Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?
Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos ?

Diferentemente da conturbada autoria sobre quem escreveu o livro de Hebreus, podemos identificar com mais clareza, quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. Isso porque não existe tantos candidatos à sua autoria, como é o caso de Hebreus.

Outra razão é que, embora não exista nenhuma autobiografia como nas cartas de Paulo, o livro de Atos nos oferece muito mais pistas do autor, do que o livro de Hebreus.

Então quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

De acordo com a tradição da igreja primitiva, quem escreveu o livro de Atos foi Lucas .

Desse modo, Atos constitui uma sequência do evangelho de Lucas. As evidências intrínsecas encontradas no próprio livro de Atos confirmam a autoria lucana.

Observe que o livro tem início com uma dedicatória a Teófilo, o mesmo acontece no evangelho de Lucas.

E as pistas continuam com vocabulário e estilo literário extremamente parecidos em ambos os livros.

Outro fato curioso que contribui para a autoria lucana é o uso frequente de termos médicos no livro. Embora isso não prova nada, pelo menos concorda com o fato de que Lucas era médico.

Além disso, o uso do pronome “nós” (as vezes subentendido), ao descrever diversas jornadas de Paulo, o autor de Atos nos leva a crer que ele mesmo fosse um dos companheiros de viagem do apóstolo.

Em Atos 20.4-6, tanto Timóteo quanto outros menos conhecidos, são mencionados à parte do “nós” e do “nos” usados pelo autor.

Também nas epístolas de Paulo, nem Tito nem Silas, (nem outros companheiros de viagem cujos nomes não são mencionados em Atos 20.4-6), o acompanharam a Roma.

Esse fato exclui a possibilidades de alguém entre esses homens ser o autor de Atos. Isso porque, que quem escreveu o livro, usou muito o “nós”, se mostrando participante da viagem a Roma.

Assim, Lucas acaba por ser o único candidato plausível para a autoria do livro de Atos.

Qual era o propósito de quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

Assumimos aqui Lucas, como aquele quem escreveu o livro de Atos. Um dos motivos dele escrever esse livro, foi que ele quis registrar como a igreja havia começado.

Como em seu evangelho, Lucas inclina o livro de Atos dos Apostologos na direção dos gentios. Especialmente aos de mente aberta e interessados nas origens históricas do cristianismo.

A fazer isso, ele continua destacar a devoção religiosa, a pureza moral e a inocência política dos que creem em Jesus.

Ele também retrata o cristianismo como universal. Uma religião tradicional e arraigada no judaísmo, mas aberta para todos.

Em Lucas, a narrativa progredia e avançava para Jerusalém, o centro do judaísmo. Em Atos dos Apóstolos, a narrativa avança para Roma, o centro do mundo. O poder do Espírito Santo tornou possível esse avanço.

Lucas também fez questão de destacar o sucesso do evangelho, por onde quer que os cristãos o proclamassem. Por onde quer que o cristianismo passasse, estouravam perturbações da ordem.

Assim, no livro de Atos dos Apóstolos, Lucas faz questão de mostrar que essas perturbações não eram por causa do cristianismo.

Na verdade, elas tinham origem na violência das multidões e não nos cristãos.

Dessa maneira, Lucas esperava dissipar os preconceitos contra o cristianismo.

Com isso conquistaria a simpatia de pessoas importantes, como Teófilo, a quem o escrito de Atos foi primeiramente destinado.

Conclusão

A igreja primitiva reconheceu Lucas, a quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos, o mesmo que escreveu um dos evangelhos. E as evidências que se tem, apontam nessa direção.

O livro de Atos é aonde nós temos maiores informações quanto aos feitos dos apóstolos e do início da igreja. É também aonde vemos o Espírito Santo agindo de forma extraordinária.

Com certeza, o livro de Atos é o maior registro que temos a respeito do início da igreja e dos feitos apostólicos no novo testamento.


O que acha de estudar teologia à distância sem mensalidades? Estude no conforto de sua casa, com vídeo-aulas através do seu computador, tablet ou celular. Saiba mais aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!