Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Dízimos e Ofertas: Tudo o que você precisa saber sobre Dizimar e Ofertar

Continua após a publicidade

Os dízimos e ofertas são parte importante da nossa intimidade com Deus e são praticados há muito tempo pelos servos do Senhor…

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Coríntios 9: 7)

Não me diga que dizimar e ofertar são princípios da lei, porque mesmo antes de existir a lei judaica homens de Deus já aderiram a esta prática espiritual de honra e amor, como por exemplo Abraão que entregou seus dízimos a Melquisedeque (Gênesis 14: 17-20).

Muitos cristãos não compreendem a importância de sua contribuição financeira no Reino de Deus. 

Portanto, neste estudo bíblico nós veremos qual é a importância de dizimar e ofertar segundo a Bíblia. Lhe garanto que ao concluir a leitura irá mudar completamente sua visão a respeito de dízimos e ofertas.

Dízimos e Ofertas: Tudo o que você precisa saber sobre Dizimar e Ofertar

Como explicar o que significa Dizimar e Ofertar na Bíblia?

Afinal o que é o dízimo? O que são ofertas? Qual o significado bíblico que dá fundamento a tais práticas ainda nos diz atuais? Vejamos abaixo:

Qual o verdadeiro significado do Dízimo?

O dízimo é uma forma de adoração a Deus, através dele reconhecemos que tudo o que temos e somos é pela Graça e Misericórdia do Senhor. 

Ao praticar o princípio de dizimar com alegria reconhecemos a soberania de Jesus sobre todas as áreas de nossas vidas, até mesmo a financeira.

No dízimo devolvemos a quantia de 10% (dez por cento) de tudo aquilo que o Senhor Deus provê em nossas vidas. 

Ou seja, se você crê que Deus é o seu Senhor, mantenedor, garantidor, assegurador de seus empregos e finanças você precisa demonstrar isso através dos dízimos.

E o nosso Senhor recompensa e abunda tremendamente os que colocam sua fé em prática deste modo (isto é totalmente bíblico).

Por isso devemos dizimar com fé, pratiquemos este princípio, seja por semana, por quinzena ou por mês.!

Aquele que trabalha por conta própria, deve anotar tudo que gasta para o seu labor, tudo que recebe e dizimar do lucro que teve. Marido e mulher devem somar a renda dos dois, dividir, e dizimar a metade cada um. 

Nós pais devemos dar às crianças e aos jovens (enquanto não têm salário), ofertas para entregarem ao Senhor, para que aprendam e se forme neles o caráter bíblico. 

Deus entregou o mundo aos homens e pediu apenas 10% (como que um imposto) de tudo o que produzissem. Assim, o dízimo pertence ao Senhor!

O que são Ofertas segundo a Bíblia?

As ofertas devem ser feitas dos 90% que lhe restam (fora do valor dos dízimos), uma oferta ao Senhor nada mais é do que um ato de amor. 

Quando ofertamos provamos para nossa carne fraudulenta que nossa confiança está em Deus, não no dinheiro!

Existem alguns tipos e modelos de ofertas, são muitos, mas vou lhe explicar os 2 principais neste estudo, são as ofertas alçadas e ofertas voluntárias.

De maneira simplificada podemos afirmar que oferta alçada é aquela oferta ou esforço extra, para uma necessidade de momento, além do dízimo e da oferta voluntária, por exemplo:

A necessidade do Senhor na compra de um terreno para estabelecer uma nova Igreja, ou talvez a construção de uma casa de oração ou reforma de algo existente, etc… 

Continua após a publicidade

Já a oferta voluntária ou de gratidão é aquela oferta ‘do nada’ que entregamos com o propósito de agradar a Deus

O que mais a Bíblia fala sobre Dízimos e Ofertas?

Dizimando e ofertando com alegria além de estar dentro do negócio com Deus, contribuindo com seu reino, voce estará deixando de ser refém do dinheiro e tornando ele seu refém! Você não vive por dinheiro e sim ele por você… Você se desprende do mundo e consegue ver e sentir a graça de Deus mais de perto.

A bíblia nos deixa muitos princípios mais a respeito de dízimos e ofertas, e abaixo quero estudar contigo mais alguns deles. Para isso separei algumas das dúvidas e perguntas mais frequentes a respeito de dizimar e ofertar, leia abaixo:

Todos devem Dizimar e Ofertar? 

Simples, todos os filhos de Deus que tem fé que o seu pagamento vem do Senhor Pai e querem demonstrar isso a Ele devem dizimar e ofertar!

Entendam o que estou dizendo, cada pessoa deve entender o significado de dizimar e ofertar, até porque fazer por fazer não vai adiantar de nada, você só está dando seu dinheiro sem receber nada em troca.

Lembre-se que almejamos que nosso sacrifício seja recebido por Deus, e não apenas pelo pastor da igreja.

Dízimos e Ofertas são barganhas com Deus? 

Não, o simples fato de você entender e praticar o significado bíblico destas palavras, te leva a entender que você reconhece a soberania de Deus em todas as áreas de sua vida: profissional, pessoal e espiritual. 

A bíblia é clara em afirmar que Deus tem recompensas e repreende o devorador na vida daqueles que entendem tal princípio.

Por que pouco se ensina a respeito de Dízimos e Ofertas?

Infelizmente este assunto é um grande tabu ainda nos dias de hoje, devido a grande exposição na mídia de casos de grandes escândalos e desvio de dinheiro.

Isso é um problema apenas da igreja? Não, isso é um problema social em nosso país, todos os setores da economia, instituições públicas e privadas vivem a sombra da corrupção.

Então porque o dízimo e oferta causa tanta revolta em não cristãos e causa repúdio a grande parte da sociedade? 

Devido ao fato de termos uma guerra invisível no mundo espiritual, onde satanás usa suas armas para levantar acusações contra esta prática e princípio cristão.

Os dízimos e ofertas são destinados a manter as portas das igrejas abertas, manter ministérios que ajudam casais com problemas conjugais, pessoas com dependências de todas as naturezas, missionários enviados por todo mundo para ajudar pessoas necessitadas e pregar o evangelho, etc.

Na maioria das igrejas Cristãs, isso é levado muito a sério, pois a responsabilidade de quem cuida das finanças é muito grande, deve-se acima de tudo manter a fidelidade e o temor e tremor a Deus, não se pode envergonhar o Nome de Nosso Pai Celestial.

Devido ao número de casos de desvios e a maior exposição na mídia nos dias atuais, todos os que agem de forma correta são desmoralizados por conta das atitudes erradas de outros.

Como dizimar e ofertar corretamente?

Para dizimar e ofertar corretamente é muito fácil, mas o povo que perece por falta de conhecimento

Essa resposta é pessoal, para respondê-la a si mesmo cabe se analisar: qual a motivação que tem o levado a praticar o principio dos dízimos e ofertas?

Tudo na bíblia é movido por propósito, então quero lhe  convidar a averiguar se seu propósito ao dizimar e ofertar está alinhado ao propósito divino neste ato.

Para isto, você precisa ir para o lugar secreto, feche a porta do seu quarto e ore… Que tal fazer isto agora? Não deixe para depois… Deus está te esperando!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!