Quando tenho oportunidade e privilegio de pregar, evangelizar ou aconselhar um irmão, uma das minhas passagens bíblicas favoritas para discutir é “Jesus acalma a tempestade”.

Todos os três Evangelhos Sinóticos descrevem Jesus acalmando uma tempestade furiosa enquanto estava com Seus discípulos.

Jesus e seus discípulos estão atravessando o mar da Galiléia quando uma tempestade chega. As ondas ameaçam afundar o barco, e Cristo está dormindo…

Adormecido! Como ele pode estar dormindo? Aterrorizados, os discípulos o acordam e perguntam se ele não se importa que eles possam ser mortos. 

Jesus se levanta, diz para o vento e as ondas ficarem quietos e depois pergunta aos discípulos por que eles têm tanto medo. 

Jesus Acalma a Tempestade, estudo revelador!

A tempestade vem muitas vezes para lhe preparar à verdadeira batalha

Quando Jesus e seus discípulos chegam do outro lado do mar, são imediatamente encontrados por um homem possuído por muitos demônios. 

Ele era tão forte que nem correntes o seguravam, e todo mundo tinha medo de passar por aquele caminho. Este homem era agressivo e violento. 

Não apenas isso, ele viveu entre os túmulos e, portanto, estava constantemente em contato com a morte. 

Por dentro e por fora, esse homem estava tão corrompido quanto poderia estar.

Jesus vem a este homem, aquele a quem ninguém mais ousa se aproximar. 

Aqui vemos Jesus e os discípulos perseguindo incansavelmente os demônios que afligem essa pobre alma (Marcos 5: 8). Ele está na ofensiva. 

Antes, quando Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para o outro lado” (v. 35), ele não está apenas fazendo uma sugestão ociosa. 

Ele se move com um propósito, sabendo que o outro lado do mar há um campo de batalha. Ele irá enfrentar seu inimigo e será vitorioso. 

Então, enquanto eles estão cruzando o caminho, não importa a ferocidade do vento ou o tamanho das ondas, Jesus não se preocupa. 

Ele não está enfrentando o inimigo na tempestade, mas o inimigo está do outro lado. Não há nada a temer na água.

Entenda, sempre que Cristo lhe apontar um destino, certamente no caminho haverão muitas e muitas tempestades! Não tenha medo, apenas confie em Jesus!

A tempestade não é nada comparada ao Glorioso Jesus

Tempestades ameaçam afundar nossa fé. Estes não são inconvenientes diários, como um pneu furado ou um aborrecimento no trabalho. 

Muito mais que isto, estas são as dificuldades que nos levam a questionar a bondade de Deus. Doença prolongada, morte de um ente querido, perda de propósito, casamento destruído – e parece que Jesus está dormindo

Se ele realmente se importasse, se realmente entendesse, certamente impediria que isso acontecesse. Oramos por cura e alívio, por oportunidade, por reconciliação, por qualquer coisa que faça a tempestade passar.

O que vejo nesta passagem, no entanto, é que a tempestade não é o ponto principal. A tempestade é real e aterrorizante – os discípulos acreditam que não sobreviverão -, mas a questão não é sobreviver à tempestade. 

O detalhe principal nos diz sobre quem está no barco com eles. Sim, Jesus pode acalmar as tempestades de nossas vidas. 

Jesus Acalma a Tempestade

Jesus é a certeza do fim da tempestade, porem não inibe da tempestade

Jesus não veio para me dar uma vida confortável, ele veio para derrotar a morte. A porta é estreita e esse não é um caminho fácil.

Mas Tyago, não é você que sempre diz para lançar meus cuidados em Deus? Ele não se importa que eu esteja sofrendo? Sim, é claro que sim. Mas vamos analisar cuidadosamente essa ideia.

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que, no devido tempo, ele vos exalte, lançando todas as suas ansiedades nele, porque ele se importa com você. (1 Pedro 5: 6-7)

Lançar nossos cuidados nele, de acordo com a bíblia, não é simplesmente um desejo de evitar circunstâncias desagradáveis, mas uma submissão a quaisquer circunstâncias a Jesus.

O apóstolo Paulo exemplifica isso em 2 Timóteo 1:12, referindo-se ao seu chamado como apóstolo e às dificuldades que acompanham esse compromisso:

… e é por isso que sofro como sofro. Mas não tenho vergonha, pois sei em quem acreditei e estou convencido de que ele poderá guardar até aquele dia o que me foi confiado.

Paulo não nega o sofrimento, mas sua fé em Jesus Cristo é inabalável, independentemente das circunstâncias.

Toda tempestade possui um objetivo pré determinado por Jesus

Não estou tentando diminuir o sofrimento de ninguém, nem sugeriria que você não pudesse clamar a Jesus pelas tempestades em sua vida. 

