Você tem medo ou vergonha de evangelizar? Então siga o passo a passo contigo neste artigo que tenho certeza que estas informações vão lhe ajudar bastante.

Como perder o medo e a vergonha de Evangelizar?

Sim, muita gente tem dificuldades para evangelizar. A necessidade de fazer isso surge porque foi o próprio Jesus que nos mandou ir pelo mundo, falando do Evangelho com quem encontrássemos pelo caminho.

Porém, ainda nos dias de hoje existe muita gente por aí que tem um certo medo ou vergonha de evangelizar.

Essas pessoas se sentem constrangidas, acham que não conhecem o suficiente sobre o Evangelho, que não irão conseguir encontrar as palavras certas ou até imaginam que vão fazer o papel de pessoa chata e intransigente.

É preciso vencer essa dificuldade! Cada cristão precisa aprender a se colocar à disposição do Espírito Santo para evangelizar.

E é sobre isso que falaremos hoje, neste texto veremos dicas muito importantes para ajudar você a vencer essas dificuldades e começar a evangelizar.

O que significa Evangelizar?

Evangelizar significa simplesmente contar sobre Jesus para outras pessoas. Todo crente pode partilhar a boa notícia sobre a salvação que há em Jesus. Deus nos ajuda, para que mais pessoas conheçam a verdade e sejam salvas.

O ato de Evangelizar é importante. Não podemos guardar a boa notícia só para nós! Mas a evangelização precisa ser feita com amor e falando a verdade sobre Jesus.

Resumidamente Evangelizar é compartilhar nosso relacionamento com Jesus Cristo com todos que encontramos, é espalhar o o amor de Deus para engrandecer o reino de Deus!  

5 passos para perder o medo e a vergonha de Evangelizar

Para nós cristãos, proclamar a boa nova da ressurreição de Cristo ou evangelizar significa ser testemunha de uma transformação que ocorre dentro de todo ser humano.

Embora alguns talvez queiram deixar o evangelismo para os pregadores, ou simplesmente para os que são extrovertidos, a bíblia declara que todos os cristãos devem evangelizar. O problema maior é, sem duvidas, o medo e a vergonha.

Por isto abaixo citamos 5 passos simples porém importantíssimos para que você perca de uma vez por todas o medo e a vergonha de Evangelizar:

1. Entenda sua Identidade

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos dos Apóstolos 1:8)

Você ja se pegou questionando-se as seguintes questões? Quem sou eu? Para onde vou? Qual é o meu dom, talento ou habilidade? Muitos gastam toda a vida para responder estas simples perguntas…

Esta identidade é o que vai determinar o seu estilo de vida, tipo de alimentação, cultura, gostos pessoais, se você será pessoa tímida ou despojada, etc.

Portanto, certamente é libertador, quando nos alinhamos com a palavra de Deus e entendemos quem somos e qual a nossa identidade em Cristo.

Ei, somos obra de Deus, criados com uma identidade própria para cumprir um propósito aqui na terra. Você só irá perder o medo e a vergonha de Evangelizar após ter esta identidade bem definida.

Você foi transformado e tocado por Jesus para ser agente de luz no mundo, então entenda que essa identidade lhe da todo direito de andar conforme Jesus andou em amor, poder, sabedoria e autoridade.

2. Lembre-se que evangelizar é uma ordem de Jesus

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. (Mateus 28:18-20)

Jesus fez-se carne, viveu em perfeita obediência ao Pai, morreu na cruz em nosso favor, ressuscitou dentre os mortos e consumou a obra da nossa redenção.

Em seguida, comissionou seus discípulos a ir por todo o mundo, até aos confins da terra, pregando o evangelho e fazendo discípulos de todas as nações.

Essa grande comissão é repetida em todos os Evangelhos e também no livro de Atos. A evangelização não é apenas uma opção e sim uma ordem, saiba que evangelizar é uma tarefa imperativa dada pelo soberano Senhor do Universo.

Silenciar-se acerca das boas novas de salvação é um ato de rebeldia contra Cristo e uma atitude de desamor aos homens.

O universo inteiro ouve a voz de Cristo e a obedece. O vento ouve sua voz e se aquieta. O mar escuta a sua ordem e se acalma. Os demônios obedecem sua ordem e batem retirada no mesmo momento.

Seríamos nós, seu povo, os únicos no universo a nos rebelarmos contra sua autoridade?

3. Creia que Jesus lhe deu autoridade e poder o suficiente para Evangelizar

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16:17,18)

Nos dias de hoje não é incomum ver Cristãos questionar outros irmãos,  que ao tenar evangelizar muitas vezes estão orando e não veem respostas, não veem pessoas sendo curadas e libertas.

E a verdade é que a maioria dos Cristãos se sentem inseguros em relação a esses assuntos, alguns dizem não estar preparados, outros alegam não ter esse chamado, etc.

Amados é preciso exercitar a fé em Jesus, e muitas pessoas estão orando por outras, mas não tem fé suficiente para que o milagre seja realizado.

Você deve tomar posse e crer de todo coração que Jesus lhe deu poder para pisar em escorpiões e serpentes, Cristo lhe prometeu que nem toda força do inimigo lhe faria mal algum (Lucas 10:19).

Não é pecado não ter fé, mas em Romanos 8: 8 diz que sem Fé, é impossível agradar ao Pai, logo, sem Fé os sinais não acontecem e você não conseguirá evangelizar segundo a vontade de Deus.

Medite nas sagradas escrituras, em Salmos 37: 5, entregue o teu caminho, o teu dia, o teu evangelismo ao Senhor, confia nele e tudo Ele fará.

4. Estude o Evangelho e busque a cada dia mais conhecer Jesus

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)

Esse texto bíblico nos mostra que devemos prosseguir, ou seja, devemos todos os dias aprender um pouco mais sobre Jesus. 

Prosseguir em conhecer a Jesus é buscar ter um relacionamento com Deus. Deus nos criou, nos escolheu e nos chamou porque Ele quer se relacionar conosco. Sem essa intimidade, sem esse relacionamento torna-se impossível evangelizar.

Amado, gaste tempo na presença Dele, tente ouvir a doce voz do Espírito Santo. Mesmo que lhe falte palavras, a Bíblia nos diz que devemos orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).

Após você desenvolver este relacionamento de amor com Deus, estará 100% pronto para evangelizar de maneira sobrenatural!

5. Convide irmãos da Igreja para irem evangelizar contigo

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)

Sem duvidas esse passo é REVELADOR e irá lhe ajudar muito, talvez você sinta medo ou vergonha de evangelizar, pois no fundo de seu coração ainda restão duvidas a respeito se Cristo estará presente.

Porque a evangelização sem Jesus, sem o sobrenatural de Deus torna-se carnal e certamente será um desastre…

Mas as Escrituras Sagradas nos encoraja a união. Se você tem medo de evangelizar sozinho não hesite em convidar algum irmão da igreja para ir contigo e o fogo de Deus sem duvidas se fará manifesto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!