As Melhores e Mais lindas Bíblias à um clique

Eu Quero!


	

O que significa “Guarda o teu Coração” segundo a Bíblia?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 21/05/2021

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS

Entre para o Grupo VIP e receba conteúdos exclusivos com prioridade.

Compartilhe agora mesmo:

A bíblia em Provérbios 4: 23 diz o seguinte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Salomão (o autor do versículo) ao exortar “guarda o seu coração” está se referindo à essência de uma pessoa, onde seus pensamentos, sentimentos e escolhas começam.

No texto de Lucas 6: 45, o Senhor Jesus diz: “…a boca fala do que está cheio o coração”, isso significa que o coração literalmente é a fonte de tudo!

A verdade é que nossos pensamentos e falas muitas vezes ditam quem nós somos, porque a mente de um homem ou mulher reflete quem eles realmente são. 

É precisamente por isso que o Senhor Deus antes de tudo examina o nosso coração, porque Ele conhece a profundidade deles e sabe que todos os desejos e atitudes provem daí (1 Samuel 16: 7). 

Então, vejamos como Guardar o Nosso Coração em três breves tópicos com base neste versículo.

  1. O que significa Guardar o teu Coração?
  2. Por quê devo Guardar o Coração?
  3. Como Guardar o Coração?
Guarda o teu Coração

O que significa Guardar o teu Coração?

Imagine que o planeta terra está completamente sem luz… Vamos imaginar que o mundo inteiro não tem luz, nenhuma luz. Todos vivem numa escuridão total.

Entretanto, existe uma pessoa que possui uma lâmpada. Essa pessoa guardou essa lâmpada há muito tempo porque saberia que viriam dias de trevas.

Agora, imaginemos esta pessoa andando pelas ruas com sua lâmpada nas mãos clareando tudo, invadindo as trevas.

Todos a sua volta irão ou querer apagar a luz daquela pessoa com raiva de só ela ter uma lâmpada ou irão querer roubar a lâmpada dela. 

A pessoa da ilustração acima representa nós cristãos; As trevas e a escuridão, representa o pecado; E a lâmpada é o nosso coração.

Logo, guardar o coração significa se manter fora das trevas e do pecado, mesmo sendo atacados o tempo todo por pessoas que ainda estão com o coração na escuridão.

Por que devo Guardar o Coração?

Ora, isso é questão de sabedoria. A Bíblia diz que sem santidade ninguém herdará o reino dos céus. Logo, se guardamos o nosso coração já estamos guardando a nossa santidade.

Guardar o coração é muito importante. Quando não guardamos nosso coração, somos levados pelo pecado e o engano. Mas um coração firme e protegido é puro e evita o mal!

Como esta registrado no livro de Proverbios 4: 23, devemos guardar nosso coração porque dele procedem as saídas da vida ou seja, o que te mantém vivo.

Até porque se seu coração parar agora, você morre. Assim também é com o nosso coração espiritual, então guarde e mantenha ele longe do pecado, das coisas impuras e de tudo o que pode manchá-lo.

Como Guardar o Coração?

Simples, se quer guardar o seu coração não deixe o pecado entrar no mesmo. Não vai ser fácil, mas você precisa resistir ao mundo.

Essa “alegria” que vemos no mundo hoje é passageira: Drogas, bebidas, prostituição e amizades ruins. Tudo isso você deve manter distância!

Nós cristãos não somos como as pessoas do mundo que fazem tudo o que querem. Temos um Deus que nos observa e precisamos ser tementes à Ele, precisamos ser a luz desse mundo.

Como Guardar o Coração?

Vejamos agora, alguns conselhos práticos para Guardar seu Coração:

Guarda o teu coração através da Palavra de Deus

Amado, o que tem de crentes lutando contra “o mal desse mundo” e tentando guardar o coração na força do próprio braço não é brincadeira.

Como resultado vemos frustação, depressão e a lista não para… Quero desde já lhe fazer um apelo para que venha entender de uma vez por todas que sem a Palavra de Deus é impossível guardar os nossos corações!

Não é na força do seu braço, não é na altura do seu grito e nem mesmo na sua força de vontade… É na força do seu Deus!

Por isso lhe exorto a colocar-se no seu lugar: que é aos pés da cruz! Ore para que o Santo Espirito lhe ajude a cumprir esta tarefa (que é impossível se cumprir humanamente) de guardar o coração.

Sabemos que lá no antigo testamento o Egito foi atingido por uma calamidade após a outra, e mesmo assim o Faraó recusou-se a libertar os israelitas de sua escravidão. 

O coração duro de Faraó resultou em ele se posicionar contra o Deus Todo-Poderoso (Êxodo 7:22 ; 8:32 ; 9:34). Ali tinha força de combate de sobra, porem não tinha o primordial: a Palavra de Deus.

No Salmo 95: 7-8, o Rei Davi fez questão de deixar uma Palavra ao povo para que não endurecessem o coração em rebelião contra o Senhor, como fizeram seus antepassados no deserto. 

Eu ouso pelo Espirito Santo lhe afirmar que nos dias de hoje ter uma vida de contato diário e constante com a palavra de Deus e submeter-se em obediência ao ensino das Escrituras é a melhor maneira de se proteger contra a rebelião contra Deus.

Guardando o Coração através Graça de Deus

Os cristãos são instruídos a não resmungar, murmurar e reclamar por diversas vezes nas Sagradas Escrituras. Essas atitudes procedem de um coração amargurado com o Senhor.

Pois os que se envolvem em tal comportamento mudam seu foco dos planos, propósitos e trabalhos de Deus em suas vidas para as coisas do mundo. 

Do ponto de vista de Deus, tal comportamento carece de fé genuína e, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11: 6). 

Em vez de resmungar, murmurar e reclamar, os crentes devem se esforçar para obter contentamento em todas as fases da vida, confiando no Senhor para prover todas as coisas em Seu tempo (Hebreus 13: 5).

Para guardar os corações, bem como contra o espírito de reclamação, precisamos cultivar a gratidão que flui continuamente da obra consumada e suficiente do Senhor Jesus.

Proteja o teu coração!

Guardar o coração é muito mais que se proteger de coisas ruins. Também significa cuidar do que é bom.

Seu coração ficará mais forte e protegido se você o encher com a palavra de Deus, gratidão, pensamentos e desejos bons (Filipenses 4:6-8). 

Enfim, cultive o que é bom e seu coração ficará bem guardado!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!