A expressão: “O meu povo perece por falta de conhecimento” nos ensina que a falta do conhecimento de Deus leva o homem ao óbito.
Essa frase é uma adaptação de um versículo contido no livro de Oseias que registra a repreensão do Senhor ao povo de Israel. Através do profeta, Deus disse: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” (Oseias 4: 6).
A mensagem de Oseias 4: 6 é muito forte, pois diz respeito a nossa responsabilidade individual de buscar o conhecimento e a verdade a respeito de tudo o que estamos vivendo.
Sendo bastante breve e objetivo, quero afirmar que estamos dia após dia perecendo pela falta de conhecimento. Esse é um fato vivido desde os tempos bíblicos.
A igreja de hoje tem negligenciado o conhecimento, menosprezado a grande maioria das ferramentas de aprendizado que Deus coloca em nossa vida e, assim, vem caminhando rumo a apostasia.
Por isso, precisamos clamar a Deus por um novo avivamento na Igreja. Assim como o Profeta Habacuque, devemos orar: “…aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos…” (Habacuque 3: 2).
Todavia, a urgência do nosso tempo não é por mais de um movimento pentecostal e revolucionário, e sim de um avivamento de conhecimento da Palavra de Deus!
Não estamos falando de formação teológica, mas do verdadeiro conhecimento do evangelho puro e simples de Jesus.
Aviva, ó Deus, a tua Igreja com a tua Palavra para que ela não seja destruída por falta de conhecimento verdadeiro das Escrituras!
O que é conhecimento bíblico?
Segundo o dicionário conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas.
A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa “ato de conhecer”. Ou seja, conhecimento é um ato, uma busca, uma procura!
Conhecimento bíblico nada mais é do que o ser humano buscar aprender, entender e compreender a bíblia na prática!
Se você apenas tem costume de ler a Palavra do Senhor tudo que você esta fazendo é adquirindo informação e isso é muito diferente de conhecimento!
Qual a diferença entre conhecimento e informação?
Parece óbvio, mas não é! É fácil perceber as pessoas confusas sobre as diferenças entre informação e conhecimento. As duas palavras não são meros sinônimos como julga a maioria!
Informação são dados recebidos e processados sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da PRATICA de algo.
Significado de Informação:
O termo ‘informação’ é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja.
Significado de conhecimento:
Conhecimento significa a familiaridade e consciência de alguma coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de aprender algo através da compreensão de conceitos, estudo e experiência vivida.
Portanto, o CONHECIMENTO só acontece, quando a INFORMAÇÃO é aplicada! Basicamente e resumidamente tenho de lhe falar que informação é teoria, enquanto conhecimento é a pratica.
Ou seja, você pode ler e decorar a bíblia inteirinha que isso não ira garantir que você possui conhecimento bíblico e divino. Pois o que Deus realmente espera é a pratica de todo texto lido, afinal isto sim é CONHECIMENTO!
Qual a importância do Conhecimento da Palavra de Deus?
Todos nós sabemos que sem conhecimento bíblico é impossível ser verdadeiro homem e mulher de Deus!
Mas, porque será que a Palavra de Deus é tão importante? Segundo o 1º capitulo do livro de Genesis vemos que tudo está fundamentado pela Palavra, todas as coisas foram criadas através da Palavra!
Portanto, não havendo conhecimento da Palavra o povo perde a gloria do Evangelho, o poder criativo de Deus através de sua Palavra sob nós!
Como você receberá algo de Deus, Suas promessas se você nem as conhece? Você não pode receber o que você nem tem conhecimento… Você não pode crer naquilo que você desconhece a existência!
Aliás o texto de Romanos 10: 17 afirma que: “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. Portanto somente podemos viver com filhos do Senhor e ter fé mediante o conhecimento das escrituras!
Sabe o que aprendo com isso? Que tem muita gente na igreja que está experimentando uma ‘fé’ fundamentada na emoção. Uma fé emocional e meramente natural.
Isso acontece quando uma pessoa está dentro de uma igreja e não tem conhecimento bíblico, ou seja, ela não tem fé. Porque a fé só pode ser produzida pela Palavra.
A fé que nos faz vencer o mundo e sermos salvos em Cristo Jesus só pode ser genuína se nascer através de Sua Palavra. Não há outra forma e nem outro método!
As causas da falta de conhecimento do povo de Deus:
Na versão atualizada da bíblia King James Oseias 4: 6 está escrito assim: “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra”.
