Você, definitivamente, precisa aprender como vencer a ansiedade. Neste artigo você irá ver o que a Bíblia diz sobre ansiedade e como vencer este mal.

A verdade é que vencer a ansiedade é um verdadeiro desafio e certamente você precisa da ajuda de Deus para isto.

Leia atentamente o que o Apóstolo Paulo diz em Filipenses 4: 6-8:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

O que é e Como vencer a Ansiedade?

O que é e Como vencer a Ansiedade?

A ansiedade nada mais é do que um mal que se instala na vida das pessoas através do imediatismo, da pressa e do consumismo do mundo moderno.

Sempre que nós seres humanos lidamos com situações que fogem ao nosso controle temos tendência a ficarmos inquietos, inseguros e ansiosos.

A ansiedade pode ser a doença silenciosa mais grave da atualidade, de forma que vemos as pessoas em silencio, mas não conseguimos nem imaginar o tanto de dialogo que se passa em suas mentes.

Ninguém esta livre desse mal, pois a ansiedade atinge tanto crianças (que desde pequenas são bombardeadas de informações), quanto adolescentes, jovens (que vivem preocupados quanto ao primeiro emprego, namoro, casamento) e pessoas maduras (que andam ansiosas com a estabilidade e até mesmo aposentadoria).

Hoje, estamos em meio a um grande problema que é a situação econômica do país e com isso a ansiedade bate a nossa porta quando o desemprego deixa de ser apenas um índice nas pesquisas e passa a ser um desafio familiar.

As pessoas vivem apreensivas quanto a seu futuro, ninguém mais tem certeza da estabilidade no emprego e isto gera ansiedade.

Neste cenário de vida não nos surpreende a aflição que pais e mães podem ter na criação e educação de seus filhos. Mas como lidar com essa preocupação, o que fazer para vencer a ansiedade?

Os princípios deixados em Filipenses 4: 6-8 são essenciais para responder estas duvidas, vejamos abaixo:

Descubra as causas da ansiedade

Descubra as causas da ansiedade

São diversas as possíveis causas de ansiedade, mas hoje estudaremos as 3 principais que são suficientes para obtermos uma visão geral do tema.

Apreensão quanto ao futuro

Não conhecemos o futuro, mas baseado no presente podemos ter algumas intuições sobre o que pode acontecer e isso também gera muita ansiedade.

Sem mencionar a preocupação com os nossos planos à serem concretizados que também causam este mal. Quando vou conquistar a casa própria? Ou, quando vou ter meu carro? Quando vou casar?

Essas são perguntas típicas e fruto da ansiedade. Mas lembre-se do que a Bíblia diz em Mateus 6:34: Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. 

Irmão amanhã você terá razão em se preocupar, mas porque querer fazer isso hoje?

O Senhor Deus a quem você serve, irá cuidar de ti. Ele cuida até dos pássaros que não semeiam e nem ajuntam em celeiros, quem dirá de você.

Apreensão quanto as nossas necessidades

O discurso de Jesus no Sermão do Monte denuncia nossa preocupação exagerada com o vestuário, alimentação e necessidades básicas para a sobrevivência.

Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? (Mateus 6:25)

Jesus demonstra com essa ilustração que não precisamos ficar ansiosos com coisa alguma, pois aquele que nos dá a vida e o corpo nos dará também as vestes e o alimento.

Sabemos bem disso, porém na correria do dia-a-dia tendemos a esquecer, principalmente quando nos deparamos com um punhado de contas a pagar e o dinheiro esta curto demais para elas.

Apreensão quanto as dificuldades

Entenda que viver é correr riscos, é transitar por estradas as vezes úmidas, outras áridas e secas; algumas com belas paisagens e outras feias e repletas de galhos e espinhos.

Nem todos os dias a estrada é reta e plana, tem dias que é cheia de pedras, obstáculos e curvas.

Está tudo indo muito bem, de repente alguém da família passa a enfrentar uma doença…

Você está sujeito a aflições, mas confie naquilo que o Senhor diz em Salmos 34:19: ‘Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas’

Como lutar contra a ansiedade

Como lutar contra a ansiedade

Paulo sabia que a ansiedade é como um inimigo que ronda constantemente a vida de um cristão.

Então ele recomendou algumas soluções praticas para acabar com a ansiedade:

Não de lugar a ansiedade

Não andem ansiosos por coisa alguma… Filipenses 4: 6

A ansiedade é um sentimento de insegurança. Ela tem relação direta com o que pensamos e sentimos.

Ou seja, ela necessita ser iniciada em nossa mente e emoções. O apostolo Paulo nos convida a cortar o mal pela raiz:

Então assim que a sua mente começou a se ocupar com o amanhã antecipadamente, começou a angustiar-se com algo que ainda não veio a existência encontre uma nova tarefa, um novo pensamento que não lhe deixe desperdiçar o dia de hoje.

