“Se te mostras fraco no dia da angústia, então a tua força é pequena.” (Provérbios 24: 10)

Como buscar força em Deus para superar qualquer problema na vida?

Nenhum homem gosta da adversidade, ninguém quer passar por sofrimento, perseguição, aflições e problemas. A verdade é que todos nós escolheríamos evitá-los.

Mas são estas circunstancias que medem a nossa fé e o nosso amor para com Deus, pois só elas provam a nossa integridade espiritual.

Esse texto de provérbios me faz pensar que o crente precisa buscar ser resiliente. Nunca ouviu essa expressão? Eu explico!

Resiliência é uma palavra que é muito usada na física e significa a capacidade que alguns materiais têm de sofrer fortes tensões e pressões e retornar ao seu estado original.

Um exemplo é o elástico ou a mola, que podem ser submetidos a fortes tensões que, mesmo assim, voltam ao seu estado original.

Deus esta provando a tua força e fidelidade

A sabedoria contida neste provérbio (24: 10) nos ensina que é na hora da pressão, da tensão, que conhecemos a força e a integridade das pessoas. 

É nessas horas que somos esticados como um elástico ou pressionados como uma mola, e se formos fracos rompemos e ficamos deformados, porém se formos resilientes, sofremos a tensão e retornamos ao estado original.

Muitas pessoas têm abandonado a Deus ou abandonado outras coisas em suas vidas só porque estão sofrendo algum tipo de tensão ou pressão.

Desistem e, por isso, ficam deformadas pelo resto de suas vidas, carregando dentro de si sentimentos de fracasso e de vazio.

Entenda que Deus nos chamou para sermos resilientes e, sem adversidade, como você poderia mostrar e engrandecer a sua força?

Talvez você esteja pensando: ‘Mas Senhor, eu jamais o negaria, porque estou passando por tudo isso?’…

Ei, até que você passe pela provação as suas palavras são vãs. É a adversidade que revela as falsas confissões dos ouvintes embrutecidos, portanto tome cuidado.

No mundo teremos aflições, mas tende bom animo pois Jesus já venceu o mundo

É mentira pensar que a vida cristã é uma de tranquilidade sem problemas (Jó 5:6-7). Pergunte a Jó, Moisés, Davi ou Paulo.

A vantagem do cristão é que Deus promete ajudá-lo em suas dificuldades “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra” (Sl 34:19-20).

Deus permite a adversidade para provar a nossa fé, assim como fez com Jó. Ele permitirá dificuldades para ver o quanto dependemos Dele ao invés de em nós mesmos.

Ele quer descobrir o quanto o valorizamos comparado com outras coisas em nossas vidas. Nós O adoramos somente como uma cerca protetora? Será que nós ainda o adoraríamos quando perdêssemos tudo?

Todas as pessoas passam por momentos em que se sentem impotentes diante dos problemas que enfrentam.

Quando passar por situações de pressão, clame a Deus para que Ele te dê forças para vencer assim como Davi fez ao chamar Deus de sua fortaleza e refúgio (Salmos 18.1,2).

Como receber força de Deus?

Jesus Cristo é o “Deus Forte” (Isaías 9.6), o Deus Onipotente, Todo Poderoso El Shaday (Gênesis 17.1). Nada é impossível para Jesus porque é mais forte e maior do que tudo. 

As forças do homem podem acabar, mas a força de Deus é inesgotável.

Enquanto esteve na terra em forma humana, Jesus mostrou exemplarmente para nós que a fonte de sua força e poder vem da vida de oração, pois antes de realizar milagres e prosseguir com suas viagens estava sempre orando. 

Vejamos abaixo o exemplo de 4 homens que encontraram força em Deus para vencer:

Sansão pediu e recebeu força física de Deus

1- Sansão pediu e recebeu força física de Deus

Sansão é conhecido como o homem mais forte que já existiu no mundo, mas a origem de sua força sempre foi Deus (Juízes 14.5,6).

Quando os inimigos do povo de Deus o afrontavam, Sansão clamava ao Senhor e então, era possuído por uma força extraordinária vinda do Espírito Santo para capacitá-lo a defender seu povo.

Toda vez que o povo de Deus era atacado por um inimigo, Sansão ficava revoltado e Deus lhe supria força para combater a injustiça.

Assim como Sansão, vemos o inimigo afrontar o povo de Deus todos os dias. Famílias são destruídas. Igrejas são profanadas. Servos de Deus passam por injúrias. Inúmeros outros problemas são provocados por satanás para prejudicar o povo de Deus.

Como servos de Deus, devemos pedir a Deus forças para enfrentar estas coisas e defender os oprimidos como quem tem “fome e sede de justiça” (Mateus 5.6).

Mas também há momentos em que mesmo que nossa cabeça e coração queiram fazer algo, nosso corpo não consegue acompanhar porque estamos cansados demais.

Nesta hora precisamos de um renovo das forças físicas para dar continuidade. Jesus sabia que as pessoas nos últimos dias seriam atarefadas demais e lhes deixou o convite “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

Você está precisando de forças físicas para lutar? Peça já a Deus e seja renovado!

Elias pediu e recebeu força emocional de Deus

2- Elias pediu e recebeu força emocional de Deus

Certa vez Elias estava tão fraco e apavorado que chegou a pedir a Deus para morrer. Mesmo tendo vencido os profetas de baal, estava esgotado mental, física e espiritualmente (I Reis 19.1-8).

