Graça e Paz a todos em nome de Jesus! Hoje quero compartilhar com você uma maravilhosa mensagem de Deus para nossa edificação. Meditemos a respeito da cura do paralitico no tanque de betesda.

A Cura do Paralitico no Tanque de Betesda
A Cura do Paralitico no Tanque de Betesda

A cura deste paralitico foi realizada por Jesus em um tanque chamado Betesda, que em Hebraico significa “Casa de misericórdia“.

Segundo a crença da multidão de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas, e o primeiro que entrasse no tanque de Betesda era curado de qualquer enfermidade que tivesse.

Este tanque era muito conhecido em Jerusalém nos tempos de Jesus, ali havia muitos enfermos que frequentavam aquele lugar atras de cura.

Portanto era um lugar sempre repleto de pessoas esperando o agito das águas… Essas pessoas chegavam ao ponto de lutar desesperadamente entre si para ver quem seria o primeiro a entrar no tanque.

Como funcionava o acesso tanque de Betesda?

A palavra nos revela que haviam religiosos judeus que administravam o tanque de Betesda.

As pessoas consideradas mais importantes, as que tinham melhores condições físicas e financeiras, ficavam com os melhores lugares, perto do tanque.

Quem não tinha condições físicas e muito menos financeiras assim como o paralitico, ficavam distante do tanque.

Havia mesmo um anjo que agitava a água do tanque de Betesda?

O texto do Evangelho de João claramente diz que de vez em quanto descia um anjo e agitava as águas do Tanque de Betesda.

No entanto, em nenhum dos melhores e mais antigos manuscritos do Evangelho de João possuem essa informação.

Isso significa que as palavras do versículo 4 do capítulo 5 de João não aparecem nas fontes mais confiáveis.

Por causa disso, as revisões mais recentes das traduções bíblicas colocam esse versículo com algum tipo de sinalização, como por exemplo, o colchetes [].

João 5:4 deve ser interpretado como sendo uma nota explicativa marginal acerca do próprio texto que é apresentado.

Entretanto, eram as pessoas que acreditavam que um anjo descia no tanque de Betesda.

As pessoas esperavam o movimento das águas do Tanque de Betesda porque ‘acreditam’ que um anjo era o responsável por isso.

Era sempre a mesma coisa… Em certo momento um ‘anjo’ agitava a água e o primeiro que entrava no tanque era curado, porém a grande maioria ficava sem cura.

Se no Tanque de Betesda, apenas o primeiro era agraciado, no Reino de Deus todos são recebidos, abençoados e curados pelo Senhor.

O que significa o tanque de betesda?

O que significa o tanque de betesda?

Entenda que no tanque de Betesda, havia somente a cura física, não havia um encontro com Deus.

O fato relevante aqui é entendermos que o contexto nos mostra dois tipos distintos de multidão que buscam alguma benção de Deus:

A multidão do Tanque de Betesda, e a multidão que seguia a Jesus! Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um ritualismo religioso ou místico!

O Tanque de Betesda é símbolo do formalismo e misticismo religioso, onde jazem milhões e milhões de pessoas ao redor de um símbolo, aguardando que um dia aconteça alguma coisa que os tire desta situação!

Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é dinâmico, cheio de satisfação e alegria por ver as maravilhas de Deus através do Senhor! Jesus tem que ser o centro e nunca às suas criaturas.

A situação do paralítico de Betesda

A Bíblia nos conta a história de um homem em especial, e que aos olhos humanos seria o último da fila a receber a cura.

Ele estava enfermo há 38 anos, durante este tempo, uma boa parte ele esteve perto do tanque buscando desesperadamente a sua cura, um homem que era perseverante, que cria com todas as suas forças que um dia ele seria curado.

Este homem presenciou muitas curas naquele lugar, viu milagres tremendos, o paralitico andou, o cego enxergou, o surdo ouviu…

Mas ele mesmo não conseguia receber o seu milagre, porém ele não desistiu. Muitos devem ter chegado até ele com as seguintes palavras:

Desista! Você nunca será curado, você esta sozinho, não tem dinheiro e não tem ninguém.

Muitos enfermos chegaram para ele e disseram, ‘vou embora, desisto, não tem como ser curado, o sistema é falho, tem que ter nome, tem que ter dinheiro, desista também, quem é você? Você não é ninguém, vá embora!’

Mas sabe qual era a resposta daquele homem? Daqui não vou sair, não vou desistir, eu ainda vou sair deste tanque andando, eu creio!

Por isso Jesus foi ao seu encontro, certamente havia muitos enfermos naquele lugar, porém somente aquele homem atraiu a atenção do Mestre (João 5:6).

Jesus cura o paralitico do Tanque de Betesda

O paralítico estava como sempre, deitado em sua cama, num dia normal como tantos outros, quando derrepente Jesus vem até ele:

Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; enquanto eu vou, desce outro antes de mim. (João 5:6-7
)

Veja a educação deste homem, lembre-se que ele ainda não conhecia Jesus, e mesmo assim o chama de Senhor, uma forma educada, de respeito, reconhecendo que Jesus era alguém importante.

O paralitico conta ao Senhor Jesus as suas limitações, que não tinha ninguém para o colocar na água quando esta era agitada.

E perceba que ninguém mais naquele lugar notou a presença de Jesus, sabe porque? Estavam todos de olho na água! Esperando o anjo!