Tire o foco do problema e mantenha-o em Deus

Outra verdade é que a ansiedade esta intimamente relacionada com a dúvida. Uma parte de nossos pensamentos confia em Deus e outra não.

Muitas das vezes nós não temos coragem de revelar isto explicitamente, mas o fato é  que esse modo de agir, inibe o poder de Deus de se manifestar em nossa vida.

Quando um problema chega não conseguimos raciocinar com clareza e por consequência ficamos totalmente envolvidos por ele.

Quando as circunstâncias são adversas, somos levados a olhar para o problema ao invés de focarmos em Deus que está no controle do problema.

Mesmo sabendo que Deus está no controle do problema, o fato de não sabermos o trajeto de Deus para soluciona-lo já nos deixa ansiosos.

Mas entenda que Deus não nos promete uma caminhada fácil e sim uma chegada segura.

Nessa caminhada haverá lutas, vales, desertos, perigos e espinhos, mas tenha em mente que quando Deus promete ele cumpre.

Descanse e espere em Deus

Há momentos na vida em que não temos condições de controlar a situação. Você já passou por isso?

Em Atos 27 está registrado a experiencia semelhante que Paulo teve indo para Roma onde enfrentou um naufrágio.

A bíblia diz que por vários dias Paulo e os marinheiros não conseguiam distinguir se era dia ou noite e a melhor decisão que encontraram foi de soltar os lemes.

Filho não adianta mais segurar o leme nas mãos, o navio não obedece mais ao seu comando. É hora de você confiar que é Deus quem está no controle, ele é quem está no comando.

Em Mateus 14 as Escrituras dizem que os discípulos lutavam contra uma tempestade, já viviam 9 horas de pânico, de desespero, de tensão com ondas enormes ameaçando-os.

Então Jesus vem ate ele sabe como? Por cima das águas!

O mar, a tempestade é algo que os discípulos não conseguiam administrar, as ondas estavam acima deles, mas aquilo que os ameaçava estava ali, debaixo dos pés do Mestre.

Isso nos ensina que Jesus tem o controle sobre tudo aquilo que conspira contra nós.

As armas espirituais que anulam os efeitos da ansiedade

As armas espirituais que anulam os efeitos da ansiedade

Uma pessoa pode estar cheia de informações sobre os malefícios do cigarro e mesmo assim não conseguir parar de fumar.

Assim também ocorre com a ansiedade, saber que ela provem da insegurança e preocupação é muito importante, mas pode não ser o suficiente para solucionar o problema.

Sabemos que é preciso vencer a ansiedade, é preciso elimina-la, mas como fazer isso?

Vença a ansiedade com oração e súplicas

…mas em tudo, pela oração e súplicas… Filipenses 4: 6

Paulo está dizendo que seremos curados da ansiedade quando buscarmos a Deus em oração.

É importante também a suplica. Suplicar é derramar o coração diante do Pai, é gritar por socorro, é uma oração mais profunda e insistente.

Deus se importa conosco e com os nossos problemas. Ele sabe que existem circunstância que fogem da nossa capacidade de solução e são exatamente essas circunstâncias que provocam a ansiedade.

Portanto para vencer a ansiedade é necessário sempre termos momentos de oração, momentos de abrir o coração a Deus, pois aquilo que não podemos resolver Deus pode!

Vença a ansiedade com a gratidão

…e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus… Filipenses 4: 6

Gratidão é agradecer a Deus por tudo o que ele já fez ao invés de tentar encurralá-lo impondo o que ele deve fazer.

O coração grato evita a ansiedade e a preocupação quanto o dia de amanhã.

Irmãos devemos eliminar a ansiedade e colocarmos no lugar a gratidão gerada pela confiança em Deus.

Peça a Deus força para vencer a ansiedade

…apresentem seus pedidos a Deus… Filipenses 4: 6

O Senhor nunca deixa de ouvir aqueles que recorrem a Ele com necessidade, nem mesmo aqueles que estão longe, em pecado. Ele atende a todos.

Não importa o que você foi no passado. Se nesse momento, você recorrer a Deus de coração sincero, nada impedirá que Ele o ajude.

Precisamos insistir na oração. Se o pedido insistente consegue mover até a má vontade do ser humano, será que esse pedido insistente não vai comover o coração de um Deus que é bom? Será que o Senhor, que o ama, não o atenderá quando você pedir algo que tanto espera?

Ei, acalma este coração, peça pra Deus e as coisas irão começar a dar certo.

Conclusão – Como vencer a Ansiedade com a ajuda de Deus

Paulo nos da uma receita infalível e se seguirmos todos os passos certamente iremos conseguir vencer a ansiedade.

Que você consiga entender e colocar em praticas estes simples passos que lhe deixaram livres de toda preocupação e ansiedade.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Marcio disse:

    Muito bom seu artigo e obrigado pelas dicas