Igreja em Células: O que é e Como Funciona?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 28/08/2019

Compartilhe agora mesmo:

Não foi surpresa! Aliás, era até mesmo previsível a chegada da igreja em células!

Pois dada a situação em que se encontram os púlpitos e, em consequência, o ensino em muitas igrejas, era de se esperar que a qualquer hora uma nova onda viesse agitar o mar calmo da negligência pastoral. 

Talvez você seja um líder de célula, talvez seja membro de uma igreja em células ou apenas um cristão se preparando para o novo de Deus.

Seja qual for o caso, não tenho dúvidas que este estudo será benção em seu chamado e ministério, aqui dispomos de chaves e revelações profundas da visão celular. Vem comigo!

A Igreja em Células faz parte do relógio escatológico de Deus!

A Igreja do Senhor Jesus está atualmente experimentando uma mudança de mentalidade ao redor de todo o mundo. 

Esta mudança está acontecendo na visão, estrutura e funcionamento das igrejas locais, eu me refiro ao resgate da prática da Igreja Primitiva de se reunir nos lares.

Como nunca antes, diversas igrejas têm promovido células ou grupos caseiros. 

Se baseiam na Igreja de Atos, onde os cristãos se reuniam nos lares, não como uma opção, mas porque o coração da Igreja Local e o centro de suas atividades – era nos seus lares.

Esta mudança de mentalidade tem sido chamada, por alguns, de Segunda Reforma

A Primeira Reforma, foi liderada por Martinho Lutero ao levar a Igreja de volta às suas origens doutrinárias baseadas somente na Palavra de Deus. 

Esta Segunda Reforma está levando a Igreja de volta às suas estruturas originais no sentido de restaurar a “Igreja no Lar” e colocar o ministério nas mãos do povo. 

Temos razões claras para crer que tanto a primeira quanto esta segunda reforma das igrejas já foram previamente preparadas, conhecidas e ordenadas pelo próprio Deus para que se cumprisse toda a Palavra em seu devido tempo.

Quando uma Igreja Local, realmente passa por esta Segunda Reforma, então os grupos nos lares (Células) se tornam o coração daquela igreja. 

Este tipo de igreja tem sido chamada de Igreja em Células (em contraste com a Igreja com Células – onde as Células são apenas uma de muitas opções).

O que é a Igreja em Células?

O que é a Igreja em Células?

A Bíblia compara a igreja de Cristo ao corpo humano, mostrando que diversos membros compõem o mesmo corpo. 

No modelo das igrejas em células, cada célula é a base de todo o organismo e a somatória delas é o que compõe o corpo.

Uma célula é o que chamamos de comunidade cristã de base, um grupo de pessoas que se reúnem semanalmente para comunhão, adoração, edificação e evangelização. 

As escrituras nos ordenam a desenvolver relacionamentos de edificação mútua. Portanto congregar não se resume apenas a louvor e pregação, mas também na oração e amor uns para com os outros. 

Cada membro do corpo de Cristo é um sacerdote e deve servir aos seus irmãos no Senhor, por isso, a célula é o lugar onde melhor esse princípio pode ser praticado.

Definição simplificada do que é uma célula: 

Uma célula é um grupo constituído de 6 a 16 pessoas, reunindo-se semanalmente em seus lares para aprender como tornar-se uma família, adorar ao Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros e levar pessoas ao evangelho.

Cada célula deve ter no mínimo 6 pessoas e não é ideal que ela ultrapasse o limite de 16! Os grupos de Moisés eram constituídos de 10 e Jesus liderou e discipulou 12.

Dez (10) ou doze (12) são o número ideal de membros para uma célula, quando passar desse limite a célula deve se multiplicar.

Lembrando que para isso é necessário que novos líderes igualmente capazes tenham sido treinados.

Uma célula é muito mais do que um culto no lar!

Entenda isso – cada célula é muito maior que a sua reunião, se a célula só existe no dia da reunião então não é uma célula, mas apenas um culto caseiro. 

A célula acontece a semana TODA, seja no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas ou numa escola… Sempre que os irmãos se encontram a célula acontece. 

A primeira e principal característica de uma célula é ser comunidade e não o fato de existir apenas como uma reunião.

Tenha em mente que a reunião de uma célula é somente 30 a 40% da atividade da célula numa devida semana! 

Os outros 60% são os irmãos comendo na casa um do outro, evangelizando junto, tendo vigília, convidando seus amigos não crentes, etc.

Qual a base bíblica que temos para a Igreja em Células?

Talvez você se questione o seguinte: O que a bíblia fala sobre as células, ou, o que Jesus pensa a respeito disso?

O próprio Jesus ensinava nos lares ministrando para pequenos grupos de pessoas!

Sabemos que grande parte do seu ministério acontecia nas sinagogas, às vezes no templo e muitas outras ao ar livre.

Mas, uma parte significativa do seu trabalho e ensinos acontecia nas casas! Porém os 12 discípulos receberam dEle bem mais do que qualquer outra platéia. 

Eles ficaram encarregados, portanto, de passar adiante todas as coisas que Jesus ordenou. 

Esses 12 eram quem Jesus discipulava no sentido mais amplo, como um líder de célula, os doze eram como se fossem a célula de Cristo.

Jesus também discipulava mais profundamente um a um: Pedro, Tiago e João. Nestes ele investiu de maneira mais pessoal.

Como funciona a Igreja em Células?

Como funciona a Igreja em Células?

As maiores Igrejas Locais do mundo já estão nesta nova mentalidade promovida pela Segunda Reforma: todas são Igrejas em Células. 

Existem, porém, diversos modelos e visões a respeito de Igrejas em Células, vejamos:

Primeiro, o “Modelo 5X5” é usado pelo Pr. David Yonggi Cho (pastor da maior Igreja do mundo com 700.000 membros). 