Recebeu uma notícia de que seria perseguido por Jezabel até a morte e isso para ele foi como a gota d’água. Parecia que era o fim.

Elias sentia que não teria mais forças para continuar. Foi neste momento que Deus interviu para restaurar a vida de Elias e lhe dar a vitória que precisava.

Elias dormiu à beira de uma arvore, recebeu a visita de um anjo que forneceu-o alimento e lhe deu ordens para continuar sua jornada até o monte de Deus.

Com ajuda daquela soneca e do lanche, Deus o fortaleceu e ele caminhou 40 dias e 40 noites.

Assim como Elias, muitas vezes passamos por batalhas pesadas demais para nós. E mesmo tendo vencido à vezes ficamos esgotados.

Nestes momentos precisamos fazer como Elias: descansar um pouco, se alimentar adequadamente e então continuar a caminhada. As pausas fazem parte da vida.

Até um aparelho ou máquina precisa de tempo para descansar. Quanto mais nós humanos. O corpo precisa de tempo para dormir bem. A mente precisa repousar e relaxar para depois continuar o seu trabalho. 

Por causa de tanto desgaste emocional que enfrentamos no dia a dia, precisamos cuidar das emoções. Refletir na vida. Gerenciar os sentimentos que invadem nossos corações.

Você tem tirado uma pausa para descansar e renovar suas forças? Pare um pouco para se renovar e então continue sua caminhada!

Neemias pediu e recebeu força intelectual de Deus

3- Neemias pediu e recebeu força intelectual de Deus

Quando Neemias estava construindo os muros de Jerusalém enfrentou muitas dificuldades, pois os inimigos do povo de Deus não queriam ver a obra realizada.

Pessoas tentaram desanimá-lo, e para pirar muito mais que os muros de pedra e as portas que estavam destruídas, a auto-estima do seu povo havia desmoronado também.

Mas ele continuou firme declarando que servia a Deus com alegria (Neemias 8.10).

Neemias estava concentrado em sua tarefa e não aceitava nenhum tipo de distração que o tirasse de seu propósito de reconstruir os muros da cidade. Precisava calcular bem cada etapa da obra.

Precisava gerir os trabalhadores e conseguir material para a reforma. Sua mente estava cansada e cheia de informações.

A alegria de ver cada tijolo sendo reerguido, cada porta sendo restaurada e os sorrisos das pessoas voltando aos rostos era o que mantinha a mente de Neemias disposto a continuar.

Sem alegria é difícil fazer qualquer coisa. Porém com alegria, a mais complicada tarefa se torna um prazer. Uma mente triste não consegue pensar. Por isso devemos “servir ao Senhor com alegria” (Salmos 100.2).

Como Neemias, precisamos pedir a Deus que nos dê alegria para fazer sua obra. Quando estiver desanimado, peça do Espírito de Fortaleza que te dê alegria pra continuar.

Você se sentir fraco e triste, não hesite em clamar por renovo intelectual ao Espírito Santo que irá te alegrar e te dar idéias brilhantes!

Daniel pediu e recebeu força espiritual de Deus

4- Daniel pediu e recebeu força espiritual de Deus 

Daniel recebia revelações tremendas de Deus. Era visitado por anjos do Senhor que lhe traziam mensagens especiais, mas segundo Daniel isso era cansativo para ele.

Estava constantemente em jejum, sua mente era muito ocupada, as emoções do profeta ficavam abaladas pois a batalha espiritual era intensa.

Esta registrado em Daniel 10.16-19 que o profeta cai ao chão quando ouve a voz do anjo. O mensageiro angelical toca no profeta e fala palavras de força.

Daniel se sente fortalecido ao ouvir o anjo e lhe pede “fala, meu Senhor, pois me fortaleceste” (Daniel 10.18). A Palavra de Deus nos fortalece como fez com Daniel.

Quando precisar de forças para continuar a jornada, busque reforço espiritual nas Escrituras.

A batalha espiritual é uma realidade que não pode ser ignorada. Mesmo sem poder ver com olhos carnais, devemos saber que o tempo todo há uma luta entre o bem e o mal.

Daniel sabia disso e como governador no império da Babilônia não quis usar sua influência para defender seu povo, antes preferiu lutar espiritualmente através da oração.

Quando sentir que a batalha espiritual está pesada demais peça a Deus que te dê forças para continuar lutando em oração.

Você tem buscado forças na Palavra de Deus? Saiba que a Bíblia tem o alimento que fortalece sua vida espiritual!

Receba a força de Deus para vencer!

O Espírito Santo é Fortaleza para a vida do cristão. Com Sua força infinita e inesgotável, Deus capacita o crente para vencer.

  • Como Deus fez com Sansão, também nos dá forças físicas.
  • Assim como aconteceu com Elias, o Senhor renova nossas forças emocionais.
  • Como Neemias, também recebemos capacidade intelectual para planejar.
  • E quando precisamos de forças espirituais, temos o exemplo de Daniel que nos mostra que devemos buscar em oração.

Clame ao Senhor que renove suas forças físicas, emocionais, intelectuais e espirituais.

Jesus pode e irá nos fortalecer em momentos de angustia, pressão e fraqueza, unidos em Cristo nos manteremos resilientes em meio ao dia mal.

Com ajuda do Espírito Santo você pode declarar “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!