Afinal, ele se levanta e acalma a tempestade nesta passagem. 

Não é que Jesus não se importe com o seu problema, é só que o seu problema não vai afundar o barco.

Tempestades são assustadoras, eu sei. Eu sei o que é pensar que não posso sobreviver, que Deus não se importa, que a morte seria preferível…

Eu sei o que é sentir-se inútil, desamparado e sem esperança. E se é assim que você está se sentindo agora, tenha coragem.

Jesus não leva as pessoas para o meio do mar para afogá-las. Ele leva as pessoas através do mar para que elas possam participar de seu trabalho de redenção mundial. 

Ele não se afasta para fazer isso. Não, ele entra na escuridão, no mal, no sofrimento deste mundo, e ele o transforma por dentro. Se o seguirmos, também entraremos nessa escuridão. 

Lembre-se, Jesus está contigo

Precisamos manter Jesus à vista (Hebreus 12: 2). Precisamos entender quem é esse, dormindo no barco.

A tempestade não é onde você enfrenta o inimigo. A tempestade é onde você encontra seu Deus.

É na adversidade, quando chegamos ao fim de nós mesmos, que vemos o poder de Deus em nossas vidas. 

Eu também clamei muitas e muitas vezes a Deus para me salvar de tempestades na minha vida. Ele acalmou a mesma, porém no tempo dele, o tempo perfeito!

A tempestade continuou até chegar ao outro lado. Eu vi o poder dele sobre a tempestade de uma maneira diferente. 

Comecei a entender como ele estava usando a tempestade para transformar minha vida, para enfrentar o mal e a corrupção dentro de mim.

 Por um longo tempo, eu me vi simplesmente como um dos discípulos no barco.

Lentamente, cheguei a entender que eu também era o homem que estava nas garras do inimigo. Não quero dizer que fui possuído por demônios. 

Mas eu estava definitivamente cheio de pecado e corrupção, atormentado por idéias erradas sobre Deus e sobre mim, e essas coisas me impediram de perseguir a Deus tão plenamente quanto eu deveria.

E aqui estava Jesus, vindo através da tempestade para me resgatar.

5 lições que podemos aprender com o acalmar da tempestade de Jesus

Os discípulos seguem Jesus em um barco, surge uma grande tempestade e o Senhor acalma o mar. Simples, certo? 

Se você está lutando para parar de se preocupar com suas tempestades, problemas de saúde, perda de emprego ou muitos outros problemas, aqui estão 5 lições importantes que você pode aprender com essa passagem poderosa:

1. Os discípulos seguiram Jesus – Quando Jesus entrou no barco, os discípulos O seguiram. Deveríamos fazer a mesma coisa todos os dias. Seguir fielmente a Jesus não apenas o ajudará a parar de se preocupar, mas também o levará ao céu!

2. Mesmo os seguidores de Jesus têm problemas – Só porque somos seguidores de Jesus não significa que não teremos tempestades em nossas vidas. Por outro lado, seguir Jesus lhe dará paz, mesmo no meio daquelas tempestades. (Mateus 11:28)

3. Não entre em pânico se Jesus estiver em silêncio – Embora Jesus estivesse dormindo no barco, ele estava no controle da situação. Se parece que Ele te abandonou, não se preocupe … Ele está bem ao seu lado!

4. Clame por ajuda – Embora seja verdade que os discípulos entraram em pânico quando a tempestade surgiu, eles tinham fé suficiente para fazer algo muito produtivo – pediram a Jesus que os ajudasse. 

A preocupação é sempre inútil, mas a oração é sempre eficaz. Embora possamos não conseguir exatamente o que queremos, conseguiremos o que precisamos.

5. Aprenda a olhar para trás – Depois que Jesus acalmou a tempestade, “os homens se maravilharam” (Mt 8:27). Olhar para trás para as muitas vezes que Jesus o ajudou, certamente aumentará sua fé e o ajudará a lidar com problemas futuros.

Assim como fez 2.000 anos atrás, Jesus pode acalmar as tempestades em sua vida e ajudá-lo a experimentar a paz. 

Jesus acalma a tempestade, palavras finais

O inimigo pode usar a tempestade para deixá-lo ansioso, com medo, magoado e desanimado. Mas Jesus pode usá-la para torná-lo destemido, seguro e firme.

Jesus pode acalmar a tempestade em sua vida. Mas, mesmo que ele não o faça no tempo que você espera, você pode acreditar que ele o transformará e que ele o ama.

Portanto, não desanimamos. Embora nosso eu exterior esteja se esvaindo, nosso eu interior está sendo renovado dia após dia.

Pois esta leve aflição momentânea está preparando para nós um peso eterno de glória além de qualquer comparação. (2 Coríntios 4: 16-17)

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!