Como Falar em Linguas Estranhas

Como receber o Espírito Santo e falar em linguas? Eu não falo em linguas, porque não possuo o Espirito Santo? Porque eu não consigo falar em linguas? Preciso ter o batismo com Espirito Santo para falar em linguas?

Estas são perguntas que tem atormentado muitos crentes. Neste artigo você terá as suas dúvidas respondidas sobre este assunto “como falar em línguas estranhas”. Se você possui esta dúvida, este artigo servirá para tirar um grande fardo de suas costas.

Como receber o Espírito Santo e falar em linguas estranhas?

Você tem que saber que é um grande erro falar as frases ou afirmações: “não possuo o Espírito Santo” ou “como receber o Espírito Santo e falar em linguas estranhas?” ou “preciso ter o batismo do Espírito Santo para falar em línguas”.

Se você crê em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador e na sua obra eterna, perfeita e salvífica, então você já possui o batismo no Espírito Santo. Só crê em Jesus Cristo aquele que possui o Espírito Santo e ninguém pode crer em Cristo e recebe-lo como seu Senhor e Salvador, se o mesmo não possuir o batismo do Espírito Santo.

‘Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.’ 1 Coríntios 12:3

Porque não consigo falar em linguas estranhas?

O falar em línguas estranhas é um dom como qualquer outro dom, como por exemplo, o dom de profetizar, o dom de louvar, o dom de curar, entre outros dons. Deus dá para um dom a você, para outras pessoas outro tipo de dom e assim sucessivamente.

Você também possui dons, talvez dons diferentes dos meus. A palavra de Deus em 1 Coríntios 12:8,9,10,11 deixa CLARÍSSIMO tudo o que você acabou de ler.

Por isso não são todos os filhos de Deus que possuem o dom de falar em línguas estranhas ,não são todos os filhos de Deus que possuem o dom de profetizar ,não são todos os filhos de Deus que possuem o dom de curar e assim por diante.

Aqueles que possuem o dom de falar em línguas estranhas, não são maiores e nem melhores dos filhos de Deus que não possuem este dom. Está claro em 1 Coríntios 12:8,9,10,11, todos os dons vem do mesmo Espírito, o Espírito Santo.

Aquele que fala em linguas estranhas não possui um Espírito diferente daquele que, por exemplo, não possui o dom de falar em linguas estrahas, mas possui o dom de curar ou outro dom.

Mas porque muitas pessoas se perguntam: Porque não consigo receber o Espirito Santo e falar em linguas?

Porque não possuem conhecimento… Muitas Igrejas ensinam de uma forma totalmente equivocada este assunto.

Há certas Igrejas que chegam a fazer uma divisão das pessoas: aqueles que falam em linguas estranhas ficam “de um lado da Igreja” e aqueles que não falam em línguas estranhas ficam “do outro lado”, ou aqueles que falam em linguas possuem destaque na Igreja, enquanto aqueles que não falam em linguas não possuem destaque na Igreja.

Com isso, muitos crentes querem ter o dom de falar em linguas estranhas, porque entendem que, com este dom, eles são superiores ou são mais fortes ou algo do gênero. Quando na verdade é Deus que escolhe, como lhe apraz, os dons que ele dá a cada filho seu.

Vou mais a fundo, há crentes que pensam que é preciso ter o dom de falar em linguas para ser salvo. Estes pensam que, se não possuem este dom, é porque não são escolhidos de Deus, ou pensam que, por não terem esse dom, não possuem o batismo no Espírito Santo.

Muitos irmãos chegam a abandonarem suas Igrejas, chegam a apostatarem da fé, chegam a entrar em depressão, simplesmente porque não conseguem falar em linguas. Quando na verdade o dom de linguas estranhas é um dom como qualquer outro, como por exemplo o dom de profetizar, o dom de curar, o dom de palavra de sabedoria…

‘Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.’ 1 Coríntios 1:10

Bem, agora que você conheceu a verdade sobre este assunto, acredito que você não ficará mais preocupado com a questão “como ter o dom de falar em linguas estranhas”.

A Bíblia fala que podemos orar e falar em linguas hoje?

Sim, a Bíblia diz que ainda podemos falar em línguas nos dias de hoje. 1 Coríntios 13:8-10 explica que os dons de profecia e línguas só cessarão no fim dos tempos, quando Deus tornar tudo perfeito. Não há nenhum lugar na Bíblia que diz que esse dom era só para a época dos apóstolos.

Se você fala em línguas mas não tem ninguém para interpretar durante a reunião, então ore em silêncio ou bem baixinho, para não atrapalhar (1 Coríntios 14:28).

Se na igreja onde você está não é aceitável falar em línguas, respeite isso durante o culto, para não causar escândalo. Você pode orar em línguas em privado quando quiser.

