Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como Iniciar um Ministério Evangélico – O Guia Essencial

Continua após a publicidade

Se você chegou até aqui, com certeza você já se perguntou como iniciar um ministério evangélico que dê certo, que tenha a benção de Deus, que prospere e frutifique.

Muitos ministérios que hoje estão abertos já passaram (e continuam a passar) por enormes frustrações que talvez seriam evitadas se tivessem o ensino e conhecimento que irei lhe entregar neste estudo.

Como Iniciar um Ministério Evangélico

Antes de escrever esta mensagem realizei algumas pesquisas na internet e confesso que fiquei chocado com a falta de informação a respeito do assunto!

Biblicamente falando, a Palavra de Deus destaca e fundamenta 5 ministérios que são os chamados: apóstolos, profetas, mestres, pastores e evangelistas.

Portanto, toda igreja deve se mover alinhada a esses 5 aspectos ministeriais! Caso você se interesse pelo assunto e queira saber mais a respeito, leia também o seguinte texto:

Dons ministeriais: Quais são os 5 ministérios de Jesus?

Hoje nas igrejas evangélicas temos o ministério de louvor, dança, infantil, jovens, casais e por aí vai…

Embora estes talvez não estejam citados na bíblia, não tenho dúvida que vem direto do coração do Senhor Deus.

É bem verdade que diversos fatores devem ser analisados quando o assunto é iniciar um ministério, porém hoje quero citar os 4 cruciais para todos os ministérios (independente do tipo ou nome).

4 dicas de como iniciar um Ministério Evangélico:

Não tenho dúvidas de que o que iremos mencionar aqui irá de fato transformar o início do seu ministério e ajudar muitos ministérios já criados a amadurecerem ainda mais.

Digo isto, porque é fato que toda grande casa tem uma enorme e fortificada fundação. Aqui iremos tratar do alicerce, do primordial para que seu ministério venha a crescer junto a graça do Senhor.

Sem mais delongas, vamos para as 4 dicas logo abaixo:

Certifique-se de que esse ministério nasceu no coração de Deus.

Não temos dúvidas de que quando o negócio é de Deus, o Senhor se encarrega de todos os detalhes. Ele mesmo supre, governa e abençoa.

Com certeza você deseja isso para o seu ministério! Por isso, se faz crucial a seguinte questão: 

Por que estou iniciando esse movimento? É porque Deus me chamou para isto ou meramente porque fui machucado e/ou discordo de ensinos e práticas de meu ministério anterior?

A resposta sincera a estas perguntas irá de fato lhe mostrar se o ministério que se pretende iniciar é e está no centro da vontade de Deus ou não!

como começar um ministerio

Muitos homens e mulheres de Deus corriqueiramente vem até mim com esta dor, que se dá por serem feridos e desencadeia no coração humano o desejo de começar algo diferente.

Isso é perigoso! Pois não importa o quanto seu pastor ou líder anterior tenha talvez errado contigo, esse é o motivo errado em que muitos ministérios iniciam.

A grande consequência é que o movimento não cresce, fica travado e muitos ainda acham que Deus é o culpado!

Amado, antes de iniciar um ministério analise seu coração. Até porque você precisa estar curado para poder curar outros.

Tenha uma visão clara de onde quer chegar.

Certa vez, ouvi um grande homem de Deus citar a seguinte e verdadeira frase: “O seu ministério vai até onde vai a sua visão!”

Porque, se na sua visão sua igreja já faz muito, ou já alcançou o máximo que poderia, dificilmente ela irá além! 

Você, líder ministerial precisa ter a visão de Deus! 

Aquele que tem a visão de Deus não se desmotiva com críticas e nem se glorifica com os elogios. Ele não se desmotiva com a falta de apoio, de material ou recursos disponíveis, pois a sua motivação está na sua visão.

Quero mencionar como exemplo um trecho de um filme que se você ainda não assistiu lhe recomendo assistir. O filme se chama Forrest Gump.

Certo dia, após diversas situações trágicas acontecerem na vida de Forrest (o ator principal) ele decidiu sair correndo e iniciar um movimento.

Toda a cidade pensou: “esse aí tem uma resposta para nossa geração, vamos atrás dele, Forrest irá nos guiar ao sucesso.”

