Será que todas as nossas ações têm sido feitas no temor do Deus ou temos envergonhado e afastado os Anjos de Deus com o nosso testemunho?

O Anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” Salmos 34.7

O Anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra

Nós, que tememos a DEUS não conhecemos muito sobre esse nosso companheiro.

Quem são e quais são os Anjos de Deus citados na Bíblia?
Quem são e quais são os Anjos de Deus citados na Bíblia?

Os Anjos são personagens sempre presentes em todo lugar, em nossas vidas e na Bíblia onde são citados 275 vezes, porém sempre discretos e oferecendo toda glória para o Senhor.

O inimigo de nossas almas (que é um anjo decaído) faz de tudo para que creiamos de forma errada na existência dos Anjos, levados pelos extremos de não acreditar ou até diviniza-los.

Se cairmos nessa podemos perder a bênção.  

“E não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transforma em Anjo de luz”. II Coríntios 11.14

Satanás é especialista em mentiras, por isso não podemos nos deixar levar por essas artimanhas do inimigo…

Ignorando ou dando importância demasiada, imaginando como eles são, desejando vê-los para se dizer espiritual, etc…

Para não cairmos nesse erro, nós não vamos nos prender a muitos detalhes como a aparência deles, porém iremos ler textos que os descrevem.

Para saber esse tipo de coisa (aparência e mais detalhes), só se o Senhor permitir e tiver um propósito. Deus quer que tenhamos uma fé correta a esse respeito, equilibrado segundo a palavra de Deus.

Você acredita em Anjos?

Vamos aprender o que a Bíblia diz sobre os seres angelicais:  

Quem são Anjos de Deus?

Os Anjos são seres espirituais criados por Deus para o ajudar no serviço de governar a terra e sua criação.

Hebreus 1.14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”

A palavra ANJO significa MENSAGEIRO, que tem a responsabilidade de entregar um recado do Senhor, executar sua vontade e defender seus servos dos inimigos espirituais.

Existem Anjos do bem e do mau, mas os Anjos do Senhor são o dobro dos anjos de Satanás, porque ele levou consigo 1/3 dos Anjos do céu quando caíram e 2/3 ficaram. (Apocalipse 12.4).

Então estamos do lado mais forte!

Em I Pedro 1.12 diz que os Anjos não são mensageiros da palavra de salvação e sim para mensagens especiais, como aconteceu com Maria, Isabel, Daniel, Abraão, Jacó, etc.

Na Bíblia as pessoas que eram mensageiras da palavra de Deus e os pastores, também são chamados de Anjos.

Obs: Não são intermediários entre Deus e os homens como afirmam algumas seitas espíritas, nós temos acesso direto a Deus e os Anjos são apenas ministros espirituais que lutam contra demônios a nosso favor.

Algumas vezes aparece na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, a expressão Anjo do Senhor (letras maiúsculas) e está se referindo à presença Divina ou ao Espírito (Gênesis 48.15-16; Números 22.22-35).

Quantos são os Anjos de Deus

Os seres angelicais podem ser considerados incontáveis para nós homens segundo a descrição do apóstolo João no apocalipse.

Apocalipse 5.11 “Vi e ouvi uma voz de muitos Anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”.

A palavra de Deus nos relata a existência de 4 tipos de seres angelicais que formam uma hierarquia celestial, uma ordem bem organizada do exército espiritual.

São eles: ARCANJO, SERAFINS, QUERUBINS E ANJOS.Vamos estudar cada uma deste quatro categorias:

Arcanjo: O mais poderoso Anjo do Senhor

Este é o primeiro e mais poderoso dos Anjos, a Bíblia só nos fala de um arcanjo: Miguel, e a palavra arcanjo vêm sempre no singular.

Daniel 10.13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Porém Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”

Em Judas v.9 cita novamente o Arcanjo Miguel, em luta contra satanás e prefere reconhecer o poder de Deus e não falar por si, mesmo sendo ele um guerreiro e responsável por lutar contra demônios.

O maioral dos Anjos aparece lutando contra o maioral dos demônios.

Serafins: Anjos que atuam na purificação e adoração

Serafim significa consumir com fogo, eles são Anjos que trabalham na purificação dos servos de Deus.

Isaías 6.2 “Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava”

Veja que eles estão adorando: Santo, Santo, Santo… (Isaías 6.3) e trabalham na purificação, isso mostra a relação entre o louvor e a obra de santificação em nossas vidas (Isaías 6.6,7).

O Texto de Isaías 61-8 é a única citação aos Serafins na Bíblia.

Querubins: Verdadeiros guardiões do reino

O texto de Ezequiel 1.4-14, como outros que falam dos Querubins, descreve estes de forma quase inimaginável, fazendo comparações do que não é visível com coisas invisíveis.

Ezequiel 1.5,6 “Do meio disso saía algo semelhante a quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de ser humano. Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. ”

O livro do profeta Ezequiel traz o maior número de citações aos Querubins na Bíblia.

Salmo 99.1 diz que os Querubins manifestam a presença de Deus, a santidade e a glória Divina. 

