Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Espirito Santo de Deus: O que é e Por Que nós precisamos Dele?

Podemos afirmar que o Espírito Santo de Deus é uma das figuras mais controversas e mal entendidas da Bíblia Sagrada. Vamos mudar isso?
Continua após a publicidade

Podemos sem sombra de dúvidas afirmar que o Espírito Santo de Deus ainda hoje é uma das figuras mais controversas e mal entendidas da Bíblia Sagrada.

Tanto que existem muitas linhas teológicas que divergem entre si quanto à pessoa e atuação do Espírito Santo nos dias atuais. 

E como resultado disso, em meu ponto de vista, o Espírito Santo é tristemente negligenciado devido a falta de conhecimento

Pois ainda que nenhum cristão negue a existência dessa pessoa da Trindade, há milhões de frequentadores de igreja incapazes de dizer, que experimentaram a presença ou operação do Espírito Santo em sua vida nos últimos meses.

Sem comentar de muitos que dizem nem mesmo acreditar que é possível vivenciar e experimentar isso.

O que é o Espirito Santo de Deus segundo a bíblia?

O que é o Espirito Santo de Deus segundo a bíblia?

Grande parte das religiões ou ideologias de hoje respondem a essa questão afirmando que o Espírito Santo não passa de uma força ou uma energia sobrenatural.

Mas, lendo a bíblia podemos notar facilmente que esta é uma abordagem limitada e um tanto ridícula a respeito do Espírito Santo de Deus.

O Espírito Santo é uma pessoa.

Se você foi ensinado erroneamente, tenho que lhe dizer que o Espírito Santo não é meramente um vento ou pomba, a Palavra de Deus nos diz claramente que Ele é uma pessoa!

Porém, quando digo que o Espírito Santo é uma pessoa, não me refiro a um ser humano.

Aliás os anjos não são humanos, mas são pessoas; Deus não é humano, mas é uma pessoa; Assim como o Espírito Santo não é humano, mas é uma pessoa!

Pesquise quais os atributos que um ser precisa para que seja considerado uma pessoa e verá que esse ser precisa ter simplesmente intelecto, emoção e vontade. A própria bíblia nos revela que o Espírito Santo de Deus possui essas 3 características pessoais.

Durante seu ministério terreno Jesus Cristo nos garantiu que o Pai enviaria o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas e somente uma pessoa é capaz de ensinar algo!

O Espírito Santo fala, ensina, compartilha sabedoria, se entristece, nos guia, ordena, etc. Ele é quem convence o homem do pecado.

Em Atos 5: 3 a bíblia relata a história de um casal que mente ao Espírito Santo e você precisa concordar comigo que ninguém consegue mentir para uma força, mas sim para uma pessoa.

O Espirito Santo é Deus.

Da mesma forma que o Espírito Santo possui todos os atributos que o qualificam como uma pessoa, Ele também possui todos os atributos que o qualificam como Deus.

O Espírito Santo é eterno, onisciente, onipotente e onipresente. Explico melhor tudo isso no seguinte artigo: Doutrina da Trindade: Como Entender e O que a BÍBLIA diz?

Um outro aspecto que caracteriza o Espírito Santo como o próprio Deus está em versículos bíblicos que enfatizam este fato através da associação, por exemplo:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Mateus 28: 19

Esse tipo de associação indica que nós estamos falando de seres que compartilham da mesma natureza!

Assim nós entendemos que o Espírito Santo além de ser uma pessoa com a qual nós podemos nos relacionar, Ele também é Deus, e esse mesmo Espírito passa a habitar dentro de nós quando entregamos nossa vida a Jesus.

Com isso Ele demonstra que o único modo do homem achegar-se à Deus é através de Jesus Cristo.

Por que precisamos do Espírito Santo?

Precisamos do Espírito Santo para que a semente da graça gere, em nós, frutos de vida eterna!

Hoje nas igrejas o modelo de adoração muitas vezes baseado no “entretenimento” superou a busca pela ação do Espírito Santo de Deus nos cultos (e fora deles).

Esse modelo encheu os templos de pessoas preocupadas apenas consigo mesmas, ao invés de gerar servos dispostos a sacrificar tudo em pró da presença de Jesus.

Talvez estejamos muito familiarizados e à vontade com o atual estado da igreja e, por isso, não sintamos o peso do problema.

Mas, e se você fosse criado em uma ilha deserta, sem nada além de uma bíblia para ler?

Imagine-se sendo resgatado depois de 20 anos e, em seguida, começando a frequentar uma igreja cristã dos dias de hoje.

