento profundo sobre esse tema, se faz necessário fundamentar os dois tipos de chamado que todo o cristão tem, vamos lá?

O chamado número 1 de Deus para o Homem:

O que chamo de ‘chamado número 1’ segundo a Bíblia, consiste na revelação de que antes de qualquer coisa, fomos criados para um relacionamento com o Criador!

Ao analisarmos nas escrituras sagradas, a primeira vez que a expressão do verbo “chamar” foi mencionada está em Genesis 3: 8-9, leia comigo.

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3:8,9)

Nesta passagem, Adão e Eva não resistiram a tentação e o pecado foi gerado. A palavra nos revela que logo em seguida, o Senhor a fim de CHAMAR o homem decidiu procura-lo.

Mas chama-lo para que? Servir? Evangelizar? Cantar? Pregar? Ganhar almas? Não! Deus o chamou apenas com o intuito de relacionar-se com ele!

Ou seja, o primeiro chamado divino para o ser humano não foi para um serviço, e sim para um relacionamento! Sendo assim o nosso principal chamado não é fazer e sim conhecer e ser conhecido por ele.

O chamado ministerial é importante mas não deve ser nossa Prioridade

Muitas pessoas valorizam excessivamente seu serviço no ministério cristão e esquecem do principal: a comunhão com Deus.

Se não estimarmos e regarmos nosso relacionamento íntimo e pessoal com Ele, perderemos a melhor parte do ‘negocio’. Essa verdade está mais do que explicita na mensagem registrada em Lucas 10: 38:42.

Não se recorda do texto? Vou lhe refrescar a memória:

Nesta passagem Jesus e seus discípulos chegaram a casa de uma mulher chamada Marta, que se preocupou com todos os seus afazeres na recepção da visita especial.

Maria (a irmã de Marta) porem, como diz o texto: ‘escolheu a melhor parte’, ela escolheu por um momento parar tudo e sentar-se aos pés de Jesus para ouvi-lo.

Mas observe que Marta não estava servindo ao diabo naquele momento, na realidade, possivelmente ela estava preparando comida para Jesus (ou seja: servindo ao ministério).

Mas mesmo assim Cristo chamou-lhe a atenção afirmando que a melhor parte não era servi-lo e sim conhece-lo.

Aqui aprendemos que o segredo não está em aprendermos a servir ao Senhor como Marta, mas em sentar aos Seu pés como Maria!

A atitude de Maria deve ser o fundamento, o alicerce para posteriormente servir com excelência, afinal o nosso proposito primordial é cumprir o que Maria fez.

O chamado número 2: Este sim é o Ministerial

Enfim, o segundo chamado que TODOS os crentes carregam é o ministerial, a missão de cumprir o Ide de Cristo.

Mas para cumprirmos esse propósito do Senhor corretamente precisamos primeiro descobrir para qual encargo ministerial o Senhor tem nos chamado.

Para isto precisamos aprender e saber quais encargos ministeriais existentes.  O texto de Efésios 4 discorre a respeito desse assunto, veja:

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;” (Efésios 4:11,12)

Essa passagem nos conta um pouco sobre os 5 principais ministérios da igreja de Jesus, a seguir pontuaremos as características de um a um para entendermos de fato quem eles são no corpo de cristo.

O Ministério Apostólico

São aqueles que Deus envia para lugares inusitados, a fim de que a cultura de seu Reino seja estabelecida naquele local através da fundamentação de princípios celestiais.

Por terem esta grande comissão os apóstolos tocam um pouco de cada um dos outros 4 ministérios.

O Ministério do Profeta

No antigo testamento os profetas eram os porta-vozes de Deus e os ‘videntes da terra’.

Porem no novo testamento, o encargo profético sofreu uma alteração, já que antes o povo precisava de um mediador que passasse o recado de Deus para eles, e, hoje com o véu rasgado não precisamos mais desse facilitador.

Se antes os profetas de Deus eram conhecidos pelos sinais miraculosos (como Elias), hoje eles são conhecidos pela mensagem que carregam (como João Batista).

O Ministério do Mestre

São os encarregados de combater heresias e fundamentar a igreja na Palavra. Eles tem uma graça de Deus especifica para o ensino amplo e profundo das escrituras.

O Ministério Pastoral

São encarregados por Deus para cuidar do rebanho do Bom Pastor Jesus. Por conta disso, carregam uma graça especial de Deus, para o cuidado e discipulado.

O Ministério do Evangelista

A missão daqueles que tem um chamado para evangelista é ativar a igreja, desperta-la e posiciona-la para a vinda do Noivo.

Qual o seu Chamado Ministerial?

Agora é com você: Qual o seu Chamado Ministerial?

A vocação não é algo que criamos, é algo que Deus coloca dentro de nós. Mas, claro, sem desprezar nossos sentimentos e emoções.

Enfim, existem pessoas que tem vocação para pintar, escrever, ouvir, falar, atuar, administrar e por ai vai.

Por isso a pergunta a se fazer agora é: ‘Qual desses ministérios bíblicos apresentados representam melhor as suas vocações em Cristo’.

Com cada um entendendo suas vocações ministeriais e atuando em suas respectivas áreas, sem ocupar a função de ninguém, mudaremos o mundo!

Se este estudo foi benção para sua vida não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar a vontade. Ajude-nos a levar a palavra de Deus até os confins da terra.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • CRISTIANE Carvalho disse:

    Muito bom o estudo da palavra de Deus .tem sido uma bênção na minha vida eu creio .Não só pra mim mas pra muitos .tem aberto mais minha mente .e Jesus através deste ensinamento tem falado comigo e mostrado para mim mais desejo de continuar servindo e lendo a sua palavra. Deus abençoe a sua vida .que Jesus Cristo continua te usando poderosamente para muitos que ama Cristo .e salve muitas pessoas .pelo poder de Jesus

    1. Obrigado pelas palavras profeticas e encorajamento ao ministerio, fica na paz Cristiane.