Na vida há momentos em que Deus se cala, e nesses momentos as dúvidas que ficam são: O que fazer quando Deus fica em silencio? Porque Deus se cala diante do meu clamor?

Porque existem pessoas que passam meses, anos e até mesmo décadas pedindo a Deus, algo de suma importância, mas nem sempre o Todo Poderoso responde.

Ei, como você tem reagido a esses momentos em que suas orações não são respondidas? Como você tem se posicionado diante do silêncio de Deus?

Esse silencio do Pai nos gera uma angustia, um conflito interno porque nós cristãos, somos ensinados que, temos que clamar e pedir a Deus em oração, pois se estiver de acordo com o propósito do reino ele certamente irá fazer o que desejamos.

Aprendemos que sem fé, é impossível agradar a Deus. Mas como conviver com a aparente demora de Deus? Como ter esperança, quando muitas vezes parece que não há motivos para ter?

Em um mundo imediatista, onde pertencemos à geração da internet e a informação é muito rápida, é difícil termos uma fé que resiste ao teste do tempo e silencio de Deus.

Movido por essa angustia que vejo nos dias de hoje traremos abaixo um estudo sobre a passagem de Lucas 1: 5-25.

Uma passagem que retrata uma geração que achava que esse negócio de fé, era coisa do passado, eles criam que fé era só na época de Elias! Mas em meio essa geração vemos Zacarias e Isabel, que nos deixam um exemplo de fé, serviço e devoção.

Estudo sobre Zacarias e Isabel em Lucas 1:5-25

Estudo sobre Zacarias e Isabel em Lucas 1:5-25

O texto narra o drama de um casal, temente a Deus. O casal Zacarias e Isabel serviam a Deus com todas as suas forças.

Lucas diz que eles eram justos e viviam irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos de Deus (vs 6), porém, eles não tinham filhos.

Diante da cultura da época um casal sem filhos era inadmissível, pro povo faltava alguma coisa para comprovar que Zacarias e Isabel eram filhos amados de Deus, havia uma lacuna, faltava-lhes, um filho!

A sociedade olhava para aquele casal com desprezo, com a famosa ‘dózinha’. Afinal o dom de se multiplicar e encher a terra (Gênesis 1:28) é algo que Deus desejou para todos os Seus filhos humanos.

Talvez você esteja passando por algo parecido…  Quando você passa as pessoas pensem: ‘Lá vai o grande homem esquecido de Deus, lá vai a grande mulher esquecida de Deus’.

Parece que ouço alguém perguntar: – E o fulano, e a Fulana? – E o povo responde: Aquela lá? Tá sofrendo tadinha, já são anos seguindo a Deus, mas não sai do lugar, acho que Deus se esqueceu dela…

Mas hoje eu vim aqui com profeta de Deus pra lhe dizer que quem te viu chorando hoje vai ter que te ver sorrindo amanhã!

Já estou ouvindo sussurros agora: – Menina você viu Fulana? Tá diferente, andava de busão agora tá de carro zero, atrasava o aluguel e agora tá de casa própria…

Quando você ouvir esses comentários irá simplesmente responder: – É que o tempo de Deus chegou pra mim, Deus respondeu minhas orações, o Pai ouviu o meu clamor!

Por que Deus se cala?

A verdade é que Deus se cala porque Ele sabe o tempo certo para tudo, até para trazer um milagre para sua vida.

Observe o casal Zacarias e Isabel, a bíblia diz que já eram idosos (vs 18). Ela era estéril. Por muitos anos oraram desejosos por essa intervenção divina.

Quantas vezes clamaram por uma intervenção de Deus. Eles queriam tanto um filho, isto era um desejo legítimo – mas Deus se calou e não lhes concedeu este favor na primeira e nem segunda oração que fizeram.

Não é assim que acontece conosco? Oramos para Deus agir, e quando ele não faz, passamos a desenvolver uma espécie de dúvida em nosso coração?

