Hoje vemos a sociedade completamente confusa sobre a masculinidade e o que significa ser um homem de verdade. Considere algumas lições da carga de Davi a seu filho Salomão.

Masculinidade Bíblica: O que Realmente é Ser um Homem de Verdade
Masculinidade Bíblica: O que Realmente é Ser um Homem de Verdade

Em 1 Reis 2: 2, Davi deu uma ordem a seu filho Salomão, que serviria como rei depois dele. Ele disse: “esforça-te, pois, e sê homem.” Considere algumas observações:

Um homem de verdade é um homem

Essa observação é tão fundamental e imutavelmente verdadeira que, mesmo para dizer isso, parece absurdo. 

No entanto, em nossa sociedade, muitos insistem em acreditar que um homem de verdade não é necessariamente um homem…

Em vez disso, qualquer indivíduo pode ser o que ele escolher: masculino, feminino ou algo parecido.

Curiosamente, a Bíblia – que, independentemente do que o mundo pensa, realmente é a palavra de Deus – afirma repetidamente que as pessoas nascem homens ou mulheres. Você é o que foi concebido e nascido.

  • Gênesis 21: 2 – Sara concebeu e deu à luz um filho.
  • Gênesis 29:32 – Lia concebeu e deu à luz um filho.
  • Êxodo 2: 2 – A mãe de Moisés concebeu e deu à luz um filho.
  • Juízes 13: 3 – O Anjo do Senhor prometeu à mãe de Sansão que iria conceber e dar à luz um filho.
  • 1 Samuel 1:20 – Ana concebeu e deu à luz um filho
  • Isaías 7:14 – O próprio Senhor lhe dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamará Seu nome Emanuel.
  • Lucas 1:31 – O anjo Gabriel prometeu a Maria: “Você conceberá no seu ventre e dará à luz um Filho, e lhe chamará Jesus”.

Essas e muitas outras passagens afirmam em todos os casos que o sexo de uma criança é determinado na concepção. 

Ele é concebido como filho, nascido e continua sendo filho, assim como a ciência moderna confirmou.

Por mais absurdo que seja ter que apontar isso, este é o decreto de Deus que criou todos nós. 

Seu sexo foi determinado no momento da concepção, e nenhuma quantidade de pensamento positivo, terapia hormonal ou cirurgia pode realmente mudar isso. 

Um homem de verdade deve ser forte

Davi disse a Salomão: “…esforça-te, pois, e sê homem.” Ser forte faz parte de ser homem de verdade.

Mais uma vez, nossa sociedade se rebela. A única atividade em que as pessoas gostam de homens fortes é o atletismo. Lá você pode receber milhões de dólares multiplicados por ser forte. 

Mas, caso contrário, afirmar que o homem ser forte para os homens é sinônimos de machismo. 

O feminismo nos diz que homens e mulheres são intercambiáveis, então não há razão para um homem ser mais ou menos forte do que uma mulher.

Davi estava dizendo a Salomão para ser forte porque ele seria um líder: um rei. 

Mais uma vez a palavra de Deus fala, e o Criador do universo nos diz que Deus deu aos homens a responsabilidade de serem líderes fortes no lar e na igreja.

  • Gênesis 2:18 – E o Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho; Farei dele um ajudante comparável a ele.” Deus criou a mulher para ser ajudante do homem, não seu líder.
  • 1 Timóteo 2:12 – No ensino espiritual, uma mulher não tem permissão para ensinar ou ter autoridade sobre um homem.
  • Efésios 5: 22-25 – Esposas, submetam-se a seus próprios maridos, como ao Senhor. Pois o marido é cabeça da esposa, como também Cristo é a cabeça da igreja; e Ele é o Salvador do corpo. Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, que as esposas sejam sujeitas a seus maridos em tudo. Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja e se entregou por ela.

Sim, o marido deve liderar com amor. Mas ele deve liderar e deve ser forte como Cristo é a cabeça da igreja. Então Deus diz que um homem nasce homem e deve aprender a ser um líder forte.

Um homem de verdade deve se submeter à autoridade de Deus

Em 1 Reis 2: 3, depois de dizer a Salomão que deverá ser forte e homem, Davi disse-lhe para seguir os caminhos de Deus, guardar Seus estatutos, mandamentos, julgamentos e Seus testemunhos.

Ser homem de verdade não significa que um homem faça exatamente o que quiser, desconsiderando o bem-estar de todos os outros. Em particular, ele deve seguir diligentemente as instruções de Seu Criador.

Em Josué 1: 7 lemos que quando Josué foi designado para liderar o povo de Israel, Deus o instruiu: “Somente seja forte e muito corajoso… Observe o que faz de acordo com toda a lei que Moisés, lhe ordenou; não vire para a direita ou para a esquerda”

Então, um homem é um homem por nascimento, não por escolha. Deus espera que um homem desenvolva as qualidades de um líder forte que conduz com amor pelo bem dos outros. 

E especialmente um homem deve se submeter ao Deus que o criou. Como aconteceu com Salomão, o mesmo acontece com cada um de nós como homens. Cada um de nós deve ser um homem de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!