Estrela da Manhã: O que significa na Bíblia? Jesus ou Lúcifer?

Por Tyago Rodrigues 7 Min de Leitura

Uma das dúvidas que persiste em ficar na mente de muitas pessoas é sobre a chamada “estrela da manhã”. Vejamos neste estudo quem de fato pode ser chamado de estrela da manhã: Jesus ou Lúcifer?

O significado da Estrela da Manhã na Bíblia

Você já ouviu falar da estrela da manhã na Bíblia? Ela é uma figura simbólica muito presente nas Escrituras Sagradas, carregando um significado profundo e poderoso.

Neste artigo, exploraremos tudo o que há para saber sobre a estrela da manhã na Bíblia, desde sua origem até seu significado espiritual.

O que significa Estrela da Manhã no mundo cientifico?

Embora a estrela da manhã tenha um significado simbólico importante na Bíblia, cientificamente falando ela é simplesmente uma referência ao planeta Vênus.

Vênus é um dos planetas mais próximos à Terra. Devido à sua proximidade e à sua posição em relação ao Sol, Vênus é facilmente visível a olho nu no céu noturno.

- Publicidade -

Ele é o terceiro objeto mais brilhante no céu, depois do Sol e da Lua, e é frequentemente referido como a “estrela da manhã”.

Mas, e na bíblia, o que significa esta expressão? Vamos mergulhar fundo nesse assunto intrigante!

O significado da Estrela da Manhã na Bíblia

A estrela da manhã é mencionada várias vezes na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. A primeira menção é encontrada em Isaías 14:12, onde o profeta lamenta a queda do rei de Babilônia:

Lemos em Isaías 14:12 a seguinte afirmação:

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!”. Sabemos portanto duas coisas:

  • Como você caiu dos céus…” está fazendo referencia ao rei da Babilônia porém profeticamente esta ao mesmo tempo revelando a queda de Lúcifer no principio de todas as coisas;

Porém, no Novo Testamento, a estrela da manhã é mencionada em Apocalipse 2:28 e 22:16, onde Jesus claramente se identifica como a “estrela brilhante da manhã”:

“E eu lhe darei a estrela da manhã.” (Apocalipse 2:28)

- Publicidade -

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” (Apocalipse 22:16). Observe que:

  • A identificação da Estrela da Manhã está no início da frase: “Eu, Jesus,…” Ou seja, Ele se declara descendente de Davi. E todos nós já sabemos quem ele é, não é verdade!?
quem é a Estrela da Manhã

Mas afinal, quem é a Estrela da Manhã?

Para obtermos essa resposta precisamos entender não somente os textos expostos acima, mas o todo da Palavra.

Como já disse diversas vezes aqui no blog, se você ler somente o que está escrito, ficará perdido. Mas se ler o todo da Palavra, saberá o que está escrito a muito tempo: “A letra mata, mas o espirito vivifica!

A Estrela da Manhã é o diabo?

Na profecia de Isaías 14:12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a expressão representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante.

A estrela da manhã se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao inferno.

Sim, essa passagem normalmente é interpretada como uma referência à queda de satanás! Ele foi criado por Deus mas se tornou arrogante e se rebelou contra Deus (1 Timóteo 3:6).

Mas, a passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus assim como a mesma se referia diretamente ao rei.

A estrela da manhã é Jesus?

Em Apocalipse 22:16, Jesus diz que Ele é a estrela da manhã. Nessa passagem, o significado da estrela da manhã é diferente da profecia de Isaías – Repare que Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo.

Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus, Sua glória ainda brilha mesmo quando todos os outros falham.

A estrela da manhã anuncia o início do dia e o fim da escuridão

De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão e do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.

- Publicidade -

Ele (Jesus), sendo em forma de Deus não teve por usurpação (exercer algo sem qualquer legitimidade), ser igual a Deus. Antes se esvaziou a si mesmo, tomando forma de homem!

Conclusão e respostas finais a respeito do tema estudado

Concluímos que a estrela da manhã na Bíblia é um símbolo poderoso de esperança, renovação e salvação.

O símbolo que foi ‘manchado’ no antigo testamento por lucífer, no novo testamento foi resignificado por Jesus!

Por que lucífer é chamado de estrela da manhã?

Porque muitos ao afirmar isso se baseiam no texto de Isaías, capítulo 14 e versículo 12, que diz sobre a queda de um rei da Babilônia!

Essa passagem tem sido objeto de muita interpretação e debate ao longo dos anos. Algumas dessas interpretações sugerem que essa passagem se refere a um anjo caído, um ser celestial que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu.

Jesus é a estrela da manhã?

Sim! O próprio Jesus afirmou ser a verdadeira estrela da manhã, aquela que da fim a toda escuridão.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que tenha esclarecido suas dúvidas sobre a estrela da manhã na Bíblia. Se tiver alguma pergunta adicional, sinta-se à vontade para deixá-la nos comentários abaixo.

Que Deus lhe abençoe e te de luz quanto a este tema e todos os demais que venha a pesquisar!

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
9 Comentários