Você deve conhecer a famosa passagem que retrata a fraqueza e o desanimo espiritual que fez com que Elias entrasse numa caverna.

Certamente a mensagem de hoje irá mexer muito contigo!

Se Jesus trouxe você ate este estudo, sem duvidas você já passou, passará futuramente ou quem sabe esteja passando em meio a uma fraqueza, um certo desanimo espiritual

E eu como profeta do Altíssimo declaro que você se sentira mais leve após esta breve e necessária leitura.

Como Vencer o Desanimo Espiritual?

Leia comigo o que diz a passagem de 1 Reis capitulo 19 a partir do verso 1:

”Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles”.
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo” (1 Reis 19:1-3)

Sintomas que precedem o Desanimo Espiritual

Observe que Elias foi um profeta 100% respaldado por Deus, em nenhuma passagem bíblica lemos que o Altíssimo deixou a palavra do profeta Elias cair por terra.

Embora já naqueles anos existissem muitos falsos profetas, Elias não se corrompeu em nenhum momento, ele inclusive é até os dias de hoje um ótimo exemplo de um integro servo do Altíssimo.

Porém o que Elias foi não o isentou das investidas de satanás e das enormes batalhas nos dias ruins da vida.

O capitulo 19 de 1 Reis retrata o momento em que Elias reconheceu sua pequenez, esquecendo-se da grandeza de seu Deus que outrora fez grandes sinais por meio dele e de seus antepassados.

Sabe o que nós aprendemos com isso? Não é nada sobre mim, é TUDO sobre Ele!

Ele quem? O grande EU SOU, o senhor dos exércitos, o alfa e o ômega, o principio e fim, o eterno príncipe da paz!

Escrevendo esse texto eu me peguei perguntando para Deus:

”- Pai qual foi a brecha e qual os sintomas notórios que mostram que o profeta Elias sofria um ataque espiritual que resultaria no maior desanimo de sua vida?”

E Deus me respondeu o seguinte: ”- Filho foram 2 sintomas, sendo eles o MEDO e a FUGA, vamos conversar mais a respeito logo abaixo?”

O MEDO e a FUGA de Elias

Os versículos que acabamos de ler dizem com boas e claras palavras que Elias teve MEDO e se não bastasse ele ainda FUGIU.

E a verdade é que ainda hoje muitos cristãos tem o mesmo sintoma, não se atentam a repreende-los e então caem numa enorme fraqueza espiritual e num desanimo inexplicável.

Entenda que quando você se aproxima de Deus e busca seguir os seus princípios e mandamentos de AMOR é óbvio que o inimigo fica furioso e na primeira oportunidade vai tentar ataca-lo.

Temos de parar de achar que Deus é um amuleto que visa sempre nos desviar dos problemas na vida.

O grande fato é que você não estando ao lado de Deus a tempestade vira, e se tornando um discípulo idôneo de Cristo a tempestade tende a vir de maneira ainda mais forte.

A diferença esta apenas em como você enfrenta a tempestade, pois sem Deus enfrentara com sua força humana (isso se não temer e fugir) e com Deus enfrentara com o auxilio, direção e força Dele.

Certa feita ouvi um grande homem de Deus mencionar a seguinte revelação:

”O inimigo não tem poder algum contra você, exceto aquele que você da para ele…”

Foi exatamente o que aconteceu com Elias, o inimigo lançou um dardo maligno, mas ao invés de Elias continuar CRENTE E CHEIO DE FÉ ele TEMEU E FUGIU.

Pelo amor do Pai deixa eu ser profeta sobre a sua vida:

”Amado, chega de temer o que ainda nem veio, cão que muito late não morde!
Chega de viver fugindo nas intrigas, dos relacionamentos, dos problemas, chega!
Deus é contigo e esta sussurrando baixinho em seu ouvido: NÃO TEMAS.”

O que a bíblia diz que devemos fazer em meio a um Desanimo Espiritual?

Elias vamos sair da caverna?

Vamos continuar lendo 1 Reis 19, mas agora a partir do versículo 8:

”Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?” (1 Reis 19:8,9)”

O Senhor havia ordenado Elias ir para o monte de Deus, porém chegando lá Elias entrou dentro duma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo da ameaça de Jezabel.

Elias estava em um momento de solidão e tristeza, na verdade estava sofrendo de auto-compaixão.

O profeta achava que estava sozinho e que todos eram contra ele. Então o Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (versos 9 e 13).

E da mesma forma hoje quando você entra numa ‘caverna espiritual’. Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.

Vamos refletir sobre as ordens que Deus deu a Elias e saber o que fazer quando estamos desanimados espiritualmente:

”E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor” (1 Reis 19: 11)

1- Sair da caverna

A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna, pois ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse.

A caverna é um lugar de medo e covardia e Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos a lutar.

Quantas vezes em nossas vidas, em meio à problemas ao invés de avançarmos optamos por recuar e nos esconder.

Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).

Levante-se e saia já desta caverna. Você foi chamado para fazer a diferença, então vai pra cima desta luta!

O Senhor está com os olhos fitos em você, e dizendo: ‘Filho, vai nesta tua força, e livrarás a sua casa das mãos dos inimigos; porventura não te enviei eu?’

2- Suba o monte

Na presença de Deus é o lugar onde devemos estar, até porque fora da presença de Deus não há felicidade e nem paz.

Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com o Pai, portanto não podia desanimar logo neste momento.

O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, de sua igreja ou qualquer lugar um monte de intimidade com Deus (Mateus 6: 6).

Quando sentir que já não tem mais forças para lutar e os problemas continuarem se multiplicando, lembre-se que Deus está no céu prontamente disponível para estender sua mão.


Confie no poder do Pai, na bondade do Criador de todas as coisas. Ele tem a capacidade de lhe dar o ânimo que precisa para continuar.

Você só precisa recorrer à oração (subir ao monte) para que ele ouça suas preces.

Elias passou pela prova do vento, do terremoto e do fogo.

Observe comigo o que esta registrado a seguir:

”E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna.” (1 Reis 19:11-13)

A bíblia nos conta que veio um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida veio ‘fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu uma ‘voz mansa e delicada’ [uma brisa leve] Deus falou com Elias.

Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural e mística demais, porém o que Deus quer é ter um relacionamento manso e delicado conosco.

Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure-o nas pequenas e você o achará.

Amado irmão, não espere um trovão cair do céu, um grande mover físico para ouvir a voz de Deus. Ele fala suavemente contigo a todo momento e você simplesmente o ignora.

Deus esta contigo. Não deixe o Desanimo Espiritual lhe parar! 

Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.

“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1 Reis 19:18)” 

Você não está sozinho!

Por mais que vejamos um mundo extremamente corrompido precisamos crer no verso que diz que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).

Então mesmo quando enfrentar crises, não esconda-se e encasule-se numa caverna. Ao contraria saia dela e suba o monte de Deus.

Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos, você não estará sozinho por que o próprio Jesus mesmo andara contigo (Mateus 28.20) e levantará muitos outros (Mateus 19.29).

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Parabéns!sermão maravilhoso Deus continue te usando grandiosame em nome de Jesus.