Deus só agiu no tempo oportuno, Deus concedeu o milagre numa época de grandes batalhas sangrentas, guerras entre povos, um verdadeiro caos espiritual e social.

Foi então que Deus quebrou o silêncio e levantou um trombeta na terra chamado JOÃO BATISTA, conhecido como a voz do que clama no deserto (Is 40:3). 

O que aprendo com essas lições, é que Deus sempre está no controle de todas as coisas, e que o “Silêncio de Deus não significa a AUSÊNCIA DELE”, Ele pode estar calado como esteve com Zacarias e Isabel, porém, no momento certo ELE se Levantará e Proverá o milagre.

O que fazer quando Deus se cala?

O que fazer quando Deus se cala?

Se existe algo que o ser humano ainda não conseguiu digerir com relação a algumas atitudes de Deus para com o homem, este algo se chama O silêncio de Deus.

É quando tudo está confuso e obscuro e você não enxerga aquela tão esperada ‘luz no fim do túnel’.

 A oração parece não ultrapassar o teto do seu quarto, na igreja, a palavra é pregada, mas não é o que você gostaria de ouvir.

Deus não levanta nenhum “vaso” em profecia pra falar contigo, a Fé já não está tão forte e a Esperança já não anda de mãos dadas com você, é justamente nesse momento que você olha para o alto e solta aquela pergunta: 

Senhor onde tu estás? Ou Senhor fala comigo preciso te ouvir!!! Será que você já vivenciou isso alguma vez?

O que precisamos entender é, que quando Deus fica em Silêncio, Ele está trabalhando ao nosso favor, costumo dizer que o silêncio de Deus é pedagógico, ou seja, Ele está apenas nos ensinando a esperar o Tempo DELE, precisamos somente confiar em seus desígnios sabendo que o melhor está por vir.

Assim como Zacarias e Isabel temos que confiar no Deus que sempre está no controle (Romanos 8:28). Mesmo nos momentos de silêncio, Deus está trabalhando em nossas vidas.

De certa forma, o próprio silêncio de Deus já é uma resposta. Sempre que Deus se cala Ele está dizendo “espera e persista em oração” que seu milagre vai chegar e será maravilhoso.

Muitas vezes Deus fala e não ouvimos

Muitas vezes acontece que Deus está falando, mas nós é quem não estamos ouvindo. Deus fala de muitas maneiras diferentes e precisamos aprender a ouvir Sua voz.

Veja aqui: como ouvir e discernir a voz de Deus?

Muitas vezes esperamos que a resposta venha como uma revelação especial, quando na verdade a resposta está na Bíblia. 

A Bíblia tem sempre uma mensagem importante para nossas vidas, mesmo quando não é a resposta que esperamos (2 Timóteo 3:16-17). Por isso, é importante estudar a Bíblia regularmente.

Também é importante estar aberto àquilo que Deus diz. Algumas vezes acontece que Deus não está calado mas Sua resposta não é aquilo que queremos ouvir.

Não devemos ignorar a resposta de Deus, mesmo quando não gostamos do que ouvimos. Aquilo que precisamos nem sempre é aquilo que queremos.

Este fator pode aumentar o tempo de Silencio de Deus em sua vida:

Este fator pode aumentar o tempo de Silencio de Deus em sua vida:

Temos que refletir e observar muito bem este fator que pode aumentar desnecessariamente o prazo de chegada de nosso milagre.

Vivemos em uma época que o inimigo para tardar a manifestação de Deus em nossas vidas quer nos ensinar que ser Cristão é sinônimo de ser Hipócrita, veja mais detalhes abaixo:

Ser hipócrita, significa fingir ter virtudes, crenças e sentimentos que na verdade não temos.

O termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência, é fingi ser o que não é.

Somos cristãos, imperfeitos e falhos. O problema, é que quando fingimos uma aparência de santidade para impressionar ao próximo nos tornamos verdadeiros fariseus de plantão!