O povo sofre, porque não possui fundamento consistente, porque não tem conhecimento das profecias do Senhor. Todo o povo perece porque sua mente está cauterizada pelos seus “achismos”.
A igreja anda aflita porque busca repostas em tudo, menos em Deus, pois Nele está toda a sabedoria, onde é possível discernir entre o certo e o errado, o puro e o impuro, o pecado e a graça.
Não podemos deixar de atentar para esta exortação e não esqueçamos de que com Deus não se brinca, não se zomba do poder do Grande Eu Sou.
O versículo diz que o povo está sendo arruinado, destruído e assolado porque lhe falta conhecimento da Palavra, e as causas disso são 2, vejamos a seguir:
O povo rejeita o conhecimento verdadeiro:
Nos dias de Jesus haviam muitos religiosos que se orgulhavam em possuir informações detalhadas da lei de Deus. Mas ao mesmo tempo essas pessoas não conheciam a Deus verdadeiramente.
Por isso o Senhor Jesus lhes disse: “Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22: 29).
Muitas pessoas falam de Deus, se mostram simpatizantes da obra do Senhor, se dizem servas do Altíssimo, mas não querem saber de conhecer verdadeiramente a Deus.
Elas rejeitam o verdadeiro conhecimento do Senhor revelado nas Escrituras que testifica de Cristo — a revelação suprema e final de Deus.
Essas pessoas até são ouvintes da Palavra, mas não são praticantes da mesma (Tiago 1: 20); vivem no engano porque possuem a informação, mas não possuem o conhecimento pratico!
Essas pessoas querem conhecer as bênçãos, mas não querem conhecer Abençoador; estão interessadas naquilo que Deus lhes pode dar, mas não estão interessadas em saber quem Ele é.
E assim essas muitos estão perecendo por falta de conhecimento!
Os que tem o conhecimento se recusam a ensinar:
Se no passado os sacerdotes foram punidos quando fizeram o povo errar e se perder no pecado. Nos dias de hoje, também não terá por inocente um ministro do evangelho que se descuidar da sã doutrina, deixando o povo a mercê de ensinamentos e cuidados de acordo com a Palavra.
Enquanto o povo perece por falta de conhecimento, templos estão lotados por pessoas que se apresentam como crentes praticantes, vivendo suas vidas a mercê das influências negativas, com a natureza corrompida de uma forma tão visível.
O evangelho tem sido usado como um meio de prosperidade e pouco tem sido vivenciado como uma busca constante por uma vida de santidade e no andar na presença de Deus.
Nós cristãos temos de vigiar e orar para que não venhamos a cair de maneira alguma em nenhuma dessas 2 grandes causas da falta de conhecimento bíblico.
O conhecimento da verdade liberta.
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8: 32)
Será que nós realmente sabemos a intensidade do versículo acima? O ser humano é por si só um ser cheio de dúvidas e lutas interiores.
Diariamente somos bombardeados por influências negativas e por nossa própria natureza corrompida. Quantas vezes fracassamos, nos entristecemos, desanimamos, duvidamos….
O conhecimento da verdade nos liberta, mas nos liberta de quê? De exatamente tudo isso que nos afeta emocionalmente, fisicamente e, principalmente, espiritualmente.
Conhecer a verdade, buscar o conhecimento, é a melhor receita contra todos os males que temos sentido. Mas não é qualquer conhecimento, precisamos dos ensinos VERDADEIROS, dos ensinos celestiais de Deus.
Estamos perecendo, e junto conosco perece este mundo, pois por nosso fracasso em nos desenvolver tanto mentalmente quanto fisicamente, atrasamos e muito a obra de Deus no mundo.
Estamos crescendo no conhecimento bíblico?
Busque conhecimento, busque estudos bíblicos, leia livros (bons livros), leia artigos científicos, mas não pereça sem saber que se está a perecer!
Se o conhecimento de Deus é o nosso alvo, precisamos de uma avaliação sincera daquilo que estamos fazendo no momento para alcançá-lo.
Sobre o Autor
4 Comentários
Eu agredir muito sobre o texto espanado de Oseias..Eu preciso buscar mais conhecimento de Deus..Tenho dificuldade de oarender..
Que prossigamos mais e mais em conhecer o Senhor.
Vou me organizar e começar mais o ; quer de jesus Cristo na minha vida, buscar a sabedoria e o entendimento do nosso senhor Jesus Cristo, me preparar pra poder ajudar o mais próximo…
Isso aí irmão Ricardo.