O Que Significa Não tentarás o Senhor teu Deus segundo a Bíblia?

Por Tyago Rodrigues 7 Min de Leitura

Você já leu a frase ‘não tentaras o Senhor teu Deus na bíblia? A passagem aparece tanto no antigo quanto no novo testamento.

Ao longo de toda a história, o ser humano tem procurado entender o significado da vida e de sua existência. Uma das fontes mais consultadas para essa busca é a Bíblia.

No entanto, nem sempre é fácil compreender o que está escrito ali. Uma das expressões mais conhecidas e ao mesmo tempo desentendidas da Bíblia é “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Deuteronômio 6: 16).

Mas afinal, o que significa essa frase? Neste artigo, vamos explorar o versículo em questão e lhe explicar o seu significado.

Por que Jesus disse “não tentarás o Senhor teu Deus”?

Jesus disse “Não tentarás o Senhor teu Deus” no Novo Testamento, este é exatamente o momento em que Jesus estava sendo tentado no deserto. A Bíblia diz que Satanás tentou o Senhor Jesus Cristo.

- Publicidade -

Os textos bíblicos afirmam que, em determinado momento, o diabo levou Jesus ao topo do templo e o desafiou a pular de lá, distorcendo a citação do Salmo 91.

Ele cita os versículos 11 e 12 do Salmo: “Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Mateus 4: 6).

O ponto é que Satanás aplica esta passagem no sentido exatamente oposto ao original.

Enquanto o Salmo 91 aponta para a fidelidade de Deus e exorta Seu povo a confiar Nele completamente, o diabo tenta usar esta passagem como motivo de teste a Deus para questionar Sua fidelidade.

A Bíblia diz que Jesus respondeu rapidamente ao diabo citando as escrituras, mas com o significado correto. Ele disse: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mateus 4: 7).

- Publicidade -
O Que Significa Não tentarás o Senhor teu Deus segundo a Bíblia?

Por que Jesus levantou essa expressão? A resposta a esta pergunta está na natureza de Deus.

Deus é onipotente, onisciente, eterno e santo. Ele é desinteressado em qualquer tentativa humana de afetar ou questionar Seu propósito.

Deus não está interessado em nossos testes e especulações sobre Seu caráter, Seus propósitos e Seu modo de agir.

Ele quer que creiamos nele, que obedeciamos seus Mandamentos e nos apoiemos na compreensão e discernimento que a Sua Palavra nos dá.

Essa declaração de Jesus é, portanto, um lembrete de que não devemos nos envolver em nenhuma tentativa de questionar ou testar o Senhor Deus.

Nós não devemos tentar entender ou testar o Senhor Deus, mas sim nos conformarmos à verdade da Sua Palavra.

Não tentarás o Senhor teu Deus: um comando divino

“Não tentarás o Senhor teu Deus” é um comando divino contido no versículo Deuteronômio 6: 16 na Bíblia.

A ordem do Senhor exige que os cristãos se abstenham de testar ao Senhor.

Este versículo diz que os seres humanos não deveriam testar o Senhor. Ou seja, devemos confiar inteiramente em Deus e em Sua Palavra divina.

Portanto, o significado deste texto da Bíblia é que cada um de nós deve obedecer à vontade do Senhor e não tentar colocar qualquer tipo de dúvidas no meio.

- Publicidade -

É claro que, ao seguir este comando, obedeceremos à Palavra de Deus e seremos abençoados.

O que significa “não tentarás”?

“Não tentarás o Senhor teu Deus” é um aviso claro para todos nós não cairmos no grande erro de duvidar da palavra do Senhor; ou correr o risco de tentar questionar a fidelidade de Deus.

Muitas pessoas não percebem isso, mas às vezes acabam tentando ao Senhor em pequenas atitudes e situações do dia a dia.

W. Hedriksen deu um exemplo muito prático de uma pessoa que orou fervorosamente a Deus por saúde, mas falhou em cuidar de si mesma e obedecer às regras de uma vida saudável.

Tudo isso é tentar o Senhor!

Não tentar à Deus significa confiar plenamente Nele e também reconhecer que não temos o poder ou o conhecimento para determinar o que é certo ou errado.

Os princípios de Deus são claros e devem ser seguidos.

Exemplos de situações em que não devemos tentar o Senhor

A Bíblia nos lembra enfaticamente para não tentar o Senhor nosso Deus. Ou seja, como seres limitados, não devemos questionar os planos e as ações de Deus.

Mas, qual é o significado disso na prática? Existem alguns dos exemplos de situações em que não devemos tentar o Senhor?

Primeiro, quero dizer que devemos aceitar a soberania de Deus. Isso significa confiar que Ele sabe o que é melhor para nós, mesmo quando não entendemos.

- Publicidade -

Além disso, devemos entender que tentar o Senhor pode ser considerado provocação, arrogância e presunção.

Na Bíblia, somos aconselhados a andar humildemente diante do Pai, reconhecendo que somos fracos diante de Sua grandiosidade e sabedoria. Isso significa que não devemos desafiar Deus para demonstrar Sua força, por exemplo.

Por último, não devemos tentar o Senhor como forma de testar sua fidelidade. Por exemplo, não devemos dizer “Se Deus realmente me ama, fará isso ou aquilo”.

Deus não deixa de ser Deus quando Ele não responde às nossas expectativas ou desejos que muitas vezes são ‘mimados’.

O amor de Deus é mais profundo do que isso. Ele conhece nossas necessidades e limites, e nos ama ainda assim.

Por que não devemos tentar Deus? – Conclusão

Simples, é porque na Bíblia, o texto “Não tentarás o Senhor teu Deus” significa que não devemos colocar Deus à prova, nem desafiá-lo ou provocá-lo.

De maneira alguma iremos tentá-lo por nossa incredulidade, dúvida ou capricho, pois o Senhor não terá por inocente aquele que assim o fizer!

Que tal compartilhar esse conhecimento com os seus irmãos? Compartilhe este e outros estudos do blog Jesus Nos Ensina nas redes sociais e assim contribua com o Reino de Deus!

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
Deixe um comentário