Não podemos negar, como perder o medo e a timidez de pregar é a principal dúvida e queixa dos pregares da Palavra de Deus.
Se apenas pensar em pregar, você já sua frio, então saiba que você está no artigo certo.
Hoje vamos enfrentar o medo e a timidez na hora de pregar a Palavra de Deus. É hora de vencer essas palpitações pré-pregadoras de uma vez por todas.
Você está pronto? Vamos começar definindo nosso inimigo.
Por que tenho timidez e medo de pregar?
A timidez e o medo de pregar ou falar em público de maneira mais geral pode ser um tipo de fobia em casos extremos que se chama Glossofobia.
De acordo com a Wikipedia, Glossophobia é:
“Ansiedade de fala, medo do palco ou medo de falar em público. A palavra glossofobia deriva do grego γλῶσσα glōssa, que significa língua, e φόβος phobos, medo, timidez ou pavor. “
O medo e a timidez na hora de pregar a Palavra de Deus afeta mais pessoas do que você imagina …
Pesquisas sugerem que pelo menos 25% das pessoas têm medo ou timidez em falar em público;
A ideia de ficar de pé naquele palco, na frente e no centro, com todos os olhos olhando para você, é suficiente para fazer seus joelhos tremerem.
É o suficiente para disparar um milhão de pensamentos negativos em sua mente a 160 quilômetros por hora, como:
- Eu não sou bom o suficiente?
- Eles vão me julgar
- E se eu falhar?
- Não quero decepcionar as pessoas que fizeram um esforço para vir
- E se as pessoas rirem e me ridicularizarem?
- E se eles adormecerem no meio do sermão?
- Não tenho nada novo a dizer – será que eles nunca ouviram tudo isso antes?
Mas o que causa essa timidez, esse medo ou nervosismo? De onde vem essa ansiedade?
Acredito que, na raiz, o medo e a timidez na hora de pregar a palavra de Deus pode ser dividido em duas categorias; o medo de não ser bom o suficiente e o medo do que as pessoas possam pensar.
Vamos examinar esses dois tipos de medo com mais profundidade e falar sobre como você pode superá-los.
1. Medo de não ser bom o suficiente
Este é o sentimento de insegurança, de se comparar com os outros e de ser inadequado. É aquela vozinha que diz que você não tem o que é preciso.
É fácil assistir a outros pregadores compartilharem verdades bíblicas profundas e pensar que você nunca poderia falar assim.
Se você sofre com isso, continue lendo, porque tenho ótimas notícias …
Como você supera isso
O que você não viu são as horas de planejamento e preparação que tiveram que realizar. Eles pagaram um preço para atingir esse nível de habilidade e proficiência.
É um mito completo acreditar que algumas pessoas nascem melhores pregadores ou grandes sermões acontecem por acidente.
Quanto melhor você se prepara, melhor você prega
Isso não é empoderador? Significa que há uma maneira de pregar grandes sermões com confiança todas as vezes.
Qual? Transformando o medo e a timidez na hora de pregar em vantagem.
Você pode canalizar o que eu gosto de chamar de sentimento de ‘terror aterrorizado’ e todo esse nervosismo em sua preparação para o sermão.
Use-o para alimentar seu estudo, oração e escreva seu esboço do sermão.
Imagine que a sensação de não ser bom o suficiente simplesmente se evapora enquanto você se dirige ao púlpito porque estudou, tem um esboço claro de sermão, praticou e se preparou-se bem, sabe que Deus vai falar através você.
Para perder a timidez ao pregar a palavra de Deus obtenha segurança
2 Timóteo 2:15 promete que, se estudarmos bem, não precisaremos sentir vergonha:
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.
Creio que todo pregador deve ter 1 Timóteo 4: 13-15 pregado na parede:
“Dedique-se à leitura pública das Escrituras, à pregação e ao ensino. . . . Seja diligente nesses assuntos; entregue-se totalmente a eles, para que todos possam ver seu progresso. “
Você pegou isso? Deus está chamando você para estudar e se desenvolver como pregador, a fim de mostrar progresso na frente da igreja, não perfeição .
Ufa! Agora você não precisa se preocupar em não ser bom o suficiente – a perfeição não é necessária. Isso não ajuda a aliviar a pressão?!
No que diz respeito ao desenvolvimento de sua pregação, existem algumas ferramentas incríveis que recomendo, como fazer um curso de pregação ou ler livros sobre pregação.