Este modelo organiza cada 5 grupos debaixo de um supervisor e assim por diante. 

Talvez, mais que qualquer outro homem, Deus tem usado o Pr. David Yonggi Cho para motivar muitas e muitas igrejas, para entrarem na visão celular.

Um outro método desenvolvido pelo Dr. Ralph Neighbour Jr, é o “Modelo dos Grupos de Interesse”. 

Este modelo dá a chance de cada membro formar “Sub-Grupos” ganhando pessoas para Jesus na área de seu interesse, inúmeras igrejas ao redor do mundo estão praticando este modelo.

Ultimamente muitas igrejas estão implantando uma outra visão que se chama “G12” (Grupos de Discipulado de 12 pessoas). 

A visão é de que todos sejam líderes, e uma das vantagens deste modelo é que o discipulado tem vínculos mais duradouros.

Um outro modelo ainda mais recente que tem surgido é o “A.D.M.” (Apostolic Discipleship Model), que em português é “M.D.A.” (Modelo de Discipulado Apostólico). 

Este modelo prioriza o discipulado um a um, e também procura aproveitar as vantagens dos outros modelos. Na visão do M.D.A., é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão!

As 4 etapas da Igreja Celular: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar.

Na visão celular existem quatro colunas, etapas ou degraus que permitem galgarmos o sucesso neste modelo.

O evangelismo inicia dentro das células e a visão consiste em o líder gerar discípulos e futuros líderes dentro da célula (eles são os filhos espirituais) que futuramente abriram sua própria célula.

A multiplicação da célula é feita quando o discípulo já está pronto para liderar uma nova célula!

A fim de conseguir operacionalizar o discipulado, foi desenvolvido o modelo de quatro degraus, a escada do sucesso:

Ganhar – O ganhar pode ser realizado por uma visita na célula, nos cultos da igreja, nos eventos de colheita, nos encontros e no evangelismo pessoal. 

Aqui é onde lançamos a semente para que o Espírito Santo possa agir, pois para prosseguir ao próximo passo é importante inserir o novo convertido numa célula.

Consolidar – É o trabalho de acompanhamento e ministração ao novo-decidido a fim de levá-Lo a firmar-se no caminhar cristão, e a crescer na graça e no conhecimento de Cristo. 

É a primeira fase do caminhar do novo discípulo, que deverá percorrer o seguinte caminho:

1) Participar de uma Célula;

2) Ir ao encontro;

4) Tornar-se um Líder de Célula.

Treinar/Discipular – O discipular passa por Seminários, Congressos, reuniões nas células e no discipulado pessoal, é um processo constante. 

Enviar – Estando preparado, o novo crente inicia imediatamente a sua missão trabalhando em uma célula de multiplicação – ele agora vai trabalhar para ganhar sua família,seus amigos e muitas outras pessoas para o reino de Deus, com o acompanhamento e supervisão permanente do seu Discipulador.

Por que minha CÉLULA NÃO CRESCE? [DICA BONUS]

Por que minha CÉLULA NÃO CRESCE? [DICA BONUS]

Conheço muitos líderes com o coração completamente apaixonado pelo Senhor, que têm orado, jejuado e evangelizado…

Mas que infelizmente não têm tido êxito em sua célula, e claro, a inevitável pergunta nos salta, mesmo que não expressada em palavras muitas vezes: “Por quê minha célula não cresce? Como crescer e multiplicar a célula?

A verdade é que se existisse uma formula com todos os passos que o líder precisa fazer para que sua célula multiplique, muitos, pagariam para obtê-lo e assim ter êxito em suas células!

A sua célula nunca irá crescer se você estiver desanimado!

Por que você abriu uma célula? A resposta mais certa do âmbito espiritual é: para ganhar vidas! Maravilha! Já temos meio caminho andado. Então vamos a algumas perguntas que você poderá responder mentalmente:

Você realmente se interessa por essas pessoas? Elas são de fato importante pra você ou fazem parte de um número (alvo) que você precisa alcançar para ser bem visto em sua comunidade espiritual?

É claro que as pessoas percebem isso em nós, elas conseguem muitas vezes sentir nossas motivações…

Você consegue se divertir – é essa palavra mesmo – com a célula ou é uma peso semanal?

Se hoje você não tem essa alegria, comece orando para que Deus verdadeiramente lhe encha de amor, para que você seja natural, se interesse de fato pelas pessoas, se divirta enquanto organiza a célula da semana.

Que não seja apenas mais uma coisa na sua vida que você tem que fazer! (porque afinal é o que esperam de mim).

Existem líderes que estão à frente de uma célula e ficam escolhendo e, até orando, para que Deus envie pessoas animadas para suas células quando, na verdade, eles mesmos, já, há muito tempo, estão desanimados.

Decida que você realmente quer crescer!

Acredite ou não, a principal barreira para o crescimento da célula é o seu próprio desejo e dedicação.

Você realmente quer crescer? Se a resposta for sim, então você deve comprometer-se com esse objetivo e estar disposto a buscar por isso.

Seja mais Paciente e veja sua CÉLULA se multiplicar.

Aqui está a chave para o sucesso, não só em sua célula mais em todos aspectos ministeriais e pessoais de sua vida:

‘E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. (Gênesis 1:11)‘

Ta Tyago, mas o que isso tem haver com o crescimento da minha célula? Tudo ora… Porque Deus Planta a semente ao invés de maça?

Porque DEUS tem paciência e sabe que ao AGUARDAR a semente crescer ela há de tornar-se arvore e dar frutos infinitamente.

Logo se você planta na sua célula, vai colher muitos e muitos frutos, mas para isto você deve regar e cuidar da sua semente para que cresça e se multiplique assim como Deus espera que você faça.

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!