Cristo não se pronunciava como acima do próximo, não se vangloriava de ser o Autor da vida, mas ao se relacionar com os homens, ele desceu a escada e pegou em nossa mão, pois sabia que não éramos capazes de subir os degraus.

Cristo, mesmo sendo a personificação da Santidade e perfeição, não usurpou Seu direito de julgar os homens, mas os abraçou e chorou com eles.

Se o Filho de Deus, não julgou os homens, ainda que poderia, porque nós, que não podemos, o fazemos?

Zacarias e Isabel, ainda que humanos, imperfeitos servem de referência para a igreja de hoje, pessoas bem vistas diante de Deus.

Zacarias mesmo não tendo o que tanto queria, não culpou e nem acusou a Deus por não receber isto, Zacarias não se comportava de forma hipócrita dizendo:

– Deus eu sou sacerdote, eu sou santo e mereço receber logo meu filho! Não, ele sempre foi humilde e quebrantado.

Quando Deus responde a oração?

Quando menos esperamos Deus vem ao nosso encontro e nos surpreende com suas maravilhas em respostas as nossas orações (vs 13).

O Deus que nós servimos, ainda realiza prodígios e milagres, Deus não deixou de ser Deus. Antes de João ser concebido no ventre de sua mãe, ela já fora concebido na mente do Senhor.

A aparente demora, não significa o descaso de Deus, os planos e caminhos de Deus, são infinitamente maiores que os nossos, quando a esterilidade e a velhice mostram o impossível, Deus ainda tem a última palavra.

Creia na última palavra de Deus, ela pode ser à teu favor; o texto diz:

Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Deus ainda ouve a oração de um justo! Creia que suas lágrimas não caem em vão, Deus conhece cada gota do seu choro.

Durante muitos anos Zacarias e Isabel rogaram a Deus por um filho, mas mesmo sem ter a oração atendida, eles continuaram servindo a Deus.

Deus ainda responde o clamor dos aflitos, Ele é o Pai que faz de um ventre velho e infértil, brotar um lindo milagre!

Ele faz uma senhora de avançada idade abraçar um filho e amamentar! Deus é o Deus de proezas! O Senhor é o Deus de milagres,confie na providência D’ele.

João Batista, o filho de Zacarias e Isabel

João Batista, o filho de Zacarias e Isabel

Quando Deus aparentemente demora para nos conceder o que desejamos, é porque muitas vezes, a benção é maior do que pensamos.

Zacarias e Isabel queriam um filho. O sonho de Zacarias era ter um menino para educar à luz de sua religião, Zacarias queria um filho para ser um sacerdote,pois apesar de nem todos os filhos de sacerdotes atuarem como tal, era o desejo comum dos sacerdotes.

Isabel queria um filho pra se tornar um representante dos homens diante de Deus, mas Deus lhes concedeu um Profeta!

Os sacerdotes representavam os judeus diante de Deus. Os profetas representavam a voz de Deus às nações!

Muito mais que profeta, João foi teologicamente, o último deles, sua missão, ser o precursor do Messias, preparar o caminho de Deus na terra, anunciar uma nova era, e de fato, João o Batista,foi um divisor de águas na historia da humanidade, sua voz cessou o silêncio de 400 anos.

Quando a perversidade tomava conta do povo de Deus e de todo o mundo, Deus levanta João para denunciar a religião morta dos filhos de Israel.

João foi o primeiro pregador do evangelho, teve o privilégio de batizar Jesus nas águas, seu ministério, um dos mais brilhantes da bíblia.

E eu paro pra pensar que Isabel e Zacarias, ambos de avançada idade, não poderiam jamais imaginar o que Deus tinha reservado para eles.

Que Deus nos conceda graça, para vivermos como Zacarias e Isabel, que independente das circunstâncias, serviam a Deus.

E a benção de Deus para nossas vidas, à de ser uma benção não apenas para nossa família, mas para toda a igreja, ao Brasil, e se Deus quiser, para o mundo. Amém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!