Seriam enormes as chances de você ficar perplexo ao perceber que a igreja vive muito pouco de tudo aquilo que Jesus conquistou por nós na cruz do calvário.

Tendo lido a Palavra fora do contexto cultural da igreja contemporânea, você se convenceria de que o Espírito Santo é um elemento mais do que essencial para a vida do cristão, assim como o ar que é necessário para qualquer ser humano.

Você saberia que o Espírito Santo levou os primeiros cristãos a realizar coisas inexplicáveis e a viver uma vida que não fazia sentido para a cultura que os cercava.

A verdade é que há um grande abismo entre o que lemos a respeito do Espírito Santo nas Escrituras e como os crentes e a igreja agem nos dias atuais…

O plano de Satanás é nos omitir o Espirito Santo de Deus.

Em muitas igrejas modernas, você fica espantado ao notar a aparente ausência do Espírito Santo, e esse é o ponto chave do problema.

Se eu fosse Satanás e meu objetivo principal fosse frustrar os propósitos de Deus e Seu Reino, uma das minhas principais estratégias seria levar os frequentadores de igreja a ignorar ou desconhecer o Espírito Santo.

E esse plano (óbvio e maligno) tem funcionado, é notório que as pessoas (o corpo de cristo) estão insatisfeitas e com o sentimento de que está faltando alguma coisa nas casas de adoração.

Essa sensação é tão forte que alguns cristãos decidem se afastar completamente da igreja e da Palavra de Deus!

Acredito fortemente que ‘essa coisa que falta’ é, na verdade, alguém – o próprio Espírito Santo de Deus.

Porque sem a presença Dele a igreja não consegue viver um estilo de vida diferente de qualquer outro agrupamento de pessoas.

Quem tem o Espirito Santo de Deus?

A maior marca da pessoa que tem e foi transformada pelo Espírito Santo de Deus é que ela se torna parecida com Jesus.

Alguém que tem o Espírito Santo deixa de se preocupar somente consigo mesmo e abre mão de seus direitos e suas coisas para cuidar do próximo.

O próprio Jesus afirmou que esse seria o diferencial de seus discípulos quando disse:

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 13: 34,35

O amor é a verdadeira marca de quem tem o Espírito Santo, pois nós não somos capazes de amar as pessoas como a nós mesmos.

Por isso, quando um cristão se desapega das coisas deste mundo e escolhe abrir mão de status, reconhecimento e bens materiais em favor do próximo – mostra que realmente foi transformado pelo Espírito Santo.

Como disse o Apóstolo Paulo, você até pode falar em línguas estranhas, realizar milagres e conhecer todos os mistérios de Deus – mas se não tiver amor isso tudo não vale nada!

Então busque desenvolver essa marca do Espírito Santo, peça a Ele para te dar mais amor ao próximo, ao invés de pedir para fazer sinais sobrenaturais…

Continua após a publicidade

Até porque o amor ao próximo é o verdadeiro milagre que devemos buscar!

O que faz o Espírito Santo?

O que faz o Espírito Santo?

Já aprendemos que o Espirito Santo de Deus é uma pessoa necessária, mas que isso, Ele é o próprio Deus agindo em nós e através de nos!

Com certeza voce deve estar se questionando: O que faz o Espírito Santo? Acertei? Então continue esta leitura:

Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13: 2).

Pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, Ele tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11).

Sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4: 30).

Tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, assim nos leva a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16: 7).

Guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5: 16).

Capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como “frutos do Espírito”, porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5: 22-24).

Como ser cheio do Espírito Santo de Deus?

Essa é uma pergunta extremamente fácil de responder, porém difícil para o cérebro humano compreender.

Ser cheio: Não é uma opção é uma ordem.

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;”

Efésios 5: 18

O significado original da expressão ‘cheio’ (em grego) implica em ser “dirigido”, “controlado” e “fortalecido” pelo Espírito Santo.

Quando Paulo orientou: “Não se embriaguem com o vinho”… Ele estava dizendo o seguinte: 

Amado não seja controlado pelo álcool, não seja escravizado pelos desejos da carne… Não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para satisfazer a vontade de Deus.

Para isto enchei-vos do Espírito, mas lembre-se que o enchimento do Espírito não se completa em um única dose, o mesmo deve fazer parte de uma experiência diária. 

Já sabemos que ser cheio do Espírito Santo é uma ordem de Deus para nós e deve ser uma experiência diária na nossa vida, mas para isso acontecer temos que cumprir 3 princípios fundamentais que são:

  • Buscar crescimento na Palavra de Deus.
  • Andar em Santidade.
  • Persistir em Oração.