Mas Jesus honrou a fé e mudou a vida daquele homem:

Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. (João 5:8-9
)

O dia mais esperado por aquele homem chegou, o dia que ele tanto sonhava estava acontecendo, o seu corpo foi curado imediatamente, e ele fez tudo o que Jesus disse:

Levanta-te – O primeiro passo para o Milagre

Jesus disse “levanta-te“, a paralisia foi embora e ele ficou de pé.

Hoje muitos estão paralisados, tem pernas, porém perdeu as forças para continuar caminhando. Não tem sonhos, não tem projetos, não dão mais frutos, enterrou os talentos…

Mas a sua vida pode mudar hoje! Eu creio que Deus tem um propósito a me levar a escrever esta mensagem, e te digo com a autoridade que Jesus colocou sobre mim “LEVANTA-TE”, a sua vida não acabou!

Tome uma posição, saia da caverna espiritual na qual você se encontra, saia da depressão, você pode ter perdido muito até agora, porém algo novo e grande Deus tem para você lá na frente, creia…

Toma o teu Leito – O segundo passo para o Milagre

Toma o teu leito, disse Jesus! Uma ordem no mínimo um pouco estranha, pois pensa comigo, um paralitico quando é curado quer continuar empurrando sua cadeira de rodas?

Uma pessoa que usa muletas quando é curada, quer continuar carregando as muletas?

Claro que não! Então porque Jesus pede para o paralítico carregar o seu leito?

Para ele nunca esquecer quem ele era, e o que Deus fez na vida dele. Para que ele reconheça que o milagre veio de Deus.

A cama que ele estava levando representava o seu testemunho de vida, o milagre que ele iria contar a partir daquele momento, testemunhando as maravilhas que Deus fez na vida dele.

O leito, ou seja, o seu testemunho, também seria usado para impedir que a soberba, orgulho e a altivez entrassem em seu coração, pois ele veria de onde saiu.

Para quando ele pensar em ser superior aos outros, ele olharia para seu leito, e reconheceria que se não fosse a misericórdia de Deus, ele ainda estaria deitado naquele tanque, esperando um anjo para mudar a sua vida.

Da mesma forma é conosco, se não fora a misericórdia do Senhor o que seria das nossas vidas?

Não tenha vergonha de onde o Senhor te tirou, não tenha vergonha do seu testemunho, Deus te tirou do lamaçal do pecado para te fazer assentar entre príncipe e reis.

Abra a tua boca, fale do amor Deus, e conte as maravilhas que Jesus fez na sua vida.

Olhe para seu leito (seu passado), não para querer voltar, mas para Glorificar a Deus por ter te tirado de lá.

Anda – O terceiro passo para o Milagre

Jesus disse “anda” e ele andou.

Ande meu irmão, esta é a ordem de Deus para as nossas vidas, temos que caminhar em direção a Pátria Celestial.

Aquele homem começou a andar, e logo que ele saiu daquele lugar vieram os religiosos querendo dar lições de moral por ser sábado…

E o paralitico respondeu: Eu vou obedecer o homem que me curoue quem te curou perguntaram os religiosos? O paralitico não soube responder, pois mesmo após receber o milagre ainda não conhecia Jesus.

Aquele homem se levantou, tomou o seu leito e andou. Veja comigo que interessante:

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. (João 5:14-15)

Jesus o encontrou no Templo, mas pare um pouco e pense comigo! Depois de ser curado aquele homem poderia muito bem ter voltado para a sua casa, para os seus familiares e amigos…

Mas ao invés disso ele vai até o Templo, sabe porque? Há muito tempo ele queria entrar naquele lugar e não podia, por causa das suas limitações, ele passava em frente do Templo e sonhava com o dia em que ele iria entrar naquele lugar caminhando.

O Paralitico no Tanque de Betesda

A Cura do Paralitico no Tanque de Betesda, palavras finais

Este homem ao invés de voltar para os seus, ele foi ao Templo cultuar ao Senhor, agradecer pela cura, agradecer pela misericórdia de Deus. Não pela visita do anjo, mas pelo próprio Deus que veio ao seu encontro.

E você já teve um encontro real e pessoal com o Senhor Jesus? Então não volte para traz, não volte para o pecado, não volte para o mundo de escravidão.

Jesus quer te ver livre, liberto e transformado para ser luz do mundo e sal da terra.

As palavras de Jesus penetrou no fundo do coração deste ex paralitico no tanque de betesda, e transformou a sua vida. A Palavra de Deus diz que foi este homem quem anunciou que foi Jesus que o curara.

Meu irmão, faça como este homem anuncie o que Jesus fez na sua vida, não tenha vergonha de contar o seu milagre, você tem muito para produzir nesta terra.

Encerro este estudo dizendo que a Bíblia depois deste dia, não mais citou o tanque de Betesda.

Agora as pessoas não precisavam mais ficar perto daquele tanque, mas se elas tivessem fé, iriam até Jesus de Nazaré e Ele curava a todos.

Agora não precisava mais de um tanque, mas Jesus é a própria Fonte de Agua Viva.

Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Creia, Jesus pode mudar a sua vida, assim como mudou a deste paralitico, mudou a minha e tem transformado a de muitos todos os dias.

Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador, e viva uma nova vida cheia de vitórias. Jesus te ama!

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!