As Melhores e Mais lindas Bíblias à um clique

Eu Quero!


	

Quem é o Anticristo e Como não ser Enganado por ele

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 22/05/2021

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS

Entre para o Grupo VIP e receba conteúdos exclusivos com prioridade.

Compartilhe agora mesmo:

De cara quero lhe deixar uma revelação bastante polêmica: Certamente nesses últimos dias o Anticristo já está presente em nosso meio e anda enganando a muitos, mas talvez você ainda não percebeu isso!

Não digo literalmente a pessoa do anticristo, mas pelo menos aquele que vai estar por trás dele, isto é, satanás.

Será que você está preparado para o fim dos tempos? Você realmente sabe o que significa, quem é e como não ser enganado pelo anticristo?

Já reparou que grande parte dos cristãos de hoje em dia já aceitaram a ideia de que o homossexualismo não é pecado, que não há problema algum em abortar e dentre outras depravações humanas?

Amado, a palavra de Deus é uma só, a mesma não apoia nada disso, o nosso Rei é imutável e tem uma posição muito clara a respeito!

O diabo, porém, com toda a sutileza vai proporcionar ideias mais agradáveis aos seus olhos para que você fique em uma posição mais “confortável”.

Ele fez isso com o próprio Cristo no deserto oferecendo-lhe pão, admiração das pessoas que iam ao templo e os reinos deste mundo.

Jesus, porém, negou a tudo isso; E você está pronto para negar tudo também? Está pronto pra quando o anticristo se manifestar na terra?

A propósito, já sabemos quem esse tal anticristo é? Bom, leia este artigo por completo e descubra:

O que significa a palavra Anticristo

A palavra “Anticristo” só é encontrada na Bíblia nos livros de 1 e 2 João e é mencionada tanto no singular quanto no plural. Esta palavra representa tudo aquilo que é hostil a Deus.

Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo se refere a essa pessoa com outro titulo, sendo: o Homem da iniquidade. Ele se coloca no lugar da lei de Deus, é por isso que ele é o homem da ilegalidade. 

O fato é que o anticristo é uma figura que a Bíblia aponta repetidamente para surgir no fim dos tempos. 

Nos dias de hoje tem havido muitos, claramente, que são anticristos de uma forma ou de outra, mas aqui está a pessoa que será a destilação da oposição a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quem é o anticristo?

Quem é o anticristo?

Para não ser enganado pelo anticristo, antes de tudo você precisa saber quem ele é. O problema é que a bíblia sagrada não nos informa um nome exato a respeito de quem será o anticristo.

Apesar disso as escrituras nos dão várias características sobre este, tais características são:

O anticristo é um homem

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o HOMEM do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. (2 Tessalonicenses 2:3,4)”

Já vimos que não podemos afirmar que iremos enfrentar apenas um anticristo, mas a bíblia nos faz entender que um dia um único HOMEM terá essa prerrogativa.

Um homem apenas que dominará o mundo inteiro, isso nos dá indícios de que ele será um líder político!

A todo tempo ele fará oposição a palavra e ao povo de Deus. O próprio vai influenciar o mundo inteiro a se opor ao seu criador provocando na terra uma rebelião como a que aconteceu no criação e foi desencadeada por Lúcifer.

O anticristo é mentiroso

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. (1 João 2:22)”

Quando o Apostolo João escreveu esta carta muitos não acreditavam nem sequer na divindade de Cristo. Estes eram tidos como mentirosos, de forma semelhante será o próprio anticristo.

O anticristo é blasfemo

“E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
Ele abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. (Apocalipse 13:5,6)”

Essa é a besta que surgiu do mar, ela tem todas as características do anticristo o que deixa claro que se trata da mesma pessoa.

O anticristo em sua caminhada terrena e passageira irá blasfemar contra Deus, o contrário dos cristãos que continuaram a adorar ao Senhor.

Ele seguirá um caminho totalmente oposto às escrituras difamando ao nosso Criador e sua palavra!

Isso não é difícil imaginar já que já existem comediantes no Brasil difamando a Deus com sua falta de reverência as coisas santíssimas como a palavra Dele e a pessoa de Cristo.

O anticristo vencerá os santos

“E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. (Apocalipse 13:7)”

Afim de evitar um entendimento errado do texto, antes de continuar a ministração a respeito do anticristo preciso lhe esclarecer o significado da palavra ‘santo’ na bíblia:

A palavra santo vem do grego “hagios”, que significa “consagrado a Deus, divino, sagrado, piedoso”. É quase sempre usada no plural, “santos”.

A ideia da palavra “santo” é de um grupo de pessoas escolhidas para o Senhor e o Seu Reino. Há três referências relacionadas ao caráter piedoso dos santos:

  • “…que a recebais no Senhor como convém aos santos…” (Romanos 16:2). “
  • “…com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho no seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:12). “
  • “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos” (Efésios 5:3).”

Portanto, nos termos das Escrituras, os “santos” são o corpo de Cristo, os cristãos, a Igreja. Todos os cristãos são considerados santos… e ao mesmo tempo são chamados para serem santos.