Ezequiel 10.4 diz que têm a tarefa de zelar pela santidade de Deus e pelas coisas santas e Deus colocou dois Querubins para guardarem a árvore da vida (Gênesis 3.24).

Lúcifer era um Querubim e quando pecou foi expulso do monte santo por um Querubim da guarda (Ezequiel 28.14-16).

No SANTO dos SANTOS (lugar onde Deus se manifestava no Santuário), havia dois Querubins de madeira revestidos de ouro acima da Arca da Aliança, isso representa que os Querubins têm a função de cuidar das coisas sagradas (Êxodo 25.18-22).

E se entrasse alguém que não fosse o sacerdote ou mesmo o sacerdote em pecado, esse era morto porque ali se manifestava a glória da santidade de Deus.

Obs: O fato de Deus ter mandado fazer os Querubins não significa que se deva fazer imagens e em adora-los, porque eles ficavam guardados e apenas o sacerdote os via uma vez ao ano. 

Não devemos fazer imagens de Anjos (Êxodo 20.4).

Anjos de Deus

Daniel 9.21 “sim, enquanto eu assim orava, Gabriel, o homem que eu tinha visto na minha visão anterior, veio rapidamente, voando, e tocou em mim; era hora do sacrifício da tarde”

A Bíblia relata o nome de um Anjo, Gabriel (significa: homem de Deus) e alguns estudiosos o consideram como líder dessa ordem angelical.

Gabriel aparece na Bíblia sempre entregando recados especiais sobre os planos de Deus, Como o anúncio do nascimento de Jesus (Lucas 1.19).

Os Anjos formam o grupo que aparentemente tem o maior número de seres angelicais, por isso as demais ordens também são chamadas de Anjos.

Os Anjos geralmente são citados como em aparência semelhante à humana e na Bíblia às vezes são chamados de ‘homem’ ou ‘varão’. Porém sempre deixando de forma bem clara que são seres espirituais, porque sua aparência é muito superior em beleza e força de forma quer não sabemos descrever.

Temos o exemplo de quando dois Anjos foram a Sodoma e Gomorra buscar Ló e eles foram cobiçados pelo povo dessas cidades (Gênesis 19.1-5).

Os Anjos estiveram presentes na vida de Jesus antes de seu nascimento (Mateus 1.18-21; Lucas 1.26-38), no seu nascimento (Lucas 2.8-15), na sua tentação (Mateus 4.11), na sua ressurreição (Lucas 24.4) e ascensão (Atos 1.10).

Características gerais dos Anjos de Deus

  • Adoram a Deus (Hebreus 1.5 e Apocalipse 7.11;2) 
  • Cumprem a vontade de Deus (Salmo 103.20;3) 
  • Veem a face de Deus (Mateus 18.10;4) 
  • São submissos ao Senhor Jesus Cristo (I Pedro 3.22;5) 
  • São superiores aos seres humanos (Hebreus 2.6-7).
  • Moram no céu (Marcos 13.32;7) 
  • Não se casam (Mateus 22.30). Entre os Anjos não há distinção sexual. 
  • Não podem morrer (Lucas 20.34-36;9) 
  • Não devem ser adorados (Colossenses 2.18). Lúcifer que era um Anjo de luz, caiu pelo fato de querer ser adorado como Deus (Isaías 14.8-12).
  • Qualquer teoria que induza a veneração de Anjos só pode vir do anjo que quis ser adorado, e com o intuito de envaidecer os Anjos de Deus para que caiam (pois eles têm livre arbítrio como nós)
  • São Anjos da guarda para servos de Deus e crianças (Hebreus 1.14 e Mateus 18.10;11) 
  • São conservos dos servos de Deus (Apocalipse 19.10;12) 
  • Regozija-se pela conversão de cada pecador (Lucas 15.10;13) 
  • Trazem respostas de Deus para seus servos (Atos 10.4(Cornélio);14) 
  • Castigam os inimigos de Deus (Atos 12.21-23(Herodes);15) 
  • Lutam contra as forças demoníacas (Apocalipse 12.7-8;16) 
  • Existem Anjos territoriais (Daniel 19.20), Miguel é o príncipe de Israel e assim como ele, existem Anjos designados por Deus para lutar nas regiões celestiais a favor das nações.
  • Conduzem os salvos ao céu (Lucas 16.22)
  • Acompanharão o Senhor Jesus quando voltar (Mateus 24.30-31;19) 
  • Agirão como ceifeiros no fim dos tempos (Mateus 13.39;20) 
  • Estarão presentes no julgamento da humanidade (Lucas 12.8, 9)

Anjos de Deus, palavras finais

O conhecimento desta doutrina bíblica deve ser buscado com muita maturidade e seriedade, para não ser usado de forma mística e desnecessária.

“Porque aos seus Anjos dará ordens a seu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Salmo 91.11

Hoje, como Igreja, temos a presença do Espírito Santo de Deus que é maior que qualquer outro ser espiritual.

Mesmo assim Deus pode usar seus Anjos como, quando, onde e com quem quiser. Que todas estas palavras do Senhor se cumpram em nossas vidas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!