Lembre-se:

  • Você já possui o Espírito Santo e dons que Deus lhe deu segundo a vontade dele. Ninguém é maior que ninguém na obra de Deus, todos os filhos de Deus possuem a mesma importância para o SENHOR, todos nós, escolhidos de Deus, possuímos grandes propósitos aqui na Terra.
  • Deus dá o dom de línguas a quem lhe apraz, Deus dá o dom de profetizar a quem lhe apraz, Deus dá o dom de curar a quem lhe apraz, e assim por diante. O dom de línguas não é um dom nem maior e nem menor do que qualquer outro dom, o dom de línguas não é mais importante e nem menos importante do que os outros dons, todos os dons possuem um objetivo para Deus e cada um possui os dons que Deus deu segundo a vontade dele.
  • Ninguém recebe um dom por merecimento, mas recebe um específico dom por predeterminação de Deus.

Compartilhe esse artigo sobre ”como falar em linguas estranhas” para as pessoas que estão com esta dúvida.

Qualquer dúvida ou sugestão de palavra, deixe nos comentários abaixo!

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Obrigado pelo , esclarecimento, pois não entendia , e queria falar em línguas, mas conseguia, Deus concedeu me outros dons. Mas só me focava no de falar em línguas para a edificação, e orar em mistérios. Queria línguas audíveis pois só batia os dentes e chorava intensamente, e profundo. Obrigado pela aula de sapiência.

  2. Realmente sentimos algo como, não faço parte desse grupo. Há um desânimo algumas vezes. Mas, ao mesmo penso: “Não quero agir por emoções e nem estou aqui para agradar homens e sim a Deus. Esse sim, conheço meu coração ❤.

  3. Essa explicação foi completamente reconfortante.
    Muito esclarecedora mesmo.
    Obrigado.

  4. Obrigada pela explicação. Confesso que fico triste ao ver pessoas falando em línguas enquanto isso nunca aconteceu comigo. Sinto que sou “menos crente” do que essas pessoas. Pode parecer burrice, mas realmente me sinto assim. Uma dúvida: se a pessoa pedir incessantemente pra que esse dom seja liberado na vida dela, pode acontecer? 🙁 Eu queria tanto falar em línguas

    • A bíblia é clara em nos revelar que o Pai de forma alguma negara o Espirito Santo (e isto engloba o seus dons) aqueles que lhe pedirem. (leia Lucas 11: 13). A chave que voce precisa viver é pedir e crer (abrir a boca e Deus se encarrega das linguas). Sem medo de incomodar alguem ou de estar fazendo algo anti-biblico.

      • Dons de línguas. No meu entendimento e uma questão muita delicada para muitos irmãos, ou pessoas que estão chegando na igreja. Em um acampamento espiritual que participei fiquei muito confuso e desconfortável no meio de pessoas,que estavam falando em línguas pois eu não conseguia falar e nem entender e o pior, que pastor daquela igreja, estava forçando para que todos falassem em línguas ainda disse, que quem não falasse não era batizado pelo espírito Santo aí foi o fim da picada.
        Comecei a orar a falar com Deus e vi que Deus é que dá os dons e não aquele pastor e o don de línguas não é para todos, Deus não força você a nada, então não se preocupe se você não fala em línguas, continue buscando e agradecendo a Deus por tudo que ele tem feito e fará em sua vida.

  5. A paz irmão eu tinha tanta vontade de fala em línguas mais eu fiz um propósito com deus e ele mi batizou com línguas a comecei fala em mistério e muito maravilhoso quando vc pede e Deus dá tem primeiro de tudo fe fé fé

  6. Bom dia. Eu tenho o dom de falar em línguas porém percebo que falo muito enrolado e as palavras sao diferentes das línguas estranhas que eu sempre ouço dos demais irmãos que falam na igreja. A minha é muito enrolada. Não sei se porque recebi esse dom há pouco tempo e essa língua ainda está enrolada. Não sei explicar mas não e igual dos outros irmãos que falam em línguas. Não compreendo uma.so palavra.

    • Irmã Erica, a porção que Deus tem para voce é diferente da que ele tem pros irmãos… Ou seja, dom algum que o Senhor lhe deu tem de ser igual ao de alguem para ser veridico, entende?

  7. Eu recebi dom de falar em línguas no monte orei busquei e consegui Deus me deu dom de diversidade de linguas e dom de cura mas não entendo muito. Quero que Deus me renova quero sentir de novo ,tenho sede do Espírito Santo,pois não falei novamente em linguas .Não entendo muito como vou usar esse dom que Deus me deu

    • Clarissa mais importante do que ter é saber usar, tem muito irmão que Deus já ungiu e deu dons, mas eles continuam achando que Deus precisa fazer alguma outra coisa… A irmã ja tem o dom, agora precisa apenas ser discipulada e ensinado por algum homem de Deus.

  8. Tyago eu fui uma igreja que o Pastor sopra no microfone e a maioria cai no chão eu achei muito estranho e vim aqui ler sobre está situação que presensie eu pensei comigo deve ser o don que ele tem Tyago Deus e lindo eu sinto meu Deus falando comigo
    e quando eu estou precisando de ajuda dele o meu Deus e maravilhoso eu não falo en Línguas mais eu sinto a presença de Deus

    • Aleluia, isso mesmo… Persista nessa presença! Não podemos pré julgar o irmão com base no ‘dom’, mas avalie como ele age… Quem recebe dons de Deus exerce os frutos do Espírito.