As palavras “santificados” e “santos” têm a mesma origem grega. Concluímos então que os cristãos são santos pela virtude da sua conexão com Jesus Cristo.

Os cristãos são chamados a ser santos, para cada vez mais permitir que a sua vida diária se aproxime da sua posição em Cristo. Essa é a melhor descrição e o chamado bíblico dos santos!

Dito isto, agora sim irei lhe afirmar que o anticristo não vencerá os santos no sentido de fazê-los desviarem da fé, mas sim no sentido de tirar a vida terrena deles.

Isto aconteceu no início da igreja primitiva e voltará a acontecer nos últimos dias.

O anticristo dominará o mundo inteiro

Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo. (Apocalipse 13:8)”

O anticristo despertará admiração nas pessoas ao ponto de ser adorado, ele será querido pelo mundo inteiro e, portanto, dominará o mundo.

Por isso esqueça esta ideia de que qualquer presidente da república pode ser o anticristo. Se este presidente não for nem se quer admirado pela maioria da própria nação as chances de se tornarem o anticristo é praticamente zero.

O anticristo fará sinais e milagres

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, (2 Tessalonicenses 2:9)”

Assim como os magos do Egito fizeram sinais diante de Moisés, o anticristo também fará sinais e maravilhas para enganar as pessoas.

Perceba que o mundo já é sedento por milagres, visto que tem surgidos tantas novas doenças e novos problemas nos nossos dias.

Isso tudo está criando nas pessoas um desejo por solução, mas que não seja a de se render aos pés de Cristo, porque esta solução não agrada a carne.

A solução que trará conforto a carne provavelmente um só é quem vai trazer: o anticristo.

O anticristo será usado pelo diabo

Ainda que não houvessem versículos tão claros como os citados acima seria bem óbvio dizer que satanás vai usar o anticristo e lhe dar seu poder.

Uma pessoa mentirosa, orgulhosa, que deseja se opor a Deus e aos santos e que faz falsos milagres só pode estar sendo usada pelo diabo.

Como não ser enganado pelo anticristo

Como não ser enganado pelo anticristo

A última característica que eu descrevi sobre o anticristo talvez seja a mais importante para nós não sermos enganados por ele!

Visto que é o próprio satanás quem vai agir por meio dele, então podemos colocar essa questão de outra forma: ‘Como não ser enganado por satanás?

Veja abaixo 3 pontos fundamentais para não ser enganado pelo espirito do anticristo (satanás).

Seja hábil nas escrituras

Talvez um dos maiores problemas da nossa geração é que nós achamos que apenas pastores e professores tem o dever de ‘ser bom de bíblia’.

Para muitos os que não tem estes títulos podem ler pouco a Palavra e vai ficar tudo bem. Eu preciso dizer que se você pensa assim não vai ficar nada bem!

Estamos vivendo em um mundo de trevas, observe que somos tentados em todo canto e a todo momento. Se você não for ‘bom de bíblia’ você será facilmente enganado pelo diabo (se é que já não esta sendo).

Veja por exemplo Estevão: Um jovem que não era nem pastor, nem apóstolo e nem profeta.

Quando você lê seu discurso no capítulo 7 de Atos você percebe que ele entendia mais da bíblia do que os próprios sacerdotes e fariseus.

Por conta disso é que ele não foi enganado por aqueles que se opuseram a igreja de Cristo assim como o anticristo fará nos últimos dias.

Enfim, o conselho numero 1 é: Não quer ser enganado pelo anticristo? Então seja hábil nas escrituras!

Não agrade a carne de forma alguma

Na tentação do deserto o diabo tentou fazer Jesus pecar dando-lhe três coisas muito agradáveis a carne sendo elas: comida, status e domínio.

Mas Jesus negou a tudo! Como ele fez isso? O Mestre simplesmente colocou a obediência à palavra acima de qualquer desejo carnal.

Ao contrário de muitos cristãos que fazem justamente o contrário hoje em dia!

Vigie

Minha última recomendação a você que não quer ser enganado pelo anticristo é que você preste mais atenção quanto ao momento em que está vivendo!

Estamos muito próximos do fim e eu ainda vejo muito crente vivendo no pecado ou perdendo tempo com coisas fúteis como se estivesse tudo bem…

Alias, Cristo deixou bem claro nós precisamos vigiar, pois o fim está próximo (Marcos 13:27).

Palavras finais

Em minhas palavras finais, eu poderia resumir todos os 3 pontos citados acima em uma só frase: arrependa-se verdadeiramente dos seus pecados e se converta.

Se você realmente se converteu, então provavelmente já estuda muito a palavra de Deus e isso já tem te ajudado a priorizar a vontade de Deus e nunca a de sua carne.

Talvez você creia que é um verdadeiro cristão, mas fica se questionando: ‘ah… como vai ser triste saber que o anticristo vai perseguir os cristãos e até mesmo matar alguns deles.’

Bem, o que eu posso dizer a você é: o que importa? Todos morreremos um dia não é mesmo? A diferença é que temos a esperança de que viveremos em um lugar bem melhor.

Deus abençoe sua vida grandemente e não se esqueça: o anticristo vem aí, mas Jesus cristo vem também!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!