No esboço e estudo para pregação de hoje iremos tratar sobre os filhos de Eli, este tema se faz muito necessário ministração em cultos para famílias.

Note que raramente a Bíblia é tão explicita em identificar pessoas maldosas como acontece com os filhos do sacerdote Eli.

Tudo começou quando Eli que era sacerdote em Israel escolheu seus filhos para administrar o templo e nesse quesito os filhos de Eli se destacaram por contra do enorme mau testemunho.

Sem mais delongas vamos aprender e obter novas revelações contidas no esboço de hoje, lendo este artigo com certeza o Senhor há de falar muito contigo.

Os Filhos de Eli: Esboço de Pregação

Os Filhos de Eli: Esboço de Pregação

Introdução da Pregação

Eli teve dois filhos, sendo eles Hofni e Finéias.

A bíblia é clara em nos informar que os filhos de Eli eram incrédulos e perversos ao extremo; eles eram imorais e insensíveis, leia o seguinte versículo comigo:

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. (1 Samuel 2:12)”

O problema foi tão sério que a voz de Deus nem era mais ouvida em meio a Israel (1 Samuel 3: 1). Mas quem é este tal de Belial e o que este nome significa? Veja a seguir:

Desenvolvimento do Esboço

Filhos de Belial: Qual o significado de Belial na Bíblia?

O que sera que significa a expressão “filhos de Belial?

Havia um personagem na mitologia canaanita que se chamava Belial e ele era o principal adversário do povo de Deus na terra.

Grandes teólogos identificam Belial como o demônio da arrogância e da loucura, Belial nada mais é que o oposto da luz e do próprio Jesus.

Após esta leitura recomendo fortemente que leia a seguinte mensagem: ‘O que São e Como expulsar Demônios de uma Pessoa?

Mencionar que alguém é filho de Belial é o mesmo que dizer que este é filho da perdição, do maligno, que se opõe a Deus e aos Seus servos.

E é exatamente desta maneira que os filhos de Eli são identificados na palavra de Deus.

Quais foram os erros de Hofni e Finéias?

Os erros de Hofni e Finéias iniciavam-se no momento em que o povo trazia suas ofertas e sacrifícios para serem queimados no altar.

Observe que a regra era clara a respeito do que cabia a eles referente as ofertas queimadas no altar, veja: 

“Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho.” (Deuteronômio 18:3).

Os filhos de Eli só tinham direito à espádua, às queixadas e ao bucho dos bois ou gados ofertados. Não tinham direito ao de filé, patinho ou maminha.

Porém os filhos de Eli agiam de forma contrária às regras e quando o sacrifício estava sendo cozido comiam e se fartavam devido ao pecado da gula.

Não pense que os levitas passavam fome e que eram “coitadinhos e vitimas nesta historia”, porque o Senhor em sua sabedoria pensa em todos os detalhes e também determinou na lei o seguinte: 

“Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias.” (Deuteronômio 18:4-5).

Viu só? Uma generosa porção de tudo o que se produzia em Israel era ofertado a eles.

Pois bem, a consequência imediata do pecado dos filhos de Eli é que as pessoas retraíram suas mãos de ofertar com generosidade, pois sabiam que a maior parte das ofertas iam para a barriga dos meninos.

Os filhos de Eli não pararam por aí

Como se isso não bastasse a impunidade gerou outros pecados bem cabeludos naquela geração.

Os filhos de Eli profanavam o templo assediando e praticando sexo com várias mulheres, veja: 

“Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.” (1 Samuel 2:22).

Qual foi o erro de Eli?

Qual foi o erro de Eli?

Eli até que chamou a atenção de seus filhos, só que já era tarde demais e eles não fizeram caso do conselho de seu idoso pai.

A correção, a disciplina, a educação e, principalmente, o temor do Senhor são coisas que devem ser ensinadas nos primeiros anos de vida de uma criança.

Toda criança nasce como um livro em branco, e a história que será escrita naquele livro vai depender muito de seus pais e seus ensinamentos na primeira infância.

Como foi a morte dos Filhos de Eli?

Deus não deixa em oculto por muito tempo estes pecados e providencia um profeta para consertar o estrago feito pelos filhos rebeldes e profanos de Eli: Samuel, o maior profeta de Israel, mas esta é outra história.

Os filhos de Eli não ficaram impunes, eles entraram em batalha contra os filisteus e isto resultou numa enorme derrota.

Num só dia morreram trinta mil israelitas e, o pior, a Arca da Aliança caiu nas mãos dos filisteus.

Naquele mesmo dia os dois filhos de Eli morreram, mas a Bíblia não explica como isto aconteceu.

Quando e como o relacionamento entre Eli e seus filhos falhou?

Olhando para essa família, podemos identificar e refletir como o relacionamento entre pais e filhos pode falhar.

Eli não soube ver

Eli não conseguia ver o que esteve sempre na cara dele, parece que Eli nunca soube “ver” o que seus filhos faziam, só ouvia as pessoas dizerem:

‘Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel (1 Samuel 2:22)’

Eli foi omisso e negligente

Eli não sabia como agir, ele sempre estar sendo omisso e negligente dizendo: “Não! Não meus filhinhos!”.

Ele não sabia repreender os filhos da maneira correta e quando os advertia era por causa da opinião dos outros. Note:

‘Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor. (1 Samuel 2:24)’

Eli deixou de escutar a voz de Deus

Eli não conseguia mais ouvir a voz de Deus.

As prioridade do sacerdote deixaram de ser o amor a Deus e passou a ser o amor pelos seus filhos.

O tesouro de Eli já não estavam nas coisas eternas e sim nas terrenas.

Conclusão da Pregação sobre os Filhos de Eli

Precisamos saber e estar atentos a ver, ouvir e agir em relação aos nossos familiares. Quando necessário, peça ajuda ou conselho a um irmão.

A disciplina nunca pode deixar de ser aplicada com graça e sinceridade!

Uma outra conclusão poderosíssima que podemos tirar do texto é que existem muitos lobos em pele de cordeiro pastando nos rebanhos do Senhor.

Existem muitos filhos de Belial nos arraiais cristãos, por isso todo cuidado é pouco.

Não se deixe seduzir por qualquer coisa que tendo aparência de santidade, é uma armadilha do diabo.

Mas lembre-se que o único antídoto para falsos cristãos e artimanhas malignas é o Espírito Santo e não seu ‘senso de julgador’.

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Apz do senhor Jesus Cristo.. abençoado por Deus .muito boa a interpretação dos texto que lhe abençoe cada dia mais cm muita sabedoria e Graça de Deus..continua nesse propósito ..Deus abençoe sempre sua família e sua vida ????????

  2. Amei esta palavra sobre os filhos de Eli ,estou me esforçando para aprender algo forte e poderoso da parte de Deus! Obrigada por uma explicação, maravilhosa como esta, também sou apaixonada por Jesus..

  3. Paz do senhor Jesus,parabéns pela elaboração do texto,honra e glória pra jesus ,Deus abençoe sempre