Buscando crescimento na Palavra de Deus:

A Palavra de Deus deve controlar o cristão de forma rica e abundante a ponto de gerar uma completa transformação em seus pensamentos e ações.

O verdadeiro cristão deve estar cheio da Palavra para se tornar ser cheio do Espírito Santo, até porque para ser cheio do Espírito se necessita ter fé e a fé vem por ouvir a Palavra de Deus.

Por isso podemos afirmar que o Espírito Santo enche a vida daquele que é controlado pela Palavra de Deus!

Andando em santidade: 

A bíblia é clara em nos exortar que aqueles que vivem pelo Espírito, e de modo nenhum devem buscar satisfazer os desejos da carne. 

Pois a carne deseja o que é contrário ao desejo do Espírito em nossas vidas, assim como o Espírito, o que é contrário à carne. 

Ou seja, o tempo todo eles estão em conflito um com o outro!

Para sermos cheios do Espírito Santo de Deus nós precisamos tirar o velho homem como se tira uma roupa velha e jogar fora. A responsabilidade é toda nossa!

Porque não tem como ser cheio do Espírito Santo estando cheio de pecados e obras da carne!

Pedindo em Oração:

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!”

Lucas 11: 13

Esse texto é super claro: basta pedir e crer no caráter e na graça do Pai! Por isso a conclusão que chego é que precisamos urgentemente resgatar a simplicidade do evangelho puro de Deus.

Quase todas as vezes que preciso tratar alguma situação, percebo que a verdadeira causa dos nossos problemas são as crenças religiosas, que ensinam os filhos de Deus a conquistar o amor do Pai, e a pagar o preço para ter um lugar na mesa.

Você lembra de como satanás enganou Eva? Ele disse: se você comer do fruto, se tornará como Deus… Mas ela já era como Deus.

Foi feita a imagem e semelhança Dele! O diabo continua usando as mesmas estratégias durante toda a história, ele engana os homens, para que vivam buscando FAZER coisas, para SE TORNAR aquilo que JÁ são ou RECEBER aquilo que JÁ tem. 

Satanás leva os crentes a buscar a benção, sendo que já são abençoados. Ele diz que ninguém os ama, e por isso precisam provar para o mundo quem são, enquanto a Cruz grita para nós todos os dias: – EU AMO VOCÊS!

Em meu relacionamento com Jesus, tenho aprendido a orar e receber diariamente tudo o que a Bíblia diz que já está a minha disposição. E isso tem me levado a viver coisas maravilhosas em todas as áreas da minha vida!

Por que não me sinto cheio do Espirito Santo?

Ora irmão, você já aceitou Jesus como seu senhor e salvador e pratica Suas obras portanto tenho certeza que o Espirito Santo já habita em você!

Porem, existem coisas que o afastam da presença dele e não o deixa enxerga-lo em sua vida, veja quais são estas coisas a seguir:

Nossas palavras: (mentira, palavras torpe – podre – Efésios 4: 25-29).

Pensamentos (de que somos indignos, raiva, ciúme, inveja): Estes pensamentos ferem-no, entristece-o tanto como a ação.

Ingratidão: Quando não damos conta de sua presença dentro de nós, não honrá-lo, comportar-se como se o Espirito Santo não estivesse presente.

Não responder as suas sugestões, direção, influência e tudo o que ele faz em nós: Por exemplo a vontade de ler a palavra, orar, meditar, é o Espirito Santo em ação.

Quando não entendemos o propósito da cruz: Alguns afirmam que foi para apenas nos livrar do inferno, mas vai, além disso – foi para que você e eu fôssemos para louvor e gloria Dele.

O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo

O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo?

A bíblia nos diz para buscarmos o Espírito Santo, a Palavra nos exorta: enchei-vos do Espírito!

Segundo a bíblia a experiência de ser cheio do Espírito não é uma emoção passageira, ao contrário, quando recebemos a plenitude de Deus, tudo é transformado em nosso viver.

Busque ouvir a voz do Senhor, assuma a identidade de Filho de Deus, faça a vontade do Pai e tenha prazer n’Ele, resistindo às tentações através de uma vida de consagração e luta.

Ficar cheio do Espírito Santo de Deus não é um acontecimento único, uma vez, mas um fato real e contínuo, cada dia da nossa vida.. É um processo!

Temos de nos entregar a Cristo todos os dias. Em cada situação de conflito entre o “eu” e a vontade de Deus, temos que tomar nossas decisões com base em uma submissão contínua a Cristo.

Isso é o que a bíblia diz: O Espírito Santo quer te encher!

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!