Se você realmente deseja sobre aprender a pregar grandes sermões, você tem que conhecer o Pregador Qualificado.
É um curso online completo, com módulos passo a passo e uma comunidade de milhares de outros servos de Deus que se ajudam a se tornarem os melhores pregadores que podem ser.
2. Medo do que as pessoas pensam
Nada paralisa mais rápido do que a idéia de que todo mundo na igreja ficará sentado julgando você, criticando cada palavra sua.
No fundo, você sabe, a grande maioria das pessoas que escuta seu sermão está do seu lado; eles estão torcendo por você, querendo que você se dê bem, mas isso pouco ajuda a exterminar os pequenos monstros do medo.
Como você supera isso
No guia de Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez, falo sobre como a perspectiva de pregar para iniciantes é difícil e o que me ajudou muito quando eu comecei foi quando ouvi alguém dizer:
“A mensagem é mais importante do que você.”
Isso sempre ficou comigo. Eu me ancoro a essa afirmação sempre que sinto o nervosismo tentando entrar em minha mente.
Você não é o foco aqui. Quando você está nervoso com o que as pessoas pensam de você ao proferir seu sermão, isso significa que você está pensando demais em si mesmo.
Você está pensando sobre o que as pessoas vão pensar ou dizer sobre você. Está preocupado que as pessoas não gostem de você .
Você está com medo de que eles não pensem que você é interessante o suficiente. Entende? Você está muito focado no que os outros pensam de você .
Pregar tornou-se tudo sobre você. A melhor solução para superar esse tipo de medo é tirar o foco de si e olhar para Deus. Dessa forma, você terá a perspectiva adequada.
Entenda! Não é sobre você, é tudo sobre Deus
Veja como Paulo coloca em Gálatas 1:10:
Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.
Não se trata de agradar as pessoas, tentando desesperadamente fazer com que todos gostem de você. De modo nenhum. É sobre estar mais preocupado com o que Deus pensa.
Qual é a mensagem que Deus deseja transmitir através do sermão? O que Deus quer dizer aos seus filhos?
Esta é a Palavra de Deus (que nunca volta vazia); não é sobre você, é tudo sobre Deus.
Portanto, encontre sua força e confiança no conhecimento de que a Palavra de Deus é mais que suficiente para realizar a obra de Deus no povo de Deus.
Essa verdade o libertará para se preocupar menos e pregar sem medo e/ou timidez.
Como perder a timidez e o medo de pregar a Palavra de Deus, palavras finais
A timidez está relacionada intimamente com o medo, as pessoas mais tímidas são as que mais tem medos interiores, esses medos podem ser:
- Acreditar que as pessoas vão julgar elas.
- Pensar que vão ser rejeitado devido o que estão fazendo.
- Acreditar que são incapacitadas para pregar.
Entre outros medos que somente quem é tímido conhece. Bom, seja qual for o seu, quando começar a vencer esses medos interiores, vai ser menos tímido na hora de pregar.
Por isso, trate de vencer dia após dias as guerras que te atrapalham.
Perder o medo e a timidez será benéfico não só para a sua pregação, mas também para a sua vida! Pense em quantas oportunidades você perdeu por causa da timidez?
Por mais oportunidades que a timidez tenha tirado de você, existem outras esperando por ti lá na frente, cabe a você começar a se preparar de verdade!
Sobre o Autor
2 Comentários
Olá Estou pra pregar dia 26 de fevereiro..porém estou tendo ate crise de ansiedade por que simplesmente não consigo finalizar ou senti algo a pregação boa..tô tão mal que até no meu sono e na minha alimentação ta interferindo,não quero desistir,mas não consigo avança,a minha mente ja mim paralisou,só pega a bíblia na passagem que vou me ja da logo um frio na barriga.Quero muito falar de Deus,se instrumento dEle,meu coração quer ir,mas eu tô paralisada,só de imagina ja começo a senti mal esta..até aquela sensação de pânico…Tô orando mas não modificar😭não quero recuar,pois sei que nunca vencerei o medo Assim!
Irmã as igrejas de hoje tem dado oportunidade a torto e a direita sem consultar a Deus, não sei se é este seu caso… Mas se o pr lhe convidou, mas o proprio Deus não confirmou em seu coração que voce esta preparada, tem todo direito de contar este fato ao seu Pr, isso não é desistir e sim persistir na verdade.