Vira e mexe, entre os cristão observo estas perguntas: ‘o que é oração? Qual a importância da oração? Porque devemos e como devemos orar?

Se você também possui estas duvidas, vou lhe responder hoje!

A importância da Oração na Vida do Crente
Qual a importância da Oração na Vida do Crente?

A oração basicamente pode ser definida como um ato de adoração que glorifica a Deus e reforça nossa dependencia e necessidade por ele. 

Ao ter uma vida de oração, respondemos à obra de salvação de Cristo e nos comunicamos com a própria fonte e propósito de nossa existência.

A verdade é que a oração é de altíssima importância na vida do crente. Vejamos os motivos abaixo:

O que de fato é a oração?

Oração é o nome dado aos momentos que o crente tira para se dedicar a falar com Deus no decorrer do dia de trabalho, na madrugada em sua casa, nos cultos da igreja ou em qualquer outro local.

Leia também: Como ouvir e discernir a Voz de Deus?

Nós oramos quando abrimos nosso coração ao Todo-Poderoso seja em voz alta ou baixa, de dia ou noite, de joelhos ou em pé…

Por mais simples que essa verdade pareça, muitos cristão necessitam entender isto!

A religiosidade tem plantando heresias em nossos corações, a ponto de muitos cristãos acharem que a oração só é ouvida por Deus se feita em voz alta e com palavras difíceis…

As pessoas chegam a acreditar que Deus mesmo sendo Deus só nos houve se orarmos de madrugada ou apenas ouve as orações feitas na igreja? Você realmente acha que o Senhor é tão limitado assim?

O que de fato é a oração?

Quero compartilhar contigo a história de um jovem que conheceu Cristo depois de muitos anos de vida. Após sua conversão, ele foi à sua primeira reunião de oração. 

Todos ali estavam ajoelhados e proferindo em alta voz suas orações cheias de enfeites e palavras bonitas. Até que este jovem levantou-se para orar e disse em voz baixa:

“Senhor, aqui é o Pedro. Não sei se você se lembra de mim ou não… Eu te conheci na terça-feira à noite. Eu só queria dizer… Bem…

Obrigado por mudar minha vida.” 

E então este jovem se sentou. A simplicidade e honestidade dessa oração trouxeram lágrimas aos olhos de muitos. Suspeito que isso também tenha trazido um enorme sorriso ao rosto do Pai que está no céu.

Ei? Entenda que a verdadeira oração é acima de tudo honesta, humilde e pessoal.

Qual a importância da oração em nossas vidas?

Em toda família o diálogo é sempre muito importante, pois é através do diálogo que as pessoas se conhecem e mantém um relacionamento saudável entre si.

E na vida espiritual não é diferente e para isso temos duas grandes oportunidades:

Conhecer a Deus através da Sua Palavra, e completar esta comunhão através da oração.

Orar é falar com Deus, e para isso devemos separar um tempo do nosso corrido dia para este importante momento de relacionamento.

Vejamos abaixo 3 principais motivos que devemos levar consideração quando queremos abordar o tema a importância da oração:

1. A oração nos torna mais parecidos com Jesus

Se olharmos para a vida de Jesus, vemos que ele orou com os outros (Lucas 9: 28), pelos outros (Mateus 19: 13-14) e a sós com Deus (Lucas 5:16 , Lucas 6:12). 

A oração era a parte fundamental de como ele abordava todos os dias as decisões em seu ministério, recuando fielmente para passar um tempo com seu Pai.

Claramente, a oração era muito importante para Jesus – era sua conexão com o Pai Celestial. 

Isso o equipou para as batalhas que ele estava prestes a enfrentar. Manteve vivo o relacionamento íntimo que o sustentava. 

Se o objetivo de um cristão é se tornar mais parecido com Jesus, esse processo deve incluir imitar e viver suas ações. 

Ao orarmos, nos tornaremos mais parecidos com Jesus e descobriremos que a oração transforma nossas vidas.

2. A oração nos leva a ter um coração quebrantado

A oração nos humilha e transforma, porque, ao passarmos tempo com o Altissimo, percebemos o quão poderoso, capaz e bom Deus é e o quanto precisamos dele. 

À medida que encontramos perdão através da oração, Deus amolece nosso coração e nos permite perdoar aos outros. 

Quando experimentamos a compaixão e a misericórdia de Deus, compartilharemos isso com outras pessoas. 

Quando entendemos que a graça de Deus é dada livremente, reconhecemos que ninguém é mais ou menos merecedor do amor de Deus do que nós, e isso transforma nossos corações e nossas ações, ajudando-nos a revelar o amor generoso de Deus para os outros.

