Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida: Estudo de João 14: 6

Será mesmo que você o conhece o caminho, a verdade e a vida?
Continua após a publicidade

Essa sem dúvidas é uma das frases mais poderosas de Jesus, no texto de João 14: 6 Ele diz em alto e bom tom – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”

Leia abaixo o versículo na íntegra:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Para os fariseus, ouvir Jesus dizer isso era o cúmulo, a maior heresia do século! Pois sempre que o Mestre iniciava uma mensagem com a expressão ‘EU SOU’ era o mesmo de se revelar como Deus.

Você provavelmente se lembra do verso de Êxodo 3: 14 quando Deus disse a Moisés o que falar aos filhos de Israel sobre quem o enviou – “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU”.

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

A maioria dos cristãos às vezes se faz perguntas como por exemplo: ‘de onde Deus veio? Qual sua origem? Etc…’

Eu também me fiz os mesmos questionamentos quando era criança, mas ao amadurecer minha mentalidade cristã percebi que Deus simplesmente É.

Portanto, eu não deveria gastar muito tempo tentando descobrir a sua origem. Apenas descansar sabendo que Ele é quem diz ser e que Ele fará o que disse que faria!

Sabemos que o Senhor não é homem para que minta e nem filho do homem para que mude de idéia. Você acha mesmo que Ele vai falar e não agir? Ele vai prometer e não cumprir?

Por que Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida”?

Deixa eu lhe explicar o contexto… O Mestre Jesus disse “eu sou o caminho a verdade e a vida” enquanto estava confortando seus discípulos acerca de sua partida deste mundo físico. 

É óbvio que seus discípulos estavam tristes, preocupados e perplexos com a informação de que Jesus estava de partida para um lugar que eles não poderiam acompanhá-lo.

Cristo então lhes disse que deixassem de estar preocupados e turbados de coração, pois Ele estava indo para a casa do Pai, e que aquela separação não seria definitiva. 

Os discípulos pensaram algo como: ‘Lá vai Jesus, e agora? Quem vai curar? Sem o Mestre quem vai profetizar? Quem vai trazer o céu à terra?’

E Jesus sabendo dessas dúvidas no coração de seus queridos, não exitou em enfatizar – EU SOU!

Muitas igrejas ensinam sobre um grandioso ‘EU FUI’, outras pregam sobre o ‘EU SEREI’. Mas Cristo mencionou no singular para deixar bem claro que Ele é o mesmo ontem, hoje e ETERNAMENTE.

Portanto o mesmo que curou em Jerusalém, é o que cura nos dias de hoje quando seus filhos oram… O mesmo que trouxe o céu a samaria está de mãos abertas para derramar o céu na sua casa!

Jesus continua sendo o mesmo, se nas igrejas de hoje não estamos vendo os mesmos frutos da bíblia, que saibamos que o erro está em nós pois Jesus continua sendo o grande Eu Sou!

Jesus disse: Eu Sou o Caminho.

Ele disse ser o caminho… E não para por aí não. Jesus anteriormente havia citado: “E vocês conhecem o caminho para onde eu estou indo” (João 14: 4). 

No entanto, o apóstolo Tomé, talvez representando também os demais discípulos, responde a Jesus que eles não sabiam nem para onde Ele estava indo e, muito menos, qual era o caminho para lá (leia João 14: 5).

Todavia, o Senhor responde a pergunta de Tomé de forma bastante clara e direta: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14: 6).

Com essa afirmação, Jesus mostrou que é Ele que nos dá acesso a Deus, porque Ele é o próprio caminho para a Paternidade Divina.

Portanto, Cristo é o caminho para toda a provisão incondicional que só um Pai pode dar a um filho!

Hoje em dia é comum as pessoas se sentirem perdidas até mesmo nos caminhos de sua própria mente, mas o socorro vem do Senhor.

Entenda que caminhar sem O CAMINHO é o mesmo que caminhar fora do caminho. E esse CAMINHO não é apenas uma rota, é uma pessoa!

Jesus disse: Eu Sou a Verdade.

Continua após a publicidade

Jesus não é apenas o caminho, mas é também a verdade. A verdade significa algo que é absoluto, que existe, que é tangível e real, isso nos diz muito a respeito da Sua pessoa e caráter. 

Muito possivelmente você conhece o texto bíblico que diz ‘e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’.

A propósito, foi Jesus que também nos deu este ensinamento, aqui Ele estava dizendo que temos de conhecer a essência Dele e consequentemente seremos libertos de toda prisão espiritual.

Inclusive, já estudamos este versículo aqui, lembra do artigo Jesus é a Verdade que Liberta?

Esse mundo físico tem cultivado muitas falsas verdades e não podemos deixar nenhuma delas enraizar em nosso espírito.

O mundo diz que é possível vencer sem Deus, sendo que a verdade é que qualquer ideia de resolver um problema “sem Deus” é mentira!

A humanidade tenta nos doutrinar que prosperidade é o mesmo que ter muito dinheiro, sendo que a verdade é clara: tem muito rico acorrentado e pobre feliz!

Até mesmo as igrejas têm se apoiado em falsas verdades, como afirmar que religião X ou Y é capaz de te salvar, mas na verdade nenhuma religião pode te salvar!

Nesse mundo de mentiras se faz crucial conhecer a verdade, já lemos que a verdade é Jesus. Mas… Será mesmo que você o conhece?

Jesus disse: Eu Sou a Vida.

Ao dizer “eu sou a vida”, Jesus se coloca como sendo a fonte da vida que se opõe à morte, por isso é que somente nele o homem, morto em delitos e pecados, poderá encontrar verdadeira vida. 

Nesse contexto, enquanto a morte significa a separação de Deus, a vida significa comunhão com Ele. 

Vivemos um tempo de engano, onde a vida não tem sentido e nem propósito. Mas eu tenho que lhe dizer que viver fora do Senhor, não é VIVER – é passar pela vida, sobrevivendo.

O próprio Jesus disse: Eu vim para que tenham VIDA, e a tenham em Abundância!

Em breve iremos preparar um estudo revelador pautado neste mesmo versículo, mas por hora saiba que o ladrão não vem senão para fazer o oposto disso!

Se Jesus é tudo isso. Eu quero conhecê-lo!

Se Jesus é tudo isso. Eu quero conhecê-lo!

Sim, Ele é o caminho, a verdade e a vida… Eu não sei você mais cada vez que leio isto anseio conhecê-lo mais!

Enquanto mais novo, na adolescência eu costumava me orgulhar de minha capacidade de conhecer muitas pessoas. 

Embora minha escola fosse considerada “pequena” (cerca de 2.000 alunos), eu diria que conhecia a maioria deles. 

Mas, pensando bem e olhando para trás agora, eu realmente conhecia muito poucas pessoas… Eu só sabia sobre um monte de gente, há uma enorme diferença…

Conhecer alguém requer um convívio pessoal e privado com ela ao longo do tempo a fim de se construir certo nível de confiança. 

Mas saber sobre alguém é apenas o primeiro passo para realmente conhecê-lo! Felizmente, Deus foi ao extremo para nos dar a conhecer a nós.

Ele fez isso por meio da revelação de si mesmo através de seu Filho, Jesus Cristo, sobre o qual podemos ler na Bíblia.

O que eu quero lhe dizer é que talvez você já saiba o bastante de Jesus, está na hora de conhecê-lo, conviver com Ele no íntimo.

Quanto tempo você não tira 30 minutinhos do seu dia para conversar com o grande EU SOU? Vamos mudar isso hoje?!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!