Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Como Pregar a Palavra de Deus com Unção, Ousadia e Autoridade

Continua após a publicidade

O que fazer para preparar sermões cheios de unção? Como pregar a palavra de Deus com ousadia? Como elaborar uma pregação de autoridade? Acredito que essas são as principais dúvidas de muitas pessoas, e se você é uma delas, saiba que está no lugar certo!

Pregar a Palavra de Deus é na verdade um privilégio que todos podem e devem experimentar. Seja num púlpito, no trabalho, nas ruas ou em suas próprias casas…

Aliás a ordenança do Mestre Jesus ao Ide é universal a todos os verdadeiros cristãos!

Precisamos pregar a Palavra de Deus a tempo e fora de tempo, pois essa é a vontade do Pai. Sem comentar que as recompensas disso valem muito a pena, ver pessoas se derramando aos pés de Cristo e galgando a vida eterna não tem preço.

Porém, para ser um excelente pregador e semear a Palavra de Deus com unção, ousadia e autoridade é necessário que venhamos aprender e praticar alguns princípios bíblicos, e é justamente o que esse estudo vai te ensinar.

Espero sinceramente que consiga te ajudar, no final do estudo se você ainda estiver com alguma dúvida, ou quiser falar algo da parte de Deus, deixe-nos um comentário.

Agora, vamos ao que interessa! A verdade é que tudo começa na preparação, se deseja ser um pregador altamente eficaz não ignore este importantíssimo passo, vem comigo!

Como Pregar a Palavra de Deus com Unção, Ousadia e Autoridade

Descubra como preparar Sermões Cheios de Unção:

Existem alguns princípios bíblicos de como preparar sermões que realmente irão impactar seus ouvintes que com certeza irão te ajudar, vou te explicar alguns logo abaixo:

1°: Oração gera uma Pregação de Poder e Unção!

Parece simples, mas a verdade é que muitos ministérios têm deixado de lado a oração, a maioria tem se dedicado apenas a sabedoria humana e eloquência pessoal.

Como resultado dessa atitude ‘falha’, temos hoje pregações cheias de gritarias e choros meramente emocionais ao repassar a mensagem…

O problema é que o Espírito Santo está totalmente de fora dos cultos, porque uma pregação com base no entretenimento e palavras bonitas tomou o seu lugar. Precisamos corrigir isso!

Portanto, antes de qualquer coisa, assim que receber o convite para pregar comece orando e pedindo direcionamento de Deus. Pois o avivamento que será manifesto no momento da pregação publica inicia aí dentro de você!

Deus é único que pode nos capacitar a preparar um sermão que realmente transporte seus ouvintes das trevas para luz, e a única maneira de nos achegarmos ao Senhor é através da oração.

2º: Escolha um texto Bíblico para Pregar:

Muitos me mandam mensagens expondo suas dúvidas em pregação e uma delas é sobre como escolher um texto para pregar.

Já vimos que toda boa pregação sempre começa em oração e intimidade com Deus,  porque é Dele que vem a unção, ousadia e autoridade!

No momento em que for orar aproveite para pedir a opinião do Pai a respeito do texto bíblico que a congregação necessita ouvir, a resposta Dele será imediata, o Senhor Deus trará a sua memória não só o texto como uma mensagem que irá fundamentar o seu sermão.

Portanto devemos buscar a Deus para ele nos indicar em cima de qual texto devemos preparar o nosso sermão porque Deus é o nosso indicador para todas as coisas!

3º: Estude e Medite no texto bíblico

Você deve pensar o seguinte: Se vou ser o portador da Palavra devo primeiramente entender aonde Deus quer nos levar e tudo o que ele quer nos dizer…

A verdade é que primeiramente o Senhor semeia a Palavra em nós, em nosso entendimento para depois levarmos para igreja.

Então após o Senhor lhe revelar o texto para pregar, busque assistir a pregações enraizadas no mesmo versículo, leia artigos, estudos e mensagens e anote todas as ideias que lhe surgirem na mente.

Após isso você deve reescrever todas essas ideias organizando-as em tópicos, formando assim um esboço daquilo que Deus confiou a seus lábios.

Continua após a publicidade

Inclusive, após ler o estudo de hoje, recomendo que veja também: Como fazer um Esboço de Pregação IMPACTANTE.

Para pregar a Palavra de Deus com ousadia faça isso:

Você precisa assumir seu papel ministerial e começar a pregar a palavra de Deus com ousadia, mas não tenha medo, a própria bíblia nos relata que alguns personagens também tiveram esse sentimento, mas Deus deu a vitória.

Um bom exemplo é Moisés, quando Deus disse para ele que ele iria libertar o povo da escravidão do Egito, Moisés sentiu medo e deu muitas desculpas para Deus. Veja o que ele disse ao Senhor:

“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente… sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Êxodo 4:10-12)

Isso ocorreu pois Moisés não sabia o que falar, pra quem falar e nem quando e como fazer isto!

Talvez você esteja no mesmo barco, já orou e conversou com Deus, porém não se sente preparado e apto a pregar com ousadia.

Mesmo não nos faltando a unção do Espírito Santo, muitas das vezes nos falta o treinamento necessário para fazer uma pregação de excelência, a ousadia para propagar a mensagem.

Meu testemunho pessoal ao pregar a Palavra de Deus pela primeira vez.

Vou lhe contar meu testemunho pessoal a respeito disso:

Anos atrás não sabíamos como nos capacitar para o chamado de Deus e também não era tão fácil encontrar materiais mais específicos para ajudar com isso. Mas hoje, existem cursos na área de pregação (cuidado pois alguns NÃO recomendo) que você pode fazer à distância e no conforto de sua casa.

Imagine você PREPARANDO SERMÕES com facilidade, total segurança e nervosismo algum… (e vidas serem completamente transformadas por meio do seu ministério).

Lhe recomendo um excelente curso (100% bíblico), que eu fiz e aprovei para você dominar a Oratória, com uma boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência!

Se trata do Curso Pregador Vocacionado que foi desenvolvido pelo Instituto Bíblico Cristão e é um curso online, onde seu objetivo principal é efetivamente instruir e treinar pregadores iniciantes, assim como aqueles que já têm alguma experiência na pregação da palavra de Deus.

O curso é recomendado para pregadores, professores, líderes e pastores. E para todo cristão que realmente deseja pregar a palavra de Deus. Para Mais Informações sobre o Curso Pregador Vocacionado, → CLIQUE AQUI ←

Como pregar a Palavra de Deus com Autoridade?

Observe o Mestre, quando Jesus terminou sua famosa pregação em um monte na Galiléia, as multidões ficaram maravilhadas “porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (leia Mateus 7: 29). 

Sabe porque Jesus pregava, curava, libertava, ensinava e discipulava com autoridade?

Porque Ele vivia aquilo que pregava, Ele era o autor do estilo de vida que outrora ministrava ao povo. Você pregador, quer ter autoridade em seu sermão?

Medite se o que irá pregar perante a congregação de fato está sendo exercido em sua casa, trabalho e vida rotineira. Pois de fato não tem como alguém falar que algo é bom, sem de fato ter experimentado isso!

Ou seja, antes de querer pregar a verdade, procure viver de fato a verdade, pois é isto que te dá liberdade e autoridade perante o mundo espiritual para ministrar sobre aquilo.

Viva o que você prega e pregue o que você vive! Que Deus abençoe sua vida, hoje e sempre!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!