A Parábola da Figueira Estéril é uma parábola de Jesus registrada no Evangelho de Lucas no capitulo 13: 6-9. Essa parábola é bastante complexa e neste estudo irei trazer revelações impactantes a repeito.

⁶ E lemos nesta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando; ⁷ ele disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? ⁸ E, respondendo o vinhateiro, disse-lhe: Senhor, deixa-a ficar aqui mais 1 ano, até que eu a escave e a esterque; ⁹ e, se der fruto, ficará, se não, depois a mandarás cortar (Lucas 13:6-9).

4 lições contidas na Parábola da Figueira Estéril

4 lições contidas na Parábola da Figueira Estéril

Este texto é definitivamente incrível e a partir de agora quero lhe deixar 4 lições contidas nesta parábola do Senhor Jesus Cristo:

1. O vinhateiro garante que a figueira irá frutificar mesmo plantada em meio as vinhas

Recentemente navegando pela Internet eu me deparei com uma pesquisa que dizia em todas palavras que você será o resultado e reflexo do ambiente em onde você foi plantado.

Ou seja, a pesquisa afirma que se você nasceu num bairro violento será violento, se esta numa escola bagunceira você será bagunceiro, a pesquisa insiste em dizer que se você nasceu numa casa pobre você sempre será pobre.

Mas isso é o que a pesquisa afirma, vejamos abaixo o que o Senhor diz a respeito:

Cristo afirma que você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia vestir, mora onde melhor Deus te proporcionou para que de muitos frutos!

Talvez você se identifique com essa figueira, que de acordo com o que diz o verso ⁶ foi plantada em meio a tantas vinhas…

Parece que você é a unica luz em meio a escuridão, mas entenda que quem lhe plantou garante com toda a certeza que este é o melhor lugar para que você venha a dar frutos.

Observe o exemplo de Enoque, este andou com Deus mesmo vivendo numa sociedade cruel e totalmente depravada.

Assim como em nosso tempo, os conterrâneos de Enoque não estavam muito preocupados em conhecer os caminhos da íntima comunhão com Deus.

Estavam ocupados demais com seus afazeres e cada um seguia seu próprio curso. Observe que Enoque foi como uma figueira que escolheu frutificar mesmo plantada em meio as vinhas.

2. O Senhor espera frutos de sua figueira

Lemos no verso ⁷ que há 3 anos o Senhor estava ansiosamente visitando e esperando os frutos daquela figueira. O Senhor certamente espera frutos de você.

A vida com Jesus é como uma árvore que cresce, amadurece e dá fruto. À medida que você cresce com Jesus, o Espírito Santo transforma sua vida, tornando você mais maduro. (Leia Gálatas 5:22-23)

Talvez você esteja se questionando: ‘Mas quais os frutos que Deus espera de mim?‘ E essa é uma excelente questão, vou citar abaixo os 9 principais frutos que o Senhor anseia ver sobre sua vida:

  • Amor: Quando você tem o amor de Deus em seu coração, você aprende a amar mais as pessoas à sua volta e a si mesmo! (Leia 1 João 4: 7)
  • Alegria: O crente sabe que a tristeza não dura para sempre. Mesmo nas dificuldades, você pode encontrar alegria na salvação. (Leia Salmos 71: 23)
  • Paz: Quando você confia em Deus, você aprende a largar o medo e encontra verdadeira tranquilidade. (Leia João 14: 27)
  • Paciência: A paciência vem quando você entende que Deus sabe o tempo certo para tudo. Ele promete lhe ajudar, basta crer e esperar. (Leia Romanos 12: 12)
  • Amabilidade: Deus muda seu relacionamento com outras pessoas, ajudando você a ser menos insensível e mais amável. (Leia 2 Timóteo 2: 24)
  • Bondade: É bom fazer o bem! Quando você entende todo o bem que Deus fez por você, você vai querer fazer coisas boas para outras pessoas. (Leia Efésios 4: 32)
  • Fidelidade: Fidelidade é ser uma pessoa de confiança, que não volta atrás com sua palavra. Deus lhe ajuda a ser fiel a Ele e aos outros. (Leia Salmos 101:6)
  • Mansidão: Jesus era manso, tratando as pessoas com amor. Ele não procurava se vingar nem respondia com maldade a quem o tratava mal. (Leia Mateus 11:29)
  • Domínio próprio: Domínio próprio é sinal de força. Deus ajuda você a agir com sabedoria, mesmo em situações difíceis. (Leia Provérbios 29: 11)

Deixe o Vinhateiro através do Espírito transformar sua vida! Cresça nos frutos do Espírito Santo!

3. Jesus lhe da mais 1 chance

No versículo de número ⁸ lemos a demonstração do amor e da esperança de um vinhateiro que se apegou demais a figueira.

Ei Jesus acredita em você! Ele confia em ti, ele lhe ama demais para permitir que o Senhor corte-o, Jesus está lhe dando hoje uma nova oportunidade.

Porque o humano é totalmente differente. Nós humanos não gostamos de dar oportunidade, de escavar, estercar e cuidar.

Basta que a outra pessoa de o 1º deslise que escolhemos arrancar a raiz… Mas com o reino é diferente, existe maior expressão de amor do que esta?

Já experimentou aplicar a atitude do reino sobre tua vida? Ou quando alguém pisa na bola contigo, ao invés de amar você opta por cortar? Reflita sobre isso!

A humanidade vive dias difíceis. Basta ler os jornais e os sites de notícias para vermos o quanto o homem tem perdido seus valores a troco de nada.

Não se respeita mais a vida, o semelhante, a natureza e, principalmente, os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

As atrocidades ocorridas pelo mundo são tão grandes que há quem diga, inclusive, que certas pessoas não têm mais salvação e não merecem uma segunda chance de Deus (uma grande heresia).  

Porque Deus não guarda rancor como nós. Ele enxerga as nossas falhas e, mesmo assim, tem misericórdia da nossa vida.

Ele sempre nos dá uma segunda chance quando nos arrependemos de coração e confessamos o nosso pecado.

Por isso eu venho te dizer: não importa como você está hoje, creia que o Senhor pode mudar a sua história se você entregar o seu futuro e o seu coração nas mãos Dele.

4. Você tem cuidado de suas ‘figueiras’ para que deem frutos?

O brasileiro é totalmente imediatista (ah, minha figueira não da resultado logo, meu relacionamento não vai pra frente).

Estamos em meio a uma geração que quer frutos mas não quer cavar mais fundo as raízes de suas figueiras.

A parábola da figueira estéril noa da o passo a passo para que possamos colher bons frutos de todos nossos projetos.

Sim, todos mesmo! Esta verdade abrange todas as áreas de nossa vida, seja emocional, financeira, espiritual, ministerial, familiar ou qualquer outra.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça, reflita e pratique todas essas chaves que acabamos de ler e seja bem aventurado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!