3. A oração revela a sabedoria de Deus.

A palavra em Tiago 1: 5 nos diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Ao mencionar a “sabedoria“, Tiago está a referir-se não apenas ao conhecimento, mas também à habilidade de tomar decisões sábias em circunstâncias difíceis.

Sempre que precisamos de sabedoria, podemos orar a Deus, e Ele, generosamente, proverá aquilo que precisamos.

Lembra que Deus concedeu um único pedido ao rei Salomão e entre todos os prazeres deste mundo em oração ele pediu sabedoria ao Senhor?

O resultado deste pedido nem preciso comentar né?!

Sabedoria não é inteligencia e muito menos adivinhação, “sabedoria” significa “discernimento prático”.

Começa com o temor a Deus, conduz a um viver justo, e resulta na habilidade de discernir o que é certo ou errado.

Deus está disposto a dar-nos esta sabedoria, mas é impossível recebê-la se os nossos propósitos forem egocêntricos e não estiverem centrados em Deus.

Por que devemos orar?

Por que devemos orar?

Somos chamados, encorajados a orar, várias vezes lemos nas Escrituras que devemos estar em oração contínua (1 Tessalonicenses 5: 16-18, Filipenses 4: 6-7, Efésios 6: 18-19). 

Sem comentar que a oração é uma maneira de servir a Deus (Lucas 2: 36-38). Através da oração, temos a oportunidade de glorificá-lo e louvá-Lo por tudo que ele é e fez (1 Tessalonicenses 5:18).

A oração nos ajuda a superar as tentações, foi o próprio Jesus quem disse a Pedro que orasse por força para vencer a tentação (Mateus 26:41). 

Podemos concluir que a oração nos ajuda a enfrentar e superar todos os tipos de lutas.

Nossos pedidos por meio da oração são entregues a Deus, como lemos em Mateur 7: 7 – “Peça, e será dado a você; Procura e acharás; bata e será aberto. 

Isso não significa que receberemos tudo o que pedirmos, mas quando pedirmos coisas que estão de acordo a vontade do Pai, Ele nos dará essas coisas (1 João 5: 14-15).

A oração nos ajuda a discernir a vontade do Senhor. Cristo orou continuamente ao Pai pedindo sempre sua orientação, nós também podemos começar a entender Sua vontade para nossa vida quando buscamos estar em comunhão com Ele.

Precisamos do poder da oração para a compreensão, crescimento espiritual e unidade com Deus. 

Como Devemos Orar?

Essa duvida é muito comum irmãos… Podemos orar de muitas formas diferentes, não há regras sobre como orar. 

A oração não precisa ser bonita e nem comprida para ser ouvida.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7

Neste versículo Paulo nos encoraja a orar por tudo com um coração agradecido. Quando apresentarmos tudo a Ele, Ele nos protegerá com Sua paz. 

Mas, e se não conseguirmos encontrar as palavras “certas” quando oramos

O Espírito também irá se fazer forte em nossas fraquezas! Pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26-28)

 Como cristãos, o Espírito intercede em nosso favor durante a oração.

Então, não se concentre ou se questione demasiadamente quanto as palavras que usa, o horário que hora ou a roupa que vesti quando ora… A oração deve ser um momento prazeroso entre você e o Pai!

A importância da oração na vida do cristão

A importância da oração na vida do crente, palavras finais

Porque a igreja está perdendo sua ênfase na oração? Porque vemos pastores totalmente focados na liderança, gestão e programas, e não na oração? 

Estou certo de que o diabo quer nos distrair da oração – simplesmente porque Jesus ensinou que a oração é muito importante.

O ensino mais concentrado de Jesus sobre a oração é encontrado em Mateus 6: 5-15

A primeira coisa que ele diz é que não devemos orar para impressionar os outros. Oramos a Deus – e Jesus diz que é melhor fazê-lo quando estamos completamente sozinhos.

Cristo também adverte sobre o uso de palavras vazias quando oramos, Deus nos ama e quer que o amemos. Não usamos palavras vazias quando estamos conversando com alguém que amamos e que nos ama…

Quero concretizar este artigo afirmando novamente que Deus ama seus filhos e, como qualquer bom pai, gosta e deseja ouvir seus filhos conversando com ele sobre o que se passa em cada um dos seus dias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. De fato a oração é de extrema importância na vida do Cristão. Temos com Deus um relacionamento, e relacionamento sem diálogo sempre chega a falência.
    Assim é na nossa vida espiritual. Precisamos estar sempre em oração, dialogando com Deus sobre tudo. Que Deus abençoe. Assunto de extrema importância.