Tenho observado que no meio de ministros da Palavra existem muitos iniciantes e/ou experientes se questionando a repeito de como escolher um bom texto para pregar.

Realmente este passo merece nossa atenção, até porque uma das primeiras tarefas na preparação de um sermão é simplesmente selecionar o texto bíblico para ministrar. 

Como escolher um Texto para Pregar

Entenda que a escolha do texto irá depender muito do propósito que você tem na pregaçao. Ou seja, você deve se perguntar:

‘O que eu quero que os meus ouvintes façam após ouvir esta mensagem?’

Essa pergunta vai definir o propósito da sua pregação. Se é de evangelizar, se é de doutrinar, se é exortar ou se é apenas de levar os irmãos que estão lhe ouvindo a uma proximidade maior à Jesus.

Sua decisão do texto à pregar também depende muito do publico alvo, de para quem você vai pregar. Você ira ministrar para jovens, crianças ou para o corpo de obreiros?

Antes da escolha de um bom texto, você deve observar estas questões para que assim seja feita a escolha de um texto coerente com aquele momento, com aquela faixa etária das pessoas que vão ter ali uma experiência viva com a Palavra de Deus através da sua mensagem.

Com o tempo e prática você fará isso com uma facilidade impressionante, acredite nisso!

Veja bem, nosso assunto de hoje é como escolher um texto para pregar, e vamos falar exclusivamente disso, se você está procurando algum estudo sobre:

Todos esses tem aqui no site, inclusive deixei o link em cada um deles para você acessar.

Neste artigo eu irei lhe revelar 4 lições para você escolher o melhor texto para pregar:

1: Entenda a importância da oração na escolha de um texto para pregar

O fator mais importante para a escolha do texto bíblico para pregar é a vontade de Deus, e por isso é necessário que o pregador comece buscando à Deus em oração.

Nunca negligencie o que é talvez o mais óbvio, porem o mais necessário, a oração!

Peça a Deus para direcionar sua mente e coração neste processo de escolha de um texto. Peça sabedoria para saber o que melhor alimentaria o povo nessa pregação.

Uma mensagem preparada e pregada na dependência do Espírito Santo é poderosa para quebrantar o mais duro coração e forte o suficiente para alimentar a alma mais decadente.

Quando você ora, você demonstra ao Senhor sua fé e dependência do Espírito de Deus. E nesse momento de oração, o Espírito Santo de Deus pode simplesmente fazer você ‘lembrar de um texto’.

2: Leia a Bíblia e Deixe o Espirito Santo lhe Revelar o texto para pregar

A segunda lição que quero deixar para você ao escolher um texto para pregar é: leia a bíblia!

A verdade é que nos dias de hoje ao invés de ler a bíblia muitos ministros recorrem a sermões prontos na internet, e como resultado, suas pregações não tem a presença do Senhor, não trazem o avivamento profundo de Deus.

Irmão seja diferente, tenha o maravilhoso habito de ler as Escrituras Sagradas e buscar de Deus as suas próprias revelaçoes da Palavra.

Claro que após decidir o texto que irá pregar e for estuda-lo voce pode e deve consultar comentarios e revelações de outros servos de Deus, mas por favor, não queira inverter a ordem das coisas.

Porque no momento em que você está lendo a sua bíblia o Espírito Santo pode te levar à um versículo que será o texto perfeito para a sua pregação.

Então é muito importante você estar atento nesse momento pessoal em que você está lendo a sua bíblia, pois a partir dele Deus pode chamar a atenção do seu coração à um texto para pregar.

Escolha o Texto Para Pregar Mediante a Necessidade do Povo

3: Escolha o Texto Para Pregar Mediante a Necessidade do Povo

Sem dúvidas este é mais um passo super importante a levar em consideração na hora que for escolher um texto para pregar. Amado observe a necessidade da igreja.

O que esse povo precisa ouvir? Quais são as dificuldades desse povo? Que tipo de problema eles estão enfrentando e o que a Palavra de Deus fala a respeito desses problemas?

Muitas vezes somos convidados para pregar e o culto não tem um tema especifico, neste caso busque se informar melhor a respeito dos ouvintes da igreja e escolha um texto que se aplique a vida da grande maioria.

Você ministro da Palavra de Deus deve ser exemplo ao povo, e certamente é um grande ato de amor se preocupar com seus ouvintes neste momento tão importante, que é a escolha do texto à pregar.