Mas após dias e dias correndo, Forrest se cansou, o calor da emoção da tristeza e frustração que lhe deram impulso para se mover cessou…

O povo que vinha atrás dele logo indagou e questionou: “e agora? para onde irá nos levar?”

Continua após a publicidade

Forrest respondeu: “ué, para nenhum lugar, eu só senti vontade de correr…”

Imagine só o quanto essa situação foi caótica… Não seja o líder que inicia um ministério correndo, no calor da emoção e depois para e deprime uma geração.

Vai chegar um momento em que SIM, Deus vai lhe mandar correr, mas antes ele te dará um propósito claro para tal!

De tudo aquilo que se pode buscar, busque conhecimento de Deus.

Uma das estratégias satânicas que o inimigo muito tem se dedicado nos dias de hoje é de não medir esforços para bombardear as nossas mentes de informações, notícias e falso conhecimento.

Notícias da novela, de jogo, informações sobre aquele time de futebol, sobre política, greves, crimes, etc… 

Nós humanos, inconscientemente nos ocupamos em buscar tudo isso, buscar saber a previsão, o que tem acontecido no jornal, obter conhecimento de tudo que nos é proposto menos do que realmente importa!

Amado, a informação e o conhecimento mais importante que um líder ministerial deve zelar é aquela que vem da Palavra do Senhor.

Nem mesmo cursos e livros teológicos podem te impedir de ter contato com a verdadeira fonte de conhecimento.

Ora, Deus é a fonte de todo conhecimento. É ele quem dá a verdadeira sabedoria e entendimento àqueles que o buscam. 

Eu sei que existem muitos tipos de conhecimento, mas quero enfatizar que o conhecimento mais importante é o conhecimento de Deus.

Entender isso é crucial para se iniciar um ministério evangélico correto, pois o conhecimento nos protege e ajuda a tomar decisões melhores. 

É justamente por falta de conhecimento que muitas igrejas e ministérios cometem erros e enfrentam vários problemas. 

Não seja religioso.

Ministérios religiosos tem matado muitos ministérios sérios!

A religiosidade é algo tão perverso, tão espiritualmente venenoso, que, ao observar o ensino do Senhor Jesus, entendemos que ela pode ser pior até mesmo do que a imoralidade. Sim, é isso mesmo que estou afirmando.

Digo isto, porque os fariseus da época de Jesus conheciam a bíblia de capa a capa, mas eram tão religiosos e duros de coração que não se converteram ao ensino de Cristo.

Então o que é ser religioso? É se apegar tanto a doutrinas impostas pela religião a ponto de negligenciar e até mesmo insultar a doutrina de Cristo.

Por exemplo: Jesus ensinou um jejum, e, cada denominação religiosa ensina outro que mais lhe apraz.

No novo testamento lemos a respeito de 9 dons espirituais, e, hoje tem religião que criou uma nova doutrina que afirma que esses dons já não existem….

Outra coisa, onde está escrito que o dom de línguas é a única coisa que testifica o batismo do Espírito Santo? Que bíblia é essa que estão lendo? 

Ministérios religiosos tem em toda esquina, o que falta são ministérios biblicamente corretos que causam a diferença onde estão situados.

Pense bem nisso antes de iniciar um novo movimento…

Como iniciar um Ministério Evangélico biblicamente correto?

Fico muito contente em saber que você chegou até o final deste estudo, isto prova que está realmente preocupado em fazer o seu melhor para Deus.

Como iniciar um Ministério Evangélico biblicamente correto?

Amados, fomos ensinados que para se começar um ministério basta se iniciar uma campanha de jejum e oração, e, embora isso seja crucial, o Senhor espera muito mais…

De nada vai adiantar jejuar e orar se você não:

  • Certificar-se de que esse ministério nasceu no coração de Deus.
  • Ter uma visão clara de onde quer chegar.
  • Buscar conhecimento de Deus.
  • Esquecer doutrinas religiosas.

Eu amo jejuar e orar, e, aconselho que com certeza você pratique esses hábitos espirituais não apenas porque quer começar um ministério e sim porque O ama.

E se você realmente o ama irá preocupar-se em checar estes 4 aspectos que te passei antes de criar algo para o Papai.

Que Deus lhe abençoe muitíssimo!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!