4: Esteja atento a Datas Comemorativas ao Escolher seu Texto

A 4ª e não menos importante lição a se observar para escolha de um texto bíblico ideal é: se atente à datas comemorativas.

Você foi convidado para pregar numa data próxima ou exatamente no dia de alguma data comemorativa?

Se for o caso, você deve observar aquela data comemorativa e escolher um texto que fala sobre aquele mesmo assunto.

Por exemplo, se for natal você irá escolher um texto que fala sobre o nascimento de cristo, se for páscoa você vai escolher um texto que fala sobre a páscoa, se for dia das crianças você vai escolher um texto que fale sobre crianças, e por aí vai…

Meu irmão o que tem de crentes comemorando certas datas sem nem entender o significado da mesma não é brincadeira, então se atente a isto e com certeza Deus estará contigo nesta pregação.

[DICA BONUS] O que fazer após escolher um texto para pregar

Muitos de vocês talvez tenham esta duvida: ‘Já consultei ao Senhor e já tenho um texto para pregar… Mas, e agora qual o próximo passo?’

Quero responder essa duvida a você com alguns passos seguintes, e certamente se você cumprir estes passos sua pregação será um sucesso.

Irei lhe revelar 4 passos que uso assim que encontro um bom texto para pregar, esses passos estão relacionados ao estudo do texto.

Se você estudar bem o texto irá evitar aquele BRANCO na hora que estiver pregando. Você deve absorver o máximo de lições possíveis do texto, vejamos os passos abaixo:

  1. Anote a mão todas revelações que o Pai lhe der do texto;
  2. Busque versículos semelhantes que completam este texto que Deus lhe deu;
  3. Veja pregações e comentários bíblicos ;
  4. Sempre que possível medite no texto, busque memoriza-lo e guarda-lo em seu coração;

Também quero aproveitar este momento que Deus nos proporcionou e lhe deixar alguns simples avisos…

Irmão jamais pense em mudar a mensagem para o povo ou para si mesmo. Evite está pratica pois a Palavra do Senhor é poderosa o suficiente para trazer a glória e a transformação necessária.

Hoje observo igrejas cheias de heresias e falsas crenças, isto porque muito ministros da Palavra escolhem um texto e o pregam totalmente fora do contexto para afirmar sua própria opinião ou ‘aquilo que o povo quer ouvir’.

O melhor caminho para evitar este mau que muita vezes é feito ‘sem perceber’ é buscar e investir em capacitação para cumprir o Ide de Jesus.

Se você realmente ama o evangelho e procura um curso 100% bíblico que lhe ajude passo a passo a pregar a palavra de Deus, este é o melhor material que eu posso lhe recomendar: Clique aqui para conhecer o Curso Pregador Qualificado.

Como escolher um Texto para Pregação

Como escolher um Texto para Pregar, palavras finais

No artigo de hoje aprendemos que a principal maneira de escolher um excelente texto para pregar a igreja é consultar ao Senhor em oração.

Saiba que Deus tem um propósito em cada convite, em cada oportunidade que ele proporciona em sua vida.

Então jamais menospreze a oração, jamais troque um site de sermões prontos por seu momento de poder compreender e cumprir o proposito do Altíssimo.

Você pode ter anos e anos de experiencia, porém sem oração, sem descobrir o proposito de Deus você jamais ira pregar de forma 100% eficaz.

Como você quer falar com o Povo de Deus sem antes falar com o Deus do Povo?

Talvez você esteja pensando: ‘Ah Tyago, mas hoje em dia com um click tenho acesso a milhares de sermões prontos, não preciso nem orar para achar o texto ideal’

Meu amado, tome cuidado! Não vá por esse ‘mau caminho’ de achar as coisas todas prontinhas na internet e pregar para a igreja de Deus.

Cumpra seu Chamado com Seriedade! Exatamente isso, seriedade, devemos ter seriedade ao fazer as coisas para Deus. 

Muitas das vezes, acabamos não se dedicando o suficiente a Deus quando vamos montar um sermão.

Porém, seriedade é o que devemos ter, e desenvolver sempre em nossa vida.

Quanto mais seriedade você tiver como pregador e pregadora do evangelho, mais você está valorizando o